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Os reflexos da Revolução Industrial inglesa no mundo do trabalho - UCA

 

26/09/2011

Autor e Coautor(es)
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Ensino Fundamental Final História Relações de trabalho
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Entender que durante o século XIX, a industrialização favoreceu o crescimento urbano e o surgimento de cidades industriais na Inglaterra;
  • Identificar as péssimas condições de trabalho a que eram submetidos os trabalhadores nas primeiras fábricas;
  • Compreender que  os operários ingleses, por meio da luta e da organização sindical, conquistaram melhorias em relação às suas condições de trabalho.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Será necessário para esta aula que o aluno tenha conhecimento das seguintes temáticas:

Revolução Industrial na Inglaterra e suas principais características.

As condições de trabalho nas fábricas inglesas no século XVIII e XIX.

Estratégias e recursos da aula

UCA

Professor, para o desenvolvimento das atividades desta aula, os alunos devem ter acesso ao netbook do projeto UCA (Um computador por aluno) e à internet.

Observação: devido ao pequeno espaço na memória dos netbooks, é importante que cada aluno tenha sempre em mãos um pendrive para salvar os seus trabalhos.

 

Abaixo, a discriminação dos softwares utilizados e as especificações para executá-los no sistema Linux do netbook-UCA:

KWord- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

WxCam - Menu K Aba Aplicativos - Multimídia; O Aplicativo “Visualizador de Imagens” abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em memória externa, como por exemplo, um pendrive.

Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KolourPaint - Menu K - Aplicativos - Aplicações Gráficas - Ferramentas de Pintura.

Amarok- Tocador de Música – Metasys- Aplicativos- Multimídia – Tocador de Músicas

Krecord- Menu K Aba Aplicativos Multimídia Editores de Áudio

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação

 

Para entender melhor o uso de alguns aplicativos do Linux, consulte:  http://www.slideshare.net/MOISESSGA/apresentao-formao-projeto-uca

Atividade

I- AS CIDADES INDUSTRIAIS E A VIDA OPERÁRIA

Professor um dos aspectos mais visíveis da Revolução Industrial inglesa ocorreu principalmente nas cidades com a construção das fábricas. No texto abaixo, o aluno compreenderá que a expansão dessas fábricas atraiu para a s cidades trabalhadores das áreas rurais, aumentando drasticamente o número de pessoas que passaram a viver nas cidades. Para os trabalhadores, a mudança para a cidade significou a adoção de novos hábitos e expôs estes operários a péssimas condições de vida.

 

TEXTO: Condições e Modos de Vida do Operariado Inglês da Primeira Revolução Industrial (1780-1840)

As fábricas se constituíam como verdadeiros colossos da construção. Edifícios enormes, com vários andares de altura e até centenas de metros de comprimento, grandes chaminés e imensos conglomerados humanos, combinando o cinza claro do concreto com o cinza escuro da fumaça extremamente tóxica. Dentro dela se gestavam novas formas de organização social, que atuariam firmemente na disciplina dos novos grupos que lá atuavam. Essas organizações estavam totalmente voltadas para o aperfeiçoamento da produtividade e, desta forma, para o aumento dos lucros da classe burguesa.(...)  A Inglaterra passou por transformações demográficas de grandeza única em sua história a partir do final da segunda metade do século XVIII, e se intensificaram conforme a mecanização do campo se ampliava e as fábricas se consolidavam como pólos de produção. Em 1750, só existiam duas cidades na Grã-Bretanha com mais de 50 mil habitantes (Londres e Edinburgo). Em 1801, esse número chegava a oito e, cinqüenta anos depois, já haviam 29 (nove delas com mais de cem mil habitantes). Londres, em 1800, tinha um milhão de habitantes (já tendo passado por um expressivo crescimento durante as cinco décadas anteriores). Em sessenta anos, saltaria para 2,8 milhões. Em 1780, a população total inglesa era de 8,5 milhões de habitantes; o número chegaria a 9 milhões em 1801, 16 milhões em 1841 e, quarenta anos depois, 36 milhões. Por volta de 1850, o país se tornaria um dos primeiros do mundo moderno a possuir uma população urbana numericamente superior à rural.Para Thompson, o incremento da população nesse período se sustentou principalmente por uma longa série de boas colheitas e numa melhora do padrão de vida desenvolvido nos primeiros momentos da Revolução Industrial; com o avanço da industrialização na primeira metade do século, no entanto, a saúde da população urbana começou a deteriorar, principalmente devido à imensa concentração populacional nas cidades que, como veremos, sofreria com as epidemias, as péssimas condições de habitação, as deformações e a estafa causadas pelo trabalho e a alimentação insuficiente e inadequada. A medicina, nesse momento, parece ter sido pouco capaz de contornar esses problemas. (...)

