Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Mudanças no sistema produtivo: do artesanato à formação das fábricas no século XVIII - UCA

 

23/09/2011

Autor e Coautor(es)
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Ensino Fundamental Final História Relações de trabalho
Ensino Fundamental Final História Relações sociais, a natureza e a terra
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar as principais mudanças ocorridas no processo de produção na Europa, no século XVIII;
  • Comparar o artesanato, a manufatura e a maquinofatura apontando as principais características de cada sistema produtivo.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá conhecer: o trabalho e as relações produtivas na Europa Medieval , a crise do feudalismo e a formação do capitalismo.

Estratégias e recursos da aula

UCA

Professor, para o desenvolvimento das atividades desta aula, os alunos devem ter acesso ao netbook do projeto UCA (Um computador por aluno) e à internet.

Observação: devido ao pequeno espaço na memória dos netbooks, é importante que cada aluno tenha sempre em mãos um pendrive para salvar os seus trabalhos.

 

Abaixo, a discriminação dos softwares utilizados e as especificações para executá-los no sistema Linux do netbook-UCA:

KWord- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

WxCam - Menu K Aba Aplicativos - Multimídia; O Aplicativo “Visualizador de Imagens” abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em memória externa, como por exemplo, um pendrive.

Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KolourPaint - Menu K - Aplicativos - Aplicações Gráficas - Ferramentas de Pintura.

Amarok- Tocador de Música – Metasys- Aplicativos- Multimídia – Tocador de Músicas

Krecord- Menu K Aba Aplicativos Multimídia Editores de Áudio

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação

Para entender melhor o uso de alguns aplicativos do Linux, consulte:  http://www.slideshare.net/MOISESSGA/apresentao-formao-projeto-uca

 

Atividade

I- SISTEMA ARTESANAL

 

Professor, para compreensão das mudanças no modo de produção no século XVIII o aluno deverá conhecer as principais formas de produção: Artesanato, Manufatura e Maquinofatura. Nesta atividade será apresentado o artesanato que foi à forma de produção característica da Baixa Idade Média, durante o renascimento urbano e comercial, sendo representado por uma produção de caráter familiar, na qual o produtor (artesão) possuía os meios de produção (era o proprietário da oficina e das ferramentas) e trabalhava com a família em sua própria casa, realizando todas as etapas da produção, desde o preparo da matéria-prima, até o acabamento final, ou seja, não havia divisão do trabalho ou especialização.

 

TEXTO 1: ARTESANATO

Artesão

Artesão é a pessoa que faz a mão objetos de uso frequente na comunidade. Seu aparecimento foi resultado de pressão e da necessidade sobre a inteligência aliada ao poder de inovar, possibilitando também ligar o passado ao presente, mediante a linguagem; possibilitou às gerações mais novas receber das mais velhas suas técnicas e demais experiências acumuladas.

Perspectiva histórica do artesanato

O regime de trabalho que reúne as diferentes técnicas manuais de produção só recentemente ganhou nome, embora a história assinale a presença de objetos feitos a mão em todas as épocas e nas mais variadas culturas. A atividade artesanal é muito antiga (...).

O conceito de artesanato

Inicialmente o que caracteriza o artesanato é a transformação da matéria-prima em objetos úteis, quem realiza esta atividade denomina-se artesão, este reproduz objetos que chegaram até ele através da tradição familiar ou cria novos de acordo com suas necessidades.

Texto disponível na integra em: http://www.eba.ufmg.br/alunos/kurtnavigator/arteartesanato/artesanato.html  . Acesso em 6 de setembro de 2011

 

TEXTO 2:  As Corporações, os Artesãos e o Trabalho

(...). O progresso das cidades e o uso do dinheiro possibilitaram aos artesãos abandonar o trabalho servil na agricultura e viver o seu ofício, não mais para satisfazer suas necessidades apenas, mas para atender à demanda. Portanto o crescimento do comércio justificava-se, também, pela existência do artesanato enquanto profissão isolada, já que, até aquela época, na economia do mundo pré-moderno, a produção era limitada, e o próprio consumo dava-se dentro dos limites das necessidades físicas do ser humano.

À medida que os servos foram-se emancipando, organizaram o trabalho urbano, tornando-se padeiros, sapateiros, tecelões etc. Essas especialidades eram agrupadas em corporações de ofícios ou guildas, associações profissionais de defesa mútua, destinadas a proteger seus interesses e lutar contra a aristocracia, preservando o monopólio do trabalho de cada gênero na cidade. Também os comerciantes e mercadores, frente às restrições feudais, uniram-se em corporações ou ligas, com o objetivo de controlar o mercado.

