Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Como ampliar o conhecimento dos alunos sobre o tema profissões? (UCA)

 

14/09/2011

Autor e Coautor(es)
Laís de Castro Agranito
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aline Rodrigues Cantalogo, Denize Donizete Campos Rizzotto, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli e Rones Aureliano de Sousa.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Artes Teatro: Teatro como apreciação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

  • Realizar hipóteses de leitura;
  • Desenvolver habilidades para a produção oral e escrita;
  • Conhecer diferentes profissões;
  • Compreender a importância do trabalho para a sociedade;
  • Entender a relevância dos estudos para seguir profissões;
  • Identificar a estrutura de um poema;
  • Tratar informações por meio da construção de gráfico;
  • Representar papéis de profissionais;
  • Conscientizar sobre a importância de valorizar e respeitar as diferentes profissões e profissionais.
Duração das atividades
Aproximadamente minutos 300 - cinco (5) aulas de 60 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

Para a realização dessa aula é necessário que os alunos tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do Classmate como:  navegar com o Mozilla Firefox, utilizar o Kword e o Webcam.  Estar inserido no processo de alfabetização e realizar tentativas de leitura e escrita.

Estratégias e recursos da aula

alunos 

Prezado professor, essa aula foi estruturada buscando contemplar atividades que possam ser trabalhadas com alunos de instituições incluídas no Programa “Um Computador por Aluno” (PROUCA) do MEC. Nesse sentido, indicamos o uso do Classmate, ou seja, o laptop que os alunos e professores receberam do Programa. Porém, ressaltamos que todas as atividades aqui propostas podem ser adaptadas e aproveitadas por professores de instituições não incluídas no PROUCA, contemplando por sua vez, as especificidades de cada escola, professor e aluno. Para isso, ao longo das atividades apresentamos possibilidades que podem ser desenvolvidas pelos docentes que não possuem este recurso em sua escola. Conte conosco para sugestões de adaptações!

 

1ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

- INTRODUZINDO O TEMA PROFISSÕES: o que você quer ser quando crescer?

- Professor, no dia 01 de maio comemora-se o dia do trabalho. Dessa forma, você poderá organizar seu planejamento para explorar com os alunos o tema profissões, para que eles compreendam melhor esse universo. Ou então, você poderá trabalhar esse conteúdo em outros dias escolares, já que se trata de um tema comum ao cotidiano da sociedade.

- Para motivar seus alunos sobre o tema, inicie sua aula organizando-os em uma roda de conversa. Depois, dialogue com eles contando-lhes que no dia 1 de maio é comemorado o dia do trabalho. Investigue seus conhecimentos prévios sobre o tema questionando-os:

 

  • O que é trabalho?
  • Para que as pessoas trabalham?
  • Quem trabalha em sua casa?
  • Você conhece alguém que não trabalha, ou seja, que está desempregado?
  • Quais profissões vocês conhecem?
  • Será que estudar também é uma forma de trabalho?
  • Qual será a importância de existir diferentes profissões?

 

- Deixe que os alunos conversem uns com os outros e exponham suas opiniões.

- Depois,explore, solicite que utilizem seus laptops e acessem através do Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet) o sítio http://www.smartkids.com.br/desenhos-animados/profissoes.html. Eles irão ver uma história em slides onde três crianças conversam sobre o que querem ser quando crescerem. Para tanto, solicite que os alunos realizem a leitura da história individualmente e depois proponha a leitura coletiva.

video prof smart

Fonte: http://www.smartkids.com.br/desenhos-animados/profissoes.html

 

- Você também poderá levá-los ao laboratório de informática de sua escola ou então projetar a história em slides utilizando um projetor multimídia. Lembre-se de refletir com os alunos sobre o valor de cada profissão para a sociedade, e a importância dos estudos para se alcançar a profissão almejada.

- Em seguida, converse com eles perguntando-lhes: E você o que quer ser quando crescer? Você sabe o que esse profissional faz? Deixe que todos exponham suas opiniões.

menino pesquisa

- Posteriormente, proponha que cada aluno utilize seu laptop e pesquise na internet através do Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet), as funções exercidas pelo profissional que ele disse querer ser quando crescer. Peça que leiam para os colegas o que encontraram.