Disponível em: http://chacombolachas.wordpress.com/2008/09/11/condicoes-e-modos-de-vida-do-operariado-ingles-da-primeira-revolucao-industrial-1780-1840/

Acesso em 13 de  setembro de 2011.

ROTEIRO DA ATIVIDADE:

1- Oriente os alunos a acessarem o link acima para leitura, na íntegra, do texto indicado.

2- Proponha aos alunos a realização das atividades do roteiro abaixo, utilizando o KWord para a elaboração das respostas:

a) Na sociedade industrial inglesa, há o predomínio da cidade sobre o campo. Explique esta afirmativa com argumentos do texto lido.

b) Quais os impactos da "revolução dos transportes" para a sociedade industrial inglesa?

c) De que maneira o desenvolvimento do capitalismo industrial modificou a concepção de trabalho do operário?

d) Como eram as relações entre patrão e empregado nas fábricas inglesas?

e) Além das péssimas condições de trabalho, os operários ingleses viviam em cidades de ambiente insalubre. Segundo o texto lido, quais as características das cidades industriais?

f) "As possibilidades de sobrevivência para as classes baixas, então, eram bastante baixas. As chances de se manter vivo estando nas cidades eram pequenas, seja o indivíduo uma criança ou um adulto." Explique esta afirmativa.

g) Identifique no texto as diferenças no modo de viver da burguesia e do operário inglês, e complete o quadro abaixo:

 

 

BURGUESIA

OPERÁRIO

CASA

 

 

ALIMENTAÇÃO

 

 

EXPECTATIVA DE VIDA

 

 

TRABALHO

 

 

h) Elabore um pequeno texto, no KWord,  explicando como eram as cidades industriais e a vida do operário inglês no século XVIII e XIX. 

i) Ao final, todos os alunos  deverão socializar suas respostas e os seus textos.

3-  TRABALHANDO COM IMAGENS:

1.

 cidade

 Disponível em: http://www.klick.com.br/enciclo/encicloverb/0,5977,cliente-415,00.html

Acesso em 13 de setembro de 2011.

2.

cidade 2  

 Disponível em: http://historia8anofriburgo.blogspot.com/2010/08/as-cidades-depois-da-revolucao.html

Acesso em 13 de setembro de 2011.

3.

cidade 3

Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/historia-das-cidades/historia-das-cidades-7.php

Acesso em 13 de setembro de 2011.

4.

cidade 4

Disponível em: http://marcosaratu.blogspot.com/2010/06/ecos-da-revolucao-industrial.html

Acesso em 13 de setembro de 2011.

5.

cidade 5

Disponível em: http://www.coladaweb.com/historia/revolucao-industrial

Acesso em 13 de setembro de 2011.

Peça aos alunos que, em trios, acessem os links acima para salvar as imagens no KolourPaint e a partir das imagens e das informações do texto lido eles deverão montar uma história em quadrinhos com o título: Condições e Modos de Vida do Operariado Inglês.

4- Todos os trios deverão socializar suas apresentações com todos da turma.

 

II - A LUTA DOS TRABALHADORES INGLESES E SUAS CONQUISTAS

Professor, na Inglaterra durante o século XIX trabalhavam nas fábricas inglesas homens, mulheres e crianças que eram submetidos a16 horas de trabalhos por dia; seu cotidiano nas fábricas era muito cansativo, o ambiente de trabalho era péssimo e não tinham direitos trabalhistas. No entanto, os operários ingleses não aceitaram essa situação por muito tempo e passaram a lutar por melhorias nas condições de trabalho e a partir de 1830, os operários começaram a conquistar seus primeiros direitos trabalhistas.

