Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


O jornal na sala de aula

 

17/06/2011

Ficha Técnica
Descrição

Nesta coleção o objetivo é trazer o jornal para a sala de aula para que os alunos tomem consciência da realidade, seus fatos, falem sobre eles, opinem e criem uma nova realidade para o mundo em que vivem. As aulas de 1 a 5 procuram apresentar a compreensão global do suporte “Jornal”, sua estrutura, suas finalidades, funções e presença em nossas vidas e trabalhar cooperativamente com este suporte. Na 5ª aula é possível identificar os usos e como funciona a escrita na sociedade letrada através dos jornais. As aulas 6 a 8 focalizam os classificados do jornal para a produção de anúncios empregando as características convencionais desse gênero textual. Na 9ª aula procuramos a familiaridade do leitor com a primeira página do jornal, seu formato e sua organização. A 10ª aula apresenta a leitura e a divulgação de livros nos jornais. A 11ª aula apresenta a importância do conjunto organizado de periódicos na sala. Na 12ª aula confeccionar um jornal é o objetivo. Nas 13ª, 14ª e 17 ª aulas os alunos vão conhecer as características de anúncio, notícia e manchete e criá-los. Nas 15ª e 16ª aulas serão abordados as práticas do jornal mural e do jornal falado como formas diferenciadas de jornais em sala de aula.

Autoria

Mirian Chaves Carneiro - Universidade Federal de Minas Gerais - MG

Palavras-chave

jornal

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Lista de aulas da coleção (17 aulas)
# Aula Autoria
1 Conhecendo a estrutura, finalidades e funções de um jornal

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

• Reconhecer as finalidades e funções do suporte em questão: O jornal. • Apresentar conteúdos dos textos a serem trabalhados considerando o reconhecimento de seu suporte, seu gênero e sua contextualização. • Construir compreensão global do suporte em questão: observação quanto...

30/08/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 8156 acesso(s)

Fabio Andrade Machado

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

2 O JORNAL NA SALA DE AULA : leitura e escrita

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

·  Aumentar sua competência linguístico-discursiva. ·  Conhecer mais um gênero textual: a notícia de jornal. ·  Interagir com os colegas na produção de trabalhos coparticipativos. .  Conscientizar-se da realidade, através das informações contidas num jornal.

29/11/2009 Quatro estrelas 9 comentário(s) 140550 acesso(s)

Josina Augusta Tavares Teixeira

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Alfabetização

3 Jornal

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

O aluno aprenderá pesquisar e conhecer a organização e estrutura de um jornal.

25/11/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 3332 acesso(s)

Grazielle Tomaz de Almeida

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

4 Os jornais em nossas vidas!

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Estas aulas visam estimular a leitura crítica de materiais jornalísticos, promover a leitura e a produção de textos. Além disso, visa favorecer a reflexão sobre os acontecimentos do mundo.

25/09/2009 Quatro estrelas 6 comentário(s) 8091 acesso(s)

katia Zanvettor Ferreira

Universidade de São Paulo

SAO PAULO SP

Informação e Comunicação

5 Descobrindo a leitura com o jornal!

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Desenvolvimento de competências ligadas à escrita e à leitura. Estas são aulas para serem trabalhadas tanto com o Primeiro Ciclo do Ensino Fundamental Inicial como com a modalidade de Ensino de Jovens e Adultos (EJA), em processo de alfabetização. Identificar os usos e como fu...

10/09/2009 Quatro estrelas 7 comentário(s) 7962 acesso(s)

katia Zanvettor Ferreira

Universidade de São Paulo

SAO PAULO SP

Informação e Comunicação

6 CLASSIFICADOS DE JORNAL: textos reais e prazerosos na sala de aula

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

     * Conhecer o gênero textual  “classificados de jornal”.      * Retirar as informações importantes de um classificado: assunto, anunciante, contato, informações complementares.      * Desenvolver a competência textual de ler, escrever, ouvir e falar.      * Vivenciar uma s...

29/11/2009 Quatro estrelas 7 comentário(s) 63168 acesso(s)

Josina Augusta Tavares Teixeira

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Alfabetização

7 Aprendendo sobre anúncios e classificados

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

  Compreender a organização dos classificados;   Entender como os anúncios são publicados;   Identificar o tipo de texto necessário aos anúncios;   Produzir anúncios da turma;   Montar um mural escolar de anúncios.

