Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Consciência social e política – explorando a capacidade reflexiva/argumentativa

 

23/09/2011

Ficha Técnica
Descrição

Esta proposta tem por objetivo explorar a reflexão a respeito de temáticas sociais, de forma multidisciplinar, buscando estimular o debate, a discussão, privilegiando, assim, a construção de uma argumentação mais coesa e articulada. Nas aulas de 1 a 3, trabalharemos conceitos mais amplos a respeito da igualdade e da desigualdade social. Nas aulas de 4 a 29, propomos uma série de temas a serem trabalhados, dentre eles: a consciência ambiental e planetária, a inclusão e aceitação das diferenças. O objetivo dessa sequência é o de consolidar a importância de termos conhecimento acerca da sociedade a qual estamos inseridos. Encerrando a coleção, nas aulas de 30 a 31, enfocamos a necessidade de nos tornarmos sujeitos ativos dentro dessa mesma sociedade, apresentando modos de organização social.

Autoria

Liliane Gomes Falcão - ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO - MG

Palavras-chave

consciência social e política, reflexão, argumentação

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Lista de aulas da coleção (31 aulas)
# Aula Autoria
1 O que seria uma sociedade para todos?

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Sociologia

Aprender sobre o conceito de sociedade igualitária: o que é, suas características e importância; Aprender sobre o que é uma sociedade inclusiva; Aprender sobre o que é necessário fazer para construirmos uma sociedade inclusiva.

17/11/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 63297 acesso(s)

Bruno Pagliarani Mattiazzo

FATIMA APARECIDA COSTA FALCON PROFA

PRESIDENTE PRUDENTE SP

Física

2 Somos todos iguais... será? – A desigualdade social na nossa realidade brasileira - UCA

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Sociologia

- Trabalhar a questão das desigualdades sociais; - Promover a construção de diálogos sobre a sociedade atual brasileira e a construção do espaço crítico em fóruns postados em forma de blogs; - Comparar grupos sociais, classes sociais e as relações entre estes elaborando materi...

20/06/2011 Quatro estrelas 4 comentário(s) 74267 acesso(s)

KLENIO ANTONIO SOUSA

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Outros

3 Escola - como espaço de socialização do conhecimento X reprodução das desigualdades sociais.

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Discutir sobre a importância da escola, como local de acesso ao conhecimento; Debater sobre a diferença entre acesso à informação e ao conhecimento; Refletir sobre o papel da escola e o qual o significado dela para o aluno; Associar um fato atual de destruição de uma escola a ...

23/02/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 11589 acesso(s)

Grace Luciana Pereira

Universidade de São Paulo

SAO PAULO SP

Informação e Comunicação

4 Para que energia?

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Ensino Fundamental Final | Geografia

Ao final da aula o aluno deverá: - conhecer as formas de produzir energia elétrica, principalmente no Brasil. - ter consciência da necessidade de economia de energia elétrica.

09/09/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 4205 acesso(s)

Leda Maria Correa Moura

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Geografia

5 Água Social

Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente

Ensino Médio | Biologia

O principal objetivo desta aula é aprofundar a discussão acerca da temática água. Pretende-se que ao final desta aula o aluno compreenda a água não somente como um recurso naturalmente disponível e elementar para o surgimento da vida e manutenção dos sistemas biológicos, mas t...

14/08/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 16115 acesso(s)

Ubiratã de Souza Dias

Universidade Federal de São Carlos

SAO CARLOS SP

Biologia

6 I Lixo: As imagens da denúncia (UCA)

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

·                     Interpretar textos imagéticos; ·                     Fazer discussões oralmente; ·                     Fazer leituras oralmente; ·                     Conscientizar-se sobre problemas ambientais.

14/07/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 4329 acesso(s)

Luiz Fernando de Carvalho

CESEC CLEMENTE DE FARIA

CONTAGEM MG

Língua Portuguesa

7 II Lixo: “A Sociedade do lixo” (UCA)

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

·                     Interpretar textos expositivo-argumentativos; ·                     Identificar opiniões por meio de fatos; ·                     Identificar argumentos que sustentem opiniões; ·                     Conscientizar-se sobre problemas ambientais.