 

DEPOIMENTOS: As condições de trabalho na Revolução Industrial - Depoimentos de época

"Eu tenho conhecimento de mais acidentes no início do dia do que no final. Eu fui, inclusive, testemunha de um deles. Uma criança estava trabalhando a lã, isso é preparando a lã para a máquina; Mas a alça o prendeu, como ele foi pego de surpresa, acabou sendo levado para dentro do mecanismo; e nós encontramos de seus membros em um lugar, outro acolá, e ele foi cortado em pedaços; todo o seu corpo foi mandado para dentro e foi totalmente mutilado.”(John Allett começou a trabalhar numa fábrica de tecidos quando tinha apenas quatorze anos. Foi convocado a dar um depoimento ao parlamento britânico sobre as condições de trabalho nas fábricas aos 53 anos)

“Nosso período regular de trabalho ia das cinco da manhã até as nove ou dez da noite. No sábado, até as onze, às vezes meia-noite, e então éramos mandados para a limpeza das máquinas no domingo. Não havia tempo disponível para o café da manhã e não se podia sentar para o jantar ou qualquer tempo disponível para o chá da tarde. Nós íamos para o moinho às cinco da manhã e trabalhávamos até as oito ou nove horas quando vinha o nosso café, que consistia de flocos de aveia com água, acompanhado de cebolas e bolo de aveia tudo amontoado em duas vasilhas. Acompanhando o bolo de aveia vinha o leite. Bebíamos e comíamos com as mãos e depois voltávamos para o trabalho sem que pudéssemos nem ao menos nos sentar para a refeição.”(O jornal Ashton Chronicle entrevistou John Birley em maio de 1849)

Disponível em: http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=504

Acesso em 13 de julho de 2011.

TEXTO: FORMAÇÃO CLASSE OPERÁRIA

“A baixa remuneração para o trabalho repetitivo das fábricas obrigava que famílias inteiras integrassem o ambiente fabril. Por um salário ainda menor, mulheres e crianças eram submetidas às mesmas tarefas dos homens adultos. Ao mesmo tempo, as condições de trabalho oferecidas nas fábricas eram precárias. Sem instalações apropriadas e nenhuma segurança, as fábricas ofereciam risco de danos à saúde e à integridade física dos operários. As mortes e doenças contraídas na fábrica reduziam consideravelmente a expectativa de vida de um operário. Tantas adversidades acabaram motivando as primeiras revoltas do operariado. (...) Ainda assim, os movimentos operários continuaram a existir sob a influência de outras orientações. No início do século XIX, o movimento ludita (ou ludismo) incentivava a destruição das máquinas industriais. Essas eram encaradas como as principais responsáveis pelos acidentes e o grande número de desempregados substituídos por tecnologias que exigiam uma mão-de-obra ainda menor. Anos mais tarde, o cartismo exigiu a participação política dos operários ingleses que, na época, não tinham direito ao voto. Com o passar dos anos, os trabalhadores passaram a instituir organizações em prol dos seus próprios interesses. As chamadas trade-unions tinham caráter cooperativista e ao mesmo tempo político. Com sua força política representada, os trabalhadores conquistaram melhores condições de trabalho, a redução da jornada de trabalho e o direito à greve. Dessas mobilizações surgiram os primeiros sindicatos que, ainda hoje, tem grande importância para a classe trabalhadora.”

Disponível em: http://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/formacao-classe-operaria.htm

Acesso em 13 de julho de 2011.

video

 

video

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=CxmJtjRqr2k

Acesso em 13 de setembro de 2011

ROTEIRO DA ATIVIDADE:

1- Peça aos alunos que acessem os links dos depoimentos  e do texto para leitura na íntegra e do  vídeo acima para assisti-los.

2- Faça uma roda de conversa com os alunos, partindo das questões abaixo:

a) Do que foi visto nos depoimentos, texto e vídeo acima sobre a vida dos trabalhadores nas fábricas, o que te chamou mais a atenção?

b) Você acha que os operários eram submetidos a uma forma de trabalho subumana? Explique.

c) Você vê semelhanças entre as greves dos operários do século XIX com as greves realizadas nos dias atuais? Explique.

d) Qual a sua opinião a respeito das  primeiras conquistas trabalhistas dos operários no século XIX?

3- Com base nas discussões acima, peça aos alunos que  criem um texto no KWord contendo os termos abaixo relacionados:

trabalho

exploração

péssimas condições

greves

sindicatos

conquistas

4- Socialize os textos dos alunos com todos da turma.

5- Oriente os alunos para que, individualmente, na WxCam do seu netbook, façam uma entrevista com três pessoas assalariadas que ele conheça, seguindo o roteiro abaixo:

Nome:

Idade:

Função:

Onde trabalha:

Quantas horas você trabalha por dia:

Há quanto tempo você é assalariado:

Desde que exerce este trabalho, seu salário já aumentou?