20/10/2010 Quatro estrelas 14 comentário(s) 92487 acesso(s)

MARIANE ELLEN DA SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

8 Classificados em sala de aula: compro, vendo e troco!

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

1) Identificar a finalidade de textos de gênero anúncio classificado; 2) Reconhecer palavras abreviadas de forma convencional ou não convencional; 3) Inferir o sentido de uma palavra ou expressão no contexto do anúncio classificado; 4) Inferir uma informação implícita em um te...

14/12/2009 Quatro estrelas 6 comentário(s) 35499 acesso(s)

Fabiane de OLiveira Braga Felício

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

9 Desenvolvendo habilidades de leitura e escrita com a primeira página do jornal

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Desenvolver as habilidades de leitura e escrita, criar o hábito da leitura do jornal, estimular a autoria. 

26/08/2009 Quatro estrelas 5 comentário(s) 13502 acesso(s)

katia Zanvettor Ferreira

Universidade de São Paulo

SAO PAULO SP

Informação e Comunicação

10 Descobrindo os livros com as resenhas de jornais!!

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Leitura contextualizada por informações jornalísticas; Produção textual; Reflexão sobre a leitura e a divulgação de livros nos jornais. Contato com o gênero textual resenha. Aspectos cognitivos: Capacidade de efetuar pesquisas em diferentes fontes; Língua escrita (contato com ...

29/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 9429 acesso(s)

katia Zanvettor Ferreira

Universidade de São Paulo

SAO PAULO SP

Informação e Comunicação

11 ORGANIZANDO A HEMEROTECA NA SALA DE AULA.

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Reconhecer a Hemeroteca enquanto fonte de informações; Identificar os textos do jornal a partir de suas características; Selecionar e classificar os textos jornalísticos, de acordo com os grupos: denunciativo, informativo, explicativo; Identificar dentre os textos do jornal no...

07/10/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 18366 acesso(s)

DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

12 TRABALHANDO COM TEXTO JORNALÍSTICO - CONFECÇÃO DE UM JORNAL.

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

*Conhecer as partes do jornal e como ele é organizado;  *Conhecer as características de um texto jornalístico * Compreender a importância a leitura do jornal para estar atualizado com as nóticias do mundo. *Desenvolver a leitura.

19/05/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 14165 acesso(s)

Simone de Alencastre Rodrigues

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Alfabetização

13 Como escrever um Anúncio

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

• Apreender e valorizar o uso da escrita com diferentes funções, em diferentes gêneros. • Escrever com adequação aos objetivos, ao destinatário e ao contexto de circulação. • Planejar e revisar o próprio texto. Professor: É importante para iniciar o seu trabalho lembrar que to...

30/08/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 6954 acesso(s)

Fabio Andrade Machado

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

14 Virou notícia na escola: a criação do texto jornalístico

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Professor, espera-se que ao final das atividades propostas os alunos saibam: - identificar as características principais do gênero notícia; - conhecer assuntos gerais que serão abordados nas notícias trabalhadas; - aprender a utilizar uma linguagem objetiva e clara para a tran...

19/10/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 16300 acesso(s)

ANA GRAZIELA CABRAL

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

15 Escrevendo e lendo com o jornal mural

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Apreender as habilidades de leitura e escrita, desenvolver a autoria, refletir sobre o portador textual jornal.

15/09/2009 Quatro estrelas 9 comentário(s) 62526 acesso(s)

katia Zanvettor Ferreira

Universidade de São Paulo

SAO PAULO SP

Informação e Comunicação

16 JORNAL FALADO

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Esta atividade possibilitará ao/à aluno/a:  Identificar a estrutura de um texto jornalístico.  Criar e/ou (re)criar um texto jornalístico a partir de fatos do cotidiano escolar.  Diferenciar o texto jornalístico de outros portadores de texto.  Enriquecer seu vocabulário por me...

29/11/2009 Quatro estrelas 4 comentário(s) 12082 acesso(s)

DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

17 O jornal na sala de aula: Manchetes

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

•  Utilizar  o mecanismo e os recursos do sistema de representação escrita, compreendendo suas funções. • Conhecer  a função dos jornais, como são organizados, de que temas tratam. • Identificar elementos gráficos e visuais que compõem o jornal e sua função (diagramação, fotog...

14/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 89272 acesso(s)

Mirian Chaves Carneiro

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 12065 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.