26/09/2011
Leide Divina Alvarenga Turini; Elmiro Lopes da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | História | Relações de trabalho |
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
Ensino Fundamental Final | História | Cidadania e cultura no mundo contemporâneo |
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Abaixo, a discriminação dos aplicativos utilizados na aula e as especificações para executá-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos. |
WxCam - Menu K - Aba Aplicativos – Multimídia. O Aplicativo “Visualizador de Imagens” abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em memória externa, como por exemplo, um pendrive. |
Firefox - ícone “figura de um globo terrestre" localizado na área de trabalho (Desktop). |
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Nesta primeira atividade, propomos a análise do prefácio do livro "O Abolicionismo" (1883), de Joaquim Nabuco, disponível no site Cultura Brasileira - http://www.culturabrasil.org/. Acesso em 16 de setembro de 2011
Joaquim Nabuco foi uma das pessoas que, durante o século XIX, defendeu o fim da escravidão no Brasil. Além da defesa no âmbito parlamentar, ele argumentou a favor da abolição em seus livros, artigos na Revista do Brasil e em jornais de circulação urbana. Para saber mais sobre a trajetória deste personagem histórico, recomendamos o texto "Joaquim Nabuco: Homem de Imprensa", publicado no site OVERMUNDO:
http://www.overmundo.com.br/overblog/joaquim-nabuco-homem-de-imprensa. Acesso em 16 de setembro de 2011
Joaquim Nabuco (1849-1910)
DINÂMICA sugerida:
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http://www.culturabrasil.org/oabolicionismo.htm. Acesso em 16 de setembro de 2011
QUESTÕES relevantes na análise do documento:
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As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.
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PROFESSOR!
Nesta atividade, o objetivo é que os alunos percebam o abolicionismo defendido por Joaquim Nabuco e reflitam sobre os seus argumentos para o fim da escravidão no Brasil, poucos anos antes da assinatura da Lei Áurea (1888).
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A exemplo de Joaquim Nabuco, outras pessoas defenderam o fim da escravidão no Brasil, durante o século XIX. Nesta atividade, propomos o levantamento desses personagens históricos e suas respectivas ações - os quais, como Nabuco, são chamados de "abolicionistas". Para tal, acessaremos o Jornal do Senado (Rio de Janeiro, de 14 de maio de 1888), publicado no dia seguinte à assinatura da Lei Áurea.
DINÂMICA sugerida:
Atenção!
Utilizaremos apenas uma página do jornal, mas indicamos a análise das outras páginas, dada a riqueza do documento de época.
http://www.senado.gov.br/noticias/jornal/arquivos_jornal/arquivosPdf/encarte_abolicao.pdf. Acesso em 16 de setembro de 2011
ORIENTAÇÃO para análise do documento:
A matéria de jornal apresenta as biografias resumidas de sete homens que defenderam as ideias abolicionistas. Faça a ficha de cada um deles, contendo:
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As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.
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PROFESSOR!
Nesta atividade, o objetivo é que os alunos conheçam e reflitam sobre o papel desempenhado pelos abolicionistas em fins do século XIX.
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O papel desempenhado pelos abolicionistas foi, sem dúvida, importante para a causa dos escravos. Essas intenções, no entanto, não resumem o movimento abolicionista ocorrido em fins do século XIX. Nesta atividade, propomos a leitura da entrevista com o historiador Marco Antonio Villa, o qual relata a participação de vários setores da sociedade no processo abolicionista, com a exceção dos grandes proprietários de terra.
DINÂMICA sugerida:
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http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/abolicionismo-como-foi-o-processo-de-fim-da-escravidao.jhtm. Acesso em 16 de setembro de 2011
QUESTÕES relevantes na análise da entrevista:
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As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.
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PROFESSOR!
Nesta atividade, o objetivo é que os alunos conheçam e reflitam sobre o papel desempenhado pelos abolicionistas no processo de extinção - perante a lei - da escravidão no Brasil.
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Nesta última atividade, propomos a realização pelos alunos de um "jornal abolicionista", por meio do qual expressem ideias e pensamentos em prol da igualdade racial e social no Brasil atual.
ORIENTAÇÕES GERAIS:
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SOCIALIZAÇÃO do trabalho num dos meios a seguir:
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Nesta aula, o professor poderá avaliar o aprendizado dos alunos por meio da capacidade de analisar os documentos de época e a entrevista, e de suas inquietações diante desses; além da realização da atividade final e demais registros produzidos na aula.
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