Você acha que o pagamento que recebe por seu trabalho é justo?

Você está satisfeito com seu salário?

Se está insatisfeito, já conseguiu falar com seu patrão sobre isso?

Você já fez hora extra?

Você recebeu por este tempo de trabalho a mais?

Você sabe de seus direitos como trabalhador?

O que você acha do trabalhador que resolve fazer greve?

Você participa de algum sindicato? Qual?

6- Depois, formem grupos de no máximo quatro integrantes e apresentem uns aos outros os resultados de suas entrevistas. Em seguida, o grupo deverá produzir no KPresenter uma apresentação com os resultados gerais do grupo.

7- Todos os grupos deverão socializar suas pesquisas com todos da turma.

III - TRABALHO, CONSUMO E MEIO AMBIENTE

 

Professor, com a Revolução Industrial temos o florescimento da sociedade capitalista que criou o mito do consumo como sinônimo de bem-estar e aprofundou os processos de alienação e exploração do trabalho. Além disso, a modernização industrial trouxe profundos impactos na relação do Homem com o meio ambiente.

 

TEXTO:  Como os padrões de desenvolvimento sociais e de consumo atuais interferem nas relações do homem com o Meio Ambiente

“A industrialização atual resulta de um processo evolutivo iniciado com a Revolução Industrial ocorrida na Europa e particularmente na Inglaterra a partir do século XVIII. Esse período industrial significou a passagem de uma sociedade rural e artesanal para uma sociedade urbana e industrial. Paralelamente à industrialização desenvolveu-se o capitalismo, o qual conheceu inicialmente o estágio concorrencial (livre concorrência) e a seguir o estágio monopolista (segunda metade do século XIX em diante). Decorrente de um desenvolvimento que não considerou os impactos relevantes da revolução industrial e a finitude dos recursos naturais o século XX testemunhou o maior e mais rápido avanço tecnológico da história da humanidade e também as maiores agressões ao meio ambiente. (...) O meio ambiente vem se constituindo em uma das mais importantes dimensões da vida humana e é objeto de análise de diferentes grupos e classes que compõe a sociedade contemporânea. Sociedade esta que se baseia na produção e no consumo, gerando incertezas quanto a possibilidade de inventar ou recompensar os problemas causados pela modernização industrial. (...)".

Disponível na íntegra em: http://www.webartigos.com/articles/24589/1/Consumo-x-Meio-Ambiente/pagina1.html

Acesso em 13 de setembro de 2011

CHARGES:

1.

charge

Disponível em: http://gentefeianatv-gentefeianatv.blogspot.com/2008/02/revoluo-industrial.html

Acesso em 13 de setembro de 2011.

2.

charge 1

Disponível em: http://geoconceicao.blogspot.com/2011_03_01_archive.html

Acesso em 13 de setembro de 2011.

3.

charge 2

Disponível em: http://geografiaem360graus.blogspot.com/2011/05/charges-consumismo.html

Acesso em 13 de setembro de 2011.

4.

charge 3

Disponível em: http://geografiaem360graus.blogspot.com/2011/05/charges-consumismo.html

Acesso em 13 de setembro de 2011.

 

ROTEIRO DA ATIVIDADE:

1- Oriente os alunos a acessarem os links acima para leitura na íntegra do texto e para visualização das charges.

2- Proponha um debate com os alunos levantando as seguintes questões:

a) Em sua opinião, quais as vantagens e desvantagens da industrialização?

b) Quais os prejuízos ambientais causados pela industrialização?

c) Você acha que atualmente é mais importante ter ou ser?

d) Em sua opinião, o que é desenvolvimento sustentável?

3- Proponha aos alunos que, em trios, criem um texto crítico, no KWord, a partir das citações abaixo retiradas do texto lido, construindo uma relação entre trabalho, consumo e meio ambiente:

“O capitalismo está fundamentado no lucro e no consumismo sendo o mesmo incompatível com a conservação da natureza (FILHO e SAMPAIO, 2004).”

“Para Sachs (1986), o meio ambiente deveria ser a base ecológica do processo de desenvolvimento.”

“A noção de que a natureza é um recurso explorável e consumível está tão profundamente enraizada na cultura industrial moderna que, talvez, seja difícil imaginar uma relação alternativa entre os seres humanos e o equilíbrio da comunidade da Terra (KLUCKHOHN,F.R.1953).”

“Diante disso LEFF (2000), afirma que a crise ambiental é acima de tudo um problema de conhecimento.”

