Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A resistência indígena na história do Brasil - UCA

 

29/08/2011

Autor e Coautor(es)
GETULIO RIBEIRO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini; Elmiro Lopes da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Ensino Fundamental Final História Relações sociais, a natureza e a terra
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Analisar formas de resistência indígena durante o Brasil colônia e império.
  • Compreender o embate entre a dominação religiosa imposta pelos portugueses e a resistência dos índios.
  • Refletir sobre a necessidade de preservação da cultura indígena e de respeito aos seus direitos.
Duração das atividades
06 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Colonização do Brasil
Estratégias e recursos da aula

 

1

-

Abaixo, a discriminação dos aplicativos utilizados na aula e as especificações para executá-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

WxCam - Menu K - Aba Aplicativos – Multimídia. O Aplicativo “Visualizador de Imagens” abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em memória externa, como por exemplo, um pendrive.

Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

 

-

Atividade 1- As revoltas indígenas

Nesta atividade propomos a leitura do artigo intitulado "As lutas dos povos indígenas pela terra e pela liberdade", publicado na coluna "Luta e Heróis do povo", no site do jornal A VERDADE - http://www.averdade.org.br/. Acesso em 15 de agosto de 2011

DINÂMICA sugerida:

  • Os alunos devem localizar o artigo por meio de seu link, abaixo informado.
  • Realizar a leitura e o vocabulário do texto. Nesta última tarefa, utilizar o dicionário virtual: http://www.dicio.com.br/. Acesso em 15 de agosto de 2011
  • Responder as questões e debater o documento conforme se propõe.

-

http://www.averdade.org.br/modules/news/article.php?storyid=849. Acesso em 15 agosto de 2011

a verdade

-

QUESTÕES relevantes na análise do documento:

  1. Segundo o texto, qual visão a respeito dos nativos os europeus tinham à época da colonização?
  2. Quais as origens dos conflitos entre índios e conquistadores portugueses?
  3. Quais as formas de violência utilizadas pelos conquistadores contra as populações indígenas?
  4. Caracterize a Confederação dos Tamoios. Quais os resultados dessa revolta?
  5. O que levou ao conflito de Dom João VI com os índios Botocudos, no começo do século XIX?
  6. Como se deu a atuação do líder indígena Ajuricaba, da tribo dos Manaus?
  7. Caracterize a Confederação dos Cariris.
  8. Usando as suas palavras, explique como os conflitos estudados são parte da resistência indígena no Brasil colônia.

-

As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

-

PROFESSOR!

Nesta atividade, o objetivo é que os alunos percebam e reflitam sobre as revoltas indígenas no Brasil, ocorridas desde o início da colonização até os tempos de Brasil império, no século XIX. Além disso, pode-se discutir sobre as diferenças no modo de vida nativo em relação aos europeus.

-

Atividade 2- Resistência indígena à dominação religiosa

Na presente atividade, propomos a leitura do texto intitulado "A Santidade", que aborda uma forma de resistência utilizada por grupos indígenas para combater a dominação religiosa imposta pelos portugueses, durante o Brasil colônia. Para mais informações sobre o trabalho realizado pelos jesuítas, veja este texto: http://mundoeducacao.uol.com.br/historiadobrasil/os-jesuitas-no-brasil.htm. Acesso em 15 agosto de 2011

-

http://multirio.rio.rj.gov.br/historia/modulo01/tema311.html. Acesso em 15 agosto de 2011

a santidade

-

QUESTÕES relevantes na análise do documento:

  1. Em que consistia a Santidade?
  2. De que forma essa estratégia funcionava como resistência indígena à dominação religiosa?
  3. Em quais circunstâncias a Santidade se desdobrava em organização militar contra os portugueses?
  4. Qual a postura da Corte portuguesa diante dessa resistência indígena?
  5. Qual a relação desses acontecimentos históricos com a realidade vivida pelos índios atualmente? Para ajudar na resposta, leia esta reportagem, do jornal Estadão - http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,relatorio-da-onu-critica-politicas-indigenistas-do-brasil,421234,0.htm. Acesso em 15 agosto de 2011

-

As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

-

PROFESSOR!

