14/09/2011
Aline Rodrigues Cantalogo, Denize Donizete Campos Rizzotto, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli e Rones Aureliano de Sousa.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Teatro: Teatro como apreciação |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Para a realização dessa aula é necessário que os alunos tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do Classmate como: navegar com o Mozilla Firefox, utilizar o Kword e o Webcam. Estar inserido no processo de alfabetização e realizar tentativas de leitura e escrita.
Prezado professor, essa aula foi estruturada buscando contemplar atividades que possam ser trabalhadas com alunos de instituições incluídas no Programa “Um Computador por Aluno” (PROUCA) do MEC. Nesse sentido, indicamos o uso do Classmate, ou seja, o laptop que os alunos e professores receberam do Programa. Porém, ressaltamos que todas as atividades aqui propostas podem ser adaptadas e aproveitadas por professores de instituições não incluídas no PROUCA, contemplando por sua vez, as especificidades de cada escola, professor e aluno. Para isso, ao longo das atividades apresentamos possibilidades que podem ser desenvolvidas pelos docentes que não possuem este recurso em sua escola. Conte conosco para sugestões de adaptações!
1ª Atividade – aproximadamente 60 minutos
- INTRODUZINDO O TEMA PROFISSÕES: o que você quer ser quando crescer?
- Professor, no dia 01 de maio comemora-se o dia do trabalho. Dessa forma, você poderá organizar seu planejamento para explorar com os alunos o tema profissões, para que eles compreendam melhor esse universo. Ou então, você poderá trabalhar esse conteúdo em outros dias escolares, já que se trata de um tema comum ao cotidiano da sociedade.
- Para motivar seus alunos sobre o tema, inicie sua aula organizando-os em uma roda de conversa. Depois, dialogue com eles contando-lhes que no dia 1 de maio é comemorado o dia do trabalho. Investigue seus conhecimentos prévios sobre o tema questionando-os:
- Deixe que os alunos conversem uns com os outros e exponham suas opiniões.
- Depois,explore, solicite que utilizem seus laptops e acessem através do Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet) o sítio http://www.smartkids.com.br/desenhos-animados/profissoes.html. Eles irão ver uma história em slides onde três crianças conversam sobre o que querem ser quando crescerem. Para tanto, solicite que os alunos realizem a leitura da história individualmente e depois proponha a leitura coletiva.
Fonte: http://www.smartkids.com.br/desenhos-animados/profissoes.html
- Você também poderá levá-los ao laboratório de informática de sua escola ou então projetar a história em slides utilizando um projetor multimídia. Lembre-se de refletir com os alunos sobre o valor de cada profissão para a sociedade, e a importância dos estudos para se alcançar a profissão almejada.
- Em seguida, converse com eles perguntando-lhes: E você o que quer ser quando crescer? Você sabe o que esse profissional faz? Deixe que todos exponham suas opiniões.
- Posteriormente, proponha que cada aluno utilize seu laptop e pesquise na internet através do Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet), as funções exercidas pelo profissional que ele disse querer ser quando crescer. Peça que leiam para os colegas o que encontraram.
- Depois que os alunos compreenderem melhor as funções de alguns profissionais, você poderá reproduzir o jogo das sílabas abaixo para cada aluno. Assim, eles poderão colorir exercitando sua coordenação motora, conhecer algumas profissões e ainda realizar hipóteses de leitura compreendendo o conceito de sílaba.
Fonte: http://fliver5.blogspot.com/2010/11/jogo-das-silabas-profissoes.html
2ª Atividade – aproximadamente 60 minutos
- POEMA E PROFISSÕES... dialogando com esse gênero textual
- Nesta atividade você poderá trabalhar as funções de algumas profissões e ainda o gênero textual poema.
- Motive seus alunos solicitando que acessem através de seus laptops o sítio http://www.youtube.com/watch?v=cqV2OpmCCa4 e assistam ao vídeo musical “A nossa turma [05] Profissões”. Para tanto, eles deverão utilizar o Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet). Esse vídeo explora algumas profissões e suas respectivas funções.
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=cqV2OpmCCa4
- Depois de motivá-los peça para eles acessarem o sítio http://peregrinacultural.wordpress.com/2008/07/16/as-profissoes-poema-infantil-de-nelson-nunes-da-costa/ através de seus laptops utilizando o Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet) e realizem a leitura individual do poema “AS PROFISSÕES” de Nelson Costa. Se preferir você poderá reproduzir o poema para cada aluno. Veja a seguir:
AS PROFISSÕES Nelson Costa |
|
– Sou lavrador — cavo a terra para depois semear.
