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As camadas da Terra em escala reduzida

 

07/12/2011

Autor e Coautor(es)
NILSON SILVA SANTOS
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NOSSA SENHORA DAS DORES - SE COLEGIO ESTADUAL GENERAL CALAZANS

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao desenvolver esta atividade, o aluno deverá ser capaz de:

  • Compreender a estrutura que forma o nosso planeta;
  • Reconhecer a forma da Terra;
  • Conhecer as camadas da Terra;
  • Perceber em escala reduzida as proporções de cada camada.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Antes de iniciar esta atividade, o professor deve instigar os alunos a pensarem sobre como eles imaginam que é formada a Terra (explorar os conhecimentos prévios da classe).

Estratégias e recursos da aula

Primeira aula:

1 - Para introduzir o tema, levar para a sala de aula imagens do nosso planeta, visto do espaço.

Planeta Terra

A Terra vista do espaço. Fonte: NASA

2 - Após algumas considerações sobre a forma e a estrutura da Terra, levar os alunos ao laboratório de informática, se a escola possuir esse recurso, para complementar a discussão com o vídeo Como nasceu nosso planeta, disponível em (http://www.youtube.com/watch?v=v2AieM7TiMA&feature=related). Em seguida, discutir os diversos aspectos abordados no vídeo e anotar no caderno as conclusões.

3 - Preparar os alunos para a atividade prática de representação das camadas da Terra em escala reduzida, esclarecendo que será adotada uma proporção matemática, onde para cada 1 cm assinalado, serão contabilizados 64 km, na realidade.

Segunda aula:

1 - Explicar para os alunos a escala de redução a ser adotada, que viabilizará a montagem do experimento e a visualização total das partes que formam a estrutura da Terra. Considerando o diâmetro da Terra em aproximadamente 12.800 km, será adotada a proporção de 1: 6.400.000, isto é, 1 cm equivalente a 6.400.000 (seis milhões e quatrocentos mil centímetros), onde, na prática, cada 1 cm valerá 64 km.

2 - Após esclarecimentos sobre a escala adotada, mostrar um esquema da estrutura da Terra, que será reduzido ao espaço de 2 m de diâmetro, na escala proposta. Para conhecer mais sobre a estrutura da Terra, acesse o Portal do Professor http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27935. Caracterizar cada camada mostrada no esquema, destacando seus principais elementos constituintes.

Crosta - camada mais externa, com espessura média de 40 km, composta principalmente por silicatos de alumínio, sendo também chamada de Sial.

Manto - camada intermediária, com cerca de 2.900 km de espessura, onde predominam elementos como o ferro e magnésio, em temperaturas de 100ºC a 3.500ºC.

Núcleo - camada interna do planeta, com cerca de 3.500 km de espessura, constituida principalmente por níquel e ferro, sendo também conhecida como Nife e onde a temperatura supera os 4.000ºC.

 Camadas da Terra

Esquema das camadas da Terra. Fonte: CEPA

3 - Dividir a turma em grupos de cinco alunos e solicitar que providenciem os materiais, para a aula seguinte: 2,5 m de barbante; fita métrica de 3 m de comprimento; tesoura ou estilete.

4 - Solicitar aos alunos que reproduzam um desenho esquemático da estrutura da Terra no caderno, identificando e pintando as partes em cores diferentes, para facilitar a assimilação do conteúdo proposto.

Terceira aula:

1 - Levar os alunos ao pátio da escola, para a representação das camadas da Terra. A atividade deve ser realizada pelos alunos divididos em grupos de cinco.

2 - Confeccionar um compasso caseiro.

Materiais para o compasso:

  • Dois bastões de giz;
  • Um pedaço de barbante com 2,5 m;
  • Fita métrica;
  • Tesoura ou estilete.

Mão na massa:

  • Amarrar firme uma das extremidades do barbante a um dos bastões de giz;
  • Esticar o barbante e amarrar o outro bastão de giz à distância de 2 m do primeiro (use a fita métrica para medir a distância correta);
  • Recortar a sobra do barbante com a tesoura ou estilete.

Compasso caseiro

Modelo de compasso com giz e barbante. Autor: Gian Zelada

 

Procedimento:

  1. Marcar um ponto (com giz), no local onde será feito o desenho com o compasso de barbante e giz.
  2. Do ponto marcado, desenhar três circunferências, ajustando o comprimento do barbante (para cada uma, solicitar dois alunos para executar a tarefa com o compasso);
  • com 1 m de raio;
  • com 98,9 cm de raio;
  • com 54,6 cm de raio.

OBS.: Considerando a escala adotada de 1 cm equivalente a 64 km, a circunferência de 1 m de raio será igual a 6.400 km; a de 98,9 cm, igual a 6.330 km, evidenciando a espessura reduzida da litosfera que varia de um lugar para outro, podendo atingir 70 km de espessura; a última circunferência de 54,6 cm é igual a 3.500 km, referente à espessura total do núcleo. O intervalo entre a litosfera e o núcleo, corresponde ao manto com uma espessura média de 2.800 km.

Conclusão:

Com o desenho da representação das camadas da Terra na escala reduzida, pede-se aos alunos que observem e comentem as proporções entre as partes, destacando a espessura reduzida da litosfera, em relação às demais. O professor pode levantar a questão da fragilidade da camada mais externa, onde está situada a biosfera, com todos os seres vivos, inclusive o próprio homem. 

Recursos Complementares

No Portal do Professor:

No youtube vídeos:

Avaliação

A avaliação deve ocorrer durante todo o processo de construção da atividade. Considerar a participação e envolvimento dos alunos nas diferentes etapas do processo, dentro de critérios que podem ser estabelecidos pelo próprio professor ou de acordo com a proposta pedagógica da escola.

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