23/08/2011
Leide Divina Alvarenga Turini; Elmiro Lopes da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | História | Relações sociais, a natureza e a terra |
Ensino Fundamental Final | História | Relações de trabalho |
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
-
Abaixo, a discriminação dos aplicativos utilizados na aula e as especificações para executá-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos. |
WxCam - Menu K - Aba Aplicativos – Multimídia. O Aplicativo “Visualizador de Imagens” abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em memória externa, como por exemplo, um pendrive. |
Firefox - ícone “figura de um globo terrestre" localizado na área de trabalho (Desktop). |
-
Na primeira atividade desta aula, faremos a análise de duas imagens.
DINÂMICA SUGERIDA:
-
Disponível em: http://bp3.blogger.com/_z_I8vzgPBZU/R9rT2vfRVYI/AAAAAAAAAFQ/OcIkjbodYYc/s1600-h/imagem3-21-amp.jpg. Acesso em 10 de agosto de 2011
Publicado em: Spix & Martius, "Viagem pelo Brasil: 1817-1820". Editora Villa Rica, 1981, 3 volumes. Professor, para ler ou fazer download de um artigo científico sobre este livro, clique aqui: www.anpuh.org/arquivo/download?ID_ARQUIVO=3774. Acesso em 10 de agosto de 2011
-
QUESTÕES para analisar o documento:
-
Disponível em: http://bp3.blogger.com/_z_I8vzgPBZU/R9rTKvfRVXI/AAAAAAAAAFI/dHDwQejLZfA/s1600-h/imagem3-22-amp.jpg. Acesso em 10 de agosto de 2011
Autor: J. Baptiste Debret. Para mais informações sobre Debret, use este link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jean-Baptiste_Debret. Acesso em 10 de agosto de 2011
Onde a obra se encontra: Museu de Arte de São Paulo - http://masp.art.br/masp2010/. Acesso em 10 de agosto de 2011
-
QUESTÕES para analisar o documento:
-
-
PROFESSOR!
Nesta atividade, o objetivo é que os alunos sejam introduzidos ao tema da escravidão indígena no Brasil, documentada nas imagens. A Imagem 1 retrata a negociação de índios, tal como mercadoria, característica essencial do escravismo; enquanto a Imagem 2 traz uma cena de trabalho realizado por índios, expostos ao regime escravista.
-
Nesta atividade realizaremos a leitura de uma reportagem publicada em 31 de março de 2011, data que antecedeu o aniversário de Abolição da escravidão indígena no Brasil, ocorrida em 1757, ou seja, mais de dois séculos após a chegada dos portugueses. O texto intitula-se "A escravidão de indígenas no Brasil", e foi publicado no link: http://vestibular.com.br/atualidade/a-escravidao-do-povo-indigena-no-brasil .
DINÂMICA SUGERIDA:
http://vestibular.com.br/atualidade/a-escravidao-do-povo-indigena-no-brasil. Acesso em 11 de agosto de 2011
-
QUESTÕES relevantes na análise do documento:
-
As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.
-
PROFESSOR!
Nesta atividade, o objetivo é que os alunos percebam e reflitam sobre o processo que levou à escravidão de indígenas no Brasil, quando este se tornou colônia de Portugal. Além disso, pode-se discutir sobre as diferenças no modo de vida nativo em relação aos europeus.
-
Agora, trabalharemos com o recurso do vídeo. Assistiremos a dois trechos do documentário sobre os Índios Mundurukus. Disponível no YouTube, este documentário foi produzido nos anos 80 e exibido pela TV Cultura do Pará.
DINÂMICA SUGERIDA:
-
ATENÇÃO: a qualidade do vídeo/áudio não é a ideal, mas permite a reprodução.
-
http://www.youtube.com/watch?v=3ISfdvrsFrA. Acesso em 11 de agosto de 2011
-
http://www.youtube.com/watch?v=xFjYexTsjdM&playnext=1&list=PL144A0A1BCB627870. Acesso em 11 de agosto de 2011
-
PROFESSOR!
Caso seja conveniente, é indicado que os alunos assistam ao restante do documentário, disponível nas partes 3, 4, 5, 6 e 7. Para localizá-las, vá ao www.youtube.com.br, escreva as palavras-chave "documentário índios mundurukus" na barra de pesquisa e clique em Search (buscar).
-
QUESTÕES relevantes na análise dos trechos de vídeo:
-
As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.
-
Nesta atividade, o objetivo é que os alunos reflitam sobre as marcas da escravidão indígena no Brasil, que trouxe diversos prejuízos para as populações nativas, tais como: a perda de terras, a destruição de comunidades, as doenças, as mortes etc.
-
Na última atividade desta aula, propomos a leitura de uma reportagem que documenta a escravidão indígena em pleno ano de 2011.
DINÂMICA SUGERIDA:
http://www.portaldailha.com.br/noticias/lernoticia.php?id=3444. Acesso em 11 de agosto de 2011
-
QUESTÕES relevantes na análise do documento:
-
As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.
-
PROFESSOR!
Nesta atividade, o objetivo é que os alunos percebam e reflitam sobre a existência da escravidão indígena no Brasil atual. Além disso, que entendam esta situação como herança do processo de colonização imposto pelos portugueses.
-
-
-
-
-
Nesta aula o professor poderá avaliar o aprendizado por meio da análise das imagens e vídeos, da leitura e debates sobre as reportagens e demais registros produzidos nas atividades da aula.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
08/06/2013
Cinco estrelasAdorei as atividades !! Excelentes !