– Eu, pescador, passo a vida na canoa sobre o mar.
– Mitigo as dores da vida sou solícita enfermeira.
– Eu sou mecânico perito, não sei de melhor carreira.
– Operário, desde cedo, que começa o meu labor.
– Nos incêndios, o bombeiro, revela o grande valor.
– Eu sou médico excelente, tenho curas assombrosas. |
– Na cozinha, ao fogo ardente, faço comidas gostosas.
– Comerciante zeloso, não me afasto do balcão.
– Eu sou modista afamada, pois coso com perfeição
– Sacerdote caridoso, eu trabalho pela cruz.
– Aprendiz de carpinteiro, eu sou o que foi Jesus.
Toda profissão é nobre exercida com carinho, Só o homem preguiçoso acha o trabalho mesquinho. |
- Depois de realizar a leitura com os alunos dialogue com eles sobre o que compreenderam do poema. Aproveite para explorar este gênero textual abordando itens como:
REGISTRANDO
- Em seguida proponha uma atividade de registro explorando o poema. Sugerimos a seguinte:
POEMA “PROFISSÕES” – NELSON COSTA Após a leitura do texto responda: 1) O texto lido trata-se de: ( ) história literária ( ) poema ( ) anúncio
2) O poema fala sobre o tema: ( ) esportes ( ) profissões ( ) amizade
3) De acordo com o poema o lavrador: ( ) constrói casas ( ) semeia a terra
4) Para você o significado da palavra COSO é: ( ) costuro ( ) cozinho
5) O poema retrata os profissionais abaixo, exceto: ( ) pescador ( ) lavrador ( ) enfermeira ( ) cozinheira ( ) sacerdote ( ) modista ( ) médico ( ) professor
6) Procure no dicionário e escreva abaixo, o significado da palavra MITIGO. __________________________________________________________________
|
Oriente seus alunos a levarem os laptops para casa e realizarem uma pesquisa com seus familiares, investigando a profissão que eles exercem e suas respectivas funções.
- Envie o questionário via e-mail para seus alunos aplicarem com seus familiares, salvando-o em um arquivo em seu computador. Para tanto, utilize o Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet).
- Peça para que eles digitem as respostas da entrevista utilizando o KWord (metasys>aplicativos>ferramentas de produtividade>suíte de escritório>processador de textos).
- Se preferir você poderá entregar o questionário impresso para cada aluno realizar com seus familiares. Como no exemplo abaixo:
Entrevista com familiares Nome do entrevistado:________________________________
|
3ª Atividade – aproximadamente 60 minutos
- SOCIALIZANDO DESCOBERTAS... organizando informações
- Nesta atividade os alunos irão socializar os resultados da pesquisa que realizaram com seus familiares, sobre as profissões desempenhadas por eles. Para tanto, poderão ficar em roda e levar seus laptops como apoio para consultarem os dados obtidos na pesquisa.
- Se preferir poderão socializar os dados em seus lugares, falando um de cada vez.
- Registre as profissões que os alunos forem falando na lousa, provavelmente vão aparecer profissões repetidas. Registre a quantidade de vezes que cada profissão foi citada pelos alunos, fazendo um risco com giz na frente do nome da profissão citada.
- Registre também a quantidade de pessoas desempregadas e empregadas citadas nas entrevistas para fazer outro gráfico.
TRATANDO INFORMAÇÕES... organizando gráficos
- A partir dessas informações proponha aos alunos a construção de gráficos, representando a quantidade de pessoas empregadas e desempregadas existentes, bem como a quantidade de profissionais de cada área apresentada. Os auxilie nesse processo.
- Para a construção dos gráficos os alunos poderão utilizar o KWord (metasys>aplicativos>ferramentas de produtividade>suíte de escritório>processador de textos). Como no exemplo abaixo:
- Os alunos poderão criar os gráficos no caderno ou você poderá imprimir a tabela e eles colorirem de acordo com a quantidade, ou seja, com os dados obtidos.
- Você ainda poderá propor uma problematoteca a partir dos dados do gráfico. Como por exemplo:
- Para finalizar esse momento, escreva o nome de diferentes profissões em tiras de papel, sendo uma profissão por aluno. Depois sorteie uma profissão para cada um pesquisar em casa e se caracterizar para a próxima aula, para representar esse profissional.
