30/08/2011
Leide Divina Alvarenga Turini
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
Ensino Fundamental Final | História | Cidadania e cultura no mundo contemporâneo |
Ensino Fundamental Final | História | Relações sociais, a natureza e a terra |
Para esta aula o aluno precisará conhecer: o surgimento do Estado moderno, o Humanismo e o Renascimento.
Professor, para o desenvolvimento das atividades desta aula, os alunos devem ter acesso ao netbook do projeto UCA (Um computador por aluno) e à internet.
Observação: devido ao pequeno espaço na memória dos netbooks, é importante que cada aluno tenha sempre em mãos um pendrive para salvar os seus trabalhos.
Abaixo, a discriminação dos softwares utilizados e as especificações para executá-los no sistema Linux do netbook-UCA:
KWord- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos. |
WxCam - Menu K Aba Aplicativos - Multimídia; O Aplicativo “Visualizador de Imagens” abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em memória externa, como por exemplo, um pendrive. |
Firefox - ícone “figura de um globo terrestre" localizado na área de trabalho (Desktop). |
KolourPaint - Menu K - Aplicativos - Aplicações Gráficas - Ferramentas de Pintura. |
Amarok- Tocador de Música – Metasys- Aplicativos- Multimídia – Tocador de Músicas |
Krecord- Menu K Aba Aplicativos Multimídia Editores de Áudio |
KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação |
Para entender melhor o uso de alguns aplicativos do Linux, consulte: http://www.slideshare.net/MOISESSGA/apresentao-formao-projeto-uca
Professor, a partir da leitura dos textos abaixo, o aluno compreenderá que a Europa, durante o século XV, enfrentava uma grande crise econômica que trouxe profundas transformações políticas, econômicas, sociais e religiosas no sistema vigente, inaugurando assim a Modernidade. Além disso, entenderá os fatores que levaram à transição da Idade Média para a Idade Moderna e que a necessidade de solucionar os problemas econômicos lançou os europeus à busca por novas terras além da Europa.
TEXTO 1: As crises dos séculos XIV e XV
"No plano econômico a expansão do comércio e do mercado era um fato que marcava o período da transição do Feudalismo para o Capitalismo. A burguesia enriquecia cada vez mais, administrando grandes negócios, que passam a ser incompatíveis com o sistema feudal. O enriquecimento crescente do burguês, leva a um aumento do poder de atuação,dentro do terceiro estado, derrubando inclusive as antigas corporações de ofício. Outro fator gerador de crise foi o esgotamento das fontes de minérios, necessários para a cunhagem de moedas, levando a constantes desvalorizações da moeda. O incremento das grandes navegações amplia os horizontes do comércio. O homem medieval vivia aprisionado em seu pequeno mundo. A possibilidade de conhecer e dominar terras, até então conhecidas apenas pelos relatos de viajantes audaciosos, como Marco Polo, por exemplo, despertam o desejo do conhecimento real das maravilhas descritas até aquele momento."
Disponível em: http://www.casadehistoria.com.br/conteudo/historia-geral/transicao-feudal-capitalista/crises-seculos-xiv-xv
Acesso em 9 de agosto de 2011.
TEXTO 2: CRISE DE CRESCIMENTO DO SÉCULO XV
"A solução para esses problemas estava na exploração de novos mercados, capazes de fornecer alimentos e metais preciosos a baixo custo e, ao mesmo tempo, aptos para consumir os produtos artesanais fabricados nas cidades europeias. Mas onde encontrar esses novos mercados? (...) No século XV, a burguesia europeia, apoiada por monarquias nacionais fortes e capazes de reunir grandes recursos, começou a lançar suas embarcações nos oceanos ainda desconhecidos - Atlântico, Índico e Pacífico - em busca de novos caminhos para o Oriente. Nessa aventura marítima, os governos europeus dominaram a costa da África, atingiram o Oriente e descobriram um mundo até então desconhecido: a América."
Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/expansao-maritima/crise-de-crescimento-do-seculo-xv.php
Acesso em 9 de agosto de 2011.