O trabalho artesanal dessa época caracterizou-se por um aspecto lúdico, na medida em que nele não se obedecia a nenhum critério anterior, além da fabricação do produto e dos processos de sua criação. O artesão era livre para organizar seu trabalho quanto a plano, começo, forma, técnica e tempo. Ao trabalhar, aprendia e desenvolvia seu modo de viver (Albornoz, 1988). Importante é observar-se que "na história do ocidente, o artesanato, especialmente em seu desenvolvimento durante os séculos XIII e XIV, constitui-se um clímax da evolução do trabalho criador" (Fromm, 1970, p.177). O trabalho artesanal não era apenas uma atividade útil, trazia em si, além disso, uma profunda satisfação, pois, em sua realização, os artífices aperfeiçoavam sua capacidade.

A unidade industrial típica do final da Idade Média era uma pequena oficina, tendo um mestre como empregador em pequena escala, trabalhando lado a lado com seus ajudantes. Existiam dois tipos de ajudantes ou jornaleiros. Os aprendizes eram jovens que viviam e trabalhavam com o artesão principal. A extensão do aprendizado variava de acordo com o ramo, e podia levar de dois a sete anos. Tornar-se aprendiz era um passo sério. Representava um acordo entre o jovem, seus pais e o mestre artesão, segundo o qual, em troca de um pequeno pagamento (em alimento ou dinheiro) e a promessa de ser trabalhador e obediente, o jovem era iniciado na arte, morando com o mestre durante o aprendizado. Alguns imigrantes europeus no Brasil, durante os séculos XVIII e XIX, ainda adotavam essa prática. (...)

Texto disponível na integra em: http://www.eps.ufsc.br/teses98/ester/cap2a.html  Acesso em 06 de setembro de 2011

ROTEIRO DA ATIVIDADE:

1- Peça aos alunos que acessem os links  acima para leitura dos textos na íntegra.

2- Após uma leitura atenta dos textos, os alunos devem criar, no KWord, uma síntese com as principais informações do que eles entenderam sobre o sistema Artesanal.

3-  Em seguida, o professor deve orientar os alunos a socializarem essas primeiras informações, apontando alguns deles para a leitura e comentários sobre as suas anotações.

4 - Ainda, no KWord,  sugira aos alunos que, em duplas, listem as características do Artesanato encontradas durante a leitura dos textos, seguindo o roteiro abaixo:

Data de surgimento:

Donos dos meios de produção:

Desempenham suas atividades, geralmente em:

Conhecimento sobre as etapas da produção:

Objetivo da produção:

Quantidade de produção:

 5- Escolha alguns alunos para socializarem as suas respostas.

6 -  Trabalhando com imagens:

 

1.artesão2. artesão 2

Imagens disponíveis em: http://renascimentocomercialeurbano.blogspot.com/2009/09/as-corporacoes.html  

Acesso em 06 de setembro de 2011

 

3. artesanato3

Disponível em: http://www.mundodastribos.com/curso-de-artesanato-gratis.html

Acesso em 06 de setembro de 2011

 

4. artesanato4

Disponível em: http://www.sebrae.com.br/uf/bahia/setores-de-atuacao/artesanato/artesanato-bahia

Acesso em 06 de setembro de 2011

Professor, sugira aos alunos que acessem os links das imagens acima para visualizá-las em seu netbook.

7- Proponha aos alunos que, em trios, respondam o roteiro abaixo, utilizando o KWord para a elaboração das respostas:

a) A que atividade os personagens representados nas imagens se dedicam?

b) Que elementos das imagens permitem identificar o trabalho desses personagens?

c) Em sua opinião, a atividade em questão foi importante só no passado comercial?

d) Relacione algumas diferenças e semelhanças entre as imagens.

e) Crie um título criativo para cada imagem.

8- Ao final, todos os trios deverão socializar suas respostas.

9- "Em grande parte dos estados brasileiros, o artesanato valoriza a identidade cultural das comunidades, gera emprego, fixa o artesão em seu local de origem e promove a melhoria da qualidade de vida, além de contribuir para o desenvolvimento local. O número de artesãos constitui um contingente significativo de trabalhadores do mercado informal." (Disponível em: http://www.sebrae.com.br/uf/bahia/setores-de-atuacao/artesanato/artesanato-bahia  Acesso em 06 de setembro de 2011) . Partindo desta afirmativa, peça aos alunos que, em grupos de quatro integrantes, criem no KPresenter uma apresentação sobre a importância do artesanato em nosso país.

