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Como desenvolver um trabalho investigativo a partir do estudo da importância e dos benefícios das plantas medicinais para a saúde?

 

14/09/2011

Autor e Coautor(es)
PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Mariane Éllen da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Descobrir quais os benefícios de algumas plantas medicinais para a nossa saúde;
  • Conhecer a importância do uso das plantas medicinais;
  • Trabalhar a receita de chás preparados com plantas medicinais;
  • Montar com a turma um livrinho sobre as plantas utilizadas pelos familiares;
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – 4 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, para a realização desta aula, na qual buscaremos, dentre outros objetivos,responder a questão: “Como desenvolver um trabalho investigativo a partir do estudo da importância e dos benefícios das plantas medicinais para a saúde”, é necessário que já tenham sido trabalhadas com os alunos noções sobre: cuidados com a nossa saúde, leitura e escrita e utilização de recursos do laptop Classmate, através do programa, KWord, do sistema operacional Linux.

Estratégias e recursos da aula

Informações ao professor

Professor, nos sítios abaixo você encontrará informações sobre as plantas medicinais aprovadas pela ANVISA ( Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que regulamenta o uso das plantas e ervas medicinais e estabelece os limites máximos de dosagem diária das plantas populares.

 http://mdemulher.abril.com.br/saude/reportagem/vida-saudavel/plantas-medicinais-sao-aprovadas-pela-anvisa-540141.shtml

Professor, providencie com antecedência alguns materiais necessários para a última atividade:  terra, adubo, mudas e sementes de plantas variadas, regadores, ferramentas para plantio, garrafas pet já cortadas, dentre outros.

 

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

RODA DE CONVERSA

Professor, utilize o espaço da “rodinha” para motivar os alunos, para isso organize-os em um círculo, afaste as carteiras da sala de aula, assim o espaço será suficiente para que todos possam assentar um ao lado do outro. Neste momento, leve uma caixa com algumas ervas (canela, cravo, capim cidreira.), estimule os alunos a adivinharem o que tem dentro da caixa. Peça para pegarem e sentirem se tem cheiro. Somente depois, abra e questione:

  • O que tem dentro da caixa?
  • Quais os nomes dessas ervas e plantas?
  • Alguém já experimentou o chá dessas ervas?
  • Para que serve essas ervas?
  • Você sabe o que é planta medicinal? Exemplifique.
  • Existem outras plantas medicinais que você conhece? Quais? Onde foi que você conheceu? 

Após o diálogo informe aos alunos, que muitas plantas e ervas são usadas no tratamento e prevenção de doenças ou dores, mas o seu uso inadequado pode causar efeitos colaterais. A arte de curar através de plantas é uma forma muito antiga de tratamento, que está fundamentada no acúmulo de informações, através de sucessivas gerações. Há muitos séculos as plantas vêm sendo consideradas fontes medicamentosas, empregadas em preparações tradicionais de: chás, sucos, xaropes, cataplasmas, tinturas, unguentos, etc.

 plantas

Fonte: http://morrinhos-goias.olx.com.br/10-pc-sementes-de-ervas-medicinais-iid-27113139

 Quem não ouviu falar no chazinho da vovó?

 Professor, escolha com os alunos, uma planta da própria caixa levada para a sala de aula e prepare um chá. Para isso, você deverá providenciar com antecedência os materiais:

  • Plantas ou ervas;
  • 1 panela com água filtrada;
  • Açúcar;
  • Colheres e copos.

Professor, pesquise nos sítios abaixo algumas sugestões de receitas de chás ou se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem,   a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet), para a realização de uma pesquisa sobre algumas receitas de chás e o modo de preparo: 

  • Chá de canela:

canela

http://natural.enternauta.com.br/anivsa/cha-de-canela/ 

  • Chá de alecrim:

alecrim

http://natural.enternauta.com.br/anivsa/cha-de-alecrim/ 

  • Chá de cravo da índia:

cravo

http://natural.enternauta.com.br/cha/cha-de-cravo-da-india/ 

  • Chá de capim cidreira:

erva cidreira

http://natural.enternauta.com.br/cha/cha-de-erva-cidreira-calmante/

 

Caso os alunos se interessem em escolher outra receita de chá para o preparo, contemple a escolha. É importante que o registro da receita escolhida seja feito no caderno de Ciências ou se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem para copiá-la,   a partir do caminho:  KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou Kword (Metasys > Aplicativos Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto).

