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A escravidão indígena no Brasil - UCA

 

23/08/2011

Autor e Coautor(es)
GETULIO RIBEIRO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini; Elmiro Lopes da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Relações sociais, a natureza e a terra
Ensino Fundamental Final História Relações de trabalho
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Refletir sobre a existência da escravidão indígena ao longo da História do Brasil.
  • Entender a escravidão indígena como desdobramento do projeto colonizador português.
  • Analisar as consequências históricas da escravidão indígena no Brasil.
Duração das atividades
05 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Mercantilismo.
  • Expansão Marítima Europeia.
Estratégias e recursos da aula

 

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Abaixo, a discriminação dos aplicativos utilizados na aula e as especificações para executá-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

WxCam - Menu K - Aba Aplicativos – Multimídia. O Aplicativo “Visualizador de Imagens” abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em memória externa, como por exemplo, um pendrive.

Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

 

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Atividade 1- "Índios Escravos"

Na primeira atividade desta aula, faremos a análise de duas imagens.

DINÂMICA SUGERIDA:

  • Os alunos devem localizar as imagens por meio de seus links, abaixo informados.
  • Analisar as imagens a partir das questões propostas.
  • Em seguida, respondê-las no caderno ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

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IMAGEM 1- "Negociantes Contando Índios"

Spix e Maitius, Negociantes Contando Índios, Viagem pelo Brasil, 3 vols.

Disponível em: http://bp3.blogger.com/_z_I8vzgPBZU/R9rT2vfRVYI/AAAAAAAAAFQ/OcIkjbodYYc/s1600-h/imagem3-21-amp.jpg. Acesso em 10 de agosto de 2011

Publicado em: Spix & Martius, "Viagem pelo Brasil: 1817-1820". Editora Villa Rica, 1981, 3 volumes. Professor, para ler ou fazer download de um artigo científico sobre este livro, clique aqui: www.anpuh.org/arquivo/download?ID_ARQUIVO=3774. Acesso em 10 de agosto de 2011

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QUESTÕES para analisar o documento:

  1. Como é o cenário que compõe a imagem?
  2. Identifique e diferencie as pessoas presentes. 
  3. Com base no título da imagem, descreva a cena retratada.
  4. Qual a relação dessa cena com a História do Brasil?

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IMAGEM 2: "Capataz de Escravos Índios"

J. Babtiste Debret, Capataz de Escravos Índios, SP, Museu de Arte de São Paulo.

Disponível em: http://bp3.blogger.com/_z_I8vzgPBZU/R9rTKvfRVXI/AAAAAAAAAFI/dHDwQejLZfA/s1600-h/imagem3-22-amp.jpg. Acesso em 10 de agosto de 2011

Autor: J. Baptiste Debret. Para mais informações sobre Debret, use este link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jean-Baptiste_Debret. Acesso em 10 de agosto de 2011

Onde a obra se encontra: Museu de Arte de São Paulo - http://masp.art.br/masp2010/. Acesso em 10 de agosto de 2011

 

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QUESTÕES para analisar o documento:

  1. Como é o cenário da imagem?
  2. Como podemos diferenciar as pessoas presentes? Explique.
  3. Com base no título da imagem, descreva a cena retratada por J. Baptiste Debret.
  4. Qual a relação dessa cena com a História do Brasil? Relacione esta imagem com a anterior.

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PROFESSOR!

Nesta atividade, o objetivo é que os alunos sejam introduzidos ao tema da escravidão indígena no Brasil, documentada nas imagens. A Imagem 1 retrata a negociação de índios, tal como mercadoria, característica essencial do escravismo; enquanto a Imagem 2 traz uma cena de trabalho realizado por índios, expostos ao regime escravista.

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Atividade 2- A escravidão indígena no Brasil colônia

Nesta atividade realizaremos a leitura de uma reportagem publicada em 31 de março de 2011, data que antecedeu o aniversário de Abolição da escravidão indígena no Brasil, ocorrida em 1757, ou seja, mais de dois séculos após a chegada dos portugueses. O texto intitula-se "A escravidão de indígenas no Brasil", e foi publicado no link: http://vestibular.com.br/atualidade/a-escravidao-do-povo-indigena-no-brasil .

DINÂMICA SUGERIDA:

  • Os alunos devem localizar a reportagem por meio de seu respectivo link.
  • Realizar a leitura e o vocabulário do texto. Nesta última tarefa, utilizar o dicionário virtual: http://www.dicio.com.br/. Acesso em 11 de agosto de 2011
  • Responder as questões e debater o documento conforme se propõe.