10- Todos os grupos deverão socializar suas apresentações com todos da turma.

 

II- ARTESANTO E CORPORAÇÕES DE OFÍCIO

Professor, nesta atividade os alunos compreenderam através do texto e vídeo abaixo que os artesãos no século XV se organizavam em corporações de ofícios. As principais funções das corporações era controlar a produção juntamente com a qualidade dos produtos comercializados nas cidades, garantir o monopólio das atividades profissionais, proteger os interesses e assegurar os privilégios dos que estavam no topo da organização do trabalho: os mestres.

TEXTO: Corporações da Idade Média

"As corporações têm origem na Europa no século XV, num período que pode ser considerado o período áureo do artesanato, devido ao grande desenvolvimento que estava havendo em todas as atividades produtivas (mecanização, fábricas, construção de pontes, estradas e canais, intensificação do tráfico marinho, e etc.). Havia muitos centros urbanos (Veneza, Milão, Florença...) com feiras e mercados intensos, onde os artesões vendiam os artigos fabricados em família."

Texto disponível na íntegra em: http://www.eba.ufmg.br/alunos/kurtnavigator/arteartesanato/corporacoes.html

Acesso em 06 de setembro de 2011

video

corporações

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=gmfOFLxwciQ

Acesso em 06 de setembro de 2011

ROTEIRO DA ATIVIDADE:

1- Peça aos alunos que acessem os links  acima para leitura do texto na íntegra e visualização do vídeo.

2- Sugira aos alunos que respondam, no KWord, algumas questões sobre o texto e o  vídeo acima:

a) Quando surgiram as corporações de ofícios?

b) O que eram as corporações?

c) Quais as funções das corporações de ofício?

d) Explique quem eram os mestres, os aprendizes, os jornaleiros e quais eram as sua funções na produção artesanal.

e) Qual a importância das corporações de ofícios para o surgimento da sociedade capitalista.

3- Escolha algumas respostas dos alunos,  referentes às questões acima, para serem socializadas com toda a turma.

4- Proponha aos alunos que, em grupos de quatro integrantes, façam uma entrevista com algum artesão de sua cidade, utilizando a  WxCam  do netbook e seguindo o roteiro abaixo:

a) Nome completo:

b) Idade:

c) Naturalidade:

d) Há quanto tempo trabalha nesta atividade:

e) Como aprendeu este ofício:

f) Você ensina seu ofício a alguém:

g) Como é a sua rotina de trabalho:

h) Você faz parte de alguma associação de artesão? Qual?

i) Pra você, qual a importância do seu trabalho em meio a tantas inovações tecnológicas?

5- Os grupos deverão socializar suas entrevistas com todos da turma.

 

pesquisa

6- Utilizando o computador e a internet, os alunos, em trios, devem acessar links abaixo que trazem informações sobre Jovem Aprendiz:

http://meuprimeiroemprego.wordpress.com/jovem-aprendiz/

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L10097.htm

7- Após uma leitura atenta das informações contidas nos links acima, os alunos devem organizar, no KWord, um  pequeno texto respondendo as seguintes questões: Atualmente, o que é ser um jovem aprendiz? Existe alguma relação com o sentido de ser um jovem aprendiz no passado com o sentido atual?

8- Todos os alunos deverão socializar seus textos com todos da turma.

III - DO ARTESANATO À MAQUINOFATURA

Professor, nesta atividade o aluno poderá caracterizar três formas principais de transformação de matérias-primas: o artesanato, a manufatura e a maquinofatura.

TEXTO 1: Do artesanato à maquinofatura: os primórdios do consumismo

(...). Na produção artesanal, havia os mestres ofício, que eram os donos das oficinas e dos instrumentos. Com eles trabalhavam os aprendizes, homens livres que dependiam do mestre para trabalhar e aprender o ofício, e jornaleiros, homens que trabalhavam por jornada recebendo uma remuneração diária. O artesão realizava e conhecia todas as etapas da produção. A produção caseira dependia totalmente da habilidade, da força e da velocidade do artesão que fazia tudo que produzia manualmente. Por isso, o sistema doméstico produzia em pequena escala e não garantia uma produção volumosa. (...) Por volta do século XV, homens de negócios começaram a agrupar os artesãos em grandes galpões para controlar a produção de mercadorias. Surgia assim a manufatura, forma de produção básica da época da transição do feudalismo para o capitalismo, e é considerada por muitos estudiosos, a primeira forma de produção capitalista. (...) Na segunda metade do século XVII, com a Revolução Industrial, a manufatura foi substituída pela maquinofatura, o que aconteceu primeiramente na Inglaterra. (...).

