17/06/2011
Nesta coleção o objetivo é trazer o jornal para a sala de aula para que os alunos tomem consciência da realidade, seus fatos, falem sobre eles, opinem e criem uma nova realidade para o mundo em que vivem. As aulas de 1 a 5 procuram apresentar a compreensão global do suporte “Jornal”, sua estrutura, suas finalidades, funções e presença em nossas vidas e trabalhar cooperativamente com este suporte. Na 5ª aula é possível identificar os usos e como funciona a escrita na sociedade letrada através dos jornais. As aulas 6 a 8 focalizam os classificados do jornal para a produção de anúncios empregando as características convencionais desse gênero textual. Na 9ª aula procuramos a familiaridade do leitor com a primeira página do jornal, seu formato e sua organização. A 10ª aula apresenta a leitura e a divulgação de livros nos jornais. A 11ª aula apresenta a importância do conjunto organizado de periódicos na sala. Na 12ª aula confeccionar um jornal é o objetivo. Nas 13ª, 14ª e 17 ª aulas os alunos vão conhecer as características de anúncio, notícia e manchete e criá-los. Nas 15ª e 16ª aulas serão abordados as práticas do jornal mural e do jornal falado como formas diferenciadas de jornais em sala de aula.
Mirian Chaves Carneiro - Universidade Federal de Minas Gerais - MG
jornal
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Conhecendo a estrutura, finalidades e funções de um jornal
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização • Reconhecer as finalidades e funções do suporte em questão: O jornal. • Apresentar conteúdos dos textos a serem trabalhados considerando o reconhecimento de seu suporte, seu gênero e sua contextualização. • Construir compreensão global do suporte em questão: observação quanto... 30/08/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 8156 acesso(s) |
Fabio Andrade Machado ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
2 |
O JORNAL NA SALA DE AULA : leitura e escrita
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização · Aumentar sua competência linguístico-discursiva. · Conhecer mais um gênero textual: a notícia de jornal. · Interagir com os colegas na produção de trabalhos coparticipativos. . Conscientizar-se da realidade, através das informações contidas num jornal. 29/11/2009 Quatro estrelas 9 comentário(s) 140550 acesso(s) |
Josina Augusta Tavares Teixeira COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Alfabetização |
3 |
Jornal
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização O aluno aprenderá pesquisar e conhecer a organização e estrutura de um jornal. 25/11/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 3332 acesso(s) |
Grazielle Tomaz de Almeida ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
4 |
Os jornais em nossas vidas!
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Estas aulas visam estimular a leitura crítica de materiais jornalísticos, promover a leitura e a produção de textos. Além disso, visa favorecer a reflexão sobre os acontecimentos do mundo. 25/09/2009 Quatro estrelas 6 comentário(s) 8091 acesso(s) |
katia Zanvettor Ferreira Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Informação e Comunicação |
5 |
Descobrindo a leitura com o jornal!
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Desenvolvimento de competências ligadas à escrita e à leitura. Estas são aulas para serem trabalhadas tanto com o Primeiro Ciclo do Ensino Fundamental Inicial como com a modalidade de Ensino de Jovens e Adultos (EJA), em processo de alfabetização. Identificar os usos e como fu... 10/09/2009 Quatro estrelas 7 comentário(s) 7962 acesso(s) |
katia Zanvettor Ferreira Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Informação e Comunicação |
6 |
CLASSIFICADOS DE JORNAL: textos reais e prazerosos na sala de aula
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa * Conhecer o gênero textual “classificados de jornal”. * Retirar as informações importantes de um classificado: assunto, anunciante, contato, informações complementares. * Desenvolver a competência textual de ler, escrever, ouvir e falar. * Vivenciar uma s... 29/11/2009 Quatro estrelas 7 comentário(s) 63168 acesso(s) |
Josina Augusta Tavares Teixeira COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Alfabetização |
7 |
Aprendendo sobre anúncios e classificados
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Compreender a organização dos classificados; Entender como os anúncios são publicados; Identificar o tipo de texto necessário aos anúncios; Produzir anúncios da turma; Montar um mural escolar de anúncios. 20/10/2010 Quatro estrelas 14 comentário(s) 92487 acesso(s) |
MARIANE ELLEN DA SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
8 |
Classificados em sala de aula: compro, vendo e troco!
