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Desvendando os mistérios da vida em sociedade: formigueiros – UCA

 

24/10/2011

Autor e Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
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UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Aranhas: desvendando seus mistérios - UCA

SELMA GONZAGA SILVA, Cláudia Regina Montes Gumerato

Cláudia Regina Montes Gumerato

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Avaliar a importância ambiental das formigas.

  • Explicar a organização social em um formigueiro.

  • Diferenciar os componentes das castas de um formigueiro quanto à anatomia, fisiologia e funções.

  • Comparar a sociedade das formigas com a de outros insetos sociais.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Insetos.

Estratégias e recursos da aula

formigueiro 1

Fonte da imagem: http://3.bp.blogspot.com/_lKEWaY5frMs/SRmV-63ArHI/AAAAAAAAASs/UCNGBchZyxE/s320/Formigueiro%5B1%5D.JPG. Acessado em 16/10/2011.

Atividade 1- Discussão a partir de vídeo

Sugerimos que o professor oriente os alunos para que, utilizando seus laptops Classmate, acessem o vídeo "As saúvas: uma sociedade de formigas" (Partes 1 e 2) que explicita aspectos da biologia das formigas saúvas destacando a organização social desse grupo de insetos.

As saúvas - Uma sociedade de formigas (parte 1)

http://www.youtube.com/watch?v=-DUHpqwqZZQ. Acessado em 16/10/2011.

As saúvas - Uma sociedade de formigas (parte 2)

http://www.youtube.com/watch?v=TV7tA3YpHKo&feature=related. Acessado em 16/10/2011.

Para isso, deverão seguir os passos: Metasys => Aplicativos => Internet => Mozilla Firefox.  No campo de "endereço" deverão digitar primeiramente o sítio: http://www.youtube.com/watch?v=-DUHpqwqZZQ. Acessado em 16/10/2011.

Após o término dessa primeira parte, deverão digitar o sítio http://www.youtube.com/watch?v=TV7tA3YpHKo&feature=related (Acessado em 16/10/2011), que corresponde à parte 2 do vídeo "As saúvas - Uma sociedade de formigas".

vídeo formigas

Imagem do vídeo "As saúvas - Uma sociedade de formigas "

Após esse primeiro momento de acesso individual, os alunos deverão ser organizados em grupos de três, para que possam discutir alguns destaques feitos pelo professor, como os sugeridos a seguir.

As respostas do grupo de alunos deverão ser registradas diretamente no computador UCA, por cada aluno, utilizando o editor de texto  KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos).

Questões para discussão

Enumere 3 características das formigas que as inclui no grupo dos insetos.

Por que as saúvas são chamadas de cortadeiras?

Quais são as castas nas sociedades das formigas?

Quais são as funções dos indivíduos de cada casta?

Do que as saúvas se alimentam? Como obtêm esse alimento?

Que tipo de interação (relação ecológica) acontece entre:

a) As saúvas e os afídeos

b) As saúvas e os fungos que cultivam.

Por que um formigueiro pode ser considerado um super organismo?

Como é fundada uma nova colônia de formigas?

formigas grupo

 Fonte da imagem: http://images.imagensdeposito.com/fotos/g/grupo_de_formigas-81.jpeg. Acessado em 16/10/2011.

Após a discussão e registros, cada grupo de alunos deverá expor aos demais as suas considerações. O professor deverá ficar atento, nesse momento de socialização, aos conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema e aproveitar o espaço para tecer considerações e inserir novos conhecimentos científicos.

Após a socialização e das considerações finais, o professor deverá fazer novas perguntas, como as sugeridas a seguir, dialogando com os alunos, buscando apreender seus conhecimentos a respeito das relações ecológicas, destacando as intra-específicas, especialmente a sociedade.

Sugestões de perguntas 

O vídeo ilustra que tipo de relação ecológica?

Quais outros seres vivos apresentam esse mesmo tipo de relação ecológica?

A organização é igual em todos os grupos de insetos sociais?