14/07/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 3761 acesso(s)

Luiz Fernando de Carvalho

CESEC CLEMENTE DE FARIA

CONTAGEM MG

Língua Portuguesa

8 Lixo e Cidadania

Ensino Fundamental Final | Geografia

  Debater sobre a problemática de geração de lixo, conscientizando-se do quanto é importante a separação do mesmo, levando em conta outros fatores como a reciclagem; Conhecer alternativas que são necessárias para diminuir a produção do lixo; Conscientizar-se sobre os impactos ...

19/04/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 7728 acesso(s)

TATIJANE SOUSA VALE GRANJEIRO

CE CASTELO BRANCO

IMPERATRIZ MA

Geografia

9 I Drogas nem Morto (UCA)

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

·   Interpretar textos audiovisuais; ·   Analisar e fazer comentários sobre textos audiovisuais; ·   Analisar e fazer comentários sobre campanhas educativas; ·   Conscientizar-se sobre problemas provocados pelas drogas.

22/08/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 4183 acesso(s)

Luiz Fernando de Carvalho

CESEC CLEMENTE DE FARIA

CONTAGEM MG

Língua Portuguesa

10 II Por que é difícil dizer não às drogas (UCA)

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

·                     Interpretar textos expositivo-argumentativos; ·                     Identificar opiniões por meio de fatos; ·                     Identificar argumentos que sustentem opiniões; ·                     Conscientizar-se sobre problemas provocados pelas drogas.

17/08/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 7106 acesso(s)

Luiz Fernando de Carvalho

CESEC CLEMENTE DE FARIA

CONTAGEM MG

Língua Portuguesa

11 Tribos urbanas – UCA

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Ensino Médio | Sociologia

Conhecer  Grupos Juvenis; Analisar o fenômeno dos grupos de jovens também chamados Tribos Urbanas; Pesquisar sobre os diferentes grupos juvenis: punks, skatistas, roqueiros, etc; Analisar criticamente os dados coletados  na pesquisa  compartilhando  o conhecimento adquirido  c...

23/07/2011 Quatro estrelas 4 comentário(s) 16809 acesso(s)

KLENIO ANTONIO SOUSA

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Outros

12 A sociedade invisível

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Ensino Fundamental Final | Saúde

Ensino Médio | Artes

Ensino Médio | Geografia

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Sociologia

Conhecer a comunidade do em torno da escola, tendo em vista um olhar mais sistematizado. Identificar as diferenças sociais e culturais da comunidade em que vive e em nosso país. Construir um mapa a partir dos relatos da comunidade e apontar a localização geográfica da comunida...

19/08/2009 Quatro estrelas 6 comentário(s) 31430 acesso(s)

Juliana Gomes de Souza Dias

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Artes

13 Crianças invisíveis - a infância e a desigualdade social - UCA

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Ensino Médio | Sociologia

Pesquisar sobre crianças que passam despercebidas na sociedade: crianças de rua, crianças que trabalham no serviço escravo, etc.; Pesquisar imagens de crianças em situação de risco na ferramenta de busca da internet; Construir portfólios sobre questões de solidariedade humana ...

15/06/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 11408 acesso(s)

KLENIO ANTONIO SOUSA

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Outros

14 Bullying: o que é e quais as formas existentes.

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros

Ensino Fundamental Final | Saúde

Ensino Médio | Biologia

Ensino Médio | Sociologia

O que é Bullying,  formas existentes e como identificar; As consequências psíquicas e físicas que o Bullying pode causar na vítima; Como ocorre o Bullying em função da orientação sexual, motivações e o que fazer contra isso.

22/11/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 43576 acesso(s)

Estela Calderaro Pontinha Leite

Universidade de Mogi das Cruzes

MOGI DAS CRUZES SP

Saúde

15 O Autismo no contexto escolar.

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural

Ensino Fundamental Inicial | Saúde

Conceituar Autismo: o que é, características e tratamento; Salientar e abordar a inclusão da criança com autismo no contexto escolar: sua importância social e educacional, e o que fazer para participar ativamente deste processo.