Texto disponível em: http://gephiseseba.blogspot.com/

Acesso em 06 de setembro de 2011

TEXTO 2: Artesanato, manufatura e maquinofatura

O artesanato, primeira forma de produção industrial, surgiu no fim da Idade Média com o renascimento comercial e urbano e definia-se pela produção independente; o produtor possuía os meios de produção: instalações, ferramentas e matéria-prima. Em casa, sozinho ou com a família, o artesão realizava todas as etapas da produção.
A manufatura resultou da ampliação do consumo, que levou o artesão a aumentar a produção e o comerciante a dedicar-se à produção industrial. O manufatureiro distribuía a matéria-prima e o arte­são trabalhava em casa, recebendo pagamento combinado. Esse comerciante passou a produzir. Primeiro, contratou artesãos para dar acabamento aos tecidos; depois, tingir; e tecer; e finalmente fiar. Surgiram fábricas, com assalariados, sem controle sobre o produto de seu trabalho. A produtividade aumentou por causa da divisão social, isto é, cada trabalhador realizava uma etapa da produção.
Na maquinofatura, o trabalhador estava sub­metido ao regime de funcionamento da máquina e à gerência direta do empresário. Foi nesta etapa que se consolidou a Revolução Industrial.

 

Texto disponível em: http://pateares.blogspot.com/2006/12/artesanato-manufatura-e-maquinofatura.html

Acesso em 06 de setembro de 2011

ROTEIRO DA ATIVIDADE:

1- Peça aos alunos que acessem os links acima para leitura dos textos na íntegra.

2 - Sugira aos alunos que façam no KoulorPaint um quadro comparativo com as principais características do artesanato, manufatura e maquinofatura, conforme orientação abaixo:

 

Modo de Produção

Artesanato

Manufatura

Maquinofatura

Quantidade de Produção

 

 

 

 

 

Objetivo da Produção

 

 

 

 

 

Administrador da Produção

 

 

 

 

 

Controle das etapas da Produção

 

 

 

 

 

Forma da Produção

 

 

 

 

 

 

3 - Escolha algumas respostas dos alunos,  referentes ao quadro acima, para serem socializadas com toda a turma.

4- A partir do século XVIII foram inventadas várias máquinas, que eram utilizadas nos mais diversos ramos de atividades e que deram início ao processo de mecanização da produção. Partindo dessa afirmativa, proponha aos alunos, em cinco grupos,  a realização de uma pesquisa sobre as principais invenções  de máquinas abaixo indicadas. Cada grupo ficará com uma delas.

a) lançadeira volante

b) spinning jenny

c) mule

d) tear mecânico

e) máquina a vapor

Oriente os alunos para que, além da informação, procurem imagens da invenção pesquisada.

Depois, os alunos deverão montar uma apresentação no KPresenter, com  os dados e imagens da pesquisa.

5- Os grupos deverão socializar suas apresentações com todos da turma.

Recursos Complementares

Sugestões de leituras para professores e alunos:

  • Manufatura

Disponível em: http://www.infoescola.com/industria/manufatura/

  • Século XVIII

Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/revolucao-industrial/revolucao-industrial.php

Aulas do portal que podem ser consultadas pelo professor no planejamento da aula:

Aprendendo com o Artesanato: Disponível em:  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=2355

Todos os links foram acessados em 06 de setembro de 2011.

Avaliação

A avaliação deve permear toda a atividade pedagógica do professor. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poderá avaliar o aluno segundo sua participação nas atividades realizadas: leitura, interpretação de texto, vídeo e imagens, pesquisas, produção de textos críticos e quadros comparativos, debates, respostas aos questionamentos levantados, apresentação com resultado de dados pesquisados sobre a temática, entrevistas e respostas aos roteiros de perguntas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Rosemery alves rubens, 1026008 ENGº GASTAO RANGEL , Rio de Janeiro - disse:
    rosemery-rubens@uol.com.br

    01/03/2012

    Cinco estrelas

    Excelente aula, pena que não tenho como trabalhar desse modo, porém vou fazer algumas adaptações e utilizar algumas das suas sugestões de textos, imagens e atividades. Valeu. Parabéns


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.