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A Revolução Industrial inglesa - UCA

 

21/09/2011

Autor e Coautor(es)
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Relações de trabalho
Ensino Fundamental Final História Relações sociais, a natureza e a terra
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar os fatores que proporcionaram o pioneirismo inglês no desenvolvimento industrial;
  • Compreender as principais características da revolução Industrial;
  • Descrever as novas fontes de energia utilizadas pelas fábricas e relacioná-las ao aumento da produtividade.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para compreensão desta aula será necessário que aluno tenha conhecimento das temáticas: crise do feudalismo na Europa, transformações no sistema produtivo e renascimento do comércio e das cidades.

Estratégias e recursos da aula

UCA

Professor, para o desenvolvimento das atividades desta aula, os alunos devem ter acesso ao netbook do projeto UCA (Um computador por aluno) e à internet.

Observação: devido ao pequeno espaço na memória dos netbooks, é importante que cada aluno tenha sempre em mãos um pendrive para salvar os seus trabalhos.

 

Abaixo, a discriminação dos softwares utilizados e as especificações para executá-los no sistema Linux do netbook-UCA:

KWord- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

WxCam - Menu K Aba Aplicativos - Multimídia; O Aplicativo “Visualizador de Imagens” abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em memória externa, como por exemplo, um pendrive.

Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KolourPaint - Menu K - Aplicativos - Aplicações Gráficas - Ferramentas de Pintura.

Amarok- Tocador de Música – Metasys- Aplicativos- Multimídia – Tocador de Músicas

Krecord- Menu K Aba Aplicativos Multimídia Editores de Áudio

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação

Para entender melhor o uso de alguns aplicativos do Linux, consulte:  http://www.slideshare.net/MOISESSGA/apresentao-formao-projeto-uca

Atividade

I - INGLATERRA: BERÇO DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Professor,  no século XVIII foram introduzidas importantes inovações tecnológicas na Inglaterra,  as quais possibilitaram a Revolução Industrial. Além disso, outros fatores contribuíram para que a Inglaterra saísse na frente neste processo de industrialização, como veremos no texto e mapa abaixo.

 

TEXTO: A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL NA INGLATERRA

O pioneirismo inglês:

Foi na Inglaterra onde se desenvolveram as primeiras máquinas a vapor e, portanto, onde surgiram as fábricas, com suas chaminés lançando canudos de fumaça e poluindo o ar.

Veja alguns fatores que determinaram o pioneirismo inglês no processo de industrialização:

·o acúmulo de capitais (riquezas, dinheiro) conseguido através da expansão marítimo (lucros do tráfico de escravos, pirataria e exploração de colônias);

·a Revolução Inglesa do século XVII, que eliminou os entraves feudais e permitiu o avanço capitalista no campo (cercamentos, isto é, expulsão dos camponeses das terras para usá-las como pastagens, para criação de animais como cavalos e/ou ovelhas);

·os avanços tecnológicos experimentados pelos ingleses, como a mencionada invenção da máquina a vapor e, posteriormente, o desenvolvimento dos meios de transporte (ferrovias);

·o desenvolvimento da metalurgia, indispensável à fabricação de máquinas, trilhos de ferro etc.;

·a existência de reservas de carvão e ferro, tão necessários para o funcionamento das fábricas;

·a mão de obra com fartura e também barata, uma vez que milhares de camponeses tiveram que deixar o campo e partir para as cidades, devido aos cercamentos.

Texto disponível em: http://gephiseseba.blogspot.com/2011/09/revolucao-industrial-na-inglaterra.html

Acesso em 08 de setembro de 2011

 

MAPA:

mapa

Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/-9uSwOUykvu0/TY-jwIBdjEI/AAAAAAAAK8M/nDye7VH-4NI/s1600/Revol_Inglaterra_2a.jpg

Acesso em 08 de setembro de 2011

ROTEIRO DA ATIVIDADE:

1- Peça aos alunos que acessem os links do texto para leitura e do mapa para visualizá-lo.

