Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Cinema Novo e os anos 1960 no Brasil

 

26/09/2011

Autor e Coautor(es)
Augusto Carvalho Borges
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Ligia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Poder
Ensino Médio História Cultura
Ensino Médio História Memória
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

Os alunos poderão expandir a percepção histórica do período histórico dos anos 1960. Tentando entender o caráter político da produção artística da época tentaremos perceber um espectro importante das idéias que circulavam na época, assim como poderemos entender um pouco melhor a importância do cinema novo para sua época e para história da cultura no país.

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

É necessário que algumas informações históricas contextuais sobre o Brasil dos anos 1960:

1)    Entender um pouco sobre as tensões que  regiam o país nos anos 1960. De um lado João Goulart e um governo que procurou promover mudanças de cunho social, de outro uma classe conservador que procurava fazer a manutenção social do país.

2)    Conhecer um pouco do contexto da polarização mundial definida pela Guerra Fria.

3)    Ter noções básicas sobre cinema.

Estratégias e recursos da aula

 

INTRODUÇÃO

O professor deve começar fazendo uma introdução sobre a sociedade brasileira nos anos 1960. Sobre a década que começar com a campanha da legalidade seguida da posse de João Goulart parece ter pairado sempre um clima de tensão. O fantasma de uma possível ditadura parecia rondar o país. Dessa forma, a cultura brasileira parecia tomar um ruma também de politizar-se. No caso, o cinema o Cinema Novo foi exemplar em tornar esse processo de  cultura engajada e ao mesmo tempo inaugurar importantes imagens que serviram como chave de compreensão para a situação do país. Para a realização dessa aula é recomendado que o professor já tenha realizado as atividade propostas em “Cinema e Política nos anos 1960”, disponível no portal do professor (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28695).

 

 

DESENVOLVIMENTO:

As aulas basicamente usarão como recursos didáticos:

 

1) Filmes de época (ficções ou documentários)

2) Textos da época (sobre cinema e cultura brasileira)

 3) Filme utilizados:

 

- Arraial do Cabo (1958) – Paulo Cesar Sarraceni

http://www.youtube.com/watch?v=x20RuVXFtzI&feature=related

http://youtu.be/jMawCU9Si-I

ou aqui: http://www.programadorabrasil.org.br/programa/50/

 

 - Aruanda (1960) – Linduarte Noronha

http://video.google.com/videoplay?docid=-2531992243254208946

 

- Jango (1984) – Silvio Tendler

http://www.programadorabrasil.org.br/filme/393

também disponível aqui:

http://video.google.com/videoplay?docid=4128394675769367215

 

- Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964) – Glauber Rocha

http://www.programadorabrasil.org.br/filme/282/

http://www.youtube.com/watch?v=YWHDbcyxEc0 (parte 1)

 

- Vidas Secas (1962) – Nelson Pereira dos Santos

http://www.youtube.com/watch?v=9eDeIKxZ48c (parte 1)

 

- Garrincha, alegria do povo (1963)– Joaquim Pedro de Andrade

http://www.youtube.com/watch?v=sODovA1ItfU

 

- Os fuzis (1964) – Ruy  Guerra

http://www.youtube.com/watch?v=ThgLRrb1vvc

http://youtu.be/4H3TpvOHHYM

 

- Ganga Zumba (1964) – Cacá Diegues

http://youtu.be/4H3TpvOHHYM

 

- O desafio (1965) – Paulo César Sarraceni

http://www.youtube.com/watch?v=e4HA1zG_lss

 

- Opinião Pública (1967) – Arnaldo Jabor

http://video.google.com/videoplay?docid=-783061723708139652

ou: http://www.programadorabrasil.org.br/filme/1020/

 

É portanto necessário o uso de uma Laboratório de Informática da escola com acesso à internet e uma  Sala de Projeções. Uma ajuda muito importante é o cadastro da no  programa da Secretaria do Audiovisual www.programadorabrasil.org.br, que tem como objetivo a divulgação gratuita do cinema nacional e ainda a formação de núcleos debatedores de cinema. Os filmes tratados aqui podem ser todos adquiridos pela escola através do programa desde que a escola se comprometa com sua exibição. Uma sugestão é realizar um ciclo temático de cinema, extra-classe, com duração de uma semanaque exiba os filmes acima semanalmente, ao longo do decorrer das atividades.

 

 

Aula 1) O professor iniciar as atividade exibindo o seguinte vídeo aos alunos:

 

Entrevista de João Goulart em 1961:

http://www.youtube.com/watch?v=lRhjziew9xg

 

O professor deve incentivar os alunos a fazer uma pesquisa para entender quem são estes personagens e sobre qual fato histórico estão tratando na entrevista. O fato que estão parece inaugurar a década de 60.