Ao final da atividade e degustação do chá, pergunte aos alunos: O que acharam da atividade? Vocês gostaram? Quem já havia experimentado esse chá? É importante que os alunos justifiquem suas respostas.

 2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Fazendo pesquisa

Professor, retome a atividade anterior e proponha que os alunos façam uma pesquisa para descobrirem os benefícios das plantas e ervas citadas anteriormente e outras que acharem relevantes. Eles poderão utilizar, por exemplo: livros da biblioteca (Medicina de A a Z), revistas ou textos informativos pesquisados pelo professor ou se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem,   a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet). Solicite uma pesquisa nos seguintes sítios:

http://www.culturamix.com/saude/beneficios-das-plantas-na-saude 

http://www.unioeste.br/projetos/unisol/projeto/c_farmacia/plantas_medicinais_1.htm 

http://ci-67.ciagri.usp.br/pm/index.asp 

 

Ao terminarem a pesquisa oriente os alunos para fazerem o registro no caderno de Ciências da seguinte maneira:

 

Nome das Plantas Medicinais:

______________________________________________________________________

Seus benefícios para a saúde são...

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

 

Fonte: Acervo da autora

 

Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem,   a partir do caminho:  KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou KWord ( Metasys > Aplicativos Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto) para construírem uma tabela.

Oriente os alunos para criarem uma tabela com duas colunas (1ª coluna-  nome da planta pesquisada e 2º coluna – seus benefícios para a saúde). Não se esqueça do título. Segue abaixo um exemplo:

 

Nome das Plantas Medicinais

Seus benefícios para a saúde

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Acervo da autora

Atividade de Casa

Professor, organize com os alunos um roteiro de perguntas para a realização de uma entrevista com os seus pais e familiares. Segue abaixo o modelo:

Nome do entrevistado:___________________

Grau de parentesco:_____________________

Você utiliza as plantas medicinais no seu dia a dia? Justifique sua resposta.

Quais plantas ou ervas você utiliza em sua casa? Para que elas servem?

O que acha do uso de chás no tratamento das doenças?

Com a ajuda dos seus familiares escolham alguns ramos ou folhas de plantas medicinais que têm em casa, caso não tenham podem buscar na casa dos vizinhos, dos parentes dentre outros lugares. Tragam na próxima aula para a escola.

 

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, converse com os alunos sobre a entrevista realizada com os seus familiares. Aproveite para informá-los que como qualquer outro tipo de remédio, as plantas medicinais também devem ser utilizadas com cuidado. A superdosagem pode provocar intoxicação.

Professor, proponha aos alunos, que façam o registro no caderno de Ciências, sobre os nomes das plantas ou ramos que trouxeram de casa e para que servem. Apresente o livro: Medicina de A  a Z para que pesquisem juntos os benefícios das plantas conhecidas pelas suas famílias.

Oriente os alunos na confecção de um “Livro da Turma” sobre as plantas utilizadas pelos seus familiares no seu dia a dia. Para isso, divida os alunos em grupos e separe as tarefas, cada grupo ficará responsável por uma quantidade de plantas e ervas medicinais estabelecidas por você professor. A pesquisa deverá ser feita no livro: Medicina de A a Z do autor, Carlos Nascimento Spethmann. Também poderá ser utilizando o caderno de Ciências com as informações coletadas na atividade anterior. Oriente os alunos para fazerem o registro em uma folha de papel A4 dobrada ao meio.

livro A a Z 

Fonte: Acervo da autora

A ilustração do livro deverá ser feita por todos os alunos, utilizando a técnica de desidratação das plantas ou ramos, que os alunos trouxeram de casa. Siga as instruções:

Retire as partes com cuidado, selecionando as mais saudáveis até atingir a quantidade desejada. Depois, forre a bandeja de papelão com papel toalha (ou papel de seda) e espalhe as ervas por cima. Na sequência, cubra com papel toalha e guarde em local arejado e ao abrigo de luz solar direta. Passados quatro dias,vire as folhas de lado e cubra novamente, aguardando até que elas se tornem quebradiças ao toque,quando estarão prontas para o uso.