As castas são as mesmas em todas as sociedades?

formi org social

Formigas. Fonte da imagem: http://1.bp.blogspot.com/_1TNvbqQ62mU/SYmHE5z2wII/AAAAAAAABBk/UkdT2_rihrM/s320/Formigas+e+castas.gif. Acessado em 16/10/2011.

Atividade 2- Estudo de textos

A fim de ampliar os conhecimentos a respeito do tema, o professor deverá orientar os alunos para acessarem textos de fundamentação teórica utilizando seus computadores UCA, seguindo os passos: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox. Os sítios, como os recomendados a seguir, deverão ser fornecidos, por escrito aos alunos, para que digitem no campo de endereço.

Texto 1- Como funcionam as formigas - Introdução. Disponível em: http://ciencia.hsw.uol.com.br/formiga.htm. Acessado em 16/10/2011

Texto 2- O formigueiro. Disponível em: http://ciencia.hsw.uol.com.br/formiga3.htm. Acessado em 16/10/2011.

Texto 3- As poderosas da Terra. Disponível em: http://revistagalileu.globo.com/Galileu/0,6993,ECT803829-3434,00.html. Acessado em 16/10/2011.

Os alunos deverão, individualmente, ler os textos e, tendo-os como referência, responder às questões propostas pelo professor, como as sugeridas a seguir. As respostas de cada aluno deverão ser registradas diretamente no computador UCA, utilizando o editor de texto  KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos).

Questões para discussão

Por que as formigas são, geralmente, citadas como símbolo de parcimônia e esforço?

Qual é a importância ambiental das formigas?

Por que a formiga é considerada um inseto social?

Além das formigas, quais são outros grupos de insetos sociais?

O que é um formigueiro?

Quais são as castas em um formigueiro?

Caracterize cada casta de formigas de acordo com a anatomia, fisiologia e funções dos indivíduos que a compõem.

Como é criado um novo formigueiro?

Como é a comunicação entre as formigas?

Após esse estudo individual, o professor deverá organizar os alunos em grupos de três para a discussão das questões propostas. Terminada a discussão, cada grupo deverá socializar aos demais e ao professor as suas considerações. Após a socialização, cada grupo de alunos deverá produzir um texto tendo como referência as questões discutidas nas atividades 1 e 2 e enviar ao professor para correção por e-mail. O texto poderá ser produzido e registrado diretamente no computador UCA, por cada aluno, utilizando o editor de texto  KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos).

abelhas castas

Abelhas. Fonte da imagem: http://3.bp.blogspot.com/-lwy3xxgj1nU/TWAiY9vmNeI/AAAAAAAAAcI/4nijsJYiOio/s1600/imagem+13.JPG. Acessado em 16/10/2011.

Atividade 3 - Construindo um formigueiro

Propomos que o professor construa juntamente com seus alunos, uma maquete de um formigueiro, tendo como referência as propostas encontradas no sítio apontado a seguir. Para acessar o sítio, deverão seguir os passos: Metasys => Aplicativos => Internet => Mozilla Firefox.  No campo de "endereço" deverão digitar o sítio: http://revistagalileu.globo.com/Galileu/0,6993,ECT803829-3434-2,00.html. Acessado em 16/10/2011. Neste endereço há duas matérias: "Organização exemplar" que se refere à construção da maquete do formigueiro e "Como fazer seu formigueiro" que orienta na montagem e criação de um formigueiro utilizando materiais fáceis de serem encontrados em casa ou na escola.

Consideramos que uma maquete e um formigueiro por turma seja o suficiente para atender aos objetivos de observação e análise da estrutura e dinâmica da vida das formigas. Além disso, fica mais viável no sentido do controle sobre a população de formigas de modo a impedir acidentes.  Sendo assim, sugerimos que o professor construa uma maquete e um formigueiro juntamente com os alunos. 

