Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Terra e Universo

 

11/05/2011

Ficha Técnica
Descrição

Está coleção foi estruturada com 16 aulas sobre o sistema solar, Lua, fases lunares, eclipses, contagem do tempo, formação de sombras, Terra. As aulas 1 e 2 introduzem o assunto trabalhando conceitos de sistema solar e sistema planetário. Nas aulas de 3 a 6 a forma da Terra é abordada, como ela foi descoberta e quais foram suas primeiras representações pelos povos antigos e, como é possível os seres vivos se manterem em um planeta com essa forma e permanecerem em sua superfície sem cair. Nas aulas de 7 a 12 são abordados os conceitos de luz e sombras, os tamanhos aparentes do Sol e da Lua, o Sol como estrela que possui luz própria e a Lua, satélite da Terra iluminada pelo Sol. Como ocorrem as fases da Lua e os eclipses são assuntos das aulas 13 a 15. A aula 16 trata de como as civilizações antigas começaram a contar o tempo através de observações dos fenômenos astronômicos. O conteúdo tem importância no entendimento dos fenômenos do sistema solar e pretende despertar nos alunos a curiosidade em realizar observações do céu, entender como eram feitas as primeiras observações e sua importância para as civilizações antiga; além de aprofundar termos da astronomia e a interdisciplinaridade com a geografia. Nesta coleção os alunos terão a oportunidade de realizar observações, trabalhar com atividades práticas, vídeos e textos sobre o tema, sendo recomendada para o Ensino Fundamental Primeiro e Segundo ciclo.

Autoria

MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA - ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO - MG

Palavras-chave

sistema solar, planetas, terra, lua, sol, eclipses, sombras, rotação, forma da Terra

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Lista de aulas da coleção (16 aulas)
# Aula Autoria
1 CONSTRUINDO O CONCEITO DE BIG BANG, UNIVERSO, GALÁXIA, ESTRELA, PLANETAS E SISTEMA SOLAR

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão: Construir o conceito de universo, galáxia, sistema solar e planetas; Conhecer a história da origem do universo, segundo a teoria do Big Bang.

04/05/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 24435 acesso(s)

ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

2 Planetas do Sistema Solar

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

a- Realizar uma leitura dirigida de um texto informativo sobre os planetas do sistema solar. b- Identificar os planetas que fazem parte do Sistema Solar. c- Montar um esquema com as descobertas feitas e apresentar para a turma.

24/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 20367 acesso(s)

Graça Regina Franco da Silva Reis

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

3 Como as pessoas descobriram a forma da Terra

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

• Noções sobre o processo de construção do conhecimento científico relacionado à forma da Terra; • Relacionar a percepção que se tem da Terra aos diferentes campos de visão (observação da Terra de diferentes distâncias); • Um pouco do caminho que a ciência percorreu até que a ...

26/10/2009 Cinco estrelas 4 comentário(s) 24906 acesso(s)

Amélia Pereira Batista Porto

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

4 Por que não percebemos a forma da Terra?

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

• Reconhecer a Terra como um planeta de forma arredondada; • Relacionar a percepção que se tem da Terra ao fato de estarmos em sua superfície.

28/09/2009 Três estrelas 2 comentário(s) 11625 acesso(s)

Amélia Pereira Batista Porto

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

5 Representações do planeta - Do mapa ao mundo

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Que é possível representar o planeta Terra em um modelo que resguarda sua esfericidade.

20/10/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 58295 acesso(s)

Marina Silva Rocha

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

6 Por que não caímos da Terra?

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

• Perceber a gravidade da Terra como uma força de atração da Terra sobre objetos e seres. • Identificar situações que indiquem o princípio da gravidade.

16/11/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 19738 acesso(s)

Amélia Pereira Batista Porto

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

7 Há estrelas durante o dia?

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Final | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Relacionar a ausência das estrelas durante o dia à intensidade da luz solar. Identificar o conceito de estrela. Identificar a estrela mais importante do Sistema Solar, que conseguimos ver durante o dia. Realizar atividade prática para demonstrar como a luz solar ofusca o brilh...

22/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 13863 acesso(s)

Marina Silva Rocha

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

8 Tamanho aparente do Sol e da Lua

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

• Aprender a noção de tamanho aparente e tamanho real de objetos; • Relacionar o tamanho real e aparente do Sol e da Lua às distâncias que se encontram da Terra.

19/10/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 15497 acesso(s)

Amélia Pereira Batista Porto

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

9 Usando o Sol para nos localizar

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

• Observar a posição do Sol no céu para localizar-se; • Reconhecer as direções Norte, Sul, Leste e Oeste como pontos cardeais; • Localizar, aproximadamente, os pontos cardeais, a partir do nascente e poente do Sol, através de atividade corporal.

16/11/2009 Quatro estrelas 9 comentário(s) 81799 acesso(s)

Amélia Pereira Batista Porto

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

10 Luz e sombras

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

• O que é sombra e o como ela se forma; • Observar sombras produzidas pela luz do Sol, no ambiente;

19/10/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 45265 acesso(s)

Amélia Pereira Batista Porto

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

11 Para onde vai o sol, quando a noite chega?

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

• Como acontece o movimento de rotação da Terra; • Relacionar a formação dos dias e das noites, ao movimento de rotação da Terra e à ausência da luz solar; • O movimento aparente do Sol como uma conseqüência do movimento de rotação da Terra.

30/10/2009 Quatro estrelas 6 comentário(s) 33236 acesso(s)

Amélia Pereira Batista Porto

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

12 As sombras e a posição do Sol no céu

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

• Produzir sombras utilizando fonte de luz artificial; • Estabelecer relação entre a posição da fonte de luz e a variação no tamanho e na direção da sombra.

28/09/2009 Quatro estrelas 6 comentário(s) 85465 acesso(s)

Amélia Pereira Batista Porto

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

13 Fases da Lua

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Conhecer as fases da Lua e entender como elas acontecem.

01/12/2009 Três estrelas 3 comentário(s) 38479 acesso(s)

MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

14 Eclipse Lunar

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Entender como ocorre o eclipse lunar.

25/11/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 18798 acesso(s)

MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

15 Eclipse Solar

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Entender como ocorre o eclipse solar.

25/11/2009 Duas estrelas 2 comentário(s) 13141 acesso(s)

MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

16 Contando os dias

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

* Como surgiram os calendários. * Como consultar o calendário. * A importância do calendário em nosso dia-a-dia. * Origem dos nomes dos meses do ano e dias da semana.

15/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 7556 acesso(s)

MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 14291 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.