14/09/2011
Leitura e escrita: utilizando o ponto de interrogação
ELIANA APARECIDA CARLETO, Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva, Priscila Gervásio Teixeira.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Pontuação |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Para a realização desta aula é necessário que os alunos consigam: analisar e discutir o uso da pontuação: ponto final e de interrogação; expor oralmente suas ideias e se relacionar com os colegas. Professor, antes de propor a atividade retome com os alunos o que expressam os sinais de pontuação citados, como e onde são utilizados e ainda o significado de verso e de estrofe. Os alunos também deverão ser capazes de interagir com o laptop Classmate.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, considerar os conhecimentos prévios dos alunos em relação ao que se deseja ensinar, identificando até que ponto os conteúdos ensinados foram realmente aprendidos é essencial para que o trabalho possa possibilitar a continuidade das aprendizagens. Porém, não basta apenas conversar com os alunos e ver o que eles já sabem sobre o assunto é preciso propor situações problema, que façam com que os alunos utilizem o conhecimento já adquirido para resolver tais situações. Desta forma, inicie a aula dialogando com os alunos sobre o que sabem a respeito do ponto de interrogação e do ponto final. Retome oralmente as funções dessas pontuações, escrevendo alguns exemplos na lousa.
Nos sítios http://www.soportugues.com.br/secoes/portuguesinho/sinaisPontuacao.php e http://www.brasilescola.com/gramatica/sinais-pontuacao.htm você vai ficar sabendo como e quando usar diferentes sinais de pontuação. (Acesso 28/08/2011)
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, para a primeira atividade ofereça aos alunos um texto para trabalhar o ponto final e o ponto de interrogação. Poderá ser uma parlenda, que é uma forma literária tradicional, rimada com caráter infantil, de ritmo fácil e de forma rápida. As parlendas permitem trabalhar, por exemplo, conceitos de causa e efeito e sequência. Para outras informações sobre o assunto sugerimos os sítios: http://www.mingaudigital.com.br/rubrique.php3?id_rubrique=29 e http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/parlendas.htm (Acesso 28/08/2011)
Para iniciar a atividade faça uma sondagem para descobrir quais parlendas os alunos conhecem. Pergunte a eles:
Alguém sabe o que é uma parlenda? (Se nenhum aluno souber, solicite que consultem o dicionário para descobrirem o significado da palavra. Provavelmente, após encontrarem o significado, dirão que sabem o que é).
Quem poderá dar um exemplo?
Vocês gostam deste tipo de brincadeira? Por quê?
Após o diálogo informe aos alunos que muitas parlendas são cantadas, aproveite o momento e apresente algumas delas. Você poderá utilizar os sítios indicados a seguir. Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem, a partir do caminho: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet). Peça para digitarem com atenção os sítios abaixo:
esse vídeo também está disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=nCPAlQiNQVg&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=9E3_vVJOMIk&feature=related (Acesso 28/08/2011)
Ao final da atividade pergunte aos alunos o que acharam das parlendas. É importante que os justifiquem suas respostas.
A seguir trabalhe com a parlenda abaixo. Ela é de origem popular bem conhecida por crianças e adultos. Escreva o texto na lousa ou distribua cópias impressas para os alunos. Solicite que façam uma leitura silenciosa, pois esse tipo de leitura possibilita a adaptação do aluno às suas características individuais de ritmo, pontuação, compreensão e interpretação.
Em seguida faça uma leitura em voz alta, oriente os alunos de modo que leiam a parlenda da seguinte forma: formar na sala de aula dois grupos, um deles lê a pergunta e o outro, a resposta. Você também poderá solicitar que leiam em duplas ou, ainda, você lê as perguntas e os alunos as respostas, ou vice e versa.
Ao final da leitura pergunte: quais foram os pontos utilizados no final de cada frase? Para que servem esses pontos?
Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_QrgR8ZIqA6M/RszGxVyrCBI/AAAAAAAABgI/Gh6J78ZPYBU/s400/parlenda.jpg (Acesso 28/08/2011)
Você também poderá solicitar que os alunos utilizem os laptops para assistirem a um vídeo que tem outra versão sobre esta mesma parlenda. Para isso utilize o sítio: http://www.youtube.com/watch?v=gQ0ThAZieQI&feature=related (Acesso 28/08/2011)
Professor, problematize formulando perguntas que extrapolam o texto, comparando com situações reais:
Variações
Professor, você poderá iniciar a aula apresentando o texto acima em recortes (fichas). Para cada verso da parlenda você poderá fazer uma ficha, ou seja, fichas com perguntas e respostas.
Coloque na lousa o primeiro verso e em seguida, peça a um aluno que encontre a reposta para o verso apresentado. Convide outros alunos até que a parlenda esteja completa. Finalizando este etapa, solicite aos alunos que leiam o texto e confiram se a parlenda que eles montaram tem sentindo. Em seguida apresente a versão completa que você trouxe.
Não se esqueça de ressaltar o ponto final e o ponto de interrogação. Reforce a referida pontuação, confeccionando cartazes para fixar na parede de sua sala de aula, veja o exemplo:
Fonte: http://professoraerikacorsso.blogspot.com/2010/06/cartazes-com-sinais-de-pontuacao.html (Acesso 28/08/2011)
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Trabalhando com a parlenda: Cadê o toucinho que estava aqui?
