01/12/2011
Vida de inseto: qual a importância da comunicação? – UCA
SELMA GONZAGA SILVA, Cláudia Regina Montes Gumerato
Cláudia Regina Montes Gumerato
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Não requer conhecimentos prévios específicos.
Fonte da imagem: http://virounoticia.com/wp-content/uploads/2010/10/utilidades_oleo_cozinha_usado.jpg. Acessado em 16/11/2011.
Atividade 1- Discussão a partir de vídeos
Vídeo 1- Momento Ambiental Óleo de Cozinha
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=gw3WoSINh9g&feature=related. Acessado em 16/11/2011.
Um litro de óleo é capaz de contaminar um milhão de litros de água. Apesar do risco, muita gente insiste em jogar na pia ou até no vaso sanitário o óleo usado em frituras. O programa mostra as conseqüências destes atos para a natureza e explica de forma simples, como é possível evitar o que pode ser um desastre ambiental.
Vídeo 2- Biocombustível - Óleo vegetal como combustivel_Ecocentro.org
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=r41WLb3insU. Acessado em 16/11/2011.
Reportagem do Globo Repórter (25.05.2007), episódio "Amigos do Planeta", que mostra o trabalho de Paulo Lenhardt na conversão de veículos Diesel para uso de óleo vegetal reciclado como combustível.
Sugerimos que o professor oriente os alunos para que, utilizando seus laptops Classmate, acessem os vídeos, seguindo os passos: Metasys => Aplicativos => Internet => Mozilla Firefox. No campo de "endereço" deverão digitar os sítios apontados primeiramente, para o vídeo 1 e, posteriormente, para o vídeo 2 .
Após esse primeiro momento de acesso individual, os alunos deverão ser organizados em grupos de três, para que possam discutir alguns destaques feitos pelo professor, como os sugeridos a seguir.
Fonte da imagem: http://2.bp.blogspot.com/-tdwdVR9gvV4/TYs5yRqbKhI/AAAAAAAAAVk/stErH9oWVgY/s1600/reciclar%252Boleo%252Bcozinha%255B1%255D.jpg. Acessado em 16/11/201.
As respostas do grupo de alunos deverão ser registradas diretamente no computador UCA, por cada aluno, utilizando o editor de texto KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos).
Após a discussão e registros, cada grupo de alunos deverá expor aos demais as suas considerações. O professor deverá ficar atento, nesse momento de socialização, aos conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema e aproveitar o espaço para tecer considerações e inserir novos conhecimentos científicos.
Fonte da imagem: http://civiantenados.blogspot.com/2011/03/o-que-voce-faz-com-o-oleo-de-cozinha.html. Acessado em 16/11/2011
Atividade 2- Estudo de textos
A fim de ampliar os conhecimentos a respeito do tema, o professor deverá orientar os alunos para acessarem dois textos de fundamentação teórica utilizando seus computadores UCA, seguindo os passos: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox. Os sítios, como os recomendados a seguir, deverão ser fornecidos, por escrito, aos alunos para que digitem no campo de endereço.
Texto 1- O que fazer com óleo de fritura? Disponível em: http://www.ecycle.com.br/component/content/article/54-oleos/172-o-que-fazer-com-oleo-de-fritura.html. Acessado em 16/11/2011.
Texto 2- Como descartar corretamente o óleo de cozinha e evitar danos ambientais. Disponível em: http://super.abril.com.br/blogs/ideias-verdes/descarte-de-oleo-de-cozinha-e-coisa-seria-ja-pensou-nisso/comment-page-1/. Acessado em 16/11/2011.
Questões para registro e discussão
Quais são as consequências de descartar na pia o óleo utilizado em frituras?
O acontece quando o óleo utilizado em frituras é destinado ao lixo?
Quais são as consequências da presença de óleo nas águas dos rios e oceanos?
Quais são as consequências da presença de óleo no solo?
Como o óleo de cozinha utilizado em frituras pode ser reutilizado?
Após esse estudo individual, o professor deverá organizar os alunos em grupos de três para a discussão das questões propostas. Terminada a discussão, cada grupo deverá socializar aos demais e ao professor as suas considerações. Após a socialização, cada grupo de alunos deverá produzir um texto tendo como referência as questões discutidas nas atividades 1 e 2 e enviar ao professor para correção por e-mail. O texto poderá ser produzido diretamente no computador UCA, por cada aluno, utilizando o editor de texto KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos).
Fonte da imagem: http://cristendencias.com/wp-content/uploads/2011/10/como-fazer-sab%C3%A3o-e-ajudar-o-meio-ambiente.jpg. Acessado em 16/11/2011
A fim de ampliar os conhecimentos e sensibilizar os alunos sobre a importância de uma destinação adequada do óleo utilizado em frituras, sugerimos a leitura de alguns documentos disponibilizados na internet (Metasys => Aplicativos => Internet => Mozilla. Firefox).
