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A Organização Política dos Trabalhadores: História da Associação Internacional dos Trabalhadores (1864 - 1872)

 

30/08/2011

Autor e Coautor(es)
Augusto Carvalho Borges
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Carlos Eduardo Frankiw de Andrade, Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Trabalho
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Trabalho e relações sociais
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Cidadania e cultura contemporânea
Ensino Médio História Caracteristicas e transformações das estruturas produtivas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Ensino Médio História Poder
Ensino Médio História Cidadania: diferenças e desigualdades
Ensino Médio História Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • A ascensão do operariado enquanto agrupamento político portador de ideários e reivindicações autônomas em meio ao contexto europeu do século XIX;
  • As formas de organização do operariado europeu na segunda metade do século XIX visando afirmar sua singularidade enquanto ator político na modernidade;
  • As disputas e polarizações de ideários em torno da questão do operariado enquanto ator político.
Duração das atividades
Cinco aulas de cinquenta minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • A Revolução Francesa (1789 - 1797);
  • A Era Napoleônica (1797 - 1815);
  • A Revolução Industrial (1750 - 1850);
  • A Restauração Monárquica Europeia (1815 - 1830);
  • As Revoluções de 1848;
  • A Formação do Movimento Operário Europeu (1820 - 1870).
Estratégias e recursos da aula

INTRODUÇÃO AOS PROFESSORES

 

O século XIX na Europa assistiu à ascensão de um novo ator político, portador de uma visão de mundo e de um conjunto de reivindicações singulares: o operariado. Buscando reagir às dramáticas condições de vida a que se submetiam milhões de trabalhadores fabris, bem como à constante restrição de seus direitos de participação política institucional, o operariado europeu traçou ao longo deste século uma longa história de busca de reconhecimento de seus direitos enquanto parte integrante das sociedades modernas. Resistindo às adversidades impostas por sua condição de subjugação nas relações modernas de trabalho, o movimento operário europeu buscou nas mais variadas formas de organização e atuação política e social, dos sindicatos às escolas de trabalhadores, dos jornais às greves, uma radical transformação das sociedades em que se inseriam. Destes esforços, nasceu em 1864 a Associação Internacional dos Trabalhadores, também conhecida como Primeira Internacional, tendo por objetivo unificar numa perspectiva comum todo um conjunto nacionalmente disperso de lutas por direitos visando transformar radicalmente a realidade de suas vidas. Aglutinando todo um conjunto variado de atores políticos, unidos pelo desejo comum de transformação, a Associação Internacional dos Trabalhadores se tornou palco de uma aguerrida disputa política acerca do próprio papel desta organização, tendo por centro as disputas de concepções entre anarquistas e socialistas marxianos.

 

DESENVOLVIMENTO

 

AULA 1

 

Contextualização

 

O professor deve iniciar a aula a partir de uma breve exposição de cerca de quinze minutos sobre a situação do operariado no contexto europeu do século XIX. Submetido a uma rotina pautada por jornadas extenuantes, trabalhando em ambientes insalubres, recebendo baixos salários e constantemente submetido a condições precárias de subsistência, a organização dos trabalhadores em associações e sindicatos visando reivindicar seus direitos e transformar sua realidade se tornou a resposta dada pelo operariado europeu à sua dramática situação. Estas associações e sindicatos se tornaram o embrião e a base de militância da Associação Internacional dos Trabalhadores.

 

Desenvolvimento

 

Finda esta breve exposição, o professor deve distribuir aos alunos e pedir a um deles que leia em voz alta para toda a sala o trecho do texto abaixo, extraído dos Estatutos Gerais da Associação Internacional dos Trabalhadores, redigido por Karl Marx em 1871:

 

 

Estatutos Gerais da Associação Internacional dos Trabalhadores

 

Considerando,

Que a emancipação das classes operárias tem de ser conquistada pelas próprias classes operárias; que a luta pela emancipação das classes operárias significa não uma luta por privilégios e monopólios de classe, mas por direitos e deveres iguais e pela abolição de toda a dominação de classe;

Que a sujeição econômica do homem de trabalho ao monopolizador dos meios de trabalho, isto é, das fontes de vida, está na base da servidão em todas as suas formas, de toda a miséria social, degradação mental e dependência política;

Que a emancipação econômica das classes operárias é, portanto, o grande fim ao qual todo o movimento político deve estar subordinado como um meio;

Que todos os esforços tendentes a esse grande fim têm até aqui falhado por falta de solidariedade entre as múltiplas divisões do trabalho em cada país e pela ausência de um laço fraterno de união entre as classes operárias de diferentes países;

Que a emancipação do trabalho não é nem um problema local nem um problema nacional, mas um problema social, abarcando todos os países em que a sociedade moderna existe e dependendo para a sua solução do concurso prático e teórico dos países mais avançados;

Que o presente renascimento das classes operárias nos países mais industriosos da Europa, ao mesmo tempo que desperta uma nova esperança, dá um solene aviso contra uma reincidência em velhos erros e exige a imediata combinação dos movimentos ainda desconexos;

Por estas razões —

Foi fundada a Associação Internacional dos Trabalhadores.”