ROTEIRO DA ATIVIDADE:
1- Oriente os alunos a acessarem os links acima para leitura, na íntegra, dos textos indicados.
2- Proponha aos alunos a realização das atividades do roteiro abaixo, utilizando o KWord para a elaboração das respostas:
a) Cite os fatores que influenciaram as crises dos séculos XIV e XV.
b) Explique por que a crise dos séculos XIV e XV marcou a emergência do capitalismo.
c) Identifique nos textos as razões que levaram à expansão marítima no século XV, e complete o quadro abaixo:
Razões técnicas:
|
|
Razões econômicas:
|
|
Razões políticas:
|
|
d) Elabore um pequeno texto explicando o contexto e os motivos que levaram a expansão marítima e econômica na Europa durante o século XV.
e) Ao final, todos os alunos deverão socializar suas respostas e os seus textos.
II - TRABALHANDO COM IMAGENS
Professor, a partir do estudo do mapa abaixo, o aluno compreenderá que nos primeiros tempos da Idade Moderna, o que se conhecia sobre os oceanos e as terras para além da Europa vinha de relatos de navegadores. E como poucas expedições que se aventuraram mar adentro nunca mais voltaram, criaram na imaginação popular fantasias acerca do oceano desconhecido: monstros marinhos, águas ferventes e pedras-ímã, que puxavam as embarcações para o fundo. O mar desconhecido, o Oceano Atlântico, era apelidado de o "Mar Tenebroso".
MAPA:
O mundo representado em um mapa feito por Sebastien Muster (1489 -1552)
Disponível em: https://picasaweb.google.com/myoldmaps/TypusOrbisUniversalis1561SebastianMunster#5248298576870943122
Acesso em 9 de agosto de 2011.
FRAGMENTOS DO MAPA:
No link abaixo, é possível ampliar várias imagens contidas no mapa. Além disso, à direita temos algumas considerações importantes sobre o mapa.
Disponível em: https://picasaweb.google.com/myoldmaps/TypusOrbisUniversalis1561SebastianMunster
Acesso em 9 de agosto de 2011.
MONSTRO MARINHO:
Imagem presente no mapa, ampliada.
Disponível em: https://picasaweb.google.com/myoldmaps/TypusOrbisUniversalis1561SebastianMunster#5248298874917716546
Acesso em 9 de agosto de 2011.
ROTEIRO DA ATIVIDADE:
1- Oriente os alunos a acessarem os links acima para visualização do mapa indicado e algumas de suas imagens ampliadas.
2- Formando duplas, os alunos deverão responder o roteiro abaixo, utilizando o KWord para a elaboração das respostas:
a) Quais continentes aparecem no mapa?
b) Quais continentes não parecem no mapa? Explique por quê.
c) Qual continente foi representado de forma menos parecida com a que conhecemos hoje? Justifique.
d) Em sua opinião, por que no mapa o autor retrata a presença de 12 "anjos de vento"?
e) Por que monstros foram apresentados nos oceanos?
Sugestão: Esta atividade poderá ser realizada com apoio do professor da disciplina de Geografia, que contribuirá na comparação deste mapa com um mapa mundi atual.
3- Ao final, todas as duplas deverão socializar suas respostas.
4- Proponha que os alunos, em duplas, criem no KolourPaint uma charge com o título Mar Tenebroso representando a crença que os primeiros navegadores tinham de que haviam monstros no Oceano Atlântico.
5- Peça aos alunos que socializem suas charges com todos da turma.
Professor, o processo expansionista europeu se inseriu no contexto de transformações globais que ocorreram nos séculos XV e XVI na Europa. Sendo assim, através dos textos abaixo os alunos compreenderão quais foram os objetivos das grandes navegações e seus principais efeitos para a economia e política da sociedade europeia.
TEXTO 1: A Expansão Marítima
FATORES QUE PROVOCARAM A EXPANSÃO
- Centralização Política: Estado Centralizado reuniu riquezas para financiar a navegação;
- O Renascimento: Permitiu o surgimento de novas ideias e uma evolução técnica;
- Objetivo da Elite da Europa Ocidental em romper o monopólio Árabe-Italiano sobre as mercadorias orientais;
- A busca de terras e novas minas (ouro e prata) com o objetivo de superar a crise do século XIV;
- Expandir a fé;
OBJETIVOS DA EXPANSÃO
- Metais;
- Mercados;
- Especiarias (Noz Moscada, Cravo...)
