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Vamos salvar o nosso Planeta brincando?

 

01/12/2011

Autor e Coautor(es)
GILBERTO LOPES LERINA
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FLORIANOPOLIS - SC NDI UFSC

Giandréa Reuss Strenzel

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Natureza e sociedade Os fenômenos da natureza
Educação Infantil Movimento Coordenação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

- Reconhecer o "espírito de equipe" e a estratégia em grupo, no momento em que o jogo se realiza;

- Construir, em parceria com os colegas, objetos para o grupo brincar;

- Perceber o seu corpo e as possibilidades de movimento de correr, pegar e resgatar um amigo no jogo;

- Conhecer e refletir as problemáticas da atualidade e as possibilidades de soluções, em relação ao meio ambiente, a partir da ótica infantil.

Duração das atividades
A atividade deverá ser dividida em três etapas, que podem durar entre 20 e 30 minutos, cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Essa aula é destinada às crianças a partir dos 5 anos.

Para o desenvolvimento da primeira etapa da aula, as crianças deverão manusear o material (papel e cola ou grude) para aplicar nos balões.

Para a segunda etapa, deverão ter noção que, ao serem pegos, deverão permanecer imóveis, até que algum colega os “descongele”.

Estratégias e recursos da aula

Etapa 1- “Vamos construir um planeta”?

 

Duração: Aproximadamente 30 minutos, em dias alternados. Um dia para a construção dos objetos e outro, para a pintura deles.

 

Material: Jornal, papel branco, cola, dois balões, tinta guache (azul, verde e cinza) e mapa mundo.

 

Proposta: O professor reúne o grupo de crianças para propor a brincadeira de "salvar o planeta". Em conversa explica como se dará a brincadeira e que para  vivenciá-la será necessário construir dois objetos: os planetas, e que essa construção levará alguns dias, dependendo das condições climáticas do local onde a aula será desenvolvida. Em meio à conversa, pode indagar o grupo sobre o que eles conhecem do nosso sistema solar, sobre a disposição dos planetas em relação ao sol, as características do Planeta Terra e sobre os problemas que o nosso planeta vem enfrentando com relação ao meio ambiente. É importante deixar claro que temos somente um planeta terra com as características que serão visualizadas no mapa mundo, mas que para a brincadeira as crianças terão que construir dois planetas, pois o grupo será dividido em duas equipes que salvarão cada uma, o "seu" planeta. O professor pode se valer das indicações nos Recursos Complementares para fazer algumas mediações ao grupo, no sentido de ampliar os conhecimentos sobre a problemática.

Nesta primeira etapa será a papietagem de dois balões. Eles devem estar cheios para, a partir disso, serem sobrepostos camadas de jornal e, depois, camadas de papel branco, com cola ou grude, na superfície dos balões. Ver sites nos Recursos Complementares sobre a receita de grude e papietagem.

Em uma roda, o professor propõe às crianças a construção de dois Planetas, a partir de dois balões, papel e cola ou grude. Enquanto conversa, o professor convida as crianças a cortar pedaços de papel e colarem nos balões cheios, comenta como será o processo de construção do objeto e como é feito o grude, bem como conversa sobre quais são as características do “Planeta Terra” (formato, é redondo, é quase todo azul, enfim...). Para que as crianças consigam pintar os planetas, o professor deverá mostrar a imagem do mapa do mundo. 

O professor pode preparar previamente pequenos pedaços de jornal, cortados à mão, e de papel de cor branca, sem formato específico ou, ainda, se preferir, pode solicitar que as crianças ajudem neste momento.

A Aplicação na superfície do balão deve obdecer a seguinte ordem: Primeiramente aplica-se o grude ou cola e na sequencia o jornal ou papel branco.As três primeiras camadas são de jornal e devem ser aplicadas ao mesmo tempo.É indicado esperar o tempo necessário para secagem antes da aplicação das duas ultimas camadas, que serão de papel branco.

Ao final da colagem, o professor deve manter os balões em um ambiente arejado, se possível ao sol. O tempo de secagem pode variar de acordo com as condições climáticas. Depois de secos, os balões serão desinflados e retirados do interior dos planetas.

Finalizando o “Planeta”, o professor tenta esboçar a configuração da terra e do mar se valendo do Mapa do Mundo. Depois de desenhado em conjunto com as crianças, elas são convidadas a pintar a parte da terra e a parte do mar no Planeta. Neste momento o professor pode indagá-las sobre quais as partes do planeta são azuis, quais são verdes e se há outras cores.

