23/09/2011
Esta proposta tem por objetivo explorar a reflexão a respeito de temáticas sociais, de forma multidisciplinar, buscando estimular o debate, a discussão, privilegiando, assim, a construção de uma argumentação mais coesa e articulada. Nas aulas de 1 a 3, trabalharemos conceitos mais amplos a respeito da igualdade e da desigualdade social. Nas aulas de 4 a 29, propomos uma série de temas a serem trabalhados, dentre eles: a consciência ambiental e planetária, a inclusão e aceitação das diferenças. O objetivo dessa sequência é o de consolidar a importância de termos conhecimento acerca da sociedade a qual estamos inseridos. Encerrando a coleção, nas aulas de 30 a 31, enfocamos a necessidade de nos tornarmos sujeitos ativos dentro dessa mesma sociedade, apresentando modos de organização social.
Liliane Gomes Falcão - ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO - MG
consciência social e política, reflexão, argumentação
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
O que seria uma sociedade para todos?
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Médio | História Ensino Médio | Sociologia Aprender sobre o conceito de sociedade igualitária: o que é, suas características e importância; Aprender sobre o que é uma sociedade inclusiva; Aprender sobre o que é necessário fazer para construirmos uma sociedade inclusiva. 17/11/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 63297 acesso(s) |
Bruno Pagliarani Mattiazzo FATIMA APARECIDA COSTA FALCON PROFA PRESIDENTE PRUDENTE SP Física |
2 |
Somos todos iguais... será? – A desigualdade social na nossa realidade brasileira - UCA
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Médio | História Ensino Médio | Sociologia - Trabalhar a questão das desigualdades sociais; - Promover a construção de diálogos sobre a sociedade atual brasileira e a construção do espaço crítico em fóruns postados em forma de blogs; - Comparar grupos sociais, classes sociais e as relações entre estes elaborando materi... 20/06/2011 Quatro estrelas 4 comentário(s) 74267 acesso(s) |
KLENIO ANTONIO SOUSA Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Outros |
3 |
Escola - como espaço de socialização do conhecimento X reprodução das desigualdades sociais.
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Discutir sobre a importância da escola, como local de acesso ao conhecimento; Debater sobre a diferença entre acesso à informação e ao conhecimento; Refletir sobre o papel da escola e o qual o significado dela para o aluno; Associar um fato atual de destruição de uma escola a ... 23/02/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 11589 acesso(s) |
Grace Luciana Pereira Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Informação e Comunicação |
4 |
Para que energia?
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Ensino Fundamental Final | Geografia Ao final da aula o aluno deverá: - conhecer as formas de produzir energia elétrica, principalmente no Brasil. - ter consciência da necessidade de economia de energia elétrica. 09/09/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 4205 acesso(s) |
Leda Maria Correa Moura SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Geografia |
5 |
Água Social
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente Ensino Médio | Biologia O principal objetivo desta aula é aprofundar a discussão acerca da temática água. Pretende-se que ao final desta aula o aluno compreenda a água não somente como um recurso naturalmente disponível e elementar para o surgimento da vida e manutenção dos sistemas biológicos, mas t... 14/08/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 16115 acesso(s) |
Ubiratã de Souza Dias Universidade Federal de São Carlos SAO CARLOS SP Biologia |
6 |
I Lixo: As imagens da denúncia (UCA)
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa · Interpretar textos imagéticos; · Fazer discussões oralmente; · Fazer leituras oralmente; · Conscientizar-se sobre problemas ambientais. 14/07/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 4329 acesso(s) |
Luiz Fernando de Carvalho CESEC CLEMENTE DE FARIA CONTAGEM MG Língua Portuguesa |
7 |
II Lixo: “A Sociedade do lixo” (UCA)
