24/11/2011
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva, Priscila Gervásio Teixeira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Para a realização desta aula é necessário que o aluno consiga reconhecer numerais de 1 a 900, bem como a quantidade que cada um representa; identificar dezenas e centenas exatas representando-as e conceituar unidade, dezena e centena. Além disto, é importante que seja capaz de expor oralmente suas ideias e se relacionar com os colegas.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, a Matemática faz parte da vida de todas as pessoas nas experiências mais simples como contar, comparar e operar sobre quantidades. Como tal, o sistema de numeração decimal é o tipo de representação que usamos hoje para realizar operações, expressar quantidades, medidas... Para realizarmos nossas atividades nos apoiaremos no Material Dourado, porque por meio dele poderemos trabalhar a contagem em grupos de 10. Sugerimos os sítios a seguir para que você possa obter informações sobre a origem dos números e a história do sistema de numeração decimal. Essas leituras irão enriquecer ainda mais os diálogos propostos ao longo de nosso planejamento.
http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/fundam/numeros/numeros.htm
http://educar.sc.usp.br/matematica/let1.htm
Nos sítios http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10247 e http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=32130 você terá acesso a aulas que descrevem o que é Material Dourado e também propõem atividades que trabalham com o sistema de numeração decimal. (Acesso 20/10/2011)
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, proponha aos alunos algumas atividades lúdicas que têm como objetivo fazer a sequência lógica dos números. Você poderá utilizar o Laboratório de Informática ou se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem, a partir do caminho: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet). Juntamente com os alunos acessem os sítios a seguir.
http://www.games10.net/infantis/jogo-de-contar-do-bob-esponja#endround Jogo de Contar do Bob Esponja. Nesse jogo de contar você tem que fazer a sequência correta dos números para conseguir mais pontos.
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=281 Jogo para contar quantos objetos têm em cima do caminhão. Deve-se arrastar o número correspondente para o círculo com o ponto de interrogação existente no mesmo.
http://jogoseducativos.buscasulfluminense.com/?tag=jogos-de-contar Jogo para contar frutas de cada cor.
http://www.imagem.eti.br/jogo_com_numeros/jogo_conte_as_macas1.html Jogo das maçãs: contar as frutas e escrever a quantidade correta. (Acesso 22/10/2011).
Caso sua escola não possua computadores, proponha um jogo que tem o mesmo objetivo apresentado, anteriormente. Você poderá, por exemplo, realizar a brincadeira de contar, veja como fazer:
Os alunos deverão brincar assim:
Exemplo de circuito
Fonte: Acervo da autora
Ao final da atividade pergunte aos alunos o que acharam. Quais foram as facilidades e as dificuldades encontradas e se foi possível aprender alguma coisa nova. É importante que os alunos justifiquem suas respostas, pois por meio desta atividade estarão compreendendo e contextualizando, de forma lúdica, o sistema de numeração decimal.
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, o Material Dourado criado pela médica e educadora Maria Montessori (1870- 1952) geralmente é feito de madeira ou borracha. Ele possibilita ter uma imagem concreta das relações numéricas. É composto de quatro peças, sendo que há relação quantitativa entre as peças, ou seja, o cubinho vale uma unidade, a barra vale dez unidades, a placa vale 100 unidades e o cubo vale 1000 unidades, veja:
Fonte: Acervo da autora
Se em sua escola tiver esse material, mostre as unidades e as dezenas aos alunos e peça-lhes que expliquem por que a barrinha se chama dezena. Eles precisam observar que a barrinha é formada por 10 cubinhos unidos (grudadinhos). Veja:
Fonte: Acervo da autora
Para verificar se os alunos compreenderam, ponha sobre a mesa alguns cubinhos, por exemplo, 16. Convide um aluno para contá-los e, depois, outro para trocar o grupo de 10 unidades por 1 dezena. Mostre o resultado para os demais alunos e pergunte a eles quantos são os cubinhos dessa representação. (Espera-se que os alunos entendam que são 10 (uma barrinha) mais 6 unidades, ou seja, 16 no total, como havia antes).
Elabore outros exemplos e solicite que os alunos resolvam as questões apresentadas. Estimule o cálculo mental, forme números com barras e cubinhos. Questione: Quantos cubinhos vão formar uma barra? Se eu tiver 30 cubinhos, posso trocar por quantas barras? E se eu tiver 48 cubinhos, por quantas barras posso trocar? Faça interferências quando necessário, assim os alunos terão oportunidade de refletir sobre suas ações.
