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UCA - Relevo do Brasil

 

21/10/2011

Autor e Coautor(es)
JULIANO VARELLA DE CARVALHO
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NOVO HAMBURGO - RS Centro Universitário Feevale

Relevo do Brasil

Marcela Aquino Magalhães

Juliano Varella de Carvalho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Transformando a natureza: diferentes paisagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Primeiro Objetivo
Conhecer as variações que existem na superfície terrestre brasileira;

Segundo Objetivo
Identificar a importância das variações do relevo e os seus principais motivos;

Terceiro Objetivo
Explorar alguns destaques do relevo brasileiro.

Duração das atividades
2 aulas de 4 horas cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Em um primeiro momento o professor deve mostrar imagens que expressem as distintas formas de relevo e associá-las ao espaço físico onde os alunos moram ou que os mesmos conhecem. A partir disso, explorar os conceitos de planalto, planície e depressão.

Estratégias e recursos da aula

Esta aula permitirá aos alunos conhecerem o conceito de relevo, os principais elementos de um relevo, bem como os principais elementos do relevo brasileiro.

As aulas serão realizadas com o auxílio do laptop, propiciando aos alunos o contato com os softwares abaixo:

KWord                 [ Iniciar > Aplicativos > KWord]
KPresenter        [ Iniciar > Aplicativos > KPresenter]
Mozilla Firefox    [ Iniciar > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox ]
 

A aula está dividida em três momentos.


Primeiro Momento: Interagindo com clima das regiões e seu relevo

O professor deve exibir para os alunos a imagem do mapa do Brasil, dividido por regiões e o mapa climático brasileiro, ou solicitar que os alunos abram seu laptop, e por intermédio do navegador [Mozilla Firefox] acessem as imagens abaixo:

Mapa das Regiões Brasileiras
Disponível em http://www.brasilrepublica.com/brasilregioes.gif
Acessado em 08. Out. 2011

 

Mapa do Clima Brasileiro
Disponível em http://www.suapesquisa.com/clima/clima-brasil.gif
Acessado em 08. Out. 2011

O professor deve elucidar características climáticas predominantes nas regiões e que dessa maneira influenciam nas diferentes formas de relevo. Além das erosões causadas pelo clima o professor deve destacar a influência do homem nas modificações da superfície terrestre.

O professor deve solicitar que os alunos abram o software [KWord] e respondam dois questionamentos:

    * Qual o clima predomina na região que eles moram?
    * Qual o clima de outros lugares do Brasil que eles conhecem?

Após responderem esses questionamentos, o professor deve discutir com os alunos suas respostas e esclarecer qual [ o clima da região onde moram, bem como comentar as influências do clima no relevo da região.

 

Segundo Momento: Conhecendo as 28 unidades de relevo brasileiras

Nessa atividade o professor deve mostrar um mapa (como o ilustrado abaixo) no qual esteja enumerado de um a vinte e oito as unidades de relevo brasileiras e distribuir para os alunos 28 fichas com o nome das unidades de relevo que demarcam os planaltos, planícies e depressões.

28 unidades de relevo brasileiras
Disponível em: http://www.colegioweb.com.br/geografia/unidades-do-relevo.html
Acessado em: 08. Out. 2011

As 28 unidades de relevo podem ser visualizadas no mapa, assim como na tabela abaixo:

PLANALTOS DEPRESSÕES PLANÍCIES
1- Planalto da Amazônia Oriental 12- Depressão da Amazônia Ocidental 23- Planície do Rio Amazonas
2- Planaltos e Chapadas da Bacia do Parnaíba 13- Depressão da Marginal Norte- Amazônica 24- Planície do Rio Araguaia
3- Planaltos e Chapadas da Bacia do Paraná 14-  Depressão Marginal Sul- Amazônica 25- Planície e Pantanal do Rio Guaporé
4- PLanalto e Chapada dos Parecis 15- Depressão do Araguaia 26- Planície e Pantanal Mato- Grossense
5- Planaltos Residuais Norte-Amazônicos 16- Depressão Cuiabana 27- Planície da Lagoa dos Patos e Mirim
6- Planaltos Residuais Sul- Amazônicos 17- Depressão do Alto Paraguai - Guaporé 28- Planícies e Tabuleiros Litorâneos
7- Planaltos e Serras  do Atlântico- Leste- Sudeste 18- Depressão do Miranda  
8- Planaltos e Serras de Goiás- Minas 19- Depressão Sertaneja e do São Francisco  
9- Serras Residuais do Alto Paraguai 20- Depressão do Tocantins  
10- Planalto da Borborema 21- Depressão Periférica da Borba Leste da Bacia do Paraná  
11- Planalto Sul- Rio- Grandense 22- Depressão Periférica Sul- Rio- Grandense  

Dessa forma, os alunos devem tentar associar a numeração com os nomes dos relevos no mapa.

O professor pode distribuir uma ficha para cada aluno ou se tiver mais alunos do que fichas, ele deve propor que a turma se divida em pequenos grupos ou duplas. Durante a atividade os alunos devem pedir ajuda para os seus colegas. Junto com a turma o professor deve seguir a numeração do mapa e pedir para os alunos/duplas/grupos explicarem a associação do nome do relevo com a região do mapa.

Após os alunos explicarem, o professor deve solicitar a cada aluno com uma ficha, que prepare uma apresentação sobre a unidade de relevo da ficha. Essa apresentação deve ser feita utilizando o software [KPresenter], com no máximo 3 slides, onde o aluno deve colocar:

     * Nome da unidade de relevo;
     * Região onde ela se encontra;
     * Clima da região onde se encontra a unidade de relevo;
     * Imagens da unidade de relevo;
     * Vídeo (se encontrado) da unidade de relevo.

Ao final, cada aluno deverá apresentar para a turma seus slides.

 

Terceiro Momento: Conhecendo pontos importantes do relevo brasileiro

Nessa atividade a ideia é fazer com que os alunos conheçam alguns pontos principais do relevo brasileiro, tais como:

* O Pico da Neblina: ponto mais alto do Brasil, localizado na Serra do Imeri;

Pico da Neblina
Disponível em: http://www.sempretops.com/fotos/pico-da-neblina-localizacao-e-fotos/
Acessado em: 08. Out. 2011

* O Monte Caburaí: ponto extremo norte do Brasil;

* O Pico das Agulhas Negras: localiza-se no Parque Nacional do Itatiaia;

* O Parque Nacional da Chapada Diamantina, que está localizada no interior da Bahia;

* O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, que se localiza perto de Cuiabá.

Durante a explicação o professor deve solicitar aos alunos que pesquisem por esses pontos no google, a fim de registrar fotos e vídeos sobre esses pontos. Depois dessa coletânea de informações os alunos devem exibir para os colegas o que foi encontrado.

O professor também deve instigar nos alunos a pesquisa por planaltos, planícies e depressões próximos da região onde a turma mora.

            

                               

Recursos Complementares

* Mapa do Brasil;

* Mapa do Brasil enumerado;

* Retoprojetor ou Data- Show para reproduzir as imagens das distintas formas de relevo.

Avaliação

A avaliação dos alunos deve ser feita a partir da participação e introsamento nas atividades propostas, além da avaliação sobre as apresentações perante a turma que serão realizadas.

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