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Os movimentos urbanos pelo fim da escravidão no Brasil, século XIX - UCA

 

26/09/2011

Autor e Coautor(es)
GETULIO RIBEIRO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini; Elmiro Lopes da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Relações de trabalho
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Entender a contribuição de movimentos urbanos para a extinção legal da escravidão no Brasil.
  • Compreender ideias e ações de pessoas ligadas ao movimento abolicionista em fins do século XIX.
  • Pensar a abolição da escravidão no Brasil como um longo processo de luta.
  • Refletir e posicionar-se diante da causa negra nos dias atuais.
Duração das atividades
08 aulas 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Colonização do Brasil
  • Escravidão
Estratégias e recursos da aula

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Abaixo, a discriminação dos aplicativos utilizados na aula e as especificações para executá-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

WxCam - Menu K - Aba Aplicativos – Multimídia. O Aplicativo “Visualizador de Imagens” abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em memória externa, como por exemplo, um pendrive.

Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

 

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Atividade 1- "O Abolicionismo"

Nesta primeira atividade, propomos a análise do prefácio do livro "O Abolicionismo" (1883), de Joaquim Nabuco, disponível no site Cultura Brasileira - http://www.culturabrasil.org/. Acesso em 16 de setembro de 2011

Joaquim Nabuco foi uma das pessoas que, durante o século XIX, defendeu o fim da escravidão no Brasil. Além da defesa no âmbito parlamentar, ele argumentou a favor da abolição em seus livros, artigos na Revista do Brasil e em jornais de circulação urbana. Para saber mais sobre a trajetória deste personagem histórico, recomendamos o texto "Joaquim Nabuco: Homem de Imprensa", publicado no site OVERMUNDO:

http://www.overmundo.com.br/overblog/joaquim-nabuco-homem-de-imprensa. Acesso em 16 de setembro de 2011

nabuco

Joaquim Nabuco (1849-1910)

DINÂMICA sugerida:

  • Os alunos devem localizar o prefácio por meio do link informado abaixo.
  • A data de assinatura do prefácio está equivocada: onde se lê "1863", leia-se "1883".
  • Realizar a leitura e o vocabulário do texto. Nesta última tarefa, utilizar o dicionário virtual: http://www.dicio.com.br/. Acesso em 14 de setembro de 2011
  • Responder as questões e debater o documento conforme se propõe.

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http://www.culturabrasil.org/oabolicionismo.htm. Acesso em 16 de setembro de 2011

o abolucionismo

 

QUESTÕES relevantes na análise do documento:

  1. Qual a avaliação de Nabuco sobre a existência da escravidão no Brasil, naquele contexto?
  2. Quais os seus principais argumentos  para o fim do escravismo?
  3. Como ele associa a escravidão à ausência de patriotismo?
  4. Em sua opinião, qual a mensagem deixada neste prefácio? Explique

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As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

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PROFESSOR!

Nesta atividade, o objetivo é que os alunos percebam o abolicionismo defendido por Joaquim Nabuco e reflitam sobre os seus argumentos para o fim da escravidão no Brasil, poucos anos antes da assinatura da Lei Áurea (1888).

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Atividade 2- "Os abolicionistas"

A exemplo de Joaquim Nabuco, outras pessoas defenderam o fim da escravidão no Brasil, durante o século XIX. Nesta atividade, propomos o levantamento desses personagens históricos e suas respectivas ações - os quais, como Nabuco, são chamados de "abolicionistas". Para tal, acessaremos o Jornal do Senado (Rio de Janeiro, de 14 de maio de 1888), publicado no dia seguinte à assinatura da Lei Áurea.

DINÂMICA sugerida:

  • Os alunos devem acessar o Jornal do Senado, reconstituído na íntegra, disponível no formato PDF.
  • Para visualizar o arquivo, ou salvá-lo em seu computador, use o link abaixo informado.
  • Localizar a página 6 do jornal, cuja segunda parte - "Grandes defensores da abolição" - será utilizada na atividade.
  • Realizar a tarefa conforme a orientação.

 

Atenção!

Utilizaremos apenas uma página do jornal, mas indicamos a análise das outras páginas, dada a riqueza do documento de época.