 

(A íntegra do Estatuto Geral da Associação Internacional dos Trabalhadores se encontra no seguinte linkhttp://www.marxists.org/portugues/marx/1871/10/24.htm .)

 

 

A partir da leitura do texto, o professor deverá estimular um debate em seminário com os alunos, tendo por orientação as seguintes perguntas a serem respondidas e debatidas individual e oralmente por estes (vinte minutos de debate) visando escreverem individualmente um pequeno relatório acerca dos fundamentos da Associação Internacional dos Trabalhadores (quinze minutos para a escrita do relatório):

 

- De que maneira a Associação Internacional dos Trabalhadores fundamenta a luta dos trabalhadores por seus direitos? (Partindo de uma visão de sociedade enquanto cindida entre classes em disputa por sua supremacia política, a Associação Internacional dos Trabalhadores preconiza a autonomia e a singularidade do operariado enquanto ator político portador de ideários e reivindicações próprias que somente poderiam ser obtidas a partir de sua constante e independente organização e atuação política nas sociedades em que se inserem.);

- De que maneira a Associação Internacional dos Trabalhadores fundamenta a questão do trabalho enquanto problema comum? (Tendo em vista a dimensão comum dos problemas referentes à exploração do trabalho em contextos nacionalmente diversos, a Associação Internacional dos Trabalhadores procurava situar a questão do trabalho a partir de um enfoque que lhe daria o status de condição social na qual as diferentes formas de organização e de atuação política poderiam ter na Associação um foro comum de troca de experiências e de formulação de práticas visando um contínuo processo de emancipação política e econômica dos trabalhadores).

 

 

AULA 2

 

Contextualização

 

O professor deve dar início à aula a partir de uma breve exposição de cerca de dez minutos fundamentada na ideia de que a fundação da Associação Internacional dos Trabalhadores fora envolta por todo um imaginário desenvolvido pelos trabalhadores europeus acerca de sua condição precária e de suas lutas nas modernas sociedades industrializadas. Tomando por base uma visão comum acerca de sua condição e de suas estratégias de resistência e luta visando transformar estas sociedades, este imaginário procurou se constituir tendo por base referências diretas a ideários pautados na solidariedade dos trabalhadores como fundamento principal.

 

Desenvolvimento

 

O professor deve dividir a sala em dois grupos de cerca de vinte alunos para que estes realizem interpretações descritivas escritas das imagens abaixo. Estas interpretações, a serem desenvolvidas num primeiro momento a partir do debate e da escrita de uma resposta comum, devem ser orientadas por perguntas a serem respondidas pelos grupos acerca das respectivas imagens que lhes serão cedidas. A partir da confecção das respostas, estas devem ser apresentadas oralmente pelos alunos de cada um dos grupos para toda a sala.

 

Visando uma maior interação, deve ser estimulado entre todos os alunos de cada grupo o debate visando escrever a interpretação descritiva das imagens disponibilizadas aos mesmos. Este debate pode ser feito em cerca de quinze minutos. Se melhor convir aos alunos de cada grupo, findo o debate interno, estes podem dividir-se entre encarregados de escrever a interpretação descritiva e encarregados de apresentá-la ao resto da sala. À atividade de escrita o professor deve estipular um tempo de cerca de quinze minutos, restando os outros dez minutos para a apresentação dos trabalhos dos dois grupos para toda a sala.

 

Os grupos devem ser assim divididos quanto aos temas e imagens a serem interpretadas:

 

- GRUPO 1: “O internacionalismo e a solidariedade dos trabalhadores”;

- GRUPO 2: “A solidariedade enquanto união de diferentes tipos de trabalhadores”.

 

Ao GRUPO 1, deverá ser cedida a seguinte imagem:

 

Figura 1:

A Internacional, hino revolucionário

 

Legenda: A Internacional, Hino Revolucionário, capa de partitura do hino da Associação Internacional dos Trabalhadores. Autor: Théophile Alexandre Steinlen. Fonte: http://www.histoire-image.org .