- Terras;
- Fiéis;
Disponível em: http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=897
Acesso em 9 de agosto de 2011.
TEXTO 2: A Expansão Marítima e Comercial Europeia
II. Fatores que levaram à Expansão.
A procura de especiarias: a partir do século XI, as cidades de Gênova e Veneza (norte da Itália), passaram a dominar o Mediterrâneo Oriental. Os mercadores italianos iam buscar nos portos de Alexandria e Constantinopla os produtos orientais (especiarias, tecidos, perfumes, tapetes, pedras preciosas) e os distribuíam no mercado europeu, cobrando altos preços e obtendo grandes lucros. A burguesia europeia passou a se interessar em quebrar o monopólio italiano, sobre o comércio no mar Mediterrâneo, mas para isso, era necessário descobrir um novo caminho para as Índias.
A escassez de metais preciosos na Europa: a grande quantidade de moedas usadas pelos países europeus para fazer o pagamento das importações resultou numa escassez de metais preciosos e as minas europeias não conseguiam atender a demanda. Era preciso encontrar novas minas fora do continente europeu.
Aliança entre o rei e a burguesia: a burguesia e a monarquia aliadas buscam a valorização do comércio e a centralização do poder. Esta aliança possibilitaria derrotar a nobreza feudal. A burguesia fornecia à monarquia os capitais necessários para armar exércitos e centralizar o poder. Os reis, por sua vez, deveriam promover o desenvolvimento do comércio, atendendo aos interesses da burguesia.
As Grandes Navegações só foram possíveis por causa dos avanços tecnológicos do século XV.
Disponível em: http://www.historiamais.com/expansao.htm
Acesso em 9 de agosto de 2011.
ROTEIRO DA ATIVIDADE:
1- Peça aos alunos que acessem os links dos textos acima para leitura na íntegra.
2- Professor, faça uma breve discussão com os alunos sobre o que foi lido nos textos destacando o grande impacto que a expansão marítima teve na Europa.
3- Divida os alunos em grupos de até no máximo quatro integrantes e tendo como referência os textos acima, proponha que façam uma pesquisa seguindo o roteiro abaixo:
Data e contexto da expansão marítima:
Fatores que provocaram a expansão marítima:
Objetivos da expansão marítima:
Por que as especiarias valiam tanto:
Principais avanços tecnológicos do século XV que possibilitaram as Grandes Navegações:
Sugestão de sites para pesquisa:
http://super.abril.com.br/cotidiano/bussola-chave-mundo-441144.shtml
http://www.brasilescola.com/historiab/grandes-navegacoes.htm
http://grupoestudos.forums-free.com/fatores-da-expansao-maritimo-comercial-t16.html
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/expansao-maritima/crise-de-crescimento-do-seculo-xv.php
Todos os sites foram acessados em 9 de agosto de 2011.
4 - Depois, os alunos deverão montar uma apresentação no KPresenter com os dados pesquisados.
5 - Todos os grupos deverão socializar suas apresentações com todos da turma.
Vídeos que os alunos podem acessar para aprofundamento das questões propostas nesta aula:
Idade Moderna para os alunos
Disponível em : http://www.youtube.com/watch?v=HaAWZ27baRI
Acesso em 9 de agosto de 2011.
História 08. Expansão marítimo-comercial europeia Parte 1.
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=cWSdoMEcV58&feature=related
Acesso em 9 de agosto de 2011.
A avaliação deve permear toda a atividade pedagógica do professor. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poderá avaliar o aluno segundo sua participação nas atividades realizadas: pesquisas, leitura e interpretação de texto, exposição dialogada, respostas a roteiros e questionários, criação de texto, charge e apresentações de dados pesquisados com imagens.
Uma estrela 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
08/10/2013
Uma estrelaamei da para gasto