Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Organização administrativa e social da mineração no Brasil – UCA

 

25/10/2011

Autor e Coautor(es)
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Relações de trabalho
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender a organização administrativa e social da época do ouro no Brasil;
  • Caracterizar o sistema de exploração do ouro e as principais formas de tributação estabelecidas pela metrópole portuguesa;
  • Identificar a importância do trabalho escravo para a atividade mineradora.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá ter conhecimento sobre a descoberta e a exploração do ouro no Brasil.

Estratégias e recursos da aula

UCA

Professor, para o desenvolvimento das atividades desta aula, os alunos devem ter acesso ao netbook do projeto UCA (Um computador por aluno) e à internet.

Observação: devido ao pequeno espaço na memória dos netbooks, é importante que cada aluno tenha sempre em mãos um pendrive para salvar os seus trabalhos.

 

Abaixo, a discriminação dos softwares utilizados e as especificações para executá-los no sistema Linux do netbook-UCA:

KWord- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

WxCam - Menu K Aba Aplicativos - Multimídia; O Aplicativo “Visualizador de Imagens” abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em memória externa, como por exemplo, um pendrive.

Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KolourPaint - Menu K - Aplicativos - Aplicações Gráficas - Ferramentas de Pintura.

Amarok- Tocador de Música – Metasys- Aplicativos- Multimídia – Tocador de Músicas

Krecord- Menu K Aba Aplicativos Multimídia Editores de Áudio

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação

Para entender melhor o uso de alguns aplicativos do Linux, consulte:  http://www.slideshare.net/MOISESSGA/apresentao-formao-projeto-uca

Atividade

I. MINERAÇÃO NO BRASIL E O CONTROLE DE PORTUGAL

Professor, com a descoberta do ouro teve início uma grande migração de pessoas para a região das minas. Em pouco tempo, milhares de pessoas estavam explorando as ricas jazidas. Desta forma, o governo português decidiu tomar algumas providências para controlar a extração do ouro no Brasil, como veremos no texto e vídeo abaixo.

 

TEXTO:  A corrida do Ouro

"(...) as cidades, vilas, recôncavos e sertões do Brasil, vão brancos, pardos e pretos, muitos índios de que os paulistas se servem.” Foi tamanho o fluxo que o rei D.João V, resolveu, por lei de 1720, controlar a saída dos seus súditos com medo do despovoamento das aldeias e dos campos portugueses. Não evitou, porém que, ao longo do século 18, 800 mil deles viessem parar nos garimpos. (...) Chegavam lá pessoas de todas as condições, homens e mulheres, moços e velhos, pobres e ricos, nobres e plebeus, clérigos e religiosos de várias instituições (os padres foram convidados a se retirarem das Minas em 1738). Iniciava-se a ocupação do interior do Brasil. A população naquele século decuplicou, atingindo a mais de 3 milhões de habitantes, sendo que 650 mil concentravam-se na área das minas."

Disponível em: http://educaterra.terra.com.br/voltaire/500br/br_ouro3.htm

Acesso em 17 de outubro de 2011.

video

video

 

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=f2xTUuKuS9M&feature=related

Acesso em 17 de outubro de 2011.

 

ROTEIRO DA ATIVIDADE:

1- Peça aos alunos que acessem os links  acima para leitura do texto na íntegra e visualização do vídeo.

2- Sugira aos alunos que respondam, no KWord, algumas questões sobre o texto e o  vídeo acima:

a) Explique qual mensagem  Cecília Meirelles quis transmitir com a estrofe abaixo:

“Selvas, montanhas e rios estão transidos de pasmo,

É que avançam, terra adentro, os homens alucinados (...)

Que a sede de ouro é sem cura, e, por ela subjugados,

os homens matam-se e morrem, ficam mortos, mas não fartos”

(Cecília Meirelles - Romanceiro da Inconfidência)

b) Como se explica o rápido povoamento da região das minas?

c) Que tipo de pessoas ia para as regiões auríferas?

d) Qual a importância do Arraial do Tijuco para Portugal?

e) Era possível controlar e taxar a exploração de diamantes? Explique.

f) Que órgão administrativo foi criado para controlar a exploração das minas?

g) O que o Marquês de Pombal criou para aumentar ainda mais o controle dos portugueses nas minas de ouro? Explique.

h) Explique as duas maneiras de exploração existentes nas minas de ouro.

