24/11/2011
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva, Priscila Gervásio Teixeira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Pontuação |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Para a realização desta aula é necessário que o aluno seja capaz de expor oralmente suas ideias e se relacionar com os colegas. Além disto, é preciso que reconheça o sistema de numeração decimal.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, iniciaremos nossa proposta de trabalho com uma atividade lúdica que permitirá identificar números pares e ímpares a partir da formação de grupos de dois. O uso de jogos e brincadeiras é fundamental no processo de ensino e de aprendizagem, desde que com objetivos bem definidos. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), “além de ser um objeto sociocultural em que a Matemática está presente, o jogo é uma atividade natural no desenvolvimento dos processos psicológicos básicos [...].” (BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Secretaria de Educação Fundamental: Brasília MEC/SEF, v. 3, p.48, 1997). Dessa forma, propomos jogos em equipes, os quais contribuem para o desenvolvimento de atitudes como cooperação, respeito, persistência e paciência.
1ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.
Professor, através de uma roda de conversa explore o conhecimento que os alunos possuem sobre números pares e ímpares. Ouça o que cada um diz sobre o assunto e em seguida pergunte-os se conhecem a cantiga popular “Fui no Itororó”. Peça que digam a letra da música e qual a forma de brincar. Depois de ouvi-los repita a letra da música e os convide para brincar. Você poderá utilizar a própria sala de aula (para isso afaste as carteiras), o pátio ou outro espaço que melhor lhe convier. Para brincar serão necessários no mínimo, quatro participantes. Eles deverão se organizar em roda e cantar a música. O grupo deverá trocar “Maria” e “Mariazinha” pelo nome de um colega, que entra na roda. Esse escolhe um outro para dançar com ele colocando o pé à direita e à esquerda do pé.
Após a brincadeira converse com os alunos sobre os pares formados, indague:
Veja letra da música:
Fui no Itororó
Fonte da imagem: http://manuethaty.blogspot.com/2010/08/brincadeira-infantil.html
Fui no Itororó,
beber água não achei.
Achei bela Morena
Que no Itororó deixei.
Aproveita, minha gente,
Que uma noite não é nada.
Se não dormir agora,
Dormirá de madrugada.
Ó, dona Maria,
Ó, Mariazinha,
Entrarás na roda,
Ou ficarás sozinha!
Sozinha eu não fico
Nem hei de ficar
Por que eu tenho o Pedro
Para ser o meu par.
(bis)
Põe aqui o seu pezinho,
Bem juntinho ao pé do meu
E depois não vá dizer
Que você se arrependeu.
Se você quiser utilizar alguns vídeos da cantiga poderá acessar os sítios: http://www.youtube.com/watch?v=38CK4rC8Lms e http://www.youtube.com/watch?v=Wf2u_XlWPec&feature=related
Caso queira apenas ouvir a cantiga acesse o sítio: http://www.musicashow.net/eu-fui-no-tororo-carequinha (Acesso 21/10/2011)
2ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.
Professor, retome a brincadeira da aula anterior. Releia a letra da cantiga e faça um diálogo sobre as águas do Itororó. Para isso utilize o sítio abaixo, por meio dele você terá informações sobre a origem dessa cantiga.
Águas do Itororó
Fonte: http://www.novomilenio.inf.br/santos/h0001.htm. (Acesso 26/10/2011)
Aproveite para conversarem sobre a canalização de córregos e rios, preservação e conservação das nascentes e a forma de abastecimentos de água de sua cidade. Você poderá questionar:
Após o diálogo ressalte o fragmento:
(...) Sozinha eu não fico
Nem hei de ficar
Por que eu tenho o ...
Para ser o meu par.
Faça um diálogo com a turma sobre o que é necessário para obtermos um par.
Você poderá pedir que os alunos digam alguns objetos que são utilizados aos pares (sapatos, meias, luvas, brincos). Poderá fazer o jogo do par e ímpar, para isso utilize a aula postada no sítio: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22598.
Em seguida pergunte aos alunos o que foi possível aprender sobre par e ímpar. Espera-se que eles digam que:
Números pares são aqueles em que o algarismo da unidade é 0, 2, 4, 6 e 8.
Números ímpares são aqueles em que o algarismo da unidade é 1, 3, 5, 7 e 9.
Para finalizar essa etapa faça o "Jogo de unir os pontos". É um jogo de estratégia para dois ou mais participantes, porém, iremos realizá-lo em duplas. Será necessário que os alunos tenham papel e lápis de duas cores. Veja as regras:
1- Pontilhar a folha cuidadosamente na horizontal e vertical de modo a parecer um quadriculado.
