Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Tic Tac – Parte 1 - UCA

 

29/06/2011

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Tic Tac – Parte 1

LUCIANA SOARES MUNIZ, Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto, Patrícia Carvalho Pacheco

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Mariane Éllen da Silva, Priscila Gervásio Teixeira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informação, comunicação e interação
Ensino Fundamental Inicial História Tempo cronológico
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver habilidades linguísticas, lógicas e corporais.
  • Ampliar as competências relativas à noção do tempo, sendo capaz de comparar os acontecimentos de distintas épocas.
  • Enriquecer o vocabulário por meio da expressão oral.
  • Vivenciar atividade significativa sobre medida de tempo, a partir do relógio analógico e digital.
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – quatro (4) atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, para a realização das atividades propostas é importante que o aluno tenha noção de tempo como: acontecimentos passados, presentes e futuros. Faz-se necessário uma conversa inicial com a turma visando resgatar a ideia de tempo de cada aluno.  

Estratégias e recursos da aula

Para a realização das atividades propostas é necessário a utilização do laptop Classmate e de um Globo Terrestre.

Primeira Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, utilize a própria sala de aula para organizar os alunos em uma roda de conversa. Dialogue com a turma sobre a temática “Tempo”, fazendo perguntas como: o que significa a palavra tempo? Como organizamos nosso tempo? Com uma cartolina registre as diferentes respostas dos alunos e exponha em uma parede da sala de aula. Depois da participação efetiva de todos, converse com a turma sobre o tempo que passam na escola, horários de: aula, entrada e saída, lanche, recreio, dentre outros. Aproveite o momento para dialogar sobre o que fizeram antes de vir para a escola, o que estão fazendo e o que pretendem fazer ao retornarem da escola para casa. Se achar interessante, solicite que cada aluno faça um registro destes diferentes momentos, utilizando o laptop Classmate, a partir do programa KWord, acessado pelo ícone da área de trabalho ou Metasys > Aplicativos > KWord , ou outro editor de texto, estruturado a partir das três partes sugeridas abaixo:

1 - O que fizeram antes de vir para a escola.

2 - O que estão fazendo.

3 - O que pretendem fazer ao retornarem da escola para casa. 


Após todos terminarem os registros, imprima cada atividade e construa um mural com a turma. Explore o mural, de forma que percebam a questão do tempo passado, presente e futuro. Professor, solicite que os alunos tragam para a próxima aula, fotos de quando eram menores, com o objetivo de organizar um painel.

Ainda nesta aula brinque com a turma com o trava língua abaixo, explore a oralidade dos alunos. Você também poderá utilizar outros textos do próprio livro sugerido abaixo para trabalhar com a turma:

undefined

Fonte: http://www.ricardoazevedo.com.br/sinopse15.htm


O tempo perguntou pro tempo qual é o tempo que o tempo tem.
O tempo respondeu pro tempo que não tem tempo de dizer pro tempo que o tempo do tempo é o tempo que o tempo tem.


Fonte: AZEVEDO, Ricardo. Armazém do Folclore. Editora: Ática, 2000.

 

Segunda Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, organize uma caixa surpresa colocando dentro da mesma, um relógio analógico e um relógio digital. Em uma roda de conversa incentive os alunos a descobrirem o que há dentro da caixa. Para isso, dê dicas tais como:

  • Utilizado para marcar o tempo.
  • Pode ser usado no braço, na parede e outros lugares.
  • O que tem na caixa?


Quando os alunos descobrirem a surpresa, trabalhe com a turma a diferença entre um relógio digital e um relógio analógico apresentando as diferenças a partir da visualização dos dois modelos de relógio. Verifique com os alunos da turma a noção que têm de horas, minutos e segundos. O que já sabem sobre isso? Faça as explicações e tente trabalhar atividades que envolvam unidades de tempo, como por exemplo: ficar um minuto em forma de estátua, medir o tempo gasto para sair da sala de aula e chegar à cantina para lanchar, medir a duração de cada aula, dentre outras.

Faça em uma cartolina, um jogo de adivinhação “O que é o que é?” para ser exposto na sala de aula como desafio e deixe que os alunos descubram a resposta. Veja o exemplo abaixo:

 

O que o ponteiro grande do relógio disse para o ponteiro pequeno?


Resposta: Um minuto, por favor. 

Providencie uma cópia da letra da música "O Relógio" de Walter Franco, sugerida abaixo e disponibilize para cada aluno. Amplie uma cópia para ser trabalhada na lousa. A partir da letra da música, você professor, poderá trabalhar com a turma a função do relógio, o tempo do dia e da noite dentre outras questões. Com um relógio na sala de aula, peça para o grupo fechar os olhos e fazer silêncio para tentar ouvir o som que o relógio faz que na letra da música é tic-tac.

 

O Relógio

Walter Franco


Passa tempo, tic-tac
Tic-tac, passa hora
Chega logo, tic-tac
Tic-tac, vai-te embora
Passa, tempo
Bem depressa
Não atrasa
Não demora
Que já estou
Muito cansado
E já perdi toda alegria
De fazer meu tic-tac
Dia e noite
Noite e dia
Tic-tac
Tic-tac
Dia e noite
Noite e dia


Fonte: http://www.muitamusica.com.br/12188-walter-franco/507065-o-relogio/letra/


Após o trabalho com a letra da música, auxilie os alunos a acessarem no Laptop Classmate o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: Metasys> Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, o sítio sugerido abaixo para assistirem ao vídeo:

Musical a Arca de Noé - "O Relógio" Walter Franco

undefined

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=kpjn6SRFts0&feature=related

 

Professor, após o vídeo, trabalhe as palavras da letra da música relacionadas à temática “Tempo”. Para isso veja o exemplo abaixo: 

Muito bem! Hoje cantamos com alegria a música “O Relógio” de Walter Franco. Agora é com você! Utilize bem o seu tempo para responder o que se pede:

1- Escreva uma situação, vivida na escola, em que você teve que fazer bem depressa.