Nesta atividade, o objetivo é que os alunos percebam e reflitam sobre a resistência indígena à dominação religiosa. Além disso, pode-se discutir a ineficiência das políticas públicas de amparo aos indígenas no Brasil atual.

-

Atividade 3- "Terra de índio": a resistência indígena 500 anos depois

Agora, trabalharemos com o recurso do vídeo. Assistiremos ao documentário "Terra de índio", dirigido por Samanta Pamponet (2005). Neste emocionante vídeo-documentário, indígenas da tribo Tupinambá de Olivença, na Bahia, expõem sobre os problemas que aquela população tem enfrentado, tais como a perda da terra e de outros elementos essenciais da cultura nativa. O vídeo está disponível no blog OUTRO CINE - para conhecê-lo, clique aqui: http://outrocine.blogspot.com/. Acesso em 15 agosto de 2011

DINÂMICA SUGERIDA:

  • O professor pode exibir o vídeo a partir de seu computador/aparelho, ou solicitar que os alunos localizem o documentário por meio do link abaixo informado.
  • Assistir ao vídeo buscando refletir sobre a resistência indígena no Brasil.
  • Discutir e responder as questões propostas.
  • Para iniciar a reprodução, clique sobre o "play".

-

http://outrocine.blogspot.com/2008/04/documentrio-terra-de-ndio.html. Acesso em 15 agosto de 2011

terra de índio

Gênero: Documentário
Diretor: Samanta Pamponet
Ano: 2005
Duração: 8'20''
Cor: Colorido
País: Brasil

-

QUESTÕES relevantes na análise do documentário:

  1. Como é a música que ouvimos na introdução do documentário? O que você sente ao escutá-la?
  2. Como o índio Atan se refere ao processo de perda de línguas e costumes vividos por seu povo?
  3. Qual a estratégia adotada naquele grupo para resgatar elementos fundadores de sua cultura?
  4. Interprete a afirmação do índio Atan: "uma vara só, é fácil de quebrar; agora, juntando o fecho, fica mais difícil".
  5. Como é o cenário de Mata Atlântica apresentado no vídeo?
  6. De que forma a convivência com o "mundo dos brancos" se transformou em dependência para os indígenas?
  7. Em sua opinião, qual é a principal mensagem de "Terra de índio"?

-

As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

-

Nesta atividade, o objetivo é que os alunos reflitam sobre a resistência indígena na atualidade. E também que os alunos reflitam acerca da transformação definitiva na vida dos índios, num contraste com a necessidade de resgate dessas raízes culturais.

-

Atividade 4- Produzindo um vídeo sobre a resistência indígena

vídeo

Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/-FPzvTuGuWbU/TkQj_cLfviI/AAAAAAAAACA/2MQPmzXujb8/s1600/video-aulas.jpg. Acesso em 15 agosto de 2011

-

Nesta atividade propõe-se a produção de um vídeo que enfoque a resistência indígena ao longo da história do Brasil, seja no passado colonial ou na atualidade.

DINÂMICA sugerida:

  • A turma poderá ser divida em grupos com 5 alunos cada.

-

-

  • Em seguida, construir o roteiro do vídeo, levantando a documentação que será utilizada (textos, imagens, desenhos, documentos de época).

-

-

  • A socialização do trabalho poderá ocorrer num dos meios abaixo:
  1. Reprodução dos vídeos produzidos pelos grupos para a turma e professor.
  2. Postagem do vídeo no YouTube. Para saber como fazê-lo, acesse: http://www.acessonews.com/blog/3177/como-postar-video-no-youtube/. Acesso em 15 agosto de 2011

-

Recursos Complementares

Sugestões de leituras para o professor: 

-

  • Artigo científico assinado por Carlos Rodrigues Brandão, intitulado "Os Guarani: índios do sul - religião, resistência e adaptação", disponível neste link:

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s0103-40141990000300004&script=sci_arttext. Acesso em 15 agosto de 2011

-

Aulas do portal que podem ser consultadas pelo professor no planejamento de sua aula:

-

Avaliação

Nesta aula o professor poderá avaliar o aprendizado por meio da análise de textos e do documentário, da capacidade de produção do vídeo e demais registros produzidos nas atividades da aula.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.