2- Cada um na sua vez deve unir dois pontinhos. Só vale um traço por vez.
3- Aquele que conseguir fechar um quadrado deve colocar a inicial do seu nome dentro dele e continuar jogando até que não haja mais possibilidades de fechar quadrados.
4- Quando todos os quadrados do tabuleiro estiverem fechados, cada jogador soma os pontos dos quadrados que formou.
5- Vence quem tiver fechado a maior quantidade.
Veja como fazer:
Fonte: Acervo da autora
Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem, a partir do caminho: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet). Juntamente com os alunos acessem o sítio a seguir, por meio dele você terá oportunidade de usar "Jogo de unir os pontos" http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=2178. (Acesso 21/10/2011)
3ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.
Registrando o "Jogo de unir os pontos"
Professor, utilize o caderno de Matemática para registrar as atividades.
Faça uma cópia da folha utilizada no "Jogo de unir os pontos" para cada elemento da dupla. Solicite que um deles use o lápis colorido para ressaltar os quadrinhos que ele conseguiu fechar. Se preferir você poderá pedir que os alunos se organizem em duplas (a mesma do jogo) para que possam consultar a folha com a malha pontilhada.
Registre as atividades na lousa e peça que os alunos as copiem.
Pensando no “Jogo de unir os pontos” faça o que se pede.
1- Responda:
a- Quem fez dupla com você?
b- Quantos quadros você conseguiu formar? E seu colega?
c- Escreva apenas os números ímpares que estavam dentro dos quadros que você fechou?
d- Agora, escreva os números ímpares que estavam dentro dos quadros que seu colega fechou?
e- Observe os números ímpares escritos nas duas respostas anteriores. Qual deles é o maior? Qual é o menor? Faça a soma desses dois números e escreva se o resultado é par ou ímpar.
f- Escreva por extenso todos os números pares que estavam nos quadros fechados por você.
g- Quem conseguiu fechar o maior número de quadros? Qual foi a diferença de quadros entre vocês?
h- O que você achou dessa atividade? Justifique sua resposta.
2- Em nossa sala de aula realizamos uma atividade em duplas.
a- Quantos alunos formam uma dupla?___ (2 alunos)
Uma dupla de alunos é o mesmo que um par de alunos? (Sim).
b- Na atividade participaram quinze duplas. Quantos alunos participaram dessa atividade? (Trinta)
Dessas duplas, duas não conseguiram terminar a atividade. Quantos alunos deixaram de concluir a atividade? (Quatro)
Quantos alunos e quantas duplas concluíram a atividade?(26 alunos; 13 duplas).
3- O que você tem aos pares no seu corpo?
a- Escreva dois pares de partes do corpo que você pode ver e tocar. (Por exemplo: olhos, orelhas, braços, mãos, ombros, pernas, pés, joelhos).
b- Agora, com a ajuda de seu colega e professor, escreva um par de uma das partes do corpo que você não vê. (Pulmões, rins).
4- Vamos ligar os pontinhos?
Fonte: http://roseartseducar.blogspot.com/2011/05/ligue-pontos-atividade-com-numeros.html (Acesso 21/10/2011)
Nos sítios abaixo você encontrará sugestões de atividades para trabalhar números pares e ímpares
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=35682
http://educar-flavinha.blogspot.com/2009/06/atividades-de-atematica.html
Para ter acesso a jogos sobre números pares e ímpares acesse os sítios:
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?procurar_por=material+dourado&x=6&y=12
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=5449 (Acesso 21/10/2011)
Professor, a avaliação é um processo que deve se dar de forma sistemática e contínua ao longo do processo de ensino e de aprendizagem. Por meio dela é possível verificar as conquistas e as dificuldades dos alunos. Assim, observe se alunos conseguiram sistematizar o conceito de par e ímpar e se foram capazes de resolver as situações problema apresentadas, dessa forma estarão aptos a responderem nosso questionamento inicial: Como compreender o sistema de numeração decimal? Se você utilizou laptop do Projeto UCA observe se os alunos trabalham com seus laptops, seguindo as suas sugestões e/ou utilizando autonomia para resolver imprevistos quanto ao uso dos programas.
Cinco estrelas 2 classificações
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23/02/2014
Cinco estrelasestava com dificuldades de iniciar o conceito par e impar, e esta atividade colaborou com ideias bem criativas, utilizando da ludicidade, para que eu pudesse criar minha própria aula.
17/04/2013
Cinco estrelasATIVIDADE MUITO LÚDICA E OTIMA