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vestibular

http://vestibular.com.br/atualidade/a-escravidao-do-povo-indigena-no-brasil. Acesso em 11 de agosto de 2011

 

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QUESTÕES relevantes na análise do documento:

  1. Como era a cultura indígena quando da chegada dos portugueses?
  2. De que forma o texto diferencia a cultura nativa da cultura europeia?
  3. De que maneira, segundo o texto, ocorreu o "encontro" entre nativos e portugueses?
  4. Como o contato com os portugueses alterou o modo de vida dos indígenas?
  5. Como essa convivência favoreceu a escravidão indígena no Brasil?

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As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

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PROFESSOR!

Nesta atividade, o objetivo é que os alunos percebam e reflitam sobre o processo que levou à escravidão de indígenas no Brasil, quando este se tornou colônia de Portugal. Além disso, pode-se discutir sobre as diferenças no modo de vida nativo em relação aos europeus.

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Atividade 3- As marcas da escravidão indígena

Agora, trabalharemos com o recurso do vídeo. Assistiremos a dois trechos do documentário sobre os Índios Mundurukus. Disponível no YouTube, este documentário foi produzido nos anos 80 e exibido pela TV Cultura do Pará.

DINÂMICA SUGERIDA:

  • O professor pode exibir o vídeo a partir de seu computador/aparelho, ou solicitar que os alunos localizem os trechos do documentário no YouTube, informando os links ou as palavras-chave "índios mundurukus".
  • Assistir ao vídeo buscando refletir sobre a escravidão indígena iniciada no Brasil colônia.
  • Discutir e responder as questões propostas.

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ATENÇÃO: a qualidade do vídeo/áudio não é a ideal, mas permite a reprodução.

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Documentário dos Índios Mundurukus Parte 1

http://www.youtube.com/watch?v=3ISfdvrsFrA. Acesso em 11 de agosto de 2011

doc mundurukus parte 1

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Documentário dos Índios Mundurukus Parte 2

http://www.youtube.com/watch?v=xFjYexTsjdM&playnext=1&list=PL144A0A1BCB627870. Acesso em 11 de agosto de 2011

doc mundurukus parte 2

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PROFESSOR!

Caso seja conveniente, é indicado que os alunos assistam ao restante do documentário, disponível nas partes 3, 4, 5, 6 e 7. Para localizá-las, vá ao www.youtube.com.br, escreva as palavras-chave "documentário índios mundurukus" na barra de pesquisa e clique em Search (buscar).

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QUESTÕES relevantes na análise dos trechos de vídeo:

  1. Analise os versos a seguir, os quais aparecem logo no começo da Parte 1: "A redenção é a história / mais um índio que morre / na Amazônia que morre / seus cânticos há muito anunciavam / a própria extinção do homem / pelo homem / civilizado".
  2. Quais os problemas enfrentados pela população Munduruku, no Pará?
  3. Use as suas palavras para descrever o processo de "aculturação" dos Mundurukus, conforme vemos no vídeo.
  4. Como o documentário relaciona a história Munduruku à história dos povos indígenas do Brasil? Explique.
  5. De que forma a convivência com o "branco" trouxe consequências irreversíveis para os indígenas?

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As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

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Nesta atividade, o objetivo é que os alunos reflitam sobre as marcas da escravidão indígena no Brasil, que trouxe diversos prejuízos para as populações nativas, tais como: a perda de terras, a destruição de comunidades, as doenças, as mortes etc.

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Atividade 4- Escravidão indígena no Brasil atual

Na última atividade desta aula, propomos a leitura de uma reportagem que documenta a escravidão indígena em pleno ano de 2011.

DINÂMICA SUGERIDA:

  • Os alunos devem localizar a reportagem por meio de seu respectivo link, abaixo informado.
  • Realizar a leitura e o vocabulário do texto. Nesta última tarefa, utilizar o dicionário virtual: http://www.dicio.com.br/. Acesso em 11 de agosto de 2011
  • Responder as questões e debater o documento conforme se propõe.

 

http://www.portaldailha.com.br/noticias/lernoticia.php?id=3444. Acesso em 11 de agosto de 2011

correio da ilha

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QUESTÕES relevantes na análise do documento:

  1. Em qual região do país ocorreu a denúncia de escravidão indígena?
  2. Por que a situação desses trabalhadores indígenas caracteriza escravidão?
  3. Qual a relação do episódio narrado nesta matéria com as reflexões produzidas nas atividades anteriores? Explique.

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As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

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PROFESSOR!

Nesta atividade, o objetivo é que os alunos percebam e reflitam sobre a existência da escravidão indígena no Brasil atual. Além disso, que entendam esta situação como herança do processo de colonização imposto pelos portugueses.

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Recursos Complementares

Sugestões de leituras para o professor:

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Aulas do portal que podem ser consultadas pelo professor no planejamento da aula:

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Avaliação

Nesta aula o professor poderá avaliar o aprendizado por meio da análise das imagens e vídeos, da leitura e debates sobre as reportagens e demais registros produzidos nas atividades da aula.

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