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Principais pensadores na formação histórica do operariado europeu - UCA

 

25/10/2011

Autor e Coautor(es)
GETULIO RIBEIRO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini; Elmiro Lopes da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Ensino Fundamental Final História Relações de trabalho
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender a importância de personagens históricos e suas ideias/ações a favor da classe trabalhadora.
  • Entender as ideias de pensadores essenciais na constituição do pensamento operário europeu.
  • Refletir sobre as desigualdades sociais.
Duração das atividades
06 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Revolução Industrial.
  • As consequências da Revolução Industrial para os trabalhadores.
Estratégias e recursos da aula

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Abaixo, a discriminação dos aplicativos utilizados na aula e as especificações para executá-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

WxCam - Menu K - Aba Aplicativos – Multimídia. O Aplicativo “Visualizador de Imagens” abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em memória externa, como por exemplo, um pendrive.

Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

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Atividade 1- "Das primeiras lutas isoladas às Trade-unions"

Nesta primeira atividade, propomos a leitura da matéria publicada no Jornal Opinião Socialista (Edição nº 249, 22 de fevereiro a 8 de março de 2006), assinada por Paulo Aguena, da direção nacional do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU).

DINÂMICA sugerida:

  • Os alunos devem localizar o texto por meio do link abaixo informado.
  • Realizar a leitura e o vocabulário. Nesta última tarefa, utilizar o dicionário virtual: http://www.dicio.com.br/. Acesso em 14 de outubro de 2011
  • Responder as questões e debater o documento conforme se propõe.

 

http://www.pstu.org.br/jornal_materia.asp?id=4796&ida=0. Acesso em 13 de outubro de 2011

das primeiras lutas

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QUESTÕES relevantes na análise do texto:

  1. Segundo o autor, qual a análise do pensador Friedrich Engels sobre os impactos da Revolução Industrial na vida dos trabalhadores?
  2. Do que se tratavam as "Sociedades secretas"? Quem participou? Quais as suas conquistas?
  3. Como surgiram as "Trade Unions"? Que acontecimentos políticos permitiram a sua legalidade? Qual a sua relevância para os trabalhadores?
  4. Qual a importância das "Federações" para os interesses operários?
  5. Quem foi Robert Owen? Quais as suas contribuições para a causa operária?

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As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

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PROFESSOR!

Nesta atividade, o objetivo é que os alunos percebam e reflitam sobre as primeiras organizações de trabalhadores e o posterior fortalecimento desse movimento, além de analisar as contribuições de personagens históricos - como Robert Owen.

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Atividade 2- "Ideologias operárias no século XIX"

Na presente atividade propomos a leitura do texto "Ideologias operárias no século XIX", publicado no História Blog. Por meio dele, analisaremos as contribuições de alguns pensadores importantes na formação do operário europeu.

DINÂMICA sugerida:

  • Os alunos devem localizar o texto por meio do link abaixo informado.
  • Realizar a leitura e o vocabulário do texto. Nesta última tarefa, utilizar o dicionário virtual: http://www.dicio.com.br/. Acesso em 14 de outubro de 2011
  • Responder as questões e debater o documento conforme se propõe.

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http://historiablog.wordpress.com/2008/10/02/ideologias-operarias-no-seculo-xix/. Acesso em 13 de outubro de 2011

ideologias operárias

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QUESTÕES relevantes na análise do texto:

  1. Segundo o autor, quais as razões para a indignação diante das desigualdades sociais por parte de pessoas que não eram da classe trabalhadora?
  2. Quais correntes de pensamento socialista são apontadas no texto?
  3. Quais as principais ideias de Robert Owen? E quais as suas ações em prol da causa operária?
  4. O que caracteriza o pensamento dos alemães Karl Marx e Friedrich Engels?
  5. Quais as contribuições do "Marxismo" para o pensamento em prol do operariado?
  6. Quais as características do pensamento dos russos Mikhail Bakunin e Peter Kropotkin?
  7. Quais os pontos de divergência entre Marx/Engels em relação a Bakunin/Kropotkin?

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As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

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PROFESSOR!

Nesta atividade, o objetivo é que os alunos conheçam e interpretem as ideias de pensadores essenciais na formação histórica do operariado europeu, os quais também influenciaram o pensamento operário brasileiro.

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Atividade 3- "Manifesto Comunista"

Agora, sugerimos a análise do texto intitulado "Grandezas e limites do Manifesto Comunista", assinado por Carlos Nelson Coutinho, filósofo brasileiro, membro-fundador do Partido da Solidariedade (PSOL) e professor de Teoria Política da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O texto avalia a relevância da obra "Manifesto Comunista", publicada por Marx e Engels, em 1848.

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Atenção!

Recomenda-se que esta atividade seja desenvolvida numa parceria com o(a) professor(a) de Filosofia, que poderá contribuir na leitura/interpretação e debate do texto.

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DINÂMICA sugerida:

  • Os alunos devem localizar o texto por meio do link abaixo informado.
  • Realizar a leitura e o vocabulário. Nesta última tarefa, utilizar o dicionário virtual: http://www.dicio.com.br/. Acesso em 14 de outubro de 2011
  • Responder as questões e debater o documento conforme se propõe.

 

http://www.socialismo.org.br/portal/filosofia/155-artigo/665-grandezas-e-limites-do-manifesto-comunista. Acesso em 13 de outubro de 2011

grandezas limites

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QUESTÕES relevantes na análise do texto:

  1. Segundo o autor, quais os principais méritos do Manifesto Comunista?
  2. Quais as propostas de Marx e Engels para a classe trabalhadora?
  3. Quais os apontamentos do Manifesto em relação às contradições do sistema capitalista?
  4. Quais os limites da obra, segundo o autor do texto? De que maneira tais limitações se manifestam?
  5. Como o pensador italiano Antonio Gramsci avançou nos estudos de Marx e Engels?
  6. Quais as contribuições mais relevantes de Gramsci para o pensamento operário?

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As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

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PROFESSOR!

Nesta atividade, o objetivo é que os alunos percebam e reflitam a partir de questões essenciais da obra de Marx e Engels, assim como entendam limitações e superações de seu pensamento em prol da classe trabalhadora.

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Atividade 4- "Jornal do pensamento operário"

 

3 atividades de casa 

 

Nesta atividade final, propomos a realização, pelos alunos, de um "jornal do pensamento operário". Com base nas questões debatidas nas atividades anteriores, os estudantes podem expor pensadores e suas principais contribuições para as lutas operárias, além de expressar pontos de vista sobre as desigualdades sociais.

DINÂMICA sugerida:

  • O professor deverá dividir a turma em grupos de até 5 alunos.

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  • Nos recursos complementares, os grupos encontrarão links que também são relevantes na realização da tarefa.

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  • A socialização dos jornais poderá ocorrer no mural da escola, ou no pátio do recreio. Outra possibilidade é o blog da turma. Para saber como montar e manter um blog, acesse: http://comomontarseublog.blogspot.com/. Acesso em 18 de outubro de 2011

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Recursos Complementares

Sugestões de links para professores e alunos:

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Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

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Avaliação

Nesta aula, o professor poderá avaliar o aprendizado dos alunos por meio da capacidade de análise e reflexão a partir dos textos, e de suas inquietações diante desses documentos; além da realização da atividade final e demais registros produzidos na aula.

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