25/10/2011
Leide Divina Alvarenga Turini; Elmiro Lopes da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | História | Cidadania e cultura no mundo contemporâneo |
Ensino Fundamental Final | História | Relações de trabalho |
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Abaixo, a discriminação dos aplicativos utilizados na aula e as especificações para executá-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos. |
WxCam - Menu K - Aba Aplicativos – Multimídia. O Aplicativo “Visualizador de Imagens” abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em memória externa, como por exemplo, um pendrive. |
Firefox - ícone “figura de um globo terrestre" localizado na área de trabalho (Desktop). |
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Nesta primeira atividade, propomos a leitura da matéria publicada no Jornal Opinião Socialista (Edição nº 249, 22 de fevereiro a 8 de março de 2006), assinada por Paulo Aguena, da direção nacional do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU).
DINÂMICA sugerida:
http://www.pstu.org.br/jornal_materia.asp?id=4796&ida=0. Acesso em 13 de outubro de 2011
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QUESTÕES relevantes na análise do texto:
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As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.
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PROFESSOR!
Nesta atividade, o objetivo é que os alunos percebam e reflitam sobre as primeiras organizações de trabalhadores e o posterior fortalecimento desse movimento, além de analisar as contribuições de personagens históricos - como Robert Owen.
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Na presente atividade propomos a leitura do texto "Ideologias operárias no século XIX", publicado no História Blog. Por meio dele, analisaremos as contribuições de alguns pensadores importantes na formação do operário europeu.
DINÂMICA sugerida:
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http://historiablog.wordpress.com/2008/10/02/ideologias-operarias-no-seculo-xix/. Acesso em 13 de outubro de 2011
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QUESTÕES relevantes na análise do texto:
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As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.
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PROFESSOR!
Nesta atividade, o objetivo é que os alunos conheçam e interpretem as ideias de pensadores essenciais na formação histórica do operariado europeu, os quais também influenciaram o pensamento operário brasileiro.
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Agora, sugerimos a análise do texto intitulado "Grandezas e limites do Manifesto Comunista", assinado por Carlos Nelson Coutinho, filósofo brasileiro, membro-fundador do Partido da Solidariedade (PSOL) e professor de Teoria Política da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
O texto avalia a relevância da obra "Manifesto Comunista", publicada por Marx e Engels, em 1848.
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Atenção!
Recomenda-se que esta atividade seja desenvolvida numa parceria com o(a) professor(a) de Filosofia, que poderá contribuir na leitura/interpretação e debate do texto.
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DINÂMICA sugerida:
http://www.socialismo.org.br/portal/filosofia/155-artigo/665-grandezas-e-limites-do-manifesto-comunista. Acesso em 13 de outubro de 2011
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QUESTÕES relevantes na análise do texto:
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As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.
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PROFESSOR!
Nesta atividade, o objetivo é que os alunos percebam e reflitam a partir de questões essenciais da obra de Marx e Engels, assim como entendam limitações e superações de seu pensamento em prol da classe trabalhadora.
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Nesta atividade final, propomos a realização, pelos alunos, de um "jornal do pensamento operário". Com base nas questões debatidas nas atividades anteriores, os estudantes podem expor pensadores e suas principais contribuições para as lutas operárias, além de expressar pontos de vista sobre as desigualdades sociais.
DINÂMICA sugerida:
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Nesta aula, o professor poderá avaliar o aprendizado dos alunos por meio da capacidade de análise e reflexão a partir dos textos, e de suas inquietações diante desses documentos; além da realização da atividade final e demais registros produzidos na aula.
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