24/08/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 18728 acesso(s)

Bruno Pagliarani Mattiazzo

FATIMA APARECIDA COSTA FALCON PROFA

PRESIDENTE PRUDENTE SP

Física

16 Aprendendo sobre a Surdocegueira

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Final | Saúde

Ensino Médio | Sociologia

Conceituar a Surdocegueira: o que é, causas e como lidar com isso; Sobre as dificuldades sociais das pessoas que têm surdocegueira; Compreender a repercussão da surdocegueira na vida social de uma pessoa; O conceito da inclusão da pessoa com discalculia na escola

13/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 13796 acesso(s)

Maria Hilda Ruas de Andrade

ZULENKA RAPCHAN PROFA

MIRANTE DO PARANAPANEMA SP

Língua Portuguesa

17 A Deficiência Visual na escola

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Saúde

Ensino Fundamental Inicial | Saúde

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Nesta aula será trabalhado o conceito de Deficiência Visual no contexto escolar, visando proporcionar a compreensão, por parte do aluno, da necessidade da  inclusão escolar e social de alunos com Deficiência Visual (DV). Também será abordada a utilização do Braille pelo aluno ...

28/05/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 23356 acesso(s)

Bruno Pagliarani Mattiazzo

FATIMA APARECIDA COSTA FALCON PROFA

PRESIDENTE PRUDENTE SP

Física

18 A Deficiência Mental na escola

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Ensino Fundamental Final | Saúde

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Saúde

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Será trabalhado nesta aula o conceito de Deficiência Mental no contexto escolar, bem como a importância de se conviver com as diferenças, visto que a pluralidade favorece que aprendamos uns com os outros, independentemente das nossas características peculiares. Ainda, esta aul...

19/05/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 19676 acesso(s)

Bruno Pagliarani Mattiazzo

FATIMA APARECIDA COSTA FALCON PROFA

PRESIDENTE PRUDENTE SP

Física

19 A Deficiência Física na escola

Educação Infantil | Movimento

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Saúde

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Será trabalhado nesta aula o conceito de Deficiência Física no contexto escolar, de forma a proporcionar a reflexão dos alunos sobre a importância da inclusão de pessoas com este tipo de deficiência na escola. Além disso, será abordado os benefícios, para todos, de se conviver...

19/05/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 34983 acesso(s)

Bruno Pagliarani Mattiazzo

FATIMA APARECIDA COSTA FALCON PROFA

PRESIDENTE PRUDENTE SP

Física

20 O que é acessibilidade e porque ela é tão importante?

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Ensino Médio | Sociologia

Discutir sobre o que é acessibilidade e quais são os tipos mais comuns, Refletir e verificar os recursos de acessibilidade disponíveis em  escolas e outros em locais públicos; Pesquisar leis que versam sobre acessibilidade; Pesquisar sobre os métodos necessários para tornar si...

26/08/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 13269 acesso(s)

Bruno Pagliarani Mattiazzo

FATIMA APARECIDA COSTA FALCON PROFA

PRESIDENTE PRUDENTE SP

Física

21 Você já ouviu falar de Inclusão Digital?

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Ensino Médio | Sociologia

O que é Inclusão Digital; O que é Sociedade Digital e de que forma estamos incluídos nela; Os  benefícios da inclusão digital para a sociedade como um todo, e para a Educação; Como favorecer com que as pessoas com deficiência sejam incluídas na Sociedade Digital;

17/11/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 13236 acesso(s)

Bruno Pagliarani Mattiazzo

FATIMA APARECIDA COSTA FALCON PROFA

PRESIDENTE PRUDENTE SP

Física

22 Você já ouviu falar sobre Tecnologias Assistivas?

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Sociologia

Aprender sobre o conceito de Tecnologia Assistiva (TA) e para que são utilizadas. Compreender  a importância das TAs no contexto escolar e no processo de inclusão de alunos com algum tipo de deficiência. Aprender a elaborar recursos de TA, com materiais de baixo custo. Promove...

26/08/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 18811 acesso(s)

Bruno Pagliarani Mattiazzo

FATIMA APARECIDA COSTA FALCON PROFA

PRESIDENTE PRUDENTE SP

Física

23 Orientação Sexual: O que é isso?

Ensino Fundamental Final | Saúde

Ensino Médio | Sociologia

Nesta aula será  abordada a temática da Orientação Sexual -  o que é e os tipos existentes (assexual, heterossexual, homossexual, bissexual e pansexual), e através de discussões e reflexões, será trabalhado a importância do respeito à diversidade e pluralidade humana.   Além d...

