
Abaixo, a discriminação dos aplicativos que serão utilizados na aula e as especificações para executá-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos. |
Firefox - ícone “figura de um globo terrestre" localizado na área de trabalho (Desktop). |
KolourPaint - Menu K - Aplicativos - Aplicações Gráficas - Ferramentas de Pintura. |
Krecord- Menu K - Aba Aplicativos - Multimídia - Editores de Áudio |
KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação. |

Professor(a), para realizar as atividades propostas, identifique o lugar em que os alunos vivem, se moram na cidade, o objeto de estudo e análise é a realidade do lugar em que vivem, mas caso morem na paisagem rural, proponha que estudem a paisagem urbana da cidade sede do seu município em que moram.
Podemos identificar diversos tipos de poluições (sonora, visual, ar, água, solo e nuclear). Nesta atividade vamos abordar os tipos mais presentes na paisagem urbana brasileira: sonora, visual, ar e água.
1. Organize com os alunos uma atividade de Estudo do Meio. Se os alunos moram na paisagem urbana, a atividade deverá ser realizada no entorno da escola que estudam. Caso os alunos morem na paisagem rural, a atividade poderá ser realizada na cidade sede do município.
2. Envie, dias antes da aula de Estudo do Meio, bilhetes para os pais ou responsáveis pelos alunos, solicitando autorização para que participem da atividade. Também informe que poderão levar itens como: água, boné, lanche, caso a atividade seja mais demorada, além do netbook para registrar as observações realizadas. Avise que deverão carregar a bateria.

Imagem: Imagem Netbook - UCA
Disponível em: http://www.metasys.com.br/images/noticias/classmate-metasys-uca.jpg
Acesso em: 02 de setembro de 2011
3. Então, chegou a data combinada! O dia da aula de Estudo do Meio. Antes de iniciar a atividade, de sair da escola, combine com os alunos as regras de convivência para que a atividade alcance os objetivos. Depois, converse sobre o que deverão observar ao longo da atividade de Estudo do Meio.
4. Peça para que os alunos levem o netbook e registrem o que for solicitado.
5. Ao longo da atividade peça para que observem:
a. O seu entorno: a organização das moradias, o movimento das pessoas e, sempre que necessário, pare para conversar sobre o que chama a atenção dos alunos;
b. Solicite que, utilizando a câmera do netbook, fotografem o que consideram que precisa melhorar no Meio Ambiente;
c. Escolha um determinado lugar e convide-os para que fiquem todos em silêncio para ouvir somente o som do lugar;
d. Solicite que, neste momento, utilizando o netbook, gravem o som;
e. Informe que as fotografias e os sons serão utilizados em atividade a ser realizada em sala de aula.

1. Em sala, peça para que os alunos revejam as fotografias tiradas durante o Estudo do Meio;
2. Peça para que observem, entre as fotografias tiradas, a que mais chamou a sua atenção, considerando o que precisa melhorar no Meio Ambiente.
3. Embaixo da fotografia escolhida escreva uma frase apresentando o que precisa melhorar e outra dizendo o que seria possível fazer para melhorar a situação.
4. Solicite aos alunos que enviem para seu email o trabalho realizado. Depois, encaminhe-os para o email dos alunos. Assim, no dia da apresentação, todos terão acesso às fotografias produzidas pelos colegas, o que possibilita acompanhar melhor as apresentações. O trabalho poderá ser feito em programa próprio para a produção de slides. No caso dos netbooks do UCA, sistema Linux, o programa é o KPresenter.
5. No dia combinado, solicite aos alunos que apresentem a fotografia e promova uma discussão sobre os problemas ambientais que foram apresentados.
Professor(a), a realização desta atividade poderá evidenciar diferentes problemas ambientais urbanos. Procure aproveitar as informações trazidas pelos alunos para ampliar a discussão sobre as situações encontradas e estabelecer uma relação com o dia a dia.

