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De que forma o trabalho com imagens pode propiciar a compreensão da utilização dos acentos agudos e circunflexos?

 

14/09/2011

Autor e Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Acentos agudo e circunflexo: como e quando usá-los

ELIANA APARECIDA CARLETO, Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva, Priscila Gervásio Teixeira.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Distinguir o acento agudo do acento circunflexo;
  • Utilizar adequadamente acento agudo e circunflexo nas palavras;
  • Desenvolver habilidades de leitura e de expressão oral;
  • Seguir orientações para realizar atividades;
  • Desenvolver a criatividade;
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – 4 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno esteja no nível alfabético da escrita e tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que seja capaz de expor oralmente suas ideias e se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR 

Professor, inicie a atividade dialogando com os alunos sobre o que eles sabem a respeito de acento agudo e circunflexo. Após esse levantamento apresente as cenas abaixo para sua turma. Em seguida estabeleça um diálogo para interpretá-las.

 

LEITURA E DISCUSSÃO DE CENA: DIALOGANDO  COM CIÊNCIAS

   ACENTO AGUDO E CIRCUNFLEXO1

Fonte das imagens: http://pt.dreamstime.com/lizenzfreie-stockfotos-wild-horse-image11798398

http://maragatoassessoramento.blogspot.com/2009/10/o-cavalo.html   (Acesso 02/09/2011)

Comece indagando:

a- O que vocês estão vendo em cada imagem apresentada?

b- Onde vivem os cavalos domésticos? E os selvagens? (Se necessário peça que consultem o dicionário para descobrirem os significados das palavras doméstico e selvagem).

c- Vocês conhecem ou já ouviram falar de algum animal doméstico e selvagem? Onde vivem? O que comem?

d- Vocês repararam que nas palavras destacadas: domésticos e sobrevivência há um sinal?

e- Alguém sabe o nome desses sinais? (Acento agudo e acento circunflexo

f- Vocês conhecem outras palavras da nossa língua que têm esses acentos? Deem exemplos.  

Após o diálogo informe aos alunos, que as palavras são acentuadas de acordo com a sílaba tônica, ou seja, a sílaba mais forte da palavra. Só existe uma sílaba tônica em cada palavra.

 Exemplos:

Na palavra guaraná a sílaba tônica é a última (). A palavra é, portanto, oxítona.

Na palavra táxi a sílaba tônica é a penúltima (). A palavra é, portanto, paroxítona.

Na palavra lâmpada a sílaba tônica é a antepenúltima (lâm). A palavra é, portanto, proparoxítona.

 

       ALVO DE LETRAS              

Professor, acompanhe a turma até o Laboratório de Informática, a fim de assistir alguns vídeos sobre a questão da aula, ou seja, “De que forma o trabalho com imagens pode propiciar a compreensão da utilização dos acentos agudos e circunflexos?

Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem,   a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet) para acessarem os sítios:   

 Acordo Ortográfico: acento circunflexo  http://www.youtube.com/watch?v=lTmLDIr9xyo&feature=related.

 Acordo Ortográfico: acento agudo em palavras  paroxítonas e nos ditongos  abertoshttp://www.youtube.com/watch?v=df18QtAxK5k.

 Acordo Ortográfico: acento agudo em palavras  paroxítonas e com hiatos  http://www.youtube.com/watch?v=RlJVEeKBngI.

Acordo Ortográfico: acento agudo em palavras  paroxítonas e verboshttp://www.youtube.com/watch?v=l8U_sghI_yU.

Acordo ortográfico: mudança no uso do acento diferencial  http://www.youtube.com/watch?v=QcXCDawrFck.

Acentuação gráfica « Circunflexo « Cordel Ortográfico http://www.youtube.com/watch?v=htpRxhHMR5Q.

Acento diferencial  http://www.youtube.com/watch?v=w6_RG_EGim4.

Ao final da atividade pergunte aos alunos o que acharam e o que foi possível aprender.  

 

Também sugerimos os sítios abaixo para leitura de textos:

http://cris-educarsempre.blogspot.com/2009/08/nova-ortografia-acento-circunflexo.html

http://sites.google.com/site/reformaortograficabjp/acento-agudo  

http://sites.google.com/site/reformaortograficabjp/acento-circunflexo

http://www.idealdicas.com/nova-ortografia/  . (Acesso 02/09/2011)

 

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, solicite que os alunos peguem o caderno de Língua Portuguesa para que possam copiar o registro que você fará na lousa sobre acentos agudo e circunflexo.

ACENTOS AGUDO E CIRCUNFLEXO  

Depois de dialogarmos sobre a utilização dos acentos agudo e circunflexo descobrimos que:       

  • O acento agudo pode ser usado sobre todas as vogais: a, e, i, o, u. Quando usado sobre as vogais e e o, indica som aberto. Exemplos: água, fé, açaí, jiló, último.
  • Não se usa mais o acento dos ditongos abertos éi e oi das palavras paroxítonas (palavras que têm acento tônico na penúltima sílaba). Exemplos: bóia – agora escreve-se boia;  alcatéia – agora escreve-se alcatéia; idéia, agora se escreve ideia.
  • O acento circunflexo pode ser usado apenas sobre as vogais a, e, o. Quando usado sobre as vogais e e o, indica som fechado. Exemplos: inglês, estômago, robô, avô.
  • Não se usa mais o acento das palavras terminadas em êem e ôo(s). Exemplos: enjôo – agora escreve-se enjoo; lêem – agora escreve-se leem.