________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2- O que você tem que fazer no seu dia a dia que não possa se atrasar?

 

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3- Relate uma situação vivida na escola que para você, não demora acontecer, ou seja, que acontece rápido:
 

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Depois de todos responderem, propicie um momento para que cada um possa falar para a turma a resposta pessoal e ouvir a opinião dos colegas sobre a questão do tempo, pois para alguns, o que o colega considerou ser rápido ou demorado pode não ser para o outro.


Terceira Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

Professor, selecione uma estratégia para contar a história do surgimento da divisão do tempo (hora, minuto, segundo) pelos Sumérios. É importante que os alunos compreendam como esta civilização desenvolveu estes conceitos matemáticos que fazem parte do seu dia a dia. É necessário ressaltar que a história deverá ser adequada para a faixa etária trabalhada. Para esta aula sugerimos a consulta, por você professor, dos sítios abaixo:

http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=976&sid=9
http://historia.abril.com.br/cultura/sumerios-inventores-historia-433550.shtml
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sum%C3%A9ria


Como registro da atividade produza com a turma, um texto coletivo sobre as informações da civilização Suméria. Solicite que os alunos registrem o texto coletivo utilizando o laptop Classmate, a partir do programa KWord, acessado pelo ícone da área de trabalho ou Metasys > Aplicativos > KWord , ou outro editor de texto. Depois, auxilie os alunos a salvarem as suas atividades em uma pasta no próprio laptop.

Agora, peça para que cada aluno ilustre o texto. Para esse momento, solicite o registro da turma utilizando o laptop Classmate, a partir do programa KolourPaint que poderá ser acessado pelo caminho: Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KolourPaint. É importante o seu auxílio com as ferramentas disponibilizadas no programa para contribuir com as possíveis dúvidas dos alunos. Ao terminarem a atividade de desenho, auxilie a turma a selecionar o desenho e colar a sua produção logo abaixo do texto coletivo.

Organize a turma em uma roda de conversa e faça um momento em que cada aluno apresente, a partir do seu laptop, a própria produção. Explore os desenhos e a forma como a temática “Tempo” foi registrada. 

Quarta Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, organize um painel com as fotos solicitadas na primeira aula. Explore com a turma as diferentes fotos e fases da vida dos alunos. Para esta atividade sugerimos a abordagem do tempo relacionando aos aniversários dos alunos.

Converse com a turma sobre o dia e a noite, os conhecimentos prévios sobre os aspectos e as diferenças entre o dia e a noite e as hipóteses da turma sobre como surgiu o dia e a noite. Agora, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa  Mozilla Firefox a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, e o sítio sugerido abaixo e assista com a turma ao vídeo “De onde vem o dia e a noite?”.

 

undefined

Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=1297

Após assistirem ao vídeo e observarem o painel, auxilie os alunos a elaborem um gráfico de colunas com os meses de aniversários dos integrantes da turma. Professor, você pode fazer um gráfico em cartolina para ficar exposto na sala de aula e cada aluno poderá ter o seu próprio gráfico desenhado no caderno.


Em seguida, leve para a sala de aula um Globo Terrestre e demonstre para a turma os movimentos de rotação e translação citados no vídeo. Faça experiências que envolvam dramatização, ou seja, peça para que um aluno faça o movimento da terra e outro representando o sol. Lembre-se de filmar ou fotografar este momento para ser assistido ou visto em painel pela turma posteriormente. A partir destas experiências permita que cada aluno compreenda o tempo da noite e do dia a partir dos movimentos do planeta Terra e relacione com o crescimento e desenvolvimento, a partir da data de nascimento.
Para finalizar a atividade solicite que cada aluno descreva, em casa, as atividades que realiza numa manhã ou tarde. Veja o exemplo abaixo:

 

Que legal! Estamos aprendendo muito sobre o tempo. Agora, vamos descobrir um pouco do nosso próprio tempo. Para isso, preste atenção em um relógio e registre no quadro abaixo, as atividades que você realiza e o horário dessa atividade.

HORÁRIO

ATIVIDADE REALIZADA

7 HORAS

ACORDEI

7 HORAS E 15 MINUTOS

ESCOVEI OS DENTES

   
   
   

 Fonte: Acervo da Autora.

Professor, em sala de aula, explore os hábitos dos alunos e o tempo que cada um gasta para realizar atividades do dia a dia e discuta sobre os diferentes ritmos que cada pessoa tem para realizar as atividades diárias. 

Recursos Complementares

Para outras informações sobre a temática "Tempo" acesse o sítio: http://www.somatematica.com.br/fundam/medtempo.php

Avaliação

A avaliação deverá permear toda a atividade proposta. Por isso professor, é importante que perceba o desenvolvimento de cada aluno, a partir de observações e registros realizados durante todas as atividades. Todo o material produzido pelos alunos apresenta indicativos do seu desenvolvimento e por isso, precisa ser analisado por você professor. Além do material, a participação e o envolvimento para com as atividades necessitam de sua análise visando ressignificar o planejamento.  

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • CRISTINA, E.E. Jorge avellar Neto , Minas Gerais - disse:
    cristinamaciel63@hotmail.com

    03/07/2011

    Cinco estrelas

    aDOREI ESSE EXEMPLO. TRABALHO COM ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL E, ESTOU TENDO DIFICULDADES PARA ELABORAR PROJETOS E ATÉ AULAS PARA ESSAS CRIANÇAS. SE VOCE SOUBER DE ALGUM SITE QUE POSSA ME AJUDAR AGRADECERIA MUITO.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.