 

 

Aos alunos deste grupo, deverá ser pedido que procurem debater e construir uma interpretação escrita desta imagem para ser apresentada a toda a sala a partir da seguinte pergunta orientadora:

 

- De que forma o imaginário dos trabalhadores procurava simbolizar o internacionalismo de sua atuação política? (A imagem das bandeiras portando escritos de diferentes línguas em uma passeata de trabalhadores procurava não só representar a dimensão comum das diferentes lutas dos operários em suas nações, mas também a união e a solidariedade de diferentes formas de organização, como partidos e sindicatos, e de ideários diversos, unidos na Associação Internacional dos Trabalhadores, visando a comum emancipação destes).

 

Ao GRUPO 2, deverá ser cedida a seguinte imagem:

 

Figura 2:

Greve em Saint-Ouen.

 

Legenda: Greve em Saint-Ouen, pintura ilustrativa do movimento operário francês do início do século XX. Autor: Paul-Louis Delance. Fonte: http://www.histoire-image.org .

 

 

Aos alunos deste grupo, deverá ser pedido que procurem debater e construir uma interpretação escrita desta imagem para ser apresentada a toda a sala a partir da seguinte pergunta orientadora:

 

- De que maneira o imaginário dos trabalhadores procurava simbolizar a solidariedade em sua atuação política localizada? (A imagem da greve enquanto confluência de duas colunas acima representada procurava simbolizar a dimensão comum de uma luta de emancipação que deveria ir além das condições específicas de um ramo de trabalho, procurando fazer da união de trabalhadores de diferentes ramos, bem como de diferentes condições, como mulheres e idosos, a força motriz de um desejo comumente compartilhado e solidarizado de emancipação política e econômica).

 

AULA 3

Contextualização

 

O professor deverá iniciar a aula a partir de uma breve exposição de cerca de quinze minutos acerca da questão da experiência da fundação e do funcionamento da Associação Internacional dos Trabalhadores, sua estrutura de organização e suas práticas enquanto alvo de debate e disputa entre diferentes visões de militância política que se enfrentaram durante sua existência.  

De um lado, se encontravam os militantes anarquistas, que preconizavam a estrutura da Associação Internacional dos Trabalhadores enquanto um foro de debate e compartilhamento de diferentes experiências de lutas, preconizando a inteira autonomia das seções nacionais da organização no que tange às suas práticas, mediadas de acordo com os contextos locais das lutas. De outro lado se encontravam os socialistas marxistas, que procuravam ver a Associação Internacional dos Trabalhadores enquanto entidade centralizadora das diferentes lutas nacionais dos trabalhadores a ela filiados, fundamentando sua atuação enquanto órgão coordenador e diretor de práticas às quais suas seções nacionais deveriam se submeter.

Esta disputa terminou com uma cisão na Associação Internacional dos Trabalhadores entre anarquistas e socialistas marxistas, consagrada no ano de 1872 e que posteriormente levou ao fim desta experiência de organização dos trabalhadores.

 

Desenvolvimento

 

Para as atividades desta aula, o professor deverá manter a divisão dos alunos em dois grupos estabelecida na aula anterior. Tal divisão novamente tem por objetivo estimular a socialização de conhecimentos a serem obtidos pelos dois grupos a partir da atividade de pesquisa a ser desenvolvida pelos alunos de cada grupo.

Nesse sentido, a atividade será desenvolvida em três partes: a realização de pesquisa virtual, a confecção de um texto por parte de cada grupo e a apresentação dos dois textos para a sala. Na atividade de pesquisa e debate, o professor deve estimular que todos os alunos de cada um dos dois grupos tomem parte. Após a pesquisa e o debate, assim como na aula anterior, os alunos de cada grupo podem se dividir entre encarregados da escrita do texto e encarregados de apresentá-lo ao resto da sala. Para a atividade de pesquisa e debate entre os alunos dos conhecimentos recolhidos, estipula-se o tempo de cerca de quinze minutos, restando dez minutos para a escrita de um pequeno texto e os últimos dez minutos da aula para as apresentações de cada um dos grupos para o resto da sala.

 

No que tange à atividade de pesquisa, seu objetivo é auxiliar os alunos a obterem e socializarem conhecimentos acerca das diferentes visões de organização portadas pelos protagonistas da experiência da Associação Internacional dos Trabalhadores (anarquistas e socialistas marxistas). Assim sendo, os grupos serão responsáveis por pesquisar e redigir textos para serem apresentados à sala a partir dos seguintes temas, respectivamente quanto aos grupos:

 

- GRUPO 1: “O anarquismo e sua estrutura de organização federalista”;

- GRUPO 2: “O marxismo e sua estrutura de organização centralizada”.

 

Os links abaixo são sugestões iniciais de pesquisa para os alunos. Se necessário, os alunos poderão expandir estas fontes de acordo com suas necessidades.