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa · Interpretar textos expositivo-argumentativos; · Identificar opiniões por meio de fatos; · Identificar argumentos que sustentem opiniões; · Conscientizar-se sobre problemas ambientais. 14/07/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 3761 acesso(s) |
Luiz Fernando de Carvalho CESEC CLEMENTE DE FARIA CONTAGEM MG Língua Portuguesa |
8 |
Lixo e Cidadania
Ensino Fundamental Final | Geografia Debater sobre a problemática de geração de lixo, conscientizando-se do quanto é importante a separação do mesmo, levando em conta outros fatores como a reciclagem; Conhecer alternativas que são necessárias para diminuir a produção do lixo; Conscientizar-se sobre os impactos ... 19/04/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 7728 acesso(s) |
TATIJANE SOUSA VALE GRANJEIRO CE CASTELO BRANCO IMPERATRIZ MA Geografia |
9 |
I Drogas nem Morto (UCA)
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa · Interpretar textos audiovisuais; · Analisar e fazer comentários sobre textos audiovisuais; · Analisar e fazer comentários sobre campanhas educativas; · Conscientizar-se sobre problemas provocados pelas drogas. 22/08/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 4183 acesso(s) |
Luiz Fernando de Carvalho CESEC CLEMENTE DE FARIA CONTAGEM MG Língua Portuguesa |
10 |
II Por que é difícil dizer não às drogas (UCA)
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa · Interpretar textos expositivo-argumentativos; · Identificar opiniões por meio de fatos; · Identificar argumentos que sustentem opiniões; · Conscientizar-se sobre problemas provocados pelas drogas. 17/08/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 7106 acesso(s) |
Luiz Fernando de Carvalho CESEC CLEMENTE DE FARIA CONTAGEM MG Língua Portuguesa |
11 |
Tribos urbanas – UCA
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Médio | Sociologia Conhecer Grupos Juvenis; Analisar o fenômeno dos grupos de jovens também chamados Tribos Urbanas; Pesquisar sobre os diferentes grupos juvenis: punks, skatistas, roqueiros, etc; Analisar criticamente os dados coletados na pesquisa compartilhando o conhecimento adquirido c... 23/07/2011 Quatro estrelas 4 comentário(s) 16809 acesso(s) |
KLENIO ANTONIO SOUSA Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Outros |
12 |
A sociedade invisível
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Fundamental Final | Saúde Ensino Médio | Artes Ensino Médio | Geografia Ensino Médio | História Ensino Médio | Sociologia Conhecer a comunidade do em torno da escola, tendo em vista um olhar mais sistematizado. Identificar as diferenças sociais e culturais da comunidade em que vive e em nosso país. Construir um mapa a partir dos relatos da comunidade e apontar a localização geográfica da comunida... 19/08/2009 Quatro estrelas 6 comentário(s) 31430 acesso(s) |
Juliana Gomes de Souza Dias SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Artes |
13 |
Crianças invisíveis - a infância e a desigualdade social - UCA
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Médio | Sociologia Pesquisar sobre crianças que passam despercebidas na sociedade: crianças de rua, crianças que trabalham no serviço escravo, etc.; Pesquisar imagens de crianças em situação de risco na ferramenta de busca da internet; Construir portfólios sobre questões de solidariedade humana ... 15/06/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 11408 acesso(s) |
KLENIO ANTONIO SOUSA Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Outros |
14 |
Bullying: o que é e quais as formas existentes.
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros Ensino Fundamental Final | Saúde Ensino Médio | Biologia Ensino Médio | Sociologia O que é Bullying, formas existentes e como identificar; As consequências psíquicas e físicas que o Bullying pode causar na vítima; Como ocorre o Bullying em função da orientação sexual, motivações e o que fazer contra isso. 22/11/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 43576 acesso(s) |
Estela Calderaro Pontinha Leite Universidade de Mogi das Cruzes MOGI DAS CRUZES SP Saúde |
15 |
O Autismo no contexto escolar.