- Professor, solicite que seus alunos levem os laptops para casa e pesquisem juntamente a seus familiares a respeito da profissão que ele foi sorteado em sala. Exemplo: o aluno que foi sorteado com a profissão mecânico deverá pesquisar sobre o que um mecânico faz, onde ele trabalha, que materiais ele usa.
- Depois ele deverá selecionar uma roupa ou objetos para representar esse profissional na próxima aula, socializando com a turma suas descobertas.
4ª Atividade – aproximadamente 60 minutos
- PROFISSÕES EM CENA... Brincando de trabalhar
-.Professor, nesta aula os alunos deverão vir caracterizados para representar o profissional que ele pesquisou em casa. Dessa forma, organize as mesas das crianças em círculo ou em U, para facilitar a movimentação em sala de aula.
- Cada criança deverá representar seu profissional contando um pouco de suas funções. Por exemplo: Eu sou veterinário, eu sou um médico de animais, quando eles se sentem mal ou adoecem seus donos me procuram para cuidar deles.
- Oriente os alunos a fotografarem ou filmarem a apresentação, utilizando a Webcam que está localizada na área de trabalho de seus laptops.
- Depois que todos encenarem, oriente-os a produzirem um texto descrevendo o profissional que representou e suas funções, bem como relatando sua opinião sobre a experiência vivenciada de encenar esse profissional.
- Os alunos poderão produzir os textos no caderno ou utilizando seus laptops através do KWord (metasys>aplicativos>ferramentas de produtividade>suíte de escritório>processador de textos).
- É importante que você realize a reescrita do texto com os alunos para que eles possam confrontar suas hipóteses de escrita e evoluir no processo de alfabetização.
5ª Atividade – aproximadamente 60 minutos
- JOGANDO COM AS PROFISSÕES
- Professor, para finalizar o trabalho sobre as profissões, oriente os alunos a acessarem os jogos abaixo, utilizando seus laptops através do Mozilla Firefox(metasys> favoritos>navegador de internet). Eles irão abordar o tema, de forma divertida e lúdica.
Jogo 1: Quiz sobre as profissões (perguntas com alternativas)
http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/profissoes-quiz.html
Jogo 2: Procurar informações sobre as profissões e ler
http://www.tvratimbum.com.br/secoes/jogos/?id=32
Jogo 3: Memória sobre as profissões para imprimir
http://www.smartkids.com.br/passatempos/profissoes-memoria.html
Cruzadinhas, caça-palavras e enigma sobre as profissões para imprimir:
http://www.smartkids.com.br/passatempos/profissoes-caca-palavras-02.html
http://www.smartkids.com.br/passatempos/profissoes-cruzadinha-01.html
http://www.smartkids.com.br/passatempos/profissoes-cruzadinha-02.html
http://www.smartkids.com.br/passatempos/profissoes-enigma.html
- Após realizar os jogos com as crianças organize-as em roda de conversa e questione-as sobre o que elas acharam dos jogos, qual deles elas mais gostaram, dentre outros.
Professor para enriquecer, consulte a aula do professor Rones: “Como relacionar estudo e trabalho e qual é o trabalho que as crianças devem executar? – UCA” http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=34673 ele desenvolve uma proposta dentro de uma abordagem filosófica.
http://www.youtube.com/watch?v=vaoZHL25mY4&feature=related
Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. Observe a participação e envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, analise se os mesmos construíram conhecimentos sobre as profissões identificando diferentes funções desempenhadas pelos profissionais, valorizando e respeitando as diversas profissões existentes na sociedade e compreendendo o estudo como forma de acesso no mercado de trabalho. Analise também a participação dos alunos na apresentação, verificando se conseguiram caracterizar bem o profissional representado e se produziram textos coerentes, se aproximando cada vez mais da escrita alfabética. Verifique se foram capazes de interpretar informações e resolver situações-problema a partir dos gráficos construídos.
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
14/09/2013
Cinco estrelasExcelente aula, vocês capricharam. Obrigada pela maravilhosa contribuição. Certamente que isso auxiliará em muito nas vidas de quem aqui se basear o seu ensino. Obrigada.
26/04/2013
Cinco estrelasamei era oque estava procurando. obrigada