3- Escolha algumas respostas dos alunos, referentes às questões acima, para serem socializadas com toda a turma.

pesquisa

4- Proponha aos alunos, em cinco grupos,  a realização de uma pesquisa sobre o controle de Portugal nas minas de ouro do Brasil, procurando responder as questões abaixo:

a) Em que região do Brasil ocorreu a extração de ouro e diamantes?

b) Quais eram as técnicas de extração mais utilizadas no século XVIII?

c) De que forma o governo português garantia sua renda sobre a mineração?

d) Descreva os procedimentos que o minerador deveria seguir ao descobrir uma mina.

e) Que impostos e taxas eram cobrados do minerador?

Oriente os alunos para que, além da informação, procurem imagens sobre o assunto pesquisado.

Depois, os alunos deverão montar uma apresentação no KPresenter, com  os dados e imagens da pesquisa.

5- Os grupos deverão socializar suas apresentações com todos da turma.

6- A expressão “santo do pau oco” surgiu no século XVIII  e adquiriu novos significados ao longo dos tempos. Sugira aos alunos que, em trios, pesquisem o significado desta expressão no século XVIII e o que ela significa atualmente. Depois, peça aos trios que criem no  KolourPaint  duas charges. A primeira contendo o significado de "santo do pau oco" no século XVIII e a segunda com o significado de "santo do pau oco" atualmente.

8-Todos os trios deverão socializar suas charges com a turma.

II. A SOCIEDADE MINERADORA E OS EFEITOS DA MINERAÇÃO

 

 

Professor,  a vida urbana e o próprio caráter da exploração aurífera geraram uma sociedade mais aberta e heterogênea em relação a antiga sociedade açucareira, convivendo lado a lado o trabalho livre e o trabalho escravo, embora este fosse predominante. Co­mo consequência, a concentração de renda foi menor, en­riquecendo, principalmente, os setores ligados ao abaste­cimento do ouro e diamante.

TEXTO:  A Sociedade Mineradora

“O ciclo do ouro e do diamante foi responsável por profundas mudanças na vida colonial. (...) Embora mantivesse a base escravista, a sociedade mineradora diferenciava-se da açucareira, por seu comportamento urbano, menos aristocrático e intelectualmente mais evoluído. Era comum no século XVIII, ser grande minerador e latifundiário ao mesmo tempo. Portanto, a camada socialmente dominante era mais heterogênea, representada pelos grandes proprietários de escravos, grandes comerciantes e burocratas. A novidade foi o surgimento de um grupo intermediário formado por pequenos comerciantes, intelectuais, artesãos e artistas que viviam nas cidades. (...)”

Disponível em: http://oficiodahistoria.blogspot.com/2008/11/sociedade-colonial.html

Acesso em 17 de outubro de 2011.

VÍDEO:

vídeo 2

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=2Ytl85rSUXk&feature=related

Acesso em 17 de outubro de 2011.

ROTEIRO DA ATIVIDADE:

1- Peça aos alunos que acessem os links  acima para leitura do texto na íntegra e visualização do vídeo.

2- Sugira aos alunos que, em trios, criem no KolourPaint uma pirâmide que represente a sociedade mineira colonial. Considere  as seguintes camadas sociais:

a) ricos mineradores

b) funcionários do governo

c) homens livres pobres

d) comerciantes

e) profissionais liberais

f) escravos

3- Todos os trios deverão socializar sua pirâmide com a turma.

4- Proponha aos alunos que façam, no KWord, um quadro comparativo com as principais diferenças da sociedade mineradora em relação a sociedade açucareira, conforme orientação abaixo:

 

SOCIEDADE

Característica Econômica

Divisão Social

Mobilidade Social

Intelectualidade

Açucareira

 

 

 

 

 

Mineradora

 

 

 

 

 

 

5 - Escolha algumas respostas dos alunos,  referentes ao quadro acima, para serem socializadas com toda a turma.