26/06/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 62037 acesso(s)

Estela Calderaro Pontinha Leite

Universidade de Mogi das Cruzes

MOGI DAS CRUZES SP

Saúde

24 O que é a Homofobia?

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Ensino Fundamental Final | Saúde

Será trabalhado o tema homofobia - o que é, formas de praticá-la e de evitá-la. Baseados no Artigo 26, da Declaração dos Direitos Humanos (1948), de que “Toda pessoa tem o direito à educação”, e no Princípio 16, dos Princípios de Yogyakarta (2007), de que “Toda pessoa tem o di...

18/08/2010 Três estrelas 3 comentário(s) 19659 acesso(s)

Estela Calderaro Pontinha Leite

Universidade de Mogi das Cruzes

MOGI DAS CRUZES SP

Saúde

25 Assédio Sexual

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Fundamental Final | Saúde

Nesta aula o aluno poderá aprender o que é Assédio Sexual,  quais os tipos mais comuns, como identificar, como evitar e o que fazer se acontecer. Além disso, serão discutidas as repercussões que o Assédio Sexual exerce na saúde física e mental de quem o sofre. Ainda, esta aula...

06/10/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 7716 acesso(s)

Estela Calderaro Pontinha Leite

Universidade de Mogi das Cruzes

MOGI DAS CRUZES SP

Saúde

26 Abuso Sexual é Crime!

Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual

Reconhecer situações de risco e ações que podem ser categorizadas como abuso sexual. Proteger-se de relacionamentos sexuais violentos e exploradores.

28/07/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 14467 acesso(s)

Suelen Fernanda Machado

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Outros

27 Gravidez Indesejada: o aborto é a única solução?

Ensino Fundamental Final | Saúde

Ensino Médio | Biologia

O que é uma gravidez indesejada e os fatores que propiciam isso (ela é indesejada mesmo? Se o é, porque aconteceu?). Além disso, serão trabalhados os motivos que levam os adolescentes a recorrerem a abortos, muitas vezes clandestinos, e se este é o único modo de lidar com a si...

18/10/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 16856 acesso(s)

Estela Calderaro Pontinha Leite

Universidade de Mogi das Cruzes

MOGI DAS CRUZES SP

Saúde

28 E os mais velhos? Merecem respeito!!! - UCA

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Sociologia

 Trabalhar o Estatuto do Idoso,  Pesquisar sobre envelhecimento e o valor da velhice na sociedade brasileira,  Analisar a situação da pessoa idosa no Brasil.

08/07/2011 Quatro estrelas 7 comentário(s) 5038 acesso(s)

KLENIO ANTONIO SOUSA

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Outros

29 O que é a Lei Antifumo?

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Saúde

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Estas aulas têm o objetivo de desenvolver habilidades de leitura, escrita, bem como reflexão sobre temas ligados à saúde e o bem-estar do ser humano. Além disso, com estas aulas os alunos poderão aprender o que é a Lei AntiFumo, quais são suas justificativas e prerrogativas. T...

23/09/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 6133 acesso(s)

Lívia Raposo Bardy

Universidade Federal de São Carlos

SAO CARLOS SP

Outros

30 O que são representações sociais? - UCA

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Ensino Médio | Sociologia

Construir com o professor o conceito de  Representação social Apropriar-se do concetio de representações sociais para entender o que elas significam para a convivência em grupo na sociedade Pensar e repensar a sociedade a partir do conceito de representações sociais  Formular ...

11/09/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 4913 acesso(s)

KLENIO ANTONIO SOUSA

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Outros

31 Conhecendo as Instituições Sociais

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Sociologia

Reconhecer instituição social. Identificar as diferenças entre instituição social e grupo social. Definir os principais tipos de instituições sociais: a família, a Igreja, o Estado, as instituições educacionais e as instituições econômicas. Produzir texto expressando suas idei...

05/05/2011 Quatro estrelas 4 comentário(s) 34299 acesso(s)

Mary Alvarenga

CENTRO DE ENSINO URBANO ROCHA

IMPERATRIZ MA

Sociologia

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 4610 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.