Abaixo apontamos alguns textos e os endereços para acesso. São textos referentes à notícias e informações sobre a reutilização do óleo utilizado em frituras. Sugerimos que o professor forme grupos de 3 alunos para que leiam os textos, discutam, façam uma síntese e socializem.
Sugestões de textos para pesquisa e endereços onde estão disponibilizados para acesso.
É batata! Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/energia/oleo-fritura-combustivel-mcdonalds-quatrorodas-574247.shtml. Acessado em 16/11/2011.
Pintou Limpeza. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/atitude/conteudo_256721.shtml. Acessado em 16/11/2011.
Libertando-se do óleo. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/sustentavel-na-pratica/libertando-se-oleo-244084/. Acessado em 16/11/2011.
Ecologistas propõem óleo de cozinha usado como combustível. Disponível em: http://www.biodieselbr.com/noticias/biodiesel/ecologistas-propoem-oleo-de-cozinha-usado-como-combustivel.htm. Acessado em 16/11/2011.
Carro movido a óleo de fritura. Disponível em: http://grep.globo.com/Globoreporter/0,19125,VGC0-2703-17305-3,00.html. Acessado em 16/11/2011.
Da panela para o tanque. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/atitude/panela-tanque-617995.shtml. Acessado em 16/11/2011.
Óleo de fritura pode virar biodiesel. Disponível em: http://www.embrapa.br/imprensa/noticias/2009/junho/3a-semana/oleo-de-fritura-pode-virar-biodiesel/. Acessado em 16/11/2011.
Da cozinha para o tanque de combustível. Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/2011/01/da-cozinha-para-o-tanque-de-combustivel. Acessado em 16/11/2011.
Lixo que vira limpeza e renda. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/lixo/conteudo_260611.shtml. Acessado em 16/11/2011.
Poluição cano abaixo. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/lixo/poluicao-cano-abaixo-511102.shtml. Acessado em 16/11/2011.
Sugerimos que cada aluno leia os textos e faça registros das informações mais relevantes em seu computador UCA, usando o editor de texto KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos). Após esse estudo individual, o grupo deverá se reunir e cada aluno apresenta aos demais suas anotações e as discute com o grupo. Cada grupo deverá socializar aos demais colegas e ao professor as suas considerações.
O grupo deverá, então, fazer um consolidado de todos os registros em um texto único, que deverá ser enviado ao professor, por e-mail, para avaliação.
As informações da pesquisa na internet deverão ser somadas às demais já registradas nas atividades 1 e 2 para comporem um texto que será a introdução do roteiro que deverão elaborar para um “trabalho de campo”, que deverá incluir fotografias e filmagens.
Para registrar essas atividades, além do editor de texto do computador UCA (KWord), os alunos utilizarão a webcam para fotografar e filmar, seguindo os passos: Metasys => Aplicativos => Multimídia => WxCam. O botão "máquina de retrato" tira uma foto através da webcam. O "botão vermelho" inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da webcam. O ícone "Visualizador de imagens" abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em uma mídia externa, como por exemplo, um pendrive.
Fonte da imagem: http://4.bp.blogspot.com/-YNUtKaxVUfk/TaZCe61ku3I/AAAAAAAAD6c/pjvUKnzhUZc/s400/Reciclagem-de-oleo-de-cozinha.jpg. Acessado em 16/11/2011
Complementando a preparação para o trabalho de campo, onde os alunos deverão coletar dados sobre a destinação do óleo de frituras, recomendamos que o professor os oriente a acessarem os endereços apontados a seguir e façam a leitura dos textos disponibilizados (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox). Os sítios recomendados a seguir, deverão ser fornecidos, por escrito, aos alunos para que digitem no campo de endereço.
Faço sabão com óleo usado. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/atitude/conteudo_430425.shtml. Acessado em 16/11/2011.
Aprenda a fazer o meu sabão. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/pops/aprenda_fazer_sabao.shtml. Acessado em 16/11/2011.
Utilidades do óleo de cozinha usado. Disponível em: http://virounoticia.com/utilidades-do-oleo-de-cozinha-usado.html. Acessado em 16/11/2011.
Após essa leitura, os alunos, em grupos de três, deverão preparar um roteiro de entrevista que farão com vizinhos, amigos, parentes a respeito da destinação do óleo usado na cozinha e de receitas de sabão caseiro.
1- O que você faz com o óleo de fritura usado?
2- Para você o óleo de cozinha usado em frituras tem alguma utilidade? Qual ou quais?
Receitas - Se encontrar alguém que faça sabão utilizando o óleo de cozinha.
3- Você poderia nos ensinar a fazer sabão utilizando o óleo de fritura?