 

Importante: Conforme seus objetivos você poderá ampliar as informações sobre acentos agudo e circunflexo.  Sugerimos os sítios:

http://www.brasilescola.com/acordo-ortografico/acento-agudo.htm e  http://veja.abril.com.br/educacao/reforma-ortografica/index.html . (Acesso 02/09/2011)

 Após o diálogo e os registros das descobertas, providencie revistas, jornais ou panfletos de propagandas, a fim de que os alunos recortem imagens de palavras que tenham acento agudo e circunflexo. (Você poderá estipular a quantidade palavras).

Professor, se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, você poderá sugerir que o utilizem para fazer seus desenhos. Eles poderão usar o programa Tux Paint do laptop. Para acessar, oriente os alunos a seguirem esses passos(Mestasys > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). A pintura digital oferece vários recursos, como: imagens prontas, linhas, formas, carimbos, dentre outros, para os alunos desenvolverem a criatividade. 

 

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.  

Professor, visando a aplicação e a assimilação dos conhecimentos construídos sobre acento agudo e circunflexo, você poderá utilizar as imagens encontradas e/ou desenhadas na aula anterior.

Confeccione um bingo diferente.  Faça assim:

  1. Convide um colega para brincar.
  2. Utilize as imagens que cada um recortou ou desenhou e faça um quadro com essas imagens, chame-o de Quadro de Imagens (veja abaixo como fazer).
  3. Escreva três vezes números de 1 a 12 (número referente à quantidade de imagens coladas no quadro de imagens) em pedacinhos de papel em branco e coloque-os dentro de um saquinho.
  4. Um jogador de cada vez deve tirar um número do saquinho e escrever no Quadro de Palavras (veja abaixo) o nome que corresponde à imagem de mesmo número no Quadro de Imagens.
  5. Em seguida, será a vez do próximo jogador.
  6. Quando alguém tirar um número repetido, passará a vez para o colega.
  7. O jogo terminará quando um dos dois jogadores escrever primeiro na cartela todas as palavras de uma linha ou coluna. (Aproveite a oportunidade para trabalhar linhas e colunas)

  

QUADRO DE PALAVRAS

1- árvore

2- chapéu

3- lâmpada

4- relógio

5- tênis

6- pássaros

7- pêssegos

8- âncora

9- pastéis

10- ônibus

11- orquídea

12- três

 

QUADRO DE IMAGENS

1- SINAISDEPONTUAÇÃO

2-  SINAISPONTUACAO

3-  SINAISPONTUACAO

4- SINAISDEPONTUACAO
 5- SINAISPONTUACAO 6-  SINAISPONTUACAO 7-  SINAISPONTUACAO 8-   SINAISPONTUACAO
 9-SINAISDEPONTUACAO 10- SINAISPONTUACAO  11- SINAISPONTUACAO 12-  SINAISPONTUACAO

Fonte: Acervo da autora 

 

Professor, depois que os alunos terminarem de jogar oriente a correção das palavras escritas a partir de consultas ao dicionário. Se necessário intervenha na correção, fazendo questionamentos sobre a escrita convencional das palavras.

Pergunte aos alunos o que eles acharam da atividade. Instrua-os a dizerem suas opiniões, desde a sua proposta para realização da atividade até a sua concretização. 

 

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

REGISTRO DA ATIVIDADE

Professor, produza com os alunos, um texto sobre a atividade realizada anteriormente. Essa produção escrita será feita coletivamente, isto é, os alunos vão contando, enquanto você escreve o texto na lousa.

Depois, juntos, façam a revisão do texto e, finalmente, solicite aos alunos que copiem a versão final.

Importante: Ao final do texto solicite que cada aluno desenhe o quadro de imagens e palavras que sua dupla confeccionou. Solicite ainda que registrem sua opinião sobre a atividade. Você poderá fazer assim:

Minha opinião sobre essa atividade é ......... porque.........

Veja abaixo o meu quadro de imagens e de palavras. (Cada aluno deverá fazer o seus quadros).

 

Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA você poderá pedir que eles digitem o texto por meio do programa KWord ( Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto). Após a digitalização providencie a impressão do texto para os alunos, ou ainda, caso você tenha o aluno que não consiga fazer o registro através da escrita você poderá pedir que reescreva os acontecimentos por meio de imagens e palavras, sendo você o escriba, quando se fizer necessário.

Durante a elaboração do texto e o registro, você deverá observar os alunos no sentido de avaliá-los numa dimensão formativa continuada, tendo uma função diagnóstica, capaz de indicar os níveis de escrita já consolidados pelos alunos.

VARIAÇÃO

Você poderá promover a organização de um mural na sala, com os quadros de imagens e palavras. Esse espaço ampliará os exemplos para a compreensão da utilização dos acentos agudos e circunflexos.

Também poderá, por exemplo, solicitar que os alunos escrevam frases exclamativas e interrogativas utilizando o maior número possível de palavras com acento agudo e circunflexo que fizeram parte do quadro de imagens.   

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deve ser um meio e não um fim para o alcance dos objetivos conceituais, procedimentais e atitudinais. Esse processo inclui uma avaliação inicial, que fornecerá ao professor informações sobre o que o aluno já sabe, definindo o rumo e o nível de profundidade dos conteúdos que serão abordados. Durante o processo de aprendizagem, deve ser feita uma avaliação contínua, com a finalidade de observar os avanços ou redirecionar a sequência didática. Portanto, professor, avalie os alunos durante a realização de cada atividade proposta, analise se os alunos conseguem distinguir o acento agudo do acento circunflexo, a partir de imagens; se eles utilizam adequadamente acento agudo e circunflexo nas palavras. Além disso, é preciso observar se os alunos são capazes de seguir orientações para realizar atividades. Observe ainda se eles conseguem expressar oralmente suas ideias. Se você utilizou laptop do Projeto UCA observe se os alunos trabalham com seus laptops, seguindo as suas sugestões e/ou utilizando autonomia para resolver imprevistos quanto ao uso dos programas. 

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