6- Sugira aos alunos que, em duplas, respondam, no KWord, algumas questões sobre o texto e o  vídeo acima:

a) Quais as consequências da mineração para o Brasil?

b) Explique por que o Rio de Janeiro foi escolhido para ser capital do Brasil.

c) Para onde ia o ouro do Brasil?

d) O que era o ouro de aluvião?

e) Quem eram os vadios, tropeiros e faiscadores?

f) O que foi o Tratado de Methuem?

7- Peça que cada dupla socialize sua resposta com outra dupla, e assim sucessivamente.

pesquisa

8- Proponha aos alunos, em cinco grupos,  a realização de uma pesquisa sobre a vida cotidiana nas cidades mineiras. Cada grupo ficará com um dos itens abaixo relacionados:

a) vida doméstica

b) costumes familiares

c) casamento

d) irmandades religiosas

e) trabalho urbano

Oriente os alunos para que, além da informação, procurem imagens dos temas pesquisados.

Depois, os alunos deverão montar uma apresentação no KPresenter, com  os dados e imagens da pesquisa.

9- Os grupos deverão socializar suas apresentações com todos da turma.

10- Oriente os alunos, coletivamente, a criarem um texto no KWord, tendo como referência o vídeo, o texto e as pesquisas apresentadas.

 

III. OS ESCRAVOS NA MINERAÇÃO

 

Professor, o escravo africano se tornou tão importante nas minas que as maiores datas eram concedidas aos proprietários com maior número de cativos. Nas fazendas de açúcar ou nas minas de ouro (a partir do século XVIII), os escravos eram tratados da pior forma possível. Trabalhavam muito, viviam em péssimas condições e eram constantemente castigados fisicamente.

TEXTO1 : História das Minas de Ouro e Diamante: a Escravidão nas Minas

“(...) Nas Minas, a escravidão não se distanciou dos moldes cariocas ou baianos. Os primeiros escravos negros chegaram às Minas, logo após a descoberta das primeiras jazidas auríferas, em 1695. Para cá foram trazidos escravos capturados em várias nações africanas, tais como Sudão, Guiné, Angola, Moçambique e Congo. Para o trabalho na mineração havia a preferência por um tipo específico de escravo, pelo qual se pagava caro: o negro-mina. Baixo e forte, o negro-mina vinha da região do Congo. Forte para a brutalidade do trabalho e baixo para melhor se mover nos ambientes apertados dos talhos e das galerias das minas, o negro-mina recebia tal denominação por conhecer técnicas rudimentares de mineração, as quais aprendia em sua própria cultura. (...) Os escravos foram responsáveis pela produção de toda a riqueza da Capitania das Minas de Ouro, até a abolição da escravidão, em 1888. Extraíram todo ouro, o diamante e as gemas preciosas. Construíram as ruas, o casario, as igrejas e as cidades. Exerceram os mais diversos ofícios necessários à dinâmica das vilas mineradoras. Foram deles, e das nações indígenas que herdamos os elementos étnico-culturais, que, somados à matriz portuguesa, resultaram na formação da magnífica e incomparável Civilização Mineira.”

Disponível em: http://monlewood.blogspot.com/2010/07/historia-das-minas-de-ouro-e-diamante.html

Acesso em 17 de outubro de 2011.

TEXTO2: A HISTÓRIA DA PRESENÇA NEGRA EM MINAS GERAIS

 

“(...) os anos em que a mineração foi economicamente rendosa, foram empregados nas minas cerca de 500 mil negros (Silva, 2005: 72).  Entre 1700 e 1850, época do apogeu da mineração, vieram para Minas Gerais 160 grupos de negros africanos de três regiões: os sudaneses (especialmente do Golfo da Guiné: haussas, minas, iorubas, malês, entre outros), os bantus (angolas e congos) e os moçambiques. Desde o século XVIII, a população negra no estado nunca foi inferior a 30% da população total – índice considerado alto (Silva, 2005).Os quilombos marcaram esse período da história de Minas Gerais. A formação de quilombos foi intensa na região. Muitos foram os negros que lutaram contra o cativeiro. Segundo pesquisa realizada por Silva (2005), no período de 1710 a 1798, existiram cerca de 120 quilombos em Minas Gerais.
Os quilombos nessa região, ao contrário do que rege o imaginário popular, não se constituíram apenas em lugares ermos, distantes dos centros urbanos: “Os quilombos em Minas Gerais não existiam isolados; em geral, os escravos não fugiam para muito longe das comunidades mineradoras urbanizadas” (Ramos, 1996: 165).
Nas proximidades das vilas e cidades formaram-se numerosos pequenos quilombos, a maioria sem nome ou identificada por sua localização. Essa proximidade facilitava a fuga de outros escravos. (...)”