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural Ensino Fundamental Inicial | Saúde Conceituar Autismo: o que é, características e tratamento; Salientar e abordar a inclusão da criança com autismo no contexto escolar: sua importância social e educacional, e o que fazer para participar ativamente deste processo. 24/08/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 18728 acesso(s) |
Bruno Pagliarani Mattiazzo FATIMA APARECIDA COSTA FALCON PROFA PRESIDENTE PRUDENTE SP Física |
16 |
Aprendendo sobre a Surdocegueira
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Saúde Ensino Médio | Sociologia Conceituar a Surdocegueira: o que é, causas e como lidar com isso; Sobre as dificuldades sociais das pessoas que têm surdocegueira; Compreender a repercussão da surdocegueira na vida social de uma pessoa; O conceito da inclusão da pessoa com discalculia na escola 13/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 13796 acesso(s) |
Maria Hilda Ruas de Andrade ZULENKA RAPCHAN PROFA MIRANTE DO PARANAPANEMA SP Língua Portuguesa |
17 |
A Deficiência Visual na escola
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Final | Saúde Ensino Fundamental Inicial | Saúde Ensino Fundamental Inicial | Ética Nesta aula será trabalhado o conceito de Deficiência Visual no contexto escolar, visando proporcionar a compreensão, por parte do aluno, da necessidade da inclusão escolar e social de alunos com Deficiência Visual (DV). Também será abordada a utilização do Braille pelo aluno ... 28/05/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 23356 acesso(s) |
Bruno Pagliarani Mattiazzo FATIMA APARECIDA COSTA FALCON PROFA PRESIDENTE PRUDENTE SP Física |
18 |
A Deficiência Mental na escola
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Fundamental Final | Saúde Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Saúde Ensino Fundamental Inicial | Ética Será trabalhado nesta aula o conceito de Deficiência Mental no contexto escolar, bem como a importância de se conviver com as diferenças, visto que a pluralidade favorece que aprendamos uns com os outros, independentemente das nossas características peculiares. Ainda, esta aul... 19/05/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 19676 acesso(s) |
Bruno Pagliarani Mattiazzo FATIMA APARECIDA COSTA FALCON PROFA PRESIDENTE PRUDENTE SP Física |
19 |
A Deficiência Física na escola
Educação Infantil | Movimento Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Saúde Ensino Fundamental Inicial | Ética Será trabalhado nesta aula o conceito de Deficiência Física no contexto escolar, de forma a proporcionar a reflexão dos alunos sobre a importância da inclusão de pessoas com este tipo de deficiência na escola. Além disso, será abordado os benefícios, para todos, de se conviver... 19/05/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 34983 acesso(s) |
Bruno Pagliarani Mattiazzo FATIMA APARECIDA COSTA FALCON PROFA PRESIDENTE PRUDENTE SP Física |
20 |
O que é acessibilidade e porque ela é tão importante?
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Médio | Sociologia Discutir sobre o que é acessibilidade e quais são os tipos mais comuns, Refletir e verificar os recursos de acessibilidade disponíveis em escolas e outros em locais públicos; Pesquisar leis que versam sobre acessibilidade; Pesquisar sobre os métodos necessários para tornar si... 26/08/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 13269 acesso(s) |
Bruno Pagliarani Mattiazzo FATIMA APARECIDA COSTA FALCON PROFA PRESIDENTE PRUDENTE SP Física |
21 |
Você já ouviu falar de Inclusão Digital?
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Médio | Sociologia O que é Inclusão Digital; O que é Sociedade Digital e de que forma estamos incluídos nela; Os benefícios da inclusão digital para a sociedade como um todo, e para a Educação; Como favorecer com que as pessoas com deficiência sejam incluídas na Sociedade Digital; 17/11/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 13236 acesso(s) |
Bruno Pagliarani Mattiazzo FATIMA APARECIDA COSTA FALCON PROFA PRESIDENTE PRUDENTE SP Física |
22 |
Você já ouviu falar sobre Tecnologias Assistivas?
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Médio | Língua Portuguesa Ensino Médio | Sociologia Aprender sobre o conceito de Tecnologia Assistiva (TA) e para que são utilizadas. Compreender a importância das TAs no contexto escolar e no processo de inclusão de alunos com algum tipo de deficiência. Aprender a elaborar recursos de TA, com materiais de baixo custo. Promove... 26/08/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 18811 acesso(s) |
Bruno Pagliarani Mattiazzo FATIMA APARECIDA COSTA FALCON PROFA PRESIDENTE PRUDENTE SP Física |
23 |
Orientação Sexual: O que é isso?
Ensino Fundamental Final | Saúde Ensino Médio | Sociologia Nesta aula será abordada a temática da Orientação Sexual - o que é e os tipos existentes (assexual, heterossexual, homossexual, bissexual e pansexual), e através de discussões e reflexões, será trabalhado a importância do respeito à diversidade e pluralidade humana. Além d... 26/06/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 62037 acesso(s) |
Estela Calderaro Pontinha Leite Universidade de Mogi das Cruzes MOGI DAS CRUZES SP Saúde |
24 |
O que é a Homofobia?