2- Proponha aos alunos a realização das atividades do roteiro abaixo, utilizando o KWord para a elaboração das respostas:

a) Quando e onde teve início a Revolução Industrial?

b) Explique o que eram as manufaturas.

c) Por que a Inglaterra foi pioneira no processo de industrialização?

d) Segundo o mapa acima, em que locais se desenvolveram indústrias metalúrgicas na Inglaterra?

e) No mapa acima, a referência da densidade das enclousures que são os cercamentos dos campos ingleses. Pesquise no site abaixo o que eram os cercamentos? E qual a sua relação com a Revolução Industrial na Inglaterra?

http://www.algosobre.com.br/historia/revolucao-industrial-origens.html

f) Cite quais outros fatores contribuíram para o pioneirismo inglês na Revolução Industrial.

3- Todos os alunos  deverão socializar suas respostas com todos da turma.

 

UCA

 

4- Identificamos no texto "A Revolução Industrial na Inglaterra" os principais fatores que determinaram o pioneirismo inglês no processo de industrialização. Desta forma, proponha aos alunos, divididos em seis grupos, a realização de uma pesquisa sobre estes fatores, abaixo indicados. Cada grupo ficará com um deles.

a) o acúmulo de capitais (riquezas, dinheiro)

b) os cercamentos

c) os avanços tecnológicos

d) o desenvolvimento da metalurgia

e) a existência de reservas de carvão e ferro

f) a mão de obra com fartura e também barata

Depois, os alunos deverão montar uma apresentação no KPresenter, com  os dados e imagens da pesquisa.

5- Os grupos deverão socializar suas apresentações com todos da turma.

 

II - A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

 

Professor, segundo o historiador inglês Eric Hobsbawm: “A Revolução Industrial assinala a mais radical transformação da vida humana já registrada em documentos escritos." No texto e vídeo abaixo, o aluno poderá compreender o que foi a Revolução Industrial e quais mudanças ela trouxe para a sociedade inglesa.

 

TEXTO: A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

"A Revolução Industrial ocorrida na Inglaterra integra o conjunto das "Revoluções Burguesas" do século XVIII, responsáveis pela crise do Antigo Regime, na passagem do capitalismo comercial para o industrial. Os outros dois movimentos que a acompanham são a Independência dos Estados Unidos e a Revolução Francesa, que sob influência dos princípios iluministas, assinalam a transição da Idade Moderna para Contemporânea. Em seu sentido mais pragmático, a Revolução Industrial significou a substituição da ferramenta pela máquina, e contribuiu para consolidar o capitalismo como modo de produção dominante. Esse momento revolucionário, de passagem da energia humana para motriz, é o ponto culminante de uma evolução tecnológica, social, e econômica, que vinham se processando na Europa desde a Baixa Idade Média. (...) A partir da máquina, fala-se numa primeira, numa segunda e até numa terceira e quarta Revolução Industrial. Porém, se concebermos a industrialização, como um processo, seria mais coerente falar-se num primeiro momento (energia a vapor no século XVIII), num segundo momento (energia elétrica no século XIX) e num terceiro e quarto momentos, representados respectivamente pela energia nuclear e pelo avanço da informática, da robótica e do setor de comunicações ao longo dos séculos XX e XXI, porém aspectos ainda discutíveis."

Texto disponível na íntegra em: http://www.webartigos.com/articles/3823/1/A-Revolucao-Industrial/pagina1.html Acesso em 08 de setembro de 2011

 

 

video1

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=iTwQ-8I95vU

Acesso em 08 de setembro de 2011

 

 

ROTEIRO DA ATIVIDADE:

1- Peça aos alunos que acessem o site do Youtube para ver o vídeo e que também acessem o site do texto para fazer a leitura na íntegra.

