29/08/2011
Leide Divina Alvarenga Turini; Elmiro Lopes da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | História | Cidadania e cultura no mundo contemporâneo |
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
Ensino Fundamental Final | História | Relações sociais, a natureza e a terra |
-
Abaixo, a discriminação dos aplicativos utilizados na aula e as especificações para executá-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos. |
WxCam - Menu K - Aba Aplicativos – Multimídia. O Aplicativo “Visualizador de Imagens” abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em memória externa, como por exemplo, um pendrive. |
Firefox - ícone “figura de um globo terrestre" localizado na área de trabalho (Desktop). |
-
Nesta atividade propomos a leitura do artigo intitulado "As lutas dos povos indígenas pela terra e pela liberdade", publicado na coluna "Luta e Heróis do povo", no site do jornal A VERDADE - http://www.averdade.org.br/. Acesso em 15 de agosto de 2011
DINÂMICA sugerida:
-
http://www.averdade.org.br/modules/news/article.php?storyid=849. Acesso em 15 agosto de 2011
-
QUESTÕES relevantes na análise do documento:
-
As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.
-
PROFESSOR!
Nesta atividade, o objetivo é que os alunos percebam e reflitam sobre as revoltas indígenas no Brasil, ocorridas desde o início da colonização até os tempos de Brasil império, no século XIX. Além disso, pode-se discutir sobre as diferenças no modo de vida nativo em relação aos europeus.
-
Na presente atividade, propomos a leitura do texto intitulado "A Santidade", que aborda uma forma de resistência utilizada por grupos indígenas para combater a dominação religiosa imposta pelos portugueses, durante o Brasil colônia. Para mais informações sobre o trabalho realizado pelos jesuítas, veja este texto: http://mundoeducacao.uol.com.br/historiadobrasil/os-jesuitas-no-brasil.htm. Acesso em 15 agosto de 2011
-
http://multirio.rio.rj.gov.br/historia/modulo01/tema311.html. Acesso em 15 agosto de 2011
-
QUESTÕES relevantes na análise do documento:
-
As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.
-
PROFESSOR!
Nesta atividade, o objetivo é que os alunos percebam e reflitam sobre a resistência indígena à dominação religiosa. Além disso, pode-se discutir a ineficiência das políticas públicas de amparo aos indígenas no Brasil atual.
-
Agora, trabalharemos com o recurso do vídeo. Assistiremos ao documentário "Terra de índio", dirigido por Samanta Pamponet (2005). Neste emocionante vídeo-documentário, indígenas da tribo Tupinambá de Olivença, na Bahia, expõem sobre os problemas que aquela população tem enfrentado, tais como a perda da terra e de outros elementos essenciais da cultura nativa. O vídeo está disponível no blog OUTRO CINE - para conhecê-lo, clique aqui: http://outrocine.blogspot.com/. Acesso em 15 agosto de 2011
DINÂMICA SUGERIDA:
-
http://outrocine.blogspot.com/2008/04/documentrio-terra-de-ndio.html. Acesso em 15 agosto de 2011
Gênero: Documentário
Diretor: Samanta Pamponet
Ano: 2005
Duração: 8'20''
Cor: Colorido
País: Brasil
-
QUESTÕES relevantes na análise do documentário:
-
As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.
-
Nesta atividade, o objetivo é que os alunos reflitam sobre a resistência indígena na atualidade. E também que os alunos reflitam acerca da transformação definitiva na vida dos índios, num contraste com a necessidade de resgate dessas raízes culturais.
-
Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/-FPzvTuGuWbU/TkQj_cLfviI/AAAAAAAAACA/2MQPmzXujb8/s1600/video-aulas.jpg. Acesso em 15 agosto de 2011
-
Nesta atividade propõe-se a produção de um vídeo que enfoque a resistência indígena ao longo da história do Brasil, seja no passado colonial ou na atualidade.
DINÂMICA sugerida:
-
-
-
-
-
-
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s0103-40141990000300004&script=sci_arttext. Acesso em 15 agosto de 2011
-
-
Nesta aula o professor poderá avaliar o aprendizado por meio da análise de textos e do documentário, da capacidade de produção do vídeo e demais registros produzidos nas atividades da aula.
Cinco estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
03/04/2013
Cinco estrelasA EXPOSIÇÃO DO CONTEÚDO É BEM AMPLA E AS ATIVIDADES SÃO PRÁTICAS E BEM CONTEXTUALIZADAS!!! PARABENS!!
22/11/2012
Cinco estrelasAula show!
10/09/2011
Cinco estrelasA aula é de excelentre qualidade