A maquete e o formigueiro deverão ficar em local adequado à observação, preferencialmente, no laboratório de Ciências

Após a montagem, os alunos deverão observar pelo menos 3 vezes na semana fazendo registros que comporão um relatório dessa atividade. Para registrar essa atividade, além do editor de texto do computador UCA (KWord), os alunos utilizarão a webcam para fotografar e filmar, seguindo os passos: Metasys => Aplicativos => Multimídia => WxCam. O botão "máquina de retrato" tira uma foto através da webcam. O "botão vermelho"inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da webcam. O ícone "Visualizador de imagens" abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em uma mídia externa, como por exemplo, um pendrive.

O período de observação deverá ser de, pelo menos, quatro semanas. As observações e anotações deverão ser feitas individualmente e discutidas em grupos de quatro alunos. Cada grupo deverá construir um relatório a ser enviado ao professor, por e-mail, para avaliação. Tanto as observações quanto o relatório deverão ser registrados no computador UCA, utilizando o editor de texto  KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos).

Sugestão de roteiro para elaboração do relatório

TÍTULO: Frase sucinta que indica o principal objetivo da experiência.     

RESUMO: Texto de no máximo cinco linhas descrevendo tudo o que foi feito, inclusive os resultados alcançados.

INTRODUÇÃO: Descrição da teoria necessária ao entendimento da prática e da discussão dos resultados. Deve ser uma síntese das fontes consultadas. Ao final da introdução, como último parágrafo, vem o objetivo do trabalho.       

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL: Descrever o procedimento experimental, ressaltando os principais materiais e equipamentos utilizados.   

RESULTADOS: Consiste na apresentação de todos os dados colhidos em laboratório ou dos calculados decorrentes dos dados. Podem ser apresentados na forma de tabelas, gráficos, etc., se isso melhorar a comunicação dos dados.     

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Discutir os dados obtidos à luz da teoria exposta. Geralmente as questões para a discussão estão apontadas no roteiro da aula.

CONCLUSÃO: Síntese pessoal sobre as conclusões alcançadas com o seu trabalho. Enumere os resultados mais significativos do trabalho. Não deve apresentar nenhuma conclusão que não seja fruto da discussão.   

REFERÊNCIAS: Livros, textos e sites usados para escrever o relatório, devem ser citados.

org formig

Organização de um formigueiro. Fonte da imagem: http://www.insetotec.com.br/wp-content/uploads/COLONIA-DE-FORMIGAS.jpg. Acessado em 16/10/2011.

Legenda: 1 - Larvas e pupa; 2 - Câmaras; 3 - Soldados; 4 - Lixo; 5 - Rainha. Fontehttp://revistagalileu.globo.com/Galileu/0,6993,ECT803829-3434-2,00.html. Acessado em 16/10/2011

Atividade 4- Comparando a vida em sociedade entre os insetos - Pesquisa na internet

A fim de ampliar os conhecimentos e comparar outras formas de organização de vida em insetos sociais, sugerimos que o professor resgate as questões apontadas na discussão do vídeo:

O vídeo ilustra que tipo de relação ecológica?

Quais outros seres vivos apresentam esse mesmo tipo de relação ecológica?

A organização é igual em todos os grupos de insetos sociais?

As castas são as mesmas em todas as sociedades?

Retomada essa discussão e buscando respostas para essas questões, o professor deverá dividir a turma em grupos de quatro alunos e orientá-los para que façam pesquisas na internet (Metasys => Aplicativos => Internet => Mozilla. Firefox).

Abaixo sugerimos tópicos e endereços para acesso, mas se houver interesse dos alunos ou do professor na ampliação dessa busca, os alunos deverão ser orientados a buscar referências para acesso nos sítios de busca como o Google  seguindo os passos: Metasys => Aplicativos => Internet => Mozilla Firefox => digitar no endereço: www.google.com.br. Ao abrir, o sítio mostrará o espaço para digitação dos termos de busca.

Cabe ao professor orientar os alunos no sentido de selecionarem sítios mais confiáveis, como os das instituições públicas e revistas de divulgação científica. 