 

O professor deve atentar os  alunos para o fato de ser esta uma entrevista de João Goulart, ex-presidente do Brasil, no dia de sua posse como Presidente da República. Eles tratam na entrevista do fato de sua posse ter sido ameaçada por opositores militares que ameaçaram um golpe ainda em 1961. Decorreu-se daí da Campanha da Legalidade, de onde Jango (como era conhecido) saiu vitorioso.

 

legalidade 1

Campanha da legalidade:

http://midiacrucis.files.wordpress.com/2011/08/legalidade-1jangopovo.jpg

 

 

O vídeo A Campanha da Legalidade também é um bom auxílio:

http://www.youtube.com/watch?v=X17rqsc9Gl8 (parte 1)

http://youtu.be/jlG3nTAmtak (parte 2)

 

Texto que explica a Campanha da Legalidade:

http://www.crato.org/chapadadoararipe/2010/09/02/brizola-e-a-campanha-da-legalidade-em-1961/

 

Ao final da pesquisa os alunos deverão apresentar para a turma o que eles entenderam que foi a Campanha da Legalidade: quais forças estavam em jogo? O professor deve intervir e orientar os alunos na compreensão do tema. Deve ficar claro portanto que já no início dos anos 1960 existia um clima de tensão muito aguda entre a esquerda e a direta no Brasil, tensão essa que esbarrava quase sempre no risco de um golpe. Como era de se esperar artista e intelectuais não estiveram fora desse quadro de engajamento político.

 

Como exercício os alunos deverão escrever pequenas legendas para as fotos abaixo:

legalidade 2

 

legalidade 3

 

Cartões postais feito pelo PDT-RS com Leonel Brizola durante a Campanha da Legalidade em 1961.

 http://www1.folha.uol.com.br/poder/964801-no-rs-aniversario-da-campanha-da-legalidade-tera-ate-musical.shtml

 

 

Para saber mãos sobre artistas e intelectuais nos anos 1960, ver:

www.scielo.br/pdf/ts/v17n1/v17n1a03.pdf

 

 

Aula 2) As discussões sobre o cinema brasileiro que deram origem às idéias sobre um cinema nacional político se iniciaram ainda nos 1950, mas nos anos 1960 que elas ganham força como base para o surgimento da geração cinemanovista politicamente engajada. Dois marcos marco dessa produção são os filmes de Paulo Cesa Sarraceni, Arraial do cabo (1958) e Aruanda de Linduarte Noronha Aruanda, de 1960. O professor terá a oportunidade começar a aula exibindo o  curta do paraibano:

 

 

Aruanda (1960) – Linduarte Noronha

 http://video.google.com/videoplay?docid=-2531992243254208946

 

 

aruanda

Cena de Aruanda (1960), de Linduarte Noronha. O filme causou impacto aos jovens cineastas da época por exibir a realidade da pobreza no Brasil de forma direta.

http://www.janelacultural.com/wp-content/uploads/2009/12/Aruanda-300x220.jpg

 

 

 

Arraial do Cabo (1958) – Paulo Cesar Sarraceni

http://www.youtube.com/watch?v=x20RuVXFtzI&feature=related (parte 1)

http://youtu.be/jMawCU9Si-I (parte 2)

 

 

arraial

Arraial do Cabo de Paulo Cezar Saraceni e Mário Carneiro

http://www.contracampo.com.br/15/arraial.jpg

 

Com a turma poderá iniciar a discussão: Por que estes filmes teria causado tanto impacto nos jovens cineastas da época? Como esses filmes poderiam ter sido entendido como filmes políticos da época?

 

O professor deve orientar a discussão no sentido de esclarecer que ainda que hoje o filme pareça simples, é importante lembrar que o cinema feito à época raramente saia dos estúdios, ou mesmo filmava a realidade sem “retoques” que a disfarçassem. Além do mais ambos tinha sido filmado com pouquíssimos recursos. Trazia, em uma das primeiras vezes, a imagem da pobreza e os conflitos da realidade brasileira à tela do cinema. Assunto esse que uma parte da população brasileira preferia não  querer saber. Tudo isso animou a imensamente a geração dos anos de 1960.

 

Sobre os dois filmes o professor poderá ver melhor aqui:

http://www.contracampo.com.br/15/documentarios.htm

 

 

Aula 3) Começar a aula momento para a exibição de um trecho de Vidas Secas (1962), de Nelson Pereira dos Santos:

 

vidas

Cena de Vidas Secas, 1962, de Nelson Pereira dos Santos

http://arquivos.tribunadonorte.com.br/fotos/53584.jpg

 

 

Vidas Secas (1962) – Nelson Pereira dos Santos

http://www.youtube.com/watch?v=9eDeIKxZ48c

 

Vidas Secas, é talvez o principal marco do surgimento do Cinema Novo brasileiro. O que os alunos podem ver como características marcantes deste filme? Qual seria sua importância pro cinema brasileiro? Como podemos entender o engajamento destes filmes? 

 

Os alunos devem tomar notas da discussão e o professor avaliar a participação da turma.