 

Links:

 

GRUPO 1: http://pt.wikipedia.org/wiki/Anarquismo

GRUPO 2: http://pt.wikipedia.org/wiki/Marxismo

 

 

AULA 4

 

Contextualização

 

O professor deve dar início à aula a partir de uma breve introdução de cerca de dez minutos considerando a importância da formação de meios de comunicação próprios por parte dos trabalhadores ligados à Associação Internacional dos Trabalhadores, como jornais, boletins e panfletos, para a disseminação de seus ideários e de suas experiências. A experiência com estes meios de comunicação foi fundamental para a massificação dos ideários e da Associação Internacional dos Trabalhadores entre operários dos diferentes países que tomaram parte nesta experiência.

 

Desenvolvimento

 

Nesta aula, o professor deverá propor aos alunos a confecção coletiva de um blog tendo por tema a história da Associação Internacional dos Trabalhadores, contendo os conhecimentos adquiridos por estes nas aulas anteriores, visando socializar estes saberes para os alunos de toda a escola. Nesse sentido, a atividade, que deverá utilizar os quarenta minutos restantes da aula, deverá envolver, ainda que de forma diferente, todos os alunos. Da maneira melhor convir para o professor, os alunos deverão ser divididos entre aqueles diretamente responsáveis por debater e confeccionar a parte gráfica do blog (seu layout), os responsáveis pela alimentação do mesmo com os textos confeccionados pelos estudantes e com as imagens interpretadas por estes, e aqueles incumbidos da divulgação do mesmo para o resto da escola.

No que tange à divulgação, o professor deve estimular os alunos que tornem público a existência do blog a partir de seus perfis individuais em redes sociais como o Orkut, o Facebook e similares.

Pela facilidade de configuração e manuseio, recomenda-se hospedar o Blog no domínio wordpress (linkhttp://pt-br.wordpress.com/). Se acaso os alunos demonstrarem maior familiaridade com a confecção de blogs em outros domínios, os mesmos deverão ser utilizados. 

 

 

AULA 5

 

Contextualização

 

O professor deve dar início à aula a partir de uma breve exposição de cerca de dez minutos considerando que muitos dos impasses, dos imaginários e das esperanças condensadas na experiência da Associação Internacional dos Trabalhadores no século XIX se encontram ainda presentes no processo contemporâneo de globalização vivenciado mundialmente ao longo das últimas décadas. Nas formas dinâmicas de interação dos modernos meios de comunicação diante das tentativas de restrição e controle do fluxo de informações, assim como na realidade de livre circulação de mercadorias e capitais diante das restrições à circulação de pessoas no mundo contemporâneo, se encontram muitos dos anseios de transformação portados pelos trabalhadores da Associação Internacional dos Trabalhadores, assim como muitos de seus obstáculos.

 

Desenvolvimento

 

Nesta aula, o professor deverá estimular os alunos primeiramente a uma atividade de leitura individual e silenciosa de cerca de quinze minutos do texto contido no link abaixo, produzido como programa de ação do coletivo anticapitalista Passapalavra, formado por militantes envolvidos nos protestos antiglobalização do Brasil e de Portugal.

A partir da leitura do texto, o professor deve propor aos estudantes um debate pautado pela livre interpretação e discussão oral dos alunos, visando estimular seu senso crítico e reflexivo, tendo por tema o seguinte tópico: “De que modo a globalização pode se transformar numa ferramenta de emancipação social, econômica, política e cultural da humanidade?”. Esta atividade deverá tomar todo o tempo restante da aula (cerca de vinte e cinco minutos).

 

O link para o texto é o que segue: http://passapalavra.info/?p=121.

 

 

CONCLUSÃO

 

Os alunos deverão ser estimulados a perceber a importância da criação e disseminação de meios de organização política e social visando construir uma leitura crítica de sua realidade, bem como buscando a confecção de meios de transformação da sociedade. Deverão compreender a importância das dimensões simbólicas e imaginadas para a construção de laços de solidariedade e de compartilhamento de experiências em organizações políticas coletivas. Por fim, os alunos deverão perceber a importância das interconexões contemporâneas de diversas lutas e impasses num mundo globalizado enquanto conjunto de problemas comuns que podem atravessar seu cotidiano.

Recursos Complementares
Avaliação

 

Os alunos deverão ser avaliados na sua capacidade de compreensão dos conceitos, na sua capacidade de leitura e interpretação oral e escrita dos textos e imagens cedidas, assim como na sua atividade de prática de pesquisa, elaboração e compartilhamento do conjunto de conhecimentos apreendidos durante as aulas. Os textos deverão ser avaliados de acordo com a capacidade de interpretação e a exposição analítica dos conteúdos aos quais os mesmos se referem. No que tange ao Blog virtual, sua avaliação deverá centrar-se eminentemente na perspectiva de exposição, socialização e no resumo dos conteúdos apreendidos durante as aulas.

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