19/10/2011
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Priscila Gervásio Teixeira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Grandezas e medidas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Professor, para que os alunos, nessa aula, possam compreender de que forma o calendário pode favorecer a compreensão da passagem do tempo, dias, meses, anos, bem como sua utilização em outras culturas, é necessário que: reconheçam os números e tenham habilidades básicas de leitura e de escrita; exponham suas ideias com coerência, clareza e objetividade; consigam trabalhar em grupo e interajam com o laptop Classmate.
Professor, o momento da rodinha de conversa, proporciona espaços para: diálogo, troca de experiências, opiniões e sentimentos entre todos da turma.
Portanto, com os alunos assentados em roda, inicie o diálogo apresentando a seguinte parlenda:
O tempo perguntou pro tempo
Quanto tempo o tempo tem?
O tempo respondeu pro tempo
Que o tempo tem tanto tempo
Que nem o tempo sabe quanto
Tempo o tempo tem.
(Parlenda – Domínio popular)
Professor, a partir dessa parlenda proponha um diálogo e registro sobre o tempo. Sugerimos:
O registro poderá ser feito no caderno de Matemática ou realizado no programa Kword (Área de Trabalho > Processador de Textos).
Professor, agora com a turma em duplas, proponha a análise de outra parlenda. Apresente o texto por meio de um vídeo.
FONTE: http://www.youtube.com/watch?v=z2B9xvHHYD4
Amanhã é domingo,
pé de cachimbo,
o cachimbo é de ouro
bate no touro,
o touro é valente
bate na gente,
a gente é fraco
cai no buraco,
o buraco é fundo,
acabou-se o mundo.
(Parlenda de domínio popular)
Analise a parlenda acima e responda as perguntas:
a) No primeiro verso “Amanhã é domingo, pé de cachimbo”, aparecem duas palavras que se referem ao tempo. Quais são essas palavras? Pinte-as de vermelho.
b) Domingo é o primeiro dia da semana. Faça uma ilustração sobre o que você costuma fazer aos domingos.
Professor, observe que estamos trabalhando com o tempo e introduzindo os dias da semana. Prepare a parlenda abaixo ilustrada, em um cartaz.
Fonte: Acervo da autora
Não há sábado sem sol,
nem domingo sem missa,
nem segunda sem preguiça.
(Parlenda de domínio popular)
Professor, registre a seguinte atividade no caderno de Matemática ou se preferir utilize o programa Tux Paint, seguindo os seguintes passos: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital).
Agora, é você aluno quem vai dizer o que não pode faltar em cada dia da semana. Para isso, complete o texto com as palavras que escolher, depois ilustre sua parlenda.
Não há domingo sem _________________
segunda-feira sem ___________________
terça-feira sem ______________________
quarta-feira sem ____________________
quinta-feira sem _____________________
sexta-feira sem______________________
sábado sem _______________________
Professor, a partir das reflexões sobre o tempo, por intermédio das parlendas, proponha nesse momento a leitura do poema abaixo:
Outro dia, meu amigo
fez uma pergunta bem complicada:
"Domingo é o começo da próxima semana
ou é o fim da semana passada?"
"Não vale a pena discutir isso,"
disse meu pai.
" A resposta é: tanto faz!"
o que importa, percebam bem, é:
uma semana quantos dias tem?"
MACHADO, José de Nílson. Contando de um a dez. São Paulo: Scipione, 2003.
Professor continue o diálogo, fale à turma sobre os dias da semana e registre as atividades no caderno de Matemática:
Logo depois do domingo vem segunda-feira,
Logo depois da segunda-feira vem terça-feira.
Observe:
Fonte: CARMO, Cristina. Matemática com alegria: 1º ano. Curitiba: Ed. Positivo, 2008.
Logo após a terça-feira vem quarta-feira.
Qual é o dia da semana que está imediatamente antes de:
segunda-feira _____________
terça-feira _______________
quarta-feira _______________
Quinta-feira vem logo depois de quarta- feira e imediatamente antes de sexta-feira. Desenhe a folhinha do calendário correspondente à quinta-feira.
Fonte: CARMO, Cristina. Matemática com alegria: 1º ano. Curitiba: Ed. Positivo,2008.
O último dia da semana é sábado. Então, chegamos a conclusão de que a semana tem 7 dias. Cada dia é um período de tempo.
Fonte: Fonte: CARMO, Cristina. Matemática com alegria: 1º ano. Curitiba: Ed. Positivo,2008.