 

 

Aula 3)  Outro filme decisivo na história do cinema novo é Deus e o Diabo na terra do Sol:

 

DDTS

Cena de Deus e o Diabo na terra do Sol (1964), Glauber Rocha

http://cinemacomrapadura.com.br/filmes/img/3410-2007-08-01-10:48:37_1.jpg

 

Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964) de Glauber Rocha

http://youtu.be/YWHDbcyxEc0 (parte 1) 

(as outras partes podem ser encontradas na sequência dos links do youtube)

 

Junto a turma o professor deverá ler com a turma Glauber Estética da Fome – Glauber Rocha (1965)

http://www.contracampo.com.br/21/esteticadafome.htm

 

Deverá informar que este é um dos textos mais influentes na definição do que seria o cinema novo.

 

 

Juntos, alunos e professor deverão formular uma lista com o princípios mais marcantes do movimento, assim como o seu significado político. 

 

Sobre o papel do cinema novo na cultura Brasileira

www.fabricadofuturo.org.br/midia_textos/cinemanovo.pdf

 

Aula 4) Como visto na aula anterior, o Cinema Novo propunha um tipo diferente de engajamento político, um engajamento das imagens. É importante  portanto que o alunos vejam alguns filmes. O professor deve distribuir a turma em cinco turmas e com a lista de características principais deve orientar os grupos a tentar avaliar como cada um destes filmes pode fazer parte do movimento cinemanovista:

 

garrincha

http://www.meucinemabrasileiro.com/filmes/garrincha-alegria-do-povo/garrincha-alegria-do-povo01.jpg

Grupo 1) Garrincha, alegria do povo (1693)– Joaquim Pedro de Andrade

http://www.youtube.com/watch?v=sODovA1ItfU

crítica: http://www.contracampo.com.br/85/artnelsonrodrigues.htm

 

osfuzis

http://sp2.fotolog.com/photo/50/3/110/mirous/1207843708_f.jpg

Grupo 2) Os fuzis (1964) – Ruy  Guerra

http://www.youtube.com/watch?v=ThgLRrb1vvc

http://youtu.be/4H3TpvOHHYM

crítica: http://www.contracampo.com.br/27/fuzismatraga.htm 

 

ganga

 

http://www.carlosdiegues.com.br/img/filmes/quilombo_principal.jpg

 

Grupo 3) Ganga Zumba (1964) – Cacá Diegues

http://youtu.be/4H3TpvOHHYM

critica: http://www.freakium.com/edicao6_gangazumba.htm

 

desafio

http://www.mulheresdocinemabrasileiro.com/isabella.jpg

- O desafio (1965) – Paulo César Sarraceni

http://www.youtube.com/watch?v=e4HA1zG_lss

crítica: http://www.anovademocracia.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=1049&Itemid=105

 

opiniao

- Opinião Pública (1967) – Arnaldo Jabor

http://video.google.com/videoplay?docid=-783061723708139652

Arnaldo Jabor comentando o filme: http://youtu.be/VUAhXFVkc8A

crítica: http://carmattos.com/2011/01/03/olhares-criticos-sobre-a-classe-media/

 

 

Aula 5) Os alunos deverão apresentar para turma, comentando trechos de cada um dos filmes e demostrando o por que cada um dos filmes podem ser classificados com  pertencente ao movimento Cinema Novo; contextualizando, o aluno deverá em sua apresentação avaliar como cada um dos filmes pode ser entendido como um filme engajado na política da época (vale lembrar que há filmes feitos antes,  no mesmo ano e após, do Golpe militar de 1964),  o texto A estética da Fome é um excelente meio de balizar a apresentação.

 

Recursos Complementares
Avaliação

 

AVALIAÇÃO: Em uma sexta aula, o professor deverá entregar aos alunos a cópia da reportagem "A cosmética da fome":

http://www.franthiescoballerini.com/arquivos_dados/foto_alta/foto-noticia-id-200-f1.pdf

O artigo apresenta uma série de produções recentes do cinema nacional nomeando elas como  "cosmética" da fome, numa ironia clara em relação ao texto original de Glauber Rocha estudado anteriormente. Individualmente os alunos deverão escrever um texto sobre a expressão utilizada para comentar o por que dela. Como algumas imagens trabalhadas pelo cinema nova (do sertão, da favela, etc) estariam hoje sendo utilizadas? O alunos deverão fazer essa relação em texto que deverá ser entregue e avaliado pelo professor

 

400

Foto de divulgação de 400 contra 1, de Caco Souza.

http://www.400contra1.com.br/fotos-auta/foto_Daniel_Chiacos(31).jpg

 

Para avaliação dos trabalhos p professor poderá se orientar pelo texto que que deu origem à expressão "Cosmética da Fome" de Ivana Bentes:

 

Cosmética da fome:

http://publique.rdc.puc-rio.br/revistaalceu/media/Alceu_n15_Bentes.pdf

 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.