Sugestões de tópicos para pesquisa e endereços onde estão disponibilizados para acesso.

1- Abelhas

Na sociedade da colméia há rainha, operárias e zangões. Disponível em: http://educacao.uol.com.br/ciencias/abelhas-2-na-sociedade-da-colmeia-ha-rainha-operarias-e-zangoes.jhtm. Acessado em 16/10/2011.

Abelha. Disponível em: http://www.infoescola.com/insetos/abelha/. Acessado em 16/10/2011.

2- Cupins

Como funcionam os cupins.  Disponível em: http://ciencia.hsw.uol.com.br/cupim1.htm. Acessado em 16/10/2011.

A sociedade anônima dos cupins.  Disponível em: http://super.abril.com.br/superarquivo/1988/conteudo_111064.shtml. Acessado em 16/10/2011.

cupins castas

Cupins. Fonte da imagem: http://static.hsw.com.br/gif/termite-9.gif. Acessado em 16/10/2011.

Sugerimos que cada aluno do grupo leia os textos e faça registros das informações mais relevantes em seu computador UCA, usando o editor de texto KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos).

Após esse estudo individual, o grupo deverá se reunir e cada aluno apresenta aos demais suas anotações e as discute com o grupo. Uma  questão central deverá direcionar essa discussão: quais são as semelhanças e as diferenças entre a organização social de cupins, formigas e abelhas?

O grupo deverá então fazer um consolidado de todos os registros em um texto único, no qual a questão central seja explicitada e respondida. Este texto deverá ser enviado ao professor, por e-mail, para avaliação.

Atividade 5- Montagem de apresentações do conteúdo estudado

Como fechamento desse estudo, cada grupo de quatro alunos deverá montar uma apresentação do conteúdo estudado, incluindo a montagem e as observações da maquete e do formigueiro, utilizando o  programa "KPresenter" (Metasys => Aplicativos => Ferramentas de Produtividade => Gerador de Apresentação). As imagens feitas na atividade 3 deverão ser salvas no "KPaint" e utilizadas na apresentação, assim como os vídeos.

As apresentações deverão ser salvas em "pendrives" que deverão ser conectados a um computador que, por sua vez, deverá estar conectado ao aparelho data show, para a exposição aos colegas e professor.

Atividade 6 - Socialização do trabalho em grupo

Após a realização da montagem das apresentações, o professor deverá organizar o espaço para a socialização das mesmas por cada grupo. 

Cabe ao professor ressaltar informações não contempladas e prestar esclarecimentos para as dúvidas apresentadas e que os grupos não souberem responder.

Recursos Complementares

FERREIRA, E. et alInsetos Sociais: Da Biologia à Aplicação. Editora UFV, 2008, 442 p.

Formigas carnívoras e outras curiosidades sobre as formigas. Disponível em: http://www.jardimdeflores.com.br/CURIOSIDADES/A15curiosi2.htm. Acessado em 16/10/2011. 

AOS INSETOS SOCIAIS. Disponível em: http://www.biotecnologia.com.br/revista/bio38/insetos_sociais.pdf. Acessado em 16/10/2011.

Tópicos em Biologia de Abelhas. Disponível em: http://www.ib.usp.br/beelife/biolo.htm. Acessado em 16/10/2011.

Abelhas: uma sociedade que dá certo. UCA. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=31010. Acessado em 16/10/2011.

Cupim. Disponível em: http://www.ninha.bio.br/biologia/cupins.html. Acessado em 16/10/2011.

As formigas fazem bem para a vista? Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=27446. Acessado em 20/10/2011.

Avaliação

A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas.  

Poderão ser utilizados como instrumentos de avaliação quantitativa: as produções escritas individuais ou em grupo, especialmente os textos (atividades 1, 2 e 4); o relatório da atividade 3 e as apresentações finais produzidas e socializadas pelos grupos de alunos (atividades 5 e 6).

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