Caso a sua escola não tenha o Material Dourado, reproduza e distribua para os alunos quadrinhos e tiras para recortarem. Explique que os recortes deverão ser feitos nas linhas tracejadas, pois, elas deverão continuar inteiras. Peça que observem que cada tira é formada por 10 quadradinhos e, por isso, representa 1 dezena. Se você preferir poderá pedir que os alunos pintem os quadrinhos. Depois, cole a folha sobre um papel mais grosso, por exemplo, cartolina. Espere secar e recorte nas linhas tracejadas. Veja com fazer:
Fonte: Acervo da autora
Utilizando a Informática
Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, você poderá sugerir que façam os quadrinhos e as tirinhas. Eles poderão fazer os quadrinhos, por exemplo, com tabela de 10 colunas e 10 linhas e as tirinhas de acordo com seus objetivos. Para isso é só utilizar o programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou KWord ( Metasys> Aplicativos> Ferramentas de Produtividade> Suíte de Escritório > Processador de Texto).
Professor, para reforçar os conhecimentos sobre uso do Material Dourado agende um horário no Laboratório de Informática para que seus alunos possam executar alguns jogos. Se em sua escola os alunos possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, sugerimos que utilizem o programa: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet).
Para explorar a formação de números e a operação de adição por meio do Material Dourado você poderá utilizar os sítios: http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=5244 ou http://www.educacaodinamica.com.br/games/nunca10.html.
Para trabalhar com centenas, dezenas e unidades por meio do Material Dourado utilize os sítios:
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=5229 ou
http://www.educacaodinamica.com.br/games/jogo_educacional.asp?jogo=material_dourado1
Para explorar a formação de números e a operação de subtração por meio do Material Dourado utilize os sítios:
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=5233 ou http://www.educacaodinamica.com.br/games/jogo_educacional.asp?jogo=resta_zero. (Acesso 22/10/2011)
Ao final da atividade pergunte aos alunos o que acharam. Quais foram as facilidades e as dificuldades encontradas e se foi possível aprender alguma coisa nova. É importante que os alunos justifiquem suas respostas.
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Trabalhando com Material Dourado
1- Complete a sequência abaixo, desenhando as peças do Material Dourado. Depois, represente os números com algarismos e/ou com palavras.
20 ________ __________ 60
vinte cinquenta trinta e quatro ____________
2- Que numerais estão representados abaixo:
79
212
541
4
Fonte: Acervo da autora
3- Ditado de imagem e ação
Professor, mostre peças, uma de cada vez, e peça que os alunos escrevam a quantidade correspondente em números e palavras. Veja os exemplos:
(sete barrinhas- 70)
(oito placas - 800)
(quatro barrinhas e três cubinhos- 43)
Fonte: Acervo da autora
4- Vamos construir números decimais utilizando o Material Dourado?
Então, pense como será cada situação e complete as frases abaixo. (Se necessário os alunos poderão utilizar o material concreto para responder as questões).
a- Para termos uma barrinha_____________ uma placa em ___________ partes iguais. (dividimos, dez).
b- Para termos um cubinho ____________ uma barra em ________ parte iguais. (dividimos, dez).
c- Para termos uma placa_____________ um cubo em ___________ partes iguais. (dividimos, dez).
Você também poderá acessar os sítios abaixo para ter outras informações sobre sistema de numeração decimal e Material Dourado.
http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/roteiro-didatico-sistema-numeracao-decimal-1-2-3-anos-634993.shtml?page=1 O que é sistema de numeração decimal.
http://mundoeducacao.uol.com.br/matematica/sistema-numeracao-decimal.htm Como escrever um numeral no sistema de numeração decimal.
http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/indice-fundamental-1.shtml?ensino-fundamental-1.matematica.numeros-e-operacoes.sistema-de-numeracao-decimal Várias atividades sobre sistema de numeração decimal.
http://www.slideboom.com/presentations/253223 Material Dourado.
http://www.axismundi.com.br/downloads/f063ab8b7f4efd7f5f96d5b79bf0bf3f.pdf . Material Dourado. (Acesso 22/10/2011).
Professor, a avaliação tem entre seus objetivos ser um momento de diagnóstico da aprendizagem matemática dos alunos e, ao mesmo tempo, ser um indicador dos caminhos a serem percorridos no processo de ensino e de aprendizagem. Por isso, os alunos devem ser observados individualmente com relação a um determinado objetivo que se pretendia desenvolver, ou podem ser avaliados durante as atividades realizadas em equipe. Assim, avalie o desempenho da turma durante as diferentes atividades propostas. Observe se os alunos foram capazes de: compreender a estrutura organizacional do sistema de numeração decimal bem como as trocas do sistema de numeração decimal (a cada dez unidades de uma ordem, trocamos por uma ordem imediatamente superior), por meio da utilização do Material Dourado. Avalie também o desenvolvimento dos alunos, as dificuldades e as facilidades demonstradas durante todo o processo (desafie os alunos, faça questionamentos sobre como resolveram as questões apresentadas). Se você utilizou laptop do Projeto UCA, observe se os alunos trabalham com seus laptops, seguindo as suas sugestões e/ou utilizando autonomia para resolver imprevistos quanto ao uso dos programas.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!