1. Em sala, peça para que os alunos façam um minuto de silêncio e que procurem ouvir outros sons. Dependendo da localização da escola, encontrar-se-ão diferentes sons. Aproveite a realidade para valorizar o que é bom e refletir sobre o que precisa melhorar com relação aos sons que circulam na escola;
2. Depois, peça para que ouçam o som gravado durante o Trabalho de Campo e que procurem identificar o que produziu tais sons. Coletivamente, organizem uma lista do que, para o grupo, provocou tais sons;
3. Converse sobre a relação existente entre os sons e a qualidade de vida da população. Se os alunos morarem na paisagem rural, estabeleça uma relação da sua vivência e o que encontrou durante o Estudo do Meio;
4. Aproveite tal discussão para conversar com o grupo sobre qual seria o melhor ambiente para estudar.
5. Solicite uma pesquisa sobre quais são as consequências do excesso de barulho - a poluição sonora - para a saúde humana.
1. Utilizando o netbook com as máquinas conectadas à internet, acesse o endereço web http://letras.terra.com.br/charrete/965108/ e ouçam a música Poluição do ar, que apresenta uma reflexão sobre a poluição do ar.
Poluição do Ar
Rafael Sales (Charrete)
Você já parou pra imaginar
o que polui o nosso ar?
Em nossa cidade
Ao nosso redor
Em todo instante você pode encontrar
A fumaça e os gases liberados pelas fabricas
E os automóveis
A queima do lixo em incineradores
Dos hospitais
Os incêndios na floresta
Na mata e na selva
Também provoca
Tudo isso é combustão
E poluição do ar
A poeira que sai do chão
Nas ruas não asfaltadas
E sem calçadão
Os gases que saem dos esgotos
Das fossas mal cuidadas
De restos de animais
E de plantas em decomposição
Tudo isso é poluição
poluição do ar
Disponível em: http://letras.terra.com.br/charrete/965108/
Acesso em: 02 de setembro de 2011.
2. Após ouvir a música, estabeleça um diálogo com os alunos, questionando-os sobre:
a. Do que trata a canção?
b. E você, já parou para imaginar o que polui o nosso ar?
c. De acordo com a canção, o que provoca a poluição do ar na cidade? Você concorda?
d. Para você, o que seria possível fazer para resolver tal problema?
e. O que você tem feito para melhorar a poluição do ar?
f. Para você, como seria uma cidade sem poluição?
Questione os alunos se na letra da canção tem alguma palavra que eles não conheçam. Depois, solicite que acessem a internet para encontrar o significado das palavras; como sugestão, ver definição no endereço web http://www.priberam.pt/dlpo/Default.aspx . Procure sistematizar as informações de maneira que os alunos compreendam o significado das palavras. Anote as dúvidas espontâneas que possam surgir e, a partir dessas dúvidas, procure estabelecer objetivos para as próximas aulas.
Professor(a), aproveite e estabeleça uma relação interdisciplinar com a Língua Portuguesa, faça a interpretação da letra da música.

1. Organize a sala em quatro grupos, cada um deverá pesquisar sobre um tipo de poluição: VISUAL, SONORA, AR e ÁGUA.
2. O trabalho poderá ser feito em sala de aula e combine o dia para realizarem as apresentações.
3. Com o netbook conectado à internet, solicite que os grupos pesquisem sobre um dos tipos de poluição acima mencionados, procurando responder as seguintes questões:
a. O que provoca a poluição?
b.Que problemas provoca no Meio Ambiente?
c. Vocês percebem tal problema no lugar em que moram?
d. Quais são as consequências para os seres humanos?
e. O que seria possível fazer para resolver tal problema?
f. O que vocês têm feito para colaborar para a solução dos problemas ambientais?
g. Pesquisem imagens para ilustrar.
4. Sugestão de sites para pesquisa:
Ambiente Brasil. Disponível em: http://www.ambientebrasil.com.br/ Acesso em: 02 de setembro de 2011
Meio Ambiente Urgente. Disponível em: http://www.biologo.com.br/meioambiente/sites.html Acesso em: 02 de setembro de 2011
Ministério do Meio Ambiente. Disponível em: http://www.mma.gov.br/sitio/ Acesso em: 02 de setembro de 2011
Acesse sites da Prefeitura e do Estado em que moram além de outras fontes que considerarem importantes.
Solicite aos alunos que enviem para seu email o trabalho realizado. Depois, encaminhe-os para o email dos alunos. Assim, no dia da apresentação, todos terão acesso aos trabalhos produzidos por outros grupos, o que possibilita acompanhar melhor as apresentações. O trabalho poderá ser feito em programa próprio para a produção de slides. No caso dos netbooks do UCA, sistema Linux, o programa é o KPresenter.
Professor(a), ao concluir as apresentações, procure sistematizar as observações realizadas evidenciando a presença de tais problemas no lugar em que os alunos vivem. Caso existam, questione-os sobre as possibilidades de solução. Posteriormente, convide os alunos para que elaborem, coletivamente, um relatório com as observações e encaminhem para os órgãos públicos competentes, como a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Lembre-os de que, de tempos em tempos, faz-se necessário verificar se tais problemas foram resolvidos. Caso negativo, é necessário lembrar aos órgãos competentes sobre a necessidade de rever a solicitação feita. Tal atividade contribui para a conquista da cidadania, uma discussão transversal que deve estar presente no espaço escolar.