24/11/2011
Leide Divina Alvarenga Turini
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | História | Relações de trabalho |
Ensino Fundamental Final | História | Cidadania e cultura no mundo contemporâneo |
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
Será necessário que o aluno conheça a Antiguidade Oriental.
Professor, para o desenvolvimento das atividades desta aula, os alunos devem ter acesso ao netbook do projeto UCA (Um computador por aluno) e à internet.
Observação: devido ao pequeno espaço na memória dos netbooks, é importante que cada aluno tenha sempre em mãos um pendrive para salvar os seus trabalhos.
Abaixo, a discriminação dos softwares utilizados e as especificações para executá-los no sistema Linux do netbook/UCA:
KWord- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos. |
WxCam - Menu K Aba Aplicativos - Multimídia; O Aplicativo “Visualizador de Imagens” abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em memória externa, como por exemplo, um pendrive. |
Firefox - ícone “figura de um globo terrestre" localizado na área de trabalho (Desktop). |
KolourPaint - Menu K - Aplicativos - Aplicações Gráficas - Ferramentas de Pintura. |
Amarok- Tocador de Música – Metasys- Aplicativos- Multimídia – Tocador de Músicas |
Krecord- Menu K Aba Aplicativos Multimídia Editores de Áudio |
KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação |
Para entender melhor o uso de alguns aplicativos do Linux, consulte: http://www.slideshare.net/MOISESSGA/apresentao-formao-projeto-uca
Professor, no texto e mapas abaixo, o aluno conhecerá a Mesopotâmia, palavra que significa "terra entre rios", que foi o berço das primeiras civilizações e hoje a maior parte da Mesopotâmia é ocupada pelo Iraque.
TEXTO: Civilização Mesopotâmica
“A Mesopotâmia é uma região histórica do Oriente Médio (Ásia), incluída no Iraque e banhada pelos rios: Tigre e Eufrates. A palavra mesopotâmia, em grego, significa região entre rios. Estendendo-se desde o Deserto da Síria, a N.O, até as margens do Golfo Pérsico, a S.E., compreende duas áreas distintas: O Planalto ou Alta Mesopotâmia, de constituição geológica complexa, onde predominam formas muito eruditas; A Planície ou Baixa Mesopotâmia, de origem rudimentar recente, cheia de lagoas, pântanos e canais naturais. (...) Essa rica planície atraiu uma série de povos, que se encontraram e se misturaram, empreenderam guerra e dominaram uns aos outros, formando o que denominamos "civilização mesopotâmica". Entre esses povos temos: os Sumérios, os Babilônicos, os Assírios e os Caldeus. (...)”
Disponível em: http://www.coladaweb.com/historia/civilizacao-mesopotamica
Acesso em 08/11/11.
MAPAS:
1.
Disponível em: http://www.coladaweb.com/historia/civilizacao-mesopotamica
Acesso em 08/11/11.
2.
Disponível em: http://professororlandocastro.blogspot.com/p/geografia-da-biblia.html
Acesso em 08/11/11
ROTEIRO DA ATIVIDADE:
1- Peça aos alunos que acessem os links acima para leitura do texto, na íntegra, e visualização dos mapas.
2- Sugira aos alunos que, em duplas, respondam, no KWord, algumas questões sobre o texto e os mapas acima:
a) Qual o significado da palavra "Mesopotâmia"?
b) Quais os principais rios que banham a região mesopotâmica?
c) Cite o nome de alguns povos que habitaram a Mesopotâmia.
d) Que países atuais aparecem demarcados no mapa 2? Qual deles está localizado na região da antiga Mesopotâmia?
e) Explique, com suas palavras, como os primeiros grupos se estabeleceram na Mesopotâmia e como eles trabalharam para ampliar a produção agrícola.
f) Produza um pequeno texto explicando como ocorreu o desenvolvimento da civilização mesopotâmica e suas principais contribuições culturais que estão, até hoje, presentes em nossa civilização.
3- Peça que cada dupla socialize sua resposta com outra dupla, e assim sucessivamente.
4- Proponha aos alunos que se dividam em grupos para a realização de uma pesquisa sobre alguns aspectos da civilização mesopotâmica. Cada grupo ficará com um dos aspectos abaixo indicados.
A religião
A organização política
A economia
A cultura
A arquitetura
A arte
Oriente os alunos para que, além da informação, procurem imagens da invenção pesquisada.
Depois, os alunos deverão montar uma apresentação no KPresenter, com os dados e imagens da pesquisa.
5- Os grupos deverão socializar suas apresentações com todos da turma.
6- Após as apresentações, sugira aos alunos que juntem todas as informações e imagens apresentadas, selecionando as mais importantes, e que montem um folder turístico da antiga Mesopotâmia.
Professor, a Mesopotâmia era composta por cinco povos que existiram em uma ordem cronológica. Esses povos se alternavam no poder e constituíram poderosos impérios, como veremos abaixo:
SLIDES:
Disponível em: http://www.slideshare.net/colegioprofessorivan/mesopotamia1-4271686
Acesso em 08/11/11.
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=g-Nra3n-K4E
Acesso em 08/11/11.
ROTEIRO DA ATIVIDADE:
1- Peça aos alunos que acessem os links acima para visualização dos slides e vídeo.
2- Sugira aos alunos, em trios, que completem no KWord o quadro abaixo sobre os povos da Mesopotâmia.