- Depois que os alunos compreenderem melhor as funções de alguns profissionais, você poderá reproduzir o jogo das sílabas abaixo para cada aluno. Assim, eles poderão colorir exercitando sua coordenação motora, conhecer algumas profissões e ainda realizar hipóteses de leitura compreendendo o conceito de sílaba.

jogo silaba prof 

Fonte: http://fliver5.blogspot.com/2010/11/jogo-das-silabas-profissoes.html

 

2ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

- POEMA E PROFISSÕES... dialogando com esse gênero textual

- Nesta atividade você poderá trabalhar as funções de algumas profissões e ainda o gênero textual poema.

- Motive seus alunos solicitando que acessem através de seus laptops o sítio http://www.youtube.com/watch?v=cqV2OpmCCa4 e assistam ao vídeo musical A nossa turma [05] Profissões”. Para tanto, eles deverão utilizar o Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet). Esse vídeo explora algumas profissões e suas respectivas funções.

nossa turma

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=cqV2OpmCCa4

 

- Depois de motivá-los peça para eles acessarem o sítio http://peregrinacultural.wordpress.com/2008/07/16/as-profissoes-poema-infantil-de-nelson-nunes-da-costa/ através de seus laptops utilizando o Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet) e realizem a leitura individual do poema AS PROFISSÕES” de Nelson Costa. Se preferir você poderá reproduzir o poema para cada aluno. Veja a seguir:

 

poema 

Fonte: http://peregrinacultural.wordpress.com/2008/07/16/as-profissoes-poema-infantil-de-nelson-nunes-da-costa/

 

AS PROFISSÕES

Nelson Costa

– Sou lavrador — cavo a terra

para depois semear.

 

 – Eu, pescador, passo a vida

na canoa sobre o mar.

 

– Mitigo as dores da vida

sou solícita enfermeira.

 

– Eu sou  mecânico perito,

não sei de melhor carreira.

 

– Operário, desde cedo,

que começa o meu labor.

 

– Nos incêndios, o bombeiro,

revela o grande valor.

 

– Eu sou médico excelente,

tenho curas assombrosas. 

– Na cozinha, ao fogo ardente,

faço comidas gostosas.

 

– Comerciante zeloso,

não me afasto do balcão.

 

– Eu sou modista afamada,

pois coso com perfeição

 

– Sacerdote caridoso,

 eu trabalho pela cruz.

 

– Aprendiz de carpinteiro,

eu sou o que foi Jesus.

 

Toda profissão é nobre

exercida com carinho,

 Só o homem preguiçoso

acha o trabalho mesquinho.

   - Depois de realizar a leitura com os alunos dialogue com eles sobre o que compreenderam do poema. Aproveite para explorar este gênero textual abordando itens como:

 

  • Quais são as características de um poema?
  • Para que ele serve?
  • Dentre outros.

 menina lapis

REGISTRANDO

- Em seguida proponha uma atividade de registro explorando o poema. Sugerimos a seguinte:

 

POEMA “PROFISSÕES” – NELSON COSTA

Após a leitura do texto responda:

1) O texto lido trata-se de:

(   ) história literária                       (   ) poema                      (   ) anúncio

 

2) O poema fala sobre o tema:

(   ) esportes                            (   ) profissões                      (   ) amizade

  

3) De acordo com o poema o lavrador:

(   ) constrói casas                                                      (   ) semeia a terra

 

4) Para você o significado da palavra COSO é:

(   ) costuro                                                     (   ) cozinho

 

5) O poema retrata os profissionais abaixo, exceto:

(   ) pescador                                                  (   ) lavrador

(   ) enfermeira                                               (   ) cozinheira

(   ) sacerdote                                                 (   ) modista

(   ) médico                                                     (   ) professor

 

6) Procure no dicionário e escreva abaixo, o significado da palavra MITIGO.