2- Sugira aos alunos, em duplas, que respondam, no KWord, algumas questões sobre o vídeo assistido e o texto lido:

a) Explique por que a Revolução Gloriosa, na Inglaterra, contribuiu para a Revolução Industrial.

b) Qual o conceito de revolução Industrial?

c) Cite algumas invenções relacionadas à Revolução Industrial e sua data de criação.

d) Cite e explique as etapas da industrialização.

e) Quais os principais teóricos da Revolução Industrial?

f) Explique as novas classes sociais que surgiu no processo de industrialização.

g) Quais as consequências da industrialização?

3- Peça que cada dupla socialize sua resposta com outra dupla, e assim sucessivamente.

4- Sugira aos alunos, em trios, que completem no KWord o quadro abaixo conforme orientação:

 

Revolução Industrial

Antes da

A partir da

Processo de produção

 

 

 

Mão de obra predominante

 

 

 

Dono dos meios de produção

 

 

 

Condições necessárias para a atividade produtiva

 

 

Energia usada

 

 

 

Área de maior concentração populacional

 

 

Classe social detentora do poder político

 

 

5- Socialize as respostas dos alunos com todos da turma.

6- Partindo do trabalho realizado com o vídeo e texto acima,  peça aos alunos para que se dividam em grupos de quatro integrantes e que façam no KoulorPaint um esquema, conforme orientação e exemplo abaixo:

O esquema deverá conter:

a) Título

b) Conceito de Revolução Industrial

c) Quando ocorreu

d) Onde ocorreu

c) Objetivos

d) Características

e) Principais sujeitos sociais envolvidos

f) Consequências

e) Imagens

7- Os grupos deverão socializar seus esquemas com todos da turma.

 

III- REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E A MECANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO

Professor, no século XVIII foram introduzidas importantes inovações tecnológicas na Inglaterra, como a máquina a vapor e o tear mecânico. Com o contínuo avanço tecnológico, cada dia mais o trabalho humano foi sendo substituído ou regrado pelas máquinas. Nos textos abaixo, veremos a criação dos principais inventos aplicados à produção industrial.

 

TEXTO 1: REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Na primeira fase da Revolução Industrial, a indústria têxtil foi a que mais se desenvolveu. A grande oferta de matéria-prima (o algodão, cujo maior produtor era os Estados Unidos) e a abundância de mão de obra barateavam os custos da produção, gerando lucros elevados, os quais eram reaplicados no aperfeiçoamento tecnológico e produtivo. Assim, também o setor metalúrgico foi estimulado, bem como a pesquisa de novas fontes de energia. (...) Algumas invenções foram de fundamental importância para ativar o processo de mecanização industrial, entre as quais podemos destacar:

·         a máquina de Hargreaves (1767), capaz de fiar, sob os cuidados de um só operário, 80 kg de fios de algodão de uma só vez;

·         o tear hidráulico de Arkwright (1768);

·         a máquina Crompton, aprimorando o tear hidráulico (1779);

·         o tear mecânico de Cartwright (1785);

·         a máquina a vapor de Thomas Newcomen, aperfeiçoada depois por James Watt (1769);

·         o barco a vapor de Robert Fulton (1805 - Estados Unidos);

·         a locomotiva a vapor de George Stephenson (1814).

Para facilitar o escoamento da produção industrial e o abastecimento de matérias-primas, também os setores de transportes e comunicações tiveram que se modernizar. Surgiram o barco a vapor, a locomotiva, o telégrafo, o telefone, etc.

Texto disponível na íntegra em:http://mundogeografico.sites.uol.com.br/geopoli03.html  Acesso em 08 de setembro de 2011.

