19/08/2012
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Ecologia e ciências ambientais |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Nutrição |
Ensino Médio | Química | Relações da Química com as tecnologias, sociedade e meio ambiente |
Conceito e símbolos de elementos químicos
AULA 01:
AULA 02:
No laboratório de informática
Utilizando a internet, cada grupo formado por cinco alunos, irá navegar livremente para acessar a tabela periódica e localizar os elementos químicos a serem trabalhados. Após esse momento os grupos serão orientados a iniciar a pesquisa sobre as aplicações dos elementos químicos no cotidiano. Os elementos e sugestão de sites a serem trabalhados serão os seguintes:
Sites indicados:
1. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre
http://pt.wikipedia.org/wiki/Elemento_qu%C3%ADmico
2. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27973
http://www.cdcc.usp.br/elementos/
3.Acesse o link para encontrar mais informações.
http://www.tabelaperiodica.hd1.com.br/
AULA 03:
Laboratório de Informática
Com as informações obtidas na aula 02, cada grupo irá utilizar o PowerPoint para preparar a apresentação referente às aplicações dos elementos químicos no cotidiano.
AULA 04
Socialização:
Em sala de aula a turma será organizada em círculo e mediada pelo professor, cada grupo apresentará o registro de sua pesquisa através de slides. No decorrer das apresentações, os grupos abrirão espaço para as discussões com a turma. O fechamento do trabalho será feito pelo professor que lançará questionamentos sobre o tema abordado com o intuito de averiguar os conhecimentos adquiridos durante as atividades realizadas em todas as etapas.
http://www.quiprocura.net/elementos/elementos/aplicacao/index.htm
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/espacoDaAula.html
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/orientacoes.html
http://zezelima20.blogspot.com/
Peruzzo, Francisco Miragaia / Canto, Eduardo Leite
Química na abordagem do cotidiano – Volume 1
3ª Edição – Moderna – 2003
Os alunos serão avaliados em duas etapas discriminadas a seguir:
Quatro estrelas 6 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
12/09/2013
Cinco estrelasAchei o tipo de aula bem diferente para despertar o interesse dos alunos nos elementos químicos!
26/09/2012
Quatro estrelasPArabéns pela criatividade e pela bela aula formulada!!!!
03/09/2012
Cinco estrelasOi Zezé gostei de sua aula, é um assunto bem interssante. Parabéns amiga!!!
21/08/2012
Cinco estrelasAchei bastante interessante a utilização de música para explorar a tabela. Prende a atenção do aluno e facilita o aprendizado.
20/08/2012
Cinco estrelasOi Zezé, esse assunto é bem interessante e muito importante para o aprendizado de todos. Parabéns pela metodologia utilizada.
20/08/2012
Cinco estrelasexcelente! muito bem organizado e ótima para o aprendizado do aluno. parabéns!