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Fundamental Final | Saúde Será trabalhado o tema homofobia - o que é, formas de praticá-la e de evitá-la. Baseados no Artigo 26, da Declaração dos Direitos Humanos (1948), de que “Toda pessoa tem o direito à educação”, e no Princípio 16, dos Princípios de Yogyakarta (2007), de que “Toda pessoa tem o di... 18/08/2010 Três estrelas 3 comentário(s) 19659 acesso(s) |
Estela Calderaro Pontinha Leite Universidade de Mogi das Cruzes MOGI DAS CRUZES SP Saúde |
25 |
Assédio Sexual
Ensino Fundamental Final | História Ensino Fundamental Final | Saúde Nesta aula o aluno poderá aprender o que é Assédio Sexual, quais os tipos mais comuns, como identificar, como evitar e o que fazer se acontecer. Além disso, serão discutidas as repercussões que o Assédio Sexual exerce na saúde física e mental de quem o sofre. Ainda, esta aula... 06/10/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 7716 acesso(s) |
Estela Calderaro Pontinha Leite Universidade de Mogi das Cruzes MOGI DAS CRUZES SP Saúde |
26 |
Abuso Sexual é Crime!
Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual Reconhecer situações de risco e ações que podem ser categorizadas como abuso sexual. Proteger-se de relacionamentos sexuais violentos e exploradores. 28/07/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 14467 acesso(s) |
Suelen Fernanda Machado SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Outros |
27 |
Gravidez Indesejada: o aborto é a única solução?
Ensino Fundamental Final | Saúde Ensino Médio | Biologia O que é uma gravidez indesejada e os fatores que propiciam isso (ela é indesejada mesmo? Se o é, porque aconteceu?). Além disso, serão trabalhados os motivos que levam os adolescentes a recorrerem a abortos, muitas vezes clandestinos, e se este é o único modo de lidar com a si... 18/10/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 16856 acesso(s) |
Estela Calderaro Pontinha Leite Universidade de Mogi das Cruzes MOGI DAS CRUZES SP Saúde |
28 |
E os mais velhos? Merecem respeito!!! - UCA
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Médio | Língua Portuguesa Ensino Médio | Sociologia Trabalhar o Estatuto do Idoso, Pesquisar sobre envelhecimento e o valor da velhice na sociedade brasileira, Analisar a situação da pessoa idosa no Brasil. 08/07/2011 Quatro estrelas 7 comentário(s) 5038 acesso(s) |
KLENIO ANTONIO SOUSA Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Outros |
29 |
O que é a Lei Antifumo?
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Saúde Ensino Médio | Língua Portuguesa Estas aulas têm o objetivo de desenvolver habilidades de leitura, escrita, bem como reflexão sobre temas ligados à saúde e o bem-estar do ser humano. Além disso, com estas aulas os alunos poderão aprender o que é a Lei AntiFumo, quais são suas justificativas e prerrogativas. T... 23/09/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 6133 acesso(s) |
Lívia Raposo Bardy Universidade Federal de São Carlos SAO CARLOS SP Outros |
30 |
O que são representações sociais? - UCA
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Médio | Sociologia Construir com o professor o conceito de Representação social Apropriar-se do concetio de representações sociais para entender o que elas significam para a convivência em grupo na sociedade Pensar e repensar a sociedade a partir do conceito de representações sociais Formular ... 11/09/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 4913 acesso(s) |
KLENIO ANTONIO SOUSA Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Outros |
31 |
Conhecendo as Instituições Sociais
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Médio | Sociologia Reconhecer instituição social. Identificar as diferenças entre instituição social e grupo social. Definir os principais tipos de instituições sociais: a família, a Igreja, o Estado, as instituições educacionais e as instituições econômicas. Produzir texto expressando suas idei... 05/05/2011 Quatro estrelas 4 comentário(s) 34299 acesso(s) |
Mary Alvarenga CENTRO DE ENSINO URBANO ROCHA IMPERATRIZ MA Sociologia |
Sem estrelas 0 classificações - 4610 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!