Fonte: http://www.ninaflowers.com.br/index.php?p=ervas&id=100

Professor, revise junto com os grupos, a escrita das informações das plantas coletadas. Crie uma capa, dedicação e introdução. Não se esqueça de orientá-los quanto à bibliografia utilizada. Ajude os alunos na confecção do livro. Caso os alunos possuam laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir a confecção da capa do livro, utilizando o programa Tux Paint: (Metasys > Edusyst > Arte e Música >Pintura Digital) com o objetivo de representar uma ilustração na capa, por meio dedesenhos/pintura digital.

 

plantas manjericão

 Fonte: Acervo da autora

No final da atividade, proponha aos alunos, que levem o livro para casa, a fim de informar e mostrar o trabalho produzido aos seus familiares. Providencie um caderno pequeno para os familiares registrarem suas opiniões sobre a produção coletiva dos alunos.

 

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, escolha junto com os alunos, algumas plantas medicinais para serem cultivadas na escola ou em suas próprias casas, com o objetivo de utilizarem os recursos naturais para cuidarem da saúde.

Para o plantio de horta escolar será necessário: terra, adubo, mudas ou sementes variadas, regadores, ferramentas para plantio, etc. Caso a escola não possua espaço para se fazer uma horta, as mudas poderão ser plantadas em garrafas PET cortadas na diagonal ou em garrafões de 2, 3 ou 5 litros, também cortados na diagonal.

As garrafas plásticas podem ser reaproveitadas para cultivar vegetais de pequeno porte, temperos e ervas medicinais, presas em muros e paredes ou apoiadas em suportes de diferentes materiais. A ideia é aproveitar pequenos espaços e materiais de baixo custo para montar hortas em casas, apartamentos ou mesmo no local de trabalho. É uma forma popular de se apropriar de técnicas já existentes e que são sustentáveis, viáveis e econômicas.

MATERIAL

- Garrafa PET de 2 litros vazia e limpa;

- Tesoura;

- Corda de varal, cordoalha, barbante ou arame. Para os que optarem por cordoalhas ou arames, serão necessárias duas arruelas por garrafa PET;

- Terra;

- Muda de planta.

MODO DE FAZER

Corte a garrafa PET, como na foto abaixo.

grrafas 

Fonte: http://www.tudosobreplantas.com.br/blog/index.php/2011/08/09/horta-vertical-com-garrafas-pet/

horta

Fonte: http://turmasanosiniciais.blogspot.com/2010/09/plantas-medicinais.html

Professor, providencie um quadro informando os dias e os nomes dos alunos, que ficarão responsáveis para cuidar das plantas na horta da escola. Por exemplo:

 

02/09

Amanda e Andressa

03/09

Cauã e Felipe

05/09

Fernando e Gabriela

06/09

Gabriel e Gustavo Henrique

08/09

Maria Júlia e João Vitor

09/09

João Pedro e Milena

12/09

Nathália e Marcos

13/09

Noemi e Raíssa

 

Fonte: Acervo da autora

Professor, ao finalizar a atividade pergunte a opinião dos alunos sobre o plantio e o cultivo das plantas. É importante que os alunos justifiquem suas respostas, pois, por meio desta atividade os alunos estarão compreendendo e contextualizando, de forma lúdica, a importância e os cuidados que devemos ter com das plantas medicinais para a nossa saúde.

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, a fim de poder auxiliá-los no processo de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, nos quais deverá verificar se os alunos conseguiram: descobrir quais os benefícios de algumas plantas medicinais para a nossa saúde; conhecer a importância do uso das plantas medicinais; trabalhar a receita de chás preparados com plantas medicinais; montar com a turma um livrinho das plantas utilizadas pelos familiares e utilizar os recursos existentes no seu laptop para as pesquisas e resoluções das atividades propostas. É também importante considerar as avaliações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.

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