Disponível em: http://www.cpisp.org.br/comunidades/html/brasil/mg/mg_historia.html

Acesso em 17 de outubro de 2011.

ROTEIRO DA ATIVIDADE:

1- Peça aos alunos que acessem os links  para leitura dos textos.

2- Sugira aos alunos que, em trios, redijam no KWord um texto explicativo sobre a escravidão nas minas de ouro e diamante, contendo as palavras abaixo:

condições de trabalho

vigilância

ouro de aluvião

garimpo

importância

vilas  e cidades

reação

quilombos

3- Todos os trios deverão socializar seus textos com todos da turma.

4- TRABALHANDO COM IMAGENS:

1.

garimpo

Disponível em: http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=302

2.

garimpo 2

Disponível em: http://tudojoia.blog.br/blog/2009/11/14/um-pouco-da-historia-do-ouro-brasileiro/

3.

garimpo 3

Disponível em: http://daliberdadeaoescravismo.blogspot.com/2010/11/escravos.html

4.

garimpo 4

Disponível em: http://economia-brasilcolonia.blogspot.com/2010/03/mineracao-xvi-e-xvii.html

5.

garimpo 5

Disponível em: http://professorataniavieira.blogspot.com/2009/05/epoca-do-ouro-no-brasil-colonial.html

6.

garimpo 6

Disponível em: http://otenap.blogspot.com/

Todas as imagens foram acessadas em 17 de outubro de 2011.

Peça aos alunos que, em trios, acessem os links acima para salvar as imagens no KolourPaint e, a partir das imagens e das informações dos textos lidos, eles deverão montar uma história em quadrinhos com o título: A vida dos escravos na mineração.

5- Todos os trios deverão socializar suas apresentações com todos da turma.

pesquisa

6- Em vários pontos do Brasil ocorreu a formação dos quilombos, comunidades formadas principalmente de escravos fugidos da escravidão. Até hoje, em vários estados do Brasil, podem ser encontrados descendentes de antigos quilombolas. Desta forma, sugira aos alunos que formem grupos de até quatro integrantes e que façam uma pesquisa sobre Comunidades Quilombolas, seguindo o roteiro abaixo:

a) Como eram os quilombos na época do período Colonial?

b) Onde ficava o Quilombo dos Palmares e por que ele foi um dos mais importantes quilombos do Brasil?

c) Quantas comunidades quilombolas existem hoje no Brasil?

d) Onde estas comunidades quilombolas estão localizadas no Brasil?

e) Por que a região sudeste abriga o maior número de comunidades quilombolas?

f) Atualmente, pelo que lutam as comunidades quilombolas?

Depois, os alunos deverão montar uma apresentação no KPresenter com os dados e imagens da pesquisa.

7- Os grupos deverão socializar suas apresentações com todos da turma.

Recursos Complementares

Sugestões de leituras para professores e alunos:

A Época do Ouro no Brasil Colonial - Disponível em:  http://professorataniavieira.blogspot.com/2009/05/epoca-do-ouro-no-brasil-colonial.html

Desdobramentos: sociedade e cultura - Disponível em:  http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=302

Tributação das Minas - Disponível em: http://www.culturabrasil.org/mineracao.htm

Aulas do portal que podem ser consultadas pelo professor no planejamento da aula:

MINERAIS BRASILEIROS - Disponível em:  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18452

CICLO DO OURO - Disponível em:  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23973

A corte portuguesa no Brasil: mudanças na sociedade colonial brasileira - Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25235

Todos os links foram acessados em 17 de outubro de 2011.

Avaliação

A avaliação deve permear toda a atividade pedagógica do professor. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poderá avaliar o aluno segundo sua participação nas atividades realizadas: pesquisas, leitura e interpretação de texto, criação de charges, respostas aos roteiros de perguntas e quadros comparativos, apresentações de pesquisas e criação de história em quadrinhos.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.