__________________________________________________________________

 

 

menino tarefa 

Oriente seus alunos a levarem os laptops para casa e realizarem uma pesquisa com seus familiares, investigando a profissão que eles exercem e suas respectivas funções.

- Envie o questionário via e-mail para seus alunos aplicarem com seus familiares, salvando-o em um arquivo em seu computador. Para tanto, utilize o Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet).

- Peça para que eles  digitem as respostas da entrevista utilizando o KWord (metasys>aplicativos>ferramentas de produtividade>suíte de escritório>processador de textos).

 - Se preferir você poderá entregar o questionário impresso para cada aluno realizar com seus familiares. Como no exemplo abaixo:

  

Entrevista com familiares

Nome do entrevistado:________________________________

  1. Quantos anos você tem?
  2. Qual é o seu grau de formação?
  3. Você trabalha? Onde?
  4. Qual é a sua profissão?
  5. Há quanto tempo você a exerce?
  6. Quais funções você desempenha na sua profissão?
  7. Você já ficou ou está desempregado? Como se sente ou sentiu nesta situação?
  8. Para você qual é a importância do trabalho?
  9. Em sua opinião, é importante estudar para conseguir emprego?
  10. Se você pudesse escolher outra profissão, qual escolheria?

 

 

3ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

- SOCIALIZANDO DESCOBERTAS... organizando  informações

- Nesta atividade os alunos irão socializar os resultados da pesquisa que realizaram com seus familiares, sobre as profissões desempenhadas por eles. Para tanto,  poderão ficar em roda e levar seus laptops como apoio para consultarem os dados obtidos na pesquisa.

- Se preferir poderão socializar os dados em seus lugares, falando um de cada vez.

- Registre as profissões que os alunos forem falando na lousa, provavelmente vão aparecer profissões repetidas. Registre a quantidade de vezes que cada profissão foi citada pelos alunos, fazendo um risco com giz na frente do nome da profissão citada.

- Registre também a quantidade de pessoas desempregadas e empregadas citadas nas entrevistas para fazer outro gráfico.

 

TRATANDO INFORMAÇÕES... organizando gráficos

- A partir dessas informações proponha aos alunos a construção de gráficos, representando a quantidade de pessoas empregadas e desempregadas existentes, bem como a quantidade de profissionais de cada área apresentada. Os auxilie nesse processo.

- Para a construção dos gráficos os alunos poderão utilizar o KWord (metasys>aplicativos>ferramentas de produtividade>suíte de escritório>processador de textos). Como no exemplo abaixo: 

 

Grafico 1- profissões

 

Grafico 2- profissões

  

- Os alunos poderão criar os gráficos no caderno ou você poderá imprimir a tabela e eles colorirem de acordo com a quantidade, ou seja, com os dados obtidos.

menina lapis

- Você ainda poderá propor uma problematoteca a partir dos dados do gráfico. Como por exemplo:

 

  1. Quais profissionais verificamos na pesquisa?
  2. Qual profissional tem em maior quantidade? Quantos são?
  3. Qual profissional tem em menor quantidade? Quantos são?
  4. Quais profissionais aparecem na mesma quantidade? Quantos são?

 

- Para finalizar esse momento, escreva o nome de diferentes profissões em tiras de papel, sendo uma profissão por aluno. Depois sorteie uma profissão para cada um pesquisar em casa e se caracterizar para a próxima aula, para representar esse profissional.

menino tarefa 

- Professor, solicite que seus alunos levem os laptops para casa e pesquisem juntamente a seus familiares a respeito da profissão que ele foi sorteado em sala. Exemplo: o aluno que foi sorteado com a profissão mecânico deverá pesquisar sobre o que um mecânico faz, onde ele trabalha, que materiais ele usa.

- Depois ele deverá selecionar uma roupa ou objetos para representar esse profissional na próxima aula, socializando com a turma suas descobertas.

 

4ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

- PROFISSÕES EM CENA... Brincando de trabalhar

-.Professor, nesta aula os alunos deverão vir caracterizados para representar o profissional que ele pesquisou em casa. Dessa forma, organize as mesas das crianças em círculo ou em U, para facilitar a movimentação em sala de aula.