 

TEXTO 2: Revolução Industrial 

"Mecanização da Produção: As invenções não resultam de atos individuais ou do acaso, mas de problemas concretos coloca­dos para homens práticos. O invento atende à necessidade social de um momento; do contrário, nasce morto. Da Vinci imaginou a máquina a vapor no século XVI, mas ela só teve aplicação no, século XVIII. Para alguns historiadores, a Revolução Industrial começa em 1733 com a invenção da lançadeira volante, por John Kay. O instrumento, adaptado aos teares manuais, aumentou a capacidade de tecer; até ali, o tecelão só podia fazer um tecido da largura de seus braços. A invenção provocou desequilíbrio, pois começa­ram a faltar fios, produzidos na roca. Em 1767, James Hargreaves inventou a spinning jenny, que permitia ao artesão fiar de uma só vez até oitenta fios, mas eram finos e quebradiços. A water frame de Richard Arkwright, movida a água, era econômica mas produzia fios grossos. Em 1779, S Samuel Crompton combinou as duas máquinas numa só, a mule, conseguindo fios finos e resistentes. Mas agora sobravam fios, desequilíbrio corrigido em 1785, quando Edmond Cartwright inventou o tear mecânico. Cada problema surgido exigia nova invenção. Para mover o tear mecânico, era necessária uma energia motriz mais constante que a hidráulica, à base de rodas d’água. James Watt, aperfeiçoando a máquina a vapor, chegou à máquina de movi­mento duplo, com biela e manivela, que transformava o movimento linear do pistão em movimento circular, adaptando-se ao tear. Para aumentar a resistência das máquinas, a madeira das peças foi substituída por metal, o que estimulou o avanço da siderurgia. Nos Esta­dos Unidos, Eli Whitney inventou o descaroça­dor de algodão."

Texto disponível na íntegra em: http://www.culturabrasil.org/revolucaoindustrial.htm  Acesso em 08 de setembro de 2011.

 

ROTEIRO DA ATIVIDADE:

1- Peça aos alunos que acessem os links acima.

2- Depois da leitura dos textos, na íntegra, levante duas questões com os alunos:

Você acha que a nossa sociedade depende da tecnologia?

Você acredita que no futuro as máquinas vão substituir totalmente os Homens?

pesquisa

3- Nos textos acima vimos algumas inovações tecnológicas que contribuíram para mecanização da produção. Desta forma, proponha aos alunos que se dividam em grupos para a realização de uma pesquisa sobre algumas inovações, abaixo indicadas. Cada grupo ficará com uma delas.

a) Motor a vapor (1769) - James Watt

b) Tear mecânico ( 1785) - Edmund Cartwring

c) Navio a vapor ( 1807) - Robert Fulton

d) Locomotiva ( 1814) - George Stephenson

e) Telégrafo (1837) - Samuel Morse

f) Telefone (1876) - Alexander Graham Bell

g) Lâmpada elétrica (1879) - Thomas Alva Edison e Joseph Swan

h) Motor a gasolina (1885) - Karl Bens

Depois, os alunos deverão montar uma apresentação no KPresenter, com  os dados e imagens da pesquisa.

4- Os grupos deverão socializar suas apresentações com todos da turma.

5- Depois de socializadas as apresentações, peça aos alunos que criem um texto no KWord, respondendo as questões abaixo:

a) Escolha uma invenção acima e responda se ela ainda é usada atualmente.

b) Esta inovação sofreu algum melhoramento e se transformou em uma nova técnica?

c) Qual a importância desta inovação na atualidade?

6- Todos os textos deverão ser socializados com todos da turma.

Recursos Complementares

 

Sugestões de leituras para professores e alunos:

Revolução Industrial: http://www.webartigos.com/articles/55961/1/Revolucao-Industrial/pagina1.html

Revolução Industrial na Inglaterra – (SÉCULO XVIII):  http://www.webartigos.com/articles/3703/1/Revolucao-Industrial-Na-Inglaterra/pagina1.html

Aulas do portal que podem ser consultadas pelo professor no planejamento da aula:

A Revolução Industrial - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7234

Revolução Industrial - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15726

Todos os links foram acessados em 08 de setembro de 2011

Avaliação

A avaliação deve permear toda a atividade pedagógica do professor. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poderá avaliar o aluno segundo sua participação nas atividades realizadas: pesquisas, leitura e interpretação de texto, exposições dialogadas, debates, respostas aos roteiros de perguntas e quadros comparativos, apresentações de pesquisas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 3/5 - 60%
  • Quatro estrelas 1/5 - 20%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
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