21/10/2011
Marcela Aquino Magalhães
Juliano Varella de Carvalho
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Transformando a natureza: diferentes paisagens |
Primeiro Objetivo
Conhecer as variações que existem na superfície terrestre brasileira;
Segundo Objetivo
Identificar a importância das variações do relevo e os seus principais motivos;
Terceiro Objetivo
Explorar alguns destaques do relevo brasileiro.
Em um primeiro momento o professor deve mostrar imagens que expressem as distintas formas de relevo e associá-las ao espaço físico onde os alunos moram ou que os mesmos conhecem. A partir disso, explorar os conceitos de planalto, planície e depressão.
As aulas serão realizadas com o auxílio do laptop, propiciando aos alunos o contato com os softwares abaixo:
KWord [ Iniciar > Aplicativos > KWord]
KPresenter [ Iniciar > Aplicativos > KPresenter]
Mozilla Firefox [ Iniciar > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox ]
A aula está dividida em três momentos.
O professor deve exibir para os alunos a imagem do mapa do Brasil, dividido por regiões e o mapa climático brasileiro, ou solicitar que os alunos abram seu laptop, e por intermédio do navegador [Mozilla Firefox] acessem as imagens abaixo:
Mapa das Regiões Brasileiras
Mapa do Clima Brasileiro O professor deve elucidar características climáticas predominantes nas regiões e que dessa maneira influenciam nas diferentes formas de relevo. Além das erosões causadas pelo clima o professor deve destacar a influência do homem nas modificações da superfície terrestre. O professor deve solicitar que os alunos abram o software [KWord] e respondam dois questionamentos: * Qual o clima predomina na região que eles moram? Após responderem esses questionamentos, o professor deve discutir com os alunos suas respostas e esclarecer qual [ o clima da região onde moram, bem como comentar as influências do clima no relevo da região. |
Nessa atividade o professor deve mostrar um mapa (como o ilustrado abaixo) no qual esteja enumerado de um a vinte e oito as unidades de relevo brasileiras e distribuir para os alunos 28 fichas com o nome das unidades de relevo que demarcam os planaltos, planícies e depressões.
28 unidades de relevo brasileiras As 28 unidades de relevo podem ser visualizadas no mapa, assim como na tabela abaixo:
Dessa forma, os alunos devem tentar associar a numeração com os nomes dos relevos no mapa. O professor pode distribuir uma ficha para cada aluno ou se tiver mais alunos do que fichas, ele deve propor que a turma se divida em pequenos grupos ou duplas. Durante a atividade os alunos devem pedir ajuda para os seus colegas. Junto com a turma o professor deve seguir a numeração do mapa e pedir para os alunos/duplas/grupos explicarem a associação do nome do relevo com a região do mapa. Após os alunos explicarem, o professor deve solicitar a cada aluno com uma ficha, que prepare uma apresentação sobre a unidade de relevo da ficha. Essa apresentação deve ser feita utilizando o software [KPresenter], com no máximo 3 slides, onde o aluno deve colocar: * Nome da unidade de relevo; Ao final, cada aluno deverá apresentar para a turma seus slides. |
Nessa atividade a ideia é fazer com que os alunos conheçam alguns pontos principais do relevo brasileiro, tais como: * O Pico da Neblina: ponto mais alto do Brasil, localizado na Serra do Imeri;
Pico da Neblina * O Monte Caburaí: ponto extremo norte do Brasil; * O Pico das Agulhas Negras: localiza-se no Parque Nacional do Itatiaia; * O Parque Nacional da Chapada Diamantina, que está localizada no interior da Bahia; * O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, que se localiza perto de Cuiabá. Durante a explicação o professor deve solicitar aos alunos que pesquisem por esses pontos no google, a fim de registrar fotos e vídeos sobre esses pontos. Depois dessa coletânea de informações os alunos devem exibir para os colegas o que foi encontrado. O professor também deve instigar nos alunos a pesquisa por planaltos, planícies e depressões próximos da região onde a turma mora. |
* Mapa do Brasil;
* Mapa do Brasil enumerado;
* Retoprojetor ou Data- Show para reproduzir as imagens das distintas formas de relevo.
A avaliação dos alunos deve ser feita a partir da participação e introsamento nas atividades propostas, além da avaliação sobre as apresentações perante a turma que serão realizadas.
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