- Cada criança deverá representar seu profissional contando um pouco de suas funções. Por exemplo: Eu sou veterinário, eu sou um médico de animais, quando eles se sentem mal ou adoecem seus donos me procuram para cuidar deles.

menina fimando 

- Oriente os alunos a fotografarem ou filmarem a apresentação, utilizando a Webcam que está localizada na área de trabalho de seus laptops.

- Depois que todos encenarem, oriente-os a produzirem um texto descrevendo o profissional que representou e suas funções, bem como relatando sua opinião sobre a experiência vivenciada de encenar esse profissional.

- Os alunos poderão produzir os textos no caderno ou utilizando seus laptops através do KWord (metasys>aplicativos>ferramentas de produtividade>suíte de escritório>processador de textos).

- É importante que você realize a reescrita do texto com os alunos para que eles possam confrontar suas hipóteses de escrita e evoluir no processo de alfabetização.

 

5ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

- JOGANDO COM AS PROFISSÕES

 - Professor, para finalizar o trabalho sobre as profissões, oriente os alunos a acessarem os jogos abaixo, utilizando seus laptops através do Mozilla Firefox(metasys> favoritos>navegador de internet). Eles irão abordar o tema, de forma divertida e lúdica.

 

Jogo 1: Quiz sobre as profissões (perguntas com alternativas)

 quiz

http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/profissoes-quiz.html

 

Jogo 2: Procurar informações sobre as profissões e ler

 jogo 2 prof

http://www.tvratimbum.com.br/secoes/jogos/?id=32

 

Jogo 3: Memória sobre as profissões para imprimir

 memória prof

http://www.smartkids.com.br/passatempos/profissoes-memoria.html

  

Cruzadinhas, caça-palavras e enigma sobre as profissões para imprimir:

caça palavra prof

http://www.smartkids.com.br/passatempos/profissoes-caca-palavras-02.html

 

cruzadinha 1 prof

http://www.smartkids.com.br/passatempos/profissoes-cruzadinha-01.html

 

cruza 2 prof

http://www.smartkids.com.br/passatempos/profissoes-cruzadinha-02.html

 

enigma prof

http://www.smartkids.com.br/passatempos/profissoes-enigma.html

 

 - Após realizar os jogos com as crianças organize-as em roda de conversa e questione-as sobre o que elas acharam  dos jogos, qual deles elas mais gostaram, dentre outros.

Recursos Complementares

 

Professor para enriquecer, consulte a aula do professor Rones:  “Como relacionar estudo e trabalho e qual é o trabalho que as crianças devem executar? – UCA” http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=34673 ele desenvolve uma proposta dentro de uma abordagem filosófica.

http://www.youtube.com/watch?v=vaoZHL25mY4&feature=related

http://guida.querido.net/jogos/forca/profiss.htm

http://www.suapesquisa.com/profissoes/

Avaliação

 

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. Observe a participação e envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, analise se os mesmos construíram conhecimentos sobre as profissões identificando diferentes funções desempenhadas pelos profissionais, valorizando e respeitando as diversas profissões existentes na sociedade e compreendendo o estudo como forma de acesso no mercado de trabalho. Analise também a participação dos alunos na apresentação, verificando se conseguiram caracterizar bem o profissional representado e se produziram textos coerentes, se aproximando cada vez mais da escrita alfabética. Verifique se foram capazes de interpretar informações e resolver situações-problema a partir dos gráficos construídos.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Selma , CCVER , Minas Gerais - disse:
    shellmminha@hotmail.com

    14/09/2013

    Cinco estrelas

    Excelente aula, vocês capricharam. Obrigada pela maravilhosa contribuição. Certamente que isso auxiliará em muito nas vidas de quem aqui se basear o seu ensino. Obrigada.


  • erica veronica, educandario monteiro lobato , Pernambuco - disse:
    ericavjequiti@hotmail.com

    26/04/2013

    Cinco estrelas

    amei era oque estava procurando. obrigada


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.