Professor, nesse momento, explique que vários calendários foram inventados por diversos povos e utilizados em diferentes épocas, pois o ser humano sempre procurou maneiras para registrar a passagem do tempo. No Brasil utilizamos o calendário cristão. Ele recebeu esse nome porque registra os anos a partir do nascimento de Jesus Cristo. Além do calendário cristão, existem outros, que também são utilizados por outros povos, como, por exemplo: muçulmano, chinês e judeu. Veja os exemplos:
Fonte: imagem 1 - http://virtualiaomanifesto.blogspot.com/2007/12/calendrios-da-humanidade.html
imagem 2 - http://mekstein.blogspot.com/2010/02/63-calendario-muculmano.html
imagem 3 - http://virtualiaomanifesto.blogspot.com/2007/12/calendrios-da-humanidade.html
Professor, relembre com a turma que em um calendário, estão indicados os dias, as semanas e os meses do ano. Também podemos verificar que, em alguns calendários, os domingos e feriados são destacados com cor diferente.
Providencie um calendário anual para cada aluno constatar essa informação e logo em seguida disponibilize uma folha de papel xerocada, contendo a estrutura em branco de um calendário, para os alunos preencherem o calendário do mês em que estão.
Adiante, realizaremos algumas atividades que deverão ser registradas no caderno de Matemática.
ATIVIDADES:
1 - A partir do calendário preenchido, responda as questões abaixo:
FONTE: Acervo da autora
a) Em qual mês estamos?
b) Que dia da semana é hoje?
c) E ontem, que dia da semana foi?
d) E amanhã, que dia da semana será?
e) O primeiro dia do mês caiu em qual dia?
f) E o último dia do mês?
g) Quantos dias têm esse mês?
2 - A partir do calendário anual de 2011, resolva as questões abaixo:
Fonte: http://www.litoraldesantacatarina.com/apoio-ao-turista/calendario-2011/
a) Circule de vermelho, a data do seu aniversário.
b) Assinale de azul, o nome do quinto mês do ano.
c) Descubra quantos meses tem um ano e registre o número que representa essa quantidade.
d) Escreva o nome do mês que tem menos de 30 dias.
e) Escreva os nomes dos meses que têm mais de 30 dias.
f) Escreva os nomes dos meses que têm 30 dias.
g) Escreva o número de dias que tem uma semana e seus respectivos nomes.
h) Circule, de verde, os nomes do meses em que se comemora:
3 – Numere a ordem dos meses do ano e escreva o nome do mês que está faltando.
FONTE: Acervo da autora
4 - A tabela abaixo, mostra a época mais fácil para encontrar algumas frutas no Brasil. Observe-a e responda:
Fonte: Manfred Osterrot. O sítio: horta, pomar e solo fértil. Agroecológica, 2000.
a) Qual é a época da tangerina?
b) E do figo?
c) Quais dessas frutas podem ser encontradas o ano todo?
d) Quais frutas são encontradas em junho?
e) Pensando apenas nessas seis frutas, em que meses há mais frutas disponíveis?
Professor, no cotidiano escolar existem inúmeras situações para oportunizar a realização de análises. Nessa atividade, iremos explorar os aniversários dos alunos.
Para tanto, essa atividade poderá ser realizada utilizando o programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos).
Solicite aos alunos que façam uma tabela de 2 colunas x 13 linhas, como vemos abaixo:
MÊS |
ANIVERSARIANTES |
JANEIRO |
|
FEVEREIRO |
|
MARÇO |
|
ABRIL |
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MAIO |
|
JUNHO |
|
JULHO |
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AGOSTO |
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SETEMBRO |
|
OUTUBRO |
|
NOVEMBRO |
|
DEZEMBRO |
|
Em seguida, marque a quantidade de aniversariantes que há em cada mês do ano.
Logo após, construa um gráfico sobre as informações obtidas na tabela. O gráfico poderá ser feito em caderno quadriculado ou ainda no programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos).
Registrando.....
Utilize a tabela da atividade anterior para descobrir quantos aniversariantes há em cada mês. Pinte um quadradinho para cada aniversariante
Fonte: Acervo da autora
A partir do gráfico responda:
a) Qual coluna teve mais quadradinhos coloridos? O que isso quer dizer?
b) Há algum mês que não tem aniversariantes? Como isso aparece no gráfico?
Professor, possibilite um momento de diálogo sobre calendário e construção de gráficos, a partir das atividades vivenciadas pelos alunos. Estimule os alunos a darem opiniões, justificando suas respostas.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=35548
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=31216
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22604
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28442
Por intermédio dos diferentes processos realizados, a avaliação será contínua. Professor, observe e faça registros individuais sobre as atividades. Esse processo mostrará os avanços e as dificuldades da turma com relação ao conteúdo trabalhado na aula. Verifique se os alunos conseguiram assimilar a importância do calendário para a sociedade; os meses do ano, a semana, os dias; enfim a composição do calendário e a interpretação da tabela e gráficos, bem como a utilização do laptop na realização das atividades.
Quatro estrelas 3 classificações
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02/03/2015
Quatro estrelasÓtima atividade. Parabéns!
31/10/2014
Cinco estrelasParabéns professora! Com um único conteúdo é possível abordar todos os eixos matemáticos. Excelente!
08/11/2011
Cinco estrelasExcelente sua proposta de aula sobre o calendário. Ficou bem criativa de fácil assimilação.