As imagens deverão ser registradas por fotos e vídeos com a utilização do computador UCA (Metasys => Aplicativos => Multimídia => WxCam).
Fonte da imagem: http://1.bp.blogspot.com/_7sjRcTUViYQ/SMhzza4lo8I/AAAAAAAAAbE/bFHY4u7rTlw/s200/Oleo+fritura+-+fritura+02.JPG. Acessado em 16/11/2011
Continuando o trabalho em grupo e de posse dos registros relativos às entrevistas, os alunos deverão agrupar perguntas e respostas comuns, criando categorias de dados (por exemplo: uso de óleo para fazer sabão - 3 respostas), tabulando-os. Esse trabalho deverá envolver outros professores, como o de matemática, em cujas aulas poderão ser construídos as tabelas e os gráficos no computador UCA utilizando o aplicativo KChart, seguindo os passos: Metasys => Aplicativos => Novos aplicativos => Gerenciador de diagramas => KChart => Gráficos.
As apresentações deverão ser salvas em "pendrives" que deverão ser conectados a um computador que, por sua vez, deverá estar conectado ao aparelho data show, para a exposição aos colegas e professor.
Fonte da imagem: http://2.bp.blogspot.com/_FiW-H84jnZw/SOrODhADTCI/AAAAAAAAAfI/YCk4fgXjgBs/s320/frituras.jpg. Acessado em 16/11/2011
Atividade 7 - Socialização do trabalho em grupo
Após a realização da montagem das apresentações, o professor deverá organizar o espaço para a socialização das mesmas por cada grupo.
Cabe ao professor ressaltar informações não contempladas e prestar esclarecimentos para as dúvidas apresentadas e que os grupos não souberem responder.
Sugerimos ainda que seja montado um mural contendo imagens do desenvolvimento desse estudo e de receitas de sabão caseiro numa perspectiva de sensibilização de toda a comunidade escolar a respeito da destinação mais adequada do óleo utilizado em frituras. Os alunos poderão ainda ser desafiados a proporem ações locais a serem implementadas na escola no sentido da coleta e da destinação adequada desse resíduo na comunidade escolar.
Onde entregar o óleo de cozinha usado. Disponível em: http://www.akatu.org.br/Temas/Residuos/Posts/Onde-entregar-o-oleo-de-cozinha-usado; Acessado em 16/11/2011.
Ecopontos de Coleta de Óleo. Disponível em: http://www.trevo.org.br/ecopontos.asp. Acessado em 16/11/2011.
Recóleo. Disponível em: http://ecologia.icb.ufmg.br/~rpcoelho/art_pdf/rec_oleo.pdf. Acessado em 16/11/2011.
COMPORTAMENTO DO ÓLEO DE SOJA REFINADO UTILIZADO EM FRITURA POR IMERSÃO COM ALIMENTOS DE ORIGEM VEGETAL. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cta/v22n2/a02v22n2.pdf. Acessado em 16/11/2011.
Sabão ecológico do Walmart. Disponível em: http://karlacunha.com.br/sabao-ecologico-walmart/. Acessado em 16/11/2011.
Informe Técnico nº 11, de 5 de outubro de 2004. Assunto: Óleos e Gorduras Utilizados em Frituras. Disponível em: http://www.anvisa.gov.br/alimentos/informes/11_051004.htm. Acessado em 16/11/2011.
Alterações físico-químicas em óleos de soja submetidos ao processo de fritura em unidades de produção de refeição no distrito federal. Disponível em: http://www.fepecs.edu.br/revista/Vol19_2art04.pdf. Acessado em 16/11/2011.
Avaliação da qualidade dos óleos de fritura usados em restaurantes, lanchonetes e similares. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20611999000300021. Acessado em 16/11/2011.
A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas.
Poderão ser utilizados como instrumentos de avaliação quantitativa: as produções escritas individuais ou em grupo, especialmente os textos e os registros da pesquisa na internet e no trabalho de campo (atividades 1, 2, 3, 4 e 5) e as apresentações finais produzidas e socializadas pelos grupos de alunos (atividades 6 e 7).
Quatro estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
29/04/2013
Cinco estrelasEstava a procura de material para o projeto didático sobre meio ambiente e como estou ministrando aulas de Ciências no 9º ano do FII pensei no descarte correto do óleo de cozinha. Encontrei no Portal do Professor materia de excelente qualidade, todos com referência onde posso estudar com meus alunos com toda segurança. Obrigada.
21/03/2013
Cinco estrelasGostei muito dessa aula.
02/02/2013
Quatro estrelasMuita boa. Sempre tive a vontade de desenvolver um projeto para que viesse conscientizar a comunidade escolar e local sobre a importância de se recolher o óleo utilizado nas cozinhas das donas de casa, a princípio.