Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Como trabalhar números pares e ímpares?

 

24/11/2011

Autor e Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva, Priscila Gervásio Teixeira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Pontuação
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Ampliar a compreensão do sistema de numeração decimal por meio do estudo de uma característica de seus elementos: par ou ímpar;
  • Sistematizar o conceito de par e ímpar;
  • Resolver situações problema com a temática proposta;
  • Interagir com os pares por meio de atividades lúdicas;
  • Validar os valores éticos (companheirismo e solidariedade) e a rapidez de reação;
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos –3 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno seja capaz de expor oralmente suas ideias e se relacionar com os colegas. Além disto, é preciso que reconheça o sistema de numeração decimal. 

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR 

Professor, iniciaremos nossa proposta de trabalho com uma atividade lúdica que permitirá identificar números pares e ímpares a partir da formação de grupos de dois. O uso de jogos e brincadeiras é fundamental no processo de ensino e de aprendizagem, desde que com objetivos bem definidos. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), “além de ser um objeto sociocultural em que a Matemática está presente, o jogo é uma atividade natural no desenvolvimento dos processos psicológicos básicos [...].” (BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Secretaria de Educação Fundamental: Brasília MEC/SEF, v. 3, p.48, 1997). Dessa forma, propomos jogos em equipes, os quais contribuem para o desenvolvimento de atitudes como cooperação, respeito, persistência e paciência.

1ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.

Professor, através de uma roda de conversa explore o conhecimento que os alunos possuem sobre números pares e ímpares. Ouça o que cada um diz sobre o assunto e em seguida pergunte-os se conhecem a cantiga popular “Fui no Itororó”. Peça que digam a letra da música e qual a forma de brincar. Depois de ouvi-los repita a letra da música e os convide para brincar. Você poderá utilizar a própria sala de aula (para isso afaste as carteiras), o pátio ou outro espaço que melhor lhe convier. Para brincar serão necessários no mínimo, quatro participantes. Eles deverão se organizar em roda e cantar a música. O grupo deverá trocar “Maria” e “Mariazinha” pelo nome de um colega, que entra na roda. Esse escolhe um outro para dançar com ele colocando o pé à direita e à esquerda do pé.

Após a brincadeira converse com os alunos sobre os pares formados, indague:

  • Quantos alunos estão brincando?
  • Quantos pares foram formados?
  • Alguém não conseguiu encontrar um par? Por quê?
  • Dois alunos formam um par de alunos?
  • Três alunos formam um par de alunos?
  • Quantos alunos são necessários para formar quatro pares de alunos?
  • Se entrar mais uma pessoa na brincadeira será possível formar outro par? (Peça que justifiquem a resposta).
  • O que vocês acharam da brincadeira? (Peça que justifiquem a resposta).

Veja letra da música:

  PAREIMPAR Fui no Itororó

Fonte da imagem: http://manuethaty.blogspot.com/2010/08/brincadeira-infantil.html

Fui no Itororó,

beber água não achei.

Achei bela Morena

Que no Itororó deixei.

Aproveita, minha gente,

Que uma noite não é nada.

Se não dormir agora,

Dormirá de madrugada.

Ó, dona Maria,

Ó, Mariazinha,

Entrarás na roda,

Ou ficarás sozinha!

Sozinha eu não fico

Nem hei de ficar

Por que eu tenho o Pedro

Para ser o meu par.

(bis)

Põe aqui o seu pezinho,

Bem juntinho ao pé do meu

E depois não vá dizer

Que você se arrependeu.

Se você quiser utilizar alguns vídeos da cantiga poderá acessar os sítios: http://www.youtube.com/watch?v=38CK4rC8Lms e  http://www.youtube.com/watch?v=Wf2u_XlWPec&feature=related

Caso queira apenas ouvir a cantiga acesse o sítio:  http://www.musicashow.net/eu-fui-no-tororo-carequinha   (Acesso 21/10/2011)

2ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.

Professor, retome a brincadeira da aula anterior. Releia a letra da cantiga e faça um diálogo sobre as águas do Itororó. Para isso utilize o sítio abaixo, por meio dele você terá informações sobre a origem dessa cantiga.

PAREIMPAR           PAREIMPAR  Águas do Itororó 

Fonte: http://www.novomilenio.inf.br/santos/h0001.htm. (Acesso 26/10/2011)

Aproveite para conversarem sobre a canalização de córregos e rios, preservação e conservação das nascentes e a forma de abastecimentos de água de sua cidade. Você poderá questionar:

  • Quem sabe de onde vem a água que bebemos e que utilizamos para escovar os dentes e tomar banho?
  • Como a água chega até nossas casas? De onde ela vem?
  • Tem algum rio onde moramos? Alguém o conhece? Como é a paisagem em sua volta?
  • Para que as pessoas utilizam os rios?
  • Isso, uma das utilidades dos rios é o abastecimento de água das casas da cidade. Vocês sabem como devemos preservar os rios? (Professor, amplie as questões durante o diálogo. Elabore questionamentos a partir das respostas de seus alunos. Aproveite para falar sobre a canalização. A canalização foi feita em nome da adequação dos cursos d’água ao crescimento dos municípios. Para informações sobre canalização acesse o sítio http://sosriosdobrasil.blogspot.com/2008/06/conferncia-internacional-de-reas-midas.html).

 

 Após o diálogo ressalte o fragmento:

(...) Sozinha eu não fico
Nem hei de ficar
Por que eu tenho o ...
Para ser o meu par.

Faça um diálogo com a turma sobre o que é necessário para obtermos um par.

Você poderá pedir que os alunos digam alguns objetos que são utilizados aos pares (sapatos, meias, luvas, brincos). Poderá fazer o jogo do par e ímpar, para isso utilize a aula postada no sítio: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22598.