         

foto 1 planeta

Foto 1:  ilustrativa dos materiais para construção do “Planeta”.

 

 

Etapa 2: “Vamos Salvar o nosso Planeta?”

 

Duração: Será dividida em 02 (dois) momentos, totalizando 60 minutos aproximadamente.

 

Material: Coletes de 02 (duas) cores diferentes ou fitas de TNT (ver Recursos Complementares), para serem amarradas nos braços ou na testa, como identificador das equipes, os Planetas confeccionado e uma corda ou barbante para dividir os campos.

 

Local: O ideal é que seja ao ar livre, num ambiente arejado, arborizado e com solo seguro para corrida. Condição de espaço ideal para a brincadeira seria, para um grupo de 20 crianças (10 de cada lado) de, no mínimo, 20 metros de largura por 30 a 40 metros de comprimento total do campo.

 

Proposta:

Primeiro Momento:

Na roda, o professor conversa novamente com as crianças a respeito da brincadeira, combina as regras, simula o jogo utilizando como recurso para ilustrar a explicação, um quadro negro, flipchart ou ou até mesmo, giz no chão.

O ideal é percorrer o espaço com as crianças mostrando, exemplificando e perguntando se elas compreendem o que está sendo explicado. O espaço deve ser grande, gramado e divido em dois campos iguais. O grupo deve ser dividido em duas equipes, podendo ser nomeadas, de acordo com a escolha das crianças, e cada uma delas terá posse de um dos planetas construídos anteriormente. Estes planetas ficarão no fundo do “campo” de cada equipe.

O objetivo da brincadeira é, portanto, buscar o planeta do grupo que está guardado no lado oposto do campo, ou seja, no campo da outra equipe. Porém sempre que a criança cruzar a divisão dos campos, ela poderá ser congelada pela equipe adversária, ao ser tocada, ficará imóvel até que alguém de sua equipe a toque e a descongele.

Marca ponto a equipe que conseguir recuperar seu planeta, levando-o de volta ao seu campo. Conseguido isso, o jogo é paralisado para que as equipes se reúnam a fim de discutir e armar estratégias para então os planetas voltarem ao campo adversário e a brincadeira continuar.

 

                                                                      salva planeta   

                                                 Foto 2- Jogo do "Salva Planeta" no parque da Instituição.

                                                                                                                                                                                

                                                                     estratégias

                                                               Foto 3- Combinação de estratégias durante o jogo.                                                                                                          
   

                                                                                                    

 

Segundo Momento:

 

O professor deve perceber o momento de cessar a brincadeira, para as crianças não irem à exaustão. Neste momento, o professor  faz uma roda, propõe um alongamento se possível na posição horizontal (deitado), propiciando o relaxamento. Na seqüência o professor deve levantar as questões de como foi a brincadeira, como foi a participação das crianças e do grupo e as estratégias utilizadas. Propõe uma conversa estimulando as crianças a apontarem os principais problemas de nosso planeta, na percepção delas, e como podemos  Salvar o nosso Planeta, diante destas questões. Este momento deve ser proposto e organizado para que todas as crianças se coloquem uma a uma respeitando-se o pronunciamento de cada uma delas.

 

 

                                                                    crianças relaxando   

                                                                 Foto 3- Crinaças relaxando após a brincadeira.        

 

                                                                    

                                                                     profi combinando

                                                            Foto 4- Conversa final sobre a brincadeira e reflexões do grupo.

Recursos Complementares
Avaliação

As crianças podem ser avaliadas pelo seu interesse, participação e envolvimento no jogo do“Salva Planeta”, na construção dos objetos de brincadeira e no momento de reflexão em grupo

Em seus apontamentos, o professor avalia como as crianças reagiram às propostas, como foi a interação entre elas, a movimentação do grupo e se elas percebem e conhecem as problemáticas da atualidade em relação ao meio ambiente, e possibilidades de soluções, a partir da ótica infantil.

A partir do que as crianças disserem, seja sobre a brincadeira em si, seja sobre as questões relacionadas ao meio ambiente, o professor pode organizar o seu planejamento futuro de modo a ampliar o campo de conhecimento do seu grupo sobre as colocações apontadas. 

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