Professor registre na lousa as atividades abaixo as quais deverão ser resolvidas pelos alunos:
1) Responda:
a) Quantos versos formam essa parlenda? (Se necessário retome o que é verso. É importante que os alunos saibam que verso é cada linha de um poema).
b) Os versos dela são organizados em quantas estrofes? (Se necessário retome o que é estrofe:grupo de versos formando uma unidade).
2) Copie da parlenda uma pergunta e uma resposta:
________________________________________________________
________________________________________________________
3) Baseando-se na questão 2, responda:
a- Qual foi a pontuação utilizada na pergunta e na resposta, que você copiou no item anterior?
b- Quando devemos utilizar o ponto de interrogação? E o ponto final?
4) Elabore duas frases utilizando o ponto final e duas o ponto de interrogação.
5) Agora é a sua vez!
Invente e escreva uma parlenda do seu jeito. Porém, é necessário que você utilize ponto final e ponto de interrogação. (Professor, desafie os alunos a criarem outras parlendas. Para isso, relembre as diferentes parlendas lidas e/ou comentadas pelo grupo).
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos
Utilizando Informática
Professor, leve seus alunos até o Laboratório de Informática, ou solicite que usem seus laptops a partir do caminho: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet). Eles irão executar alguns jogos que têm como objetivo trabalhar o ponto de interrogação e o ponto final. Aproveite este momento para estimulá-los a descobrirem quando surgiram os sinais de pontuação, utilize, por exemplo, o sítio: http://www.scrittaonline.com.br/curiosidades/quando-surgiram-os-sinais-de-pontuacao (Acesso em 28/08/2011)
Para descobrir algumas adivinhações e efetuar alguns jogos sugerimos respectivamente os sítios http://www.divertudo.com.br/adivinhas3.htm
http://www.divertudo.com.br/adivinhas8.htm e http://guida.querido.net/jogos/portug/pontua-2.htm
Durante a realização desta atividade, você deverá observar as dificuldades e facilidades de cada aluno ao executar as ordens solicitadas em cada etapa dos jogos. Faça intervenções, através de questionamentos e/ou apontamentos de cada etapa vivenciada. Ao final da atividade, peça aos alunos que avaliem este momento.
4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, proponha que os alunos façam uma pesquisa para descobrirem frases que tenham o ponto de interrogação. Eles poderão utilizar, por exemplo: revistas, jornais ou panfletos de propagandas.
Solicite que recortem oito frases (a quantidade você poderá estipular). Em seguida instrua-os a copiarem a tabela que você irá registrar na lousa, com duas colunas e seis linhas. Em uma delas escreva “Frases com ponto de interrogação” e na outra “Frases com Ponto final” (veja abaixo). Eles deverão colar as frases que recortaram no lugar apropriado, ou seja, na coluna que está escrito “Frases com ponto de interrogação”. Logo após, deverão escrever respostas para as questões que foram coladas.
Durante a realização da atividade, quando for necessário, intervenha pedindo que os alunos leiam as frases e observem a pontuação. Fazendo questionamentos, você poderá ajudá-los a chegarem à leitura correta da frase.
Após o registro da tabela, peça que os alunos escrevam suas opiniões sobre a atividade realizada. Minha opinião sobre esta atividade: ............................., porque.....................
Professor, ao final do trabalho converse com os alunos sobre o que aprenderam, o que gostaram, o que não foi bom e se tiveram alguma dificuldade na realização da atividade.
Fonte: Acervo da autora
Variações
Você poderá pedir que os alunos utilizem seus laptops para fazerem uma tabela de 2 colunas e 6 linhas, utilizando o programa Kword (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou Kword ( Metasys > Aplicativos Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto).
Os alunos deverão digitar as cinco frases que selecionaram durante suas pesquisas, e em seguida respondê-las, conforme indicação anterior. Para finalizar, providencie a impressão das frases para cada aluno colar em seu caderno de Língua Portuguesa.
Para outras informações sobre ponto final e ponto de interrogação acesse os sítios:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20014
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28446
http://www.soportugues.com.br/secoes/fono/fono32.php
http://www.prof2000.pt/users/mfts/pontointerrogacao.htm
http://www.brazilianportugues.com/index.php?idcanal=492
http://www.construirnoticias.com.br/asp/materia.asp?id=42
http://www.soportugues.com.br/secoes/portuguesinho/sinaisPontuacao.php (Acesso 28/08/2011)
A avaliação deve ser um meio e não um fim para o alcance dos objetivos conceituais, procedimentais e atitudinais. Durante o processo de aprendizagem, deve ser feita uma avaliação contínua, com a finalidade de observar os avanços ou redirecionar a sequência didática. Portanto, professor, avalie os alunos em todos os momentos propostos, por meio da observação, da produção de relatório e dos registros individuais de cada um. É importante perceber a compreensão da turma sobre a utilização da pontuação trabalhada, ou seja, ponto de interrogação e ponto final. Observe se os alunos são capazes de aplicar adequadamente os referidos sinais. Para avaliar se eles conseguem utilizar os pontos de interrogação e final verifique as atividades propostas, dentre elas a formação de frases. Se você utilizou laptop do Projeto UCA observe se os alunos trabalham com seus laptops, seguindo as suas sugestões e/ou utilizando autonomia para resolver imprevistos quanto ao uso dos programas.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
02/11/2013
Cinco estrelasMuito bom. Ficou ótimo o novo perfil.