"O grande desafio do nosso tempo: criar comunidades sustentáveis, isto é, ambientes sociais e culturais onde podemos satisfazer as nossas necessidades e aspirações sem diminuir as chances das gerações futuras (CAPRA, 1996).”

4- Todos os trios deverão socializar seus textos com todos da turma.

pesquisa

5- Sugira aos alunos que formem grupos de até quatro integrantes e que façam uma pesquisa sobre Consumo Consciente e Desenvolvimento Sustentável, seguindo o roteiro abaixo:

O que é Consumo Consciente?

Quando e por que surgiu esta proposta?

De que maneira podemos contribuir para o Consumo Consciente?

O que é Desenvolvimento Sustentável?

Quando e por que surgiu esta proposta?

Exemplos de projetos e planos para o desenvolvimento sustentável no Brasil?

Depois, os alunos deverão montar uma apresentação no KPresenter com os dados e imagens da pesquisa.

6- Os grupos deverão socializar suas apresentações com todos da turma.

7- Tendo como referência os resultados dos alunos sobre a pesquisa acima realizada, proponha que os alunos realizem uma campanha na escola sobre Consumo Consciente. Eles poderão criar cartazes sobre a temática e ainda, criar um blog da turma sobre a importância do consumo consciente postando imagens da Campanha desenvolvida na escola.

Sugestão: Esta atividade poderá ser realizada com apoio do professor da disciplina de Geografia e Ciências, que contribuirão na ampliação dos conceitos de consumo consciente e desenvolvimento sustentável.

Recursos Complementares

Sugestão de leitura para professores:

Monografia: Habitação e modos de vida em vilas operárias – Mônica Peixoto Vianna Disponível em:  http://www.eesc.usp.br/nomads/SAP5846/mono_Monica.pdf

Sugestão de leitura para professores e alunos:

A vida no século XIX - Disponível em:  http://www.historiamais.com/seculoXIX.htm

O Consumismo e o Meio Ambiente - Disponível em: http://www.grupoescolar.com/pesquisa/o-consumismo-e-o-meio-ambiente.html

Aulas do portal que podem ser consultadas pelo professor no planejamento da aula:

Consumo e Consumismo: qual o papel do consumidor consciente? Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25673

Todos os links foram acessados em 13 de setembro de 2011.

Avaliação

 

A avaliação deve permear toda a atividade pedagógica do professor. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poderá avaliar o aluno segundo sua participação nas atividades realizadas: pesquisas, leitura e interpretação de texto, exposições dialogadas, debates, respostas aos roteiros de perguntas e quadros comparativos, apresentações de pesquisas, criação de história em quadrinhos, campanha educativa e blog.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Maria São Pedro da Hora Neiva Cruz , EE - COLEGIO ESTADUAL MANDINHO DE SOUZA ALMEIDA , Bahia - disse:
    mcruz2806@gmail.com

    17/10/2013

    Cinco estrelas

    excelente aula


  • Irailde Dias de melo, Esc.Est.Ens.Fund.Médio Pref. Frª Apolinário da Silva , Paraíba - disse:
    iraildedias2009@hotmail.com

    03/06/2013

    Cinco estrelas

    Adorei a aula proprosta,nesta pude organizar minha aula de pesquisa com meus alunos,sobre a Revolução Industrial. Como professora precisamos sempre buscar inovar os conteudos que vem nos livros,hoje os sites tem nos propocionada esta ferramenta,na qual clicamos e temos tudo que buscamos com muita facilidade,como também nosso aluno se empolga a fazer sua atividades diante do computador.Quando fomos preparados com os cursos do Mec,hoje desenvolvemos nossas aulas bem atraente e com mais recursos e


  • Bruna , tiradentes , Minas Gerais - disse:
    brunaabreu2011@hotmail.com

    14/04/2013

    Cinco estrelas

    Curti


  • marineide pereira, escola mul.jose p dos santos , Goiás - disse:
    marineide.bonfim@bol.com.br

    26/02/2013

    Cinco estrelas

    nossa gostei demais me ajudou bastante. obrigado


  • Deurivan Gomes da Silva, Colégio Divina Providência , Maranhão - disse:
    deurivangomes@hotmail.com

    16/11/2012

    Cinco estrelas

    Excelente aula, a forma como foi elaborada contribui muito para a melhoria do aprendizado do aluno, também contribui com o professor, uma vez que as aulas ficarão mais dinâmica.


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