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa 1) Identificar a finalidade de textos de gênero anúncio classificado; 2) Reconhecer palavras abreviadas de forma convencional ou não convencional; 3) Inferir o sentido de uma palavra ou expressão no contexto do anúncio classificado; 4) Inferir uma informação implícita em um te... 14/12/2009 Quatro estrelas 6 comentário(s) 35499 acesso(s) |
Fabiane de OLiveira Braga Felício ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
9 |
Desenvolvendo habilidades de leitura e escrita com a primeira página do jornal
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Desenvolver as habilidades de leitura e escrita, criar o hábito da leitura do jornal, estimular a autoria. 26/08/2009 Quatro estrelas 5 comentário(s) 13502 acesso(s) |
katia Zanvettor Ferreira Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Informação e Comunicação |
10 |
Descobrindo os livros com as resenhas de jornais!!
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Leitura contextualizada por informações jornalísticas; Produção textual; Reflexão sobre a leitura e a divulgação de livros nos jornais. Contato com o gênero textual resenha. Aspectos cognitivos: Capacidade de efetuar pesquisas em diferentes fontes; Língua escrita (contato com ... 29/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 9429 acesso(s) |
katia Zanvettor Ferreira Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Informação e Comunicação |
11 |
ORGANIZANDO A HEMEROTECA NA SALA DE AULA.
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Ética Reconhecer a Hemeroteca enquanto fonte de informações; Identificar os textos do jornal a partir de suas características; Selecionar e classificar os textos jornalísticos, de acordo com os grupos: denunciativo, informativo, explicativo; Identificar dentre os textos do jornal no... 07/10/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 18366 acesso(s) |
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
12 |
TRABALHANDO COM TEXTO JORNALÍSTICO - CONFECÇÃO DE UM JORNAL.
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização *Conhecer as partes do jornal e como ele é organizado; *Conhecer as características de um texto jornalístico * Compreender a importância a leitura do jornal para estar atualizado com as nóticias do mundo. *Desenvolver a leitura. 19/05/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 14165 acesso(s) |
Simone de Alencastre Rodrigues COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Alfabetização |
13 |
Como escrever um Anúncio
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização • Apreender e valorizar o uso da escrita com diferentes funções, em diferentes gêneros. • Escrever com adequação aos objetivos, ao destinatário e ao contexto de circulação. • Planejar e revisar o próprio texto. Professor: É importante para iniciar o seu trabalho lembrar que to... 30/08/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 6954 acesso(s) |
Fabio Andrade Machado ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
14 |
Virou notícia na escola: a criação do texto jornalístico
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Professor, espera-se que ao final das atividades propostas os alunos saibam: - identificar as características principais do gênero notícia; - conhecer assuntos gerais que serão abordados nas notícias trabalhadas; - aprender a utilizar uma linguagem objetiva e clara para a tran... 19/10/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 16300 acesso(s) |
ANA GRAZIELA CABRAL ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
15 |
Escrevendo e lendo com o jornal mural
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Apreender as habilidades de leitura e escrita, desenvolver a autoria, refletir sobre o portador textual jornal. 15/09/2009 Quatro estrelas 9 comentário(s) 62526 acesso(s) |
katia Zanvettor Ferreira Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Informação e Comunicação |
16 |
JORNAL FALADO
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Esta atividade possibilitará ao/à aluno/a: Identificar a estrutura de um texto jornalístico. Criar e/ou (re)criar um texto jornalístico a partir de fatos do cotidiano escolar. Diferenciar o texto jornalístico de outros portadores de texto. Enriquecer seu vocabulário por me... 29/11/2009 Quatro estrelas 4 comentário(s) 12082 acesso(s) |
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
17 |
O jornal na sala de aula: Manchetes
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa • Utilizar o mecanismo e os recursos do sistema de representação escrita, compreendendo suas funções. • Conhecer a função dos jornais, como são organizados, de que temas tratam. • Identificar elementos gráficos e visuais que compõem o jornal e sua função (diagramação, fotog... 14/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 89272 acesso(s) |
Mirian Chaves Carneiro Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
Sem estrelas 0 classificações - 12065 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!