Em seguida pergunte aos alunos o que foi possível aprender sobre par e ímpar. Espera-se que eles digam que:

Números pares são aqueles em que o algarismo da unidade é 0, 2, 4, 6  e 8.  

Números ímpares são aqueles em que o algarismo da unidade é 1, 3, 5, 7 e 9.

Para finalizar essa etapa faça o "Jogo de unir os pontos". É um jogo de estratégia para dois ou mais participantes, porém, iremos realizá-lo em duplas. Será necessário que os alunos tenham papel e lápis de duas cores. Veja as regras:

1-  Pontilhar a folha cuidadosamente na horizontal e vertical de modo a parecer um quadriculado.

2-  Cada um na sua vez deve unir dois pontinhos. Só vale um traço por vez.

3-   Aquele que conseguir fechar um quadrado deve colocar a inicial do seu nome dentro dele e continuar jogando até que não haja mais possibilidades de fechar quadrados.

4-  Quando todos os quadrados do tabuleiro estiverem fechados, cada jogador soma os pontos dos quadrados que formou.

5-  Vence quem tiver fechado a maior quantidade.

Veja como fazer:

PAREIMPAR

Fonte: Acervo da autora

Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem, a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet). Juntamente com os alunos acessem o sítio a seguir, por meio dele você terá oportunidade de usar "Jogo de unir os pontos" http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=2178. (Acesso 21/10/2011)

3ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos

Sílabas    Registrando o "Jogo de unir os pontos"

Professor, utilize o caderno de Matemática para registrar as atividades.

Faça uma cópia da folha utilizada no "Jogo de unir os pontos" para cada elemento da dupla. Solicite que um deles use o lápis colorido para ressaltar os quadrinhos que ele conseguiu fechar. Se preferir você poderá pedir que os alunos se organizem em duplas (a mesma do jogo) para que possam consultar a folha com a malha pontilhada.

Registre as atividades na lousa e peça que os alunos as copiem.

Pensando no “Jogo de unir os pontos” faça o que se pede.

1- Responda:

a- Quem fez dupla com você?

b- Quantos quadros você conseguiu formar? E seu colega?

c- Escreva apenas os números ímpares que estavam dentro dos quadros que você fechou?

d- Agora, escreva os números ímpares que estavam dentro dos quadros que seu colega fechou?

e- Observe os números ímpares escritos nas duas respostas anteriores. Qual deles é o maior? Qual é o menor? Faça a soma desses dois números e escreva se o resultado é par ou ímpar.

f- Escreva por extenso todos os números pares que estavam nos quadros fechados por você.

g- Quem conseguiu fechar o maior número de quadros? Qual foi a diferença de quadros entre vocês?

h- O que você achou dessa atividade? Justifique sua resposta.

 

2- Em nossa sala de aula realizamos uma atividade em duplas.

a- Quantos alunos formam uma dupla?___ (2 alunos)

Uma dupla de alunos é o mesmo que um par de alunos? (Sim).

b- Na atividade participaram quinze duplas. Quantos alunos participaram dessa atividade? (Trinta)

Dessas duplas, duas não conseguiram terminar a atividade. Quantos alunos deixaram de concluir a atividade? (Quatro)

Quantos alunos e quantas duplas concluíram a atividade?(26 alunos; 13 duplas).

 

3- O que você tem aos pares no seu corpo?

a- Escreva dois pares de partes do corpo que você pode ver e tocar. (Por exemplo: olhos, orelhas, braços, mãos, ombros, pernas, pés, joelhos).

b- Agora, com a ajuda de seu colega e professor, escreva um par de uma das partes do corpo que você não vê. (Pulmões, rins).

 

4- Vamos ligar os pontinhos?

PAREIMPAR        PAREIMPAR

Fonte: http://roseartseducar.blogspot.com/2011/05/ligue-pontos-atividade-com-numeros.html (Acesso 21/10/2011)

Recursos Complementares

Nos sítios abaixo você encontrará sugestões de atividades para trabalhar números pares e ímpares

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=35682

http://educar-flavinha.blogspot.com/2009/06/atividades-de-atematica.html

Para ter acesso a jogos sobre números pares e ímpares acesse os sítios:

http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?procurar_por=material+dourado&x=6&y=12

 

http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=5449  (Acesso 21/10/2011)

Avaliação

Professor, a avaliação é um processo que deve se dar de forma sistemática e contínua ao longo do processo de ensino e de aprendizagem. Por meio dela é possível verificar as conquistas e as dificuldades dos alunos. Assim, observe se alunos conseguiram sistematizar o conceito de par e ímpar e se foram capazes de resolver as situações problema apresentadas, dessa forma estarão aptos a responderem nosso questionamento inicial: Como compreender o sistema de numeração decimal?  Se você utilizou laptop do Projeto UCA observe se os alunos trabalham com seus laptops, seguindo as suas sugestões e/ou utilizando autonomia para resolver imprevistos quanto ao uso dos programas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Monica Aparecida Asquino, E.M. Dom Jaime de Barros Câmara , Santa Catarina - disse:
    monica.asquino@gmail.com

    23/02/2014

    Cinco estrelas

    estava com dificuldades de iniciar o conceito par e impar, e esta atividade colaborou com ideias bem criativas, utilizando da ludicidade, para que eu pudesse criar minha própria aula.


  • Nanci Maria dos Santos, PREFEITURA DE BRUSQUE , Santa Catarina - disse:
    nanci-pink@hotmail.com

    17/04/2013

    Cinco estrelas

    ATIVIDADE MUITO LÚDICA E OTIMA


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.