 

http://www.senado.gov.br/noticias/jornal/arquivos_jornal/arquivosPdf/encarte_abolicao.pdf. Acesso em 16 de setembro de 2011

jornal do senado

 

ORIENTAÇÃO para análise do documento:

A matéria de jornal apresenta as biografias resumidas de sete homens que defenderam as ideias abolicionistas. Faça a ficha de cada um deles, contendo:

  1. O nome do abolicionista.
  2. Qual a sua formação e atuação profissional?
  3. Quais as suas principais ações abolicionistas?
  4. Deixou obras escritas? Quais?

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As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

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PROFESSOR!

Nesta atividade, o objetivo é que os alunos conheçam e reflitam sobre o papel desempenhado pelos abolicionistas em fins do século XIX.

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Atividade 3- O movimento abolicionista

O papel desempenhado pelos abolicionistas foi, sem dúvida, importante para a causa dos escravos. Essas intenções, no entanto, não resumem o movimento abolicionista ocorrido em fins do século XIX. Nesta atividade, propomos a leitura da entrevista com o historiador Marco Antonio Villa, o qual relata a participação de vários setores da sociedade no processo abolicionista, com a exceção dos grandes proprietários de terra.

DINÂMICA sugerida:

  • Os alunos devem localizar a entrevista por meio de seu link, abaixo informado.
  • Realizar a leitura e o vocabulário do texto. Nesta última tarefa, utilizar o dicionário virtual: http://www.dicio.com.br/. Acesso em 14 de setembro de 2011
  • Responder as questões e debater o documento conforme se propõe.

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http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/abolicionismo-como-foi-o-processo-de-fim-da-escravidao.jhtm. Acesso em 16 de setembro de 2011

entrevista

 

QUESTÕES relevantes na análise da entrevista:

  1. De acordo com o historiador, quais as primeiras ações em prol da abolição?
  2. Quais eventos internacionais também favoreceram aos escravos? De que forma isso ocorreu?
  3. De que maneira destaca-se a figura de Joaquim Nabuco no movimento abolicionista?
  4. Quais classes sociais apoiaram o movimento?
  5. Caracterize a Sociedade dos Caifazes.
  6. Considerando o histórico narrado durante a entrevista, qual o papel da Lei Áurea na abolição da escravidão no Brasil? Para ajudar na resposta, leia esta outra matéria publicada no UOL Educação - http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/lei-aurea-princesa-isabel-sancionou-a-lei-que-pos-fim-a-escravidao.jhtm. Acesso em 18 de setembro de 2011

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As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

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PROFESSOR!

Nesta atividade, o objetivo é que os alunos conheçam e reflitam sobre o papel desempenhado pelos abolicionistas no processo de extinção - perante a lei - da escravidão no Brasil.

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Atividade 4- "Jornal abolicionista"

 

3 atividades de casa 

Nesta última atividade, propomos a realização pelos alunos de um "jornal abolicionista", por meio do qual expressem ideias e pensamentos em prol da igualdade racial e social no Brasil atual.

ORIENTAÇÕES GERAIS:

  1. O trabalho poderá ser realizado em grupos com 5 alunos cada.
  2. Para a confecção dos textos, os alunos poderão contar com a ajuda do(a) professor(a) de Língua Portuguesa, que os instruirão para uma escrita crítica e combativa.
  3. Para fazer a arte do jornal, os alunos poderão contar com a ajuda do(a) professor(a) de Artes, que os instruirão na tarefa do design gráfico.
  4. Para ajudar na elaboração do jornal, os grupos devem ler e debater o texto "O preconceito racial e suas repercussões na instituição escola", assinado por Waléria Menezes - http://www.fundaj.gov.br/tpd/147.html. Acesso em 18 de setembro de 2011

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SOCIALIZAÇÃO do trabalho num dos meios a seguir:

  • Exposição nos murais da escola.
  • Publicação no blog da escola ou turma. Para saber como montar e manter um blog, acesse - http://comomontarseublog.blogspot.com/. Acesso em 18 de setembro de 2011

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Recursos Complementares

Sugestões de leituras para professores e alunos:

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Sugestão de leitura para o professor:

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Aulas do portal que podem ser consultadas pelo professor no planejamento de sua aula:

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Avaliação

Nesta aula, o professor poderá avaliar o aprendizado dos alunos por meio da capacidade de analisar os documentos de época e a entrevista, e de suas inquietações diante desses; além da realização da atividade final e demais registros produzidos na aula.

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