CIVILIZAÇÕES |
SUMÉRIOS |
ACÁDIOS |
AMORITAS |
ASSÍRIOS |
CALDEUS |
LOCALIZAÇÃO |
|
|
|
|
|
POLÍTICA |
|
|
|
|
|
ECONOMIA |
|
|
|
|
|
RELIGIÃO |
|
|
|
|
|
CRIAÇÕES |
|
|
|
|
|
3- Socialize as respostas dos trios com todos da turma.
4- Ainda no KWord e em trios, proponha aos alunos que redijam um texto explicativo sobre os povos da Mesopotâmia, contendo as palavras abaixo:
primeira civilização |
Cidades - Estados |
Sumérios |
Assírios |
Povos guerreiros |
Império Caldeu |
Torre de Babel |
Nabucodonosor |
deuses |
escritas |
leis |
persas |
5- Os trios deverão socializar seus textos com toda a turma.
6- Peça aos alunos que, em grupos de até cinco integrantes, criem no KolourPaint uma linha do tempo em ordem cronológica, com o período do predomínio de cada povo da mesopotâmia, contendo as informações abaixo:
Título da linha do tempo:
Período de domínio:
Localização:
Principais realizações:
7- Todos os grupos deverão socializar sua linha do tempo com todos da turma.
8- Proponha aos alunos que, em grupos de no máximo cinco integrantes, façam uma pesquisa na internet buscando responder as questões abaixo:
a) O que eram os zigurates?
b) Quais eram as funções do zigurate?
c) Como eram os zigurates?
d) Onde estavam localizados os zigurates?
e) Por que os zigurates eram importantes para os mesopotâmicos?
9- Peça aos alunos que façam no KPresenter uma apresentação contendo informações e imagens das questões acima levantadas.
10- Todas as apresentações deverão ser socializadas com a turma.
11- No final das apresentações os alunos poderão montar um mural com a impressão de todos os trabalhos realizados.
Professor, nesta atividade os alunos conhecerão algumas criações das civilizações mesopotâmicas que deixaram raízes em nossa civilização.
1.
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=sn_fZQJNtoo
Acesso em 08/11/11.
2.
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ZzF1B7IANG4
Acesso em 08/11/11.
IMAGENS:
Escrita Cuneiforme
Disponível em: http://ligadosnahistoria.blogspot.com/2010/05/as-civilizacoes-da-mesopotamia.html
Acesso em 08/11/11
Código de Hamurabi
Disponível em: http://ogestorimobiliario.blogspot.com/2010/10/manifestacoes-patologicas-e-o-codigo-de.html
Acesso em 08/11/11
Horóscopo da Mesopotâmia
Disponível em: http://fotolog.terra.com.br/landeira:144
Acesso em 08/11/11
ROTEIRO DA ATIVIDADE:
1- Peça aos alunos que acessem os links acima para visualização dos vídeos e das imagens.
2- Sugira aos alunos, em duplas, que façam um texto, no Kword, explicando o que era a escrita Cuneiforme, o Código de Hamurabi e o Horóscopo da Mesopotâmia e suas contribuições para a nossa civilização.
3- Todas as duplas deverão socializar seu texto com todos da turma.
4- Ainda em duplas, sugira aos alunos que criem no KoulorPaint, símbolos correspondentes ao nosso alfabeto e depois façam uma frase enigma com estes símbolos para que outras duplas tentem decifrar.
5- Cada dupla deverá trocar com outra dupla seu enigma, e assim sucessivamente, e todas as duplas deverão tentar decifrar o enigma da outra.
6- Proponha aos alunos que, em grupos de no máximo cinco integrantes, façam uma pesquisa na internet buscando responder as questões abaixo:
a) Nas sociedades antigas, todos aprendiam a ler e escrever?
b) No Brasil de hoje, todos aprendem a ler e escrever?
c) Pelo Código de Hamurabi, todas as pessoas tinham direitos iguais? Justifique.
d) Em nossa Constituição brasileira, todas as pessoas têm direitos iguais? Justifique.
e) Quais eram os signos do Horóscopo da Mesopotâmia e quais eram os seus significados?
f) No Brasil as pessoas consultam horóscopos? Quais são os signos mais consultados e o que eles representam?
7- Peça aos alunos que façam uma apresentação no KPresenter, contendo informações e imagens das questões acima levantadas.
8- Todas as apresentações deverão ser socializadas com a turma.
9- Utilizando as informações dos vídeos e imagens acima apresentados, peça aos alunos que, em grupos de no máximo quatro integrantes, utilizando a WxCam do seu netbook, criem um vídeo sobre a escrita, as leis e o horóscopo no Brasil atual.
10-Todos os grupos deverão exibir seus vídeos para todos da turma.
Sugestões de leituras para professores e alunos:
Todos os links foram acessados em 08/11/11
A avaliação deve permear toda a atividade pedagógica do professor. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poderá avaliar o aluno segundo sua participação nas atividades realizadas: pesquisas, leitura e interpretação de texto, respostas aos roteiros e quadros comparativos, criação de textos, folder turístico, linha do tempo, mural, enigma e vídeo.
Cinco estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
18/06/2015
Cinco estrelasGostei muito dos informes aqui postados. Parabéns.
08/04/2013
Cinco estrelasMuito bom,me ajudou muito :D
09/12/2011
Cinco estrelasA teoria é otima conteudo resumido, mas completo eos exercicios proostos são exelentes!