Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Como conhecer os órgãos internos do corpo humano por meio do teatro.

 

05/12/2011

Autor e Coautor(es)
Sônia Mary Valente Bayestorff
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC NDI UFSC

Giandréa Reuss Strenzel

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

As crianças de 05 anos de idade; aprenderão a função de alguns órgãos internos do corpo humano e sua anatomia. Aprenderão a representar, ter noção de percepção espacial no palco e projeção da voz.

Duração das atividades
A atividade será desenvolvida em quinze dias aproximadamente, em diferentes momentos (no início do período matutino ou no início do período vespertino), com duração aproximada de 40 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Atividade interdisciplinar com um profissional ligado à saúde, com o objetivo de conhecer o corpo humano em tamanho real e seus órgãos internos. Visita ao Departamento de Anatomia de uma universidade próxima ou setor similar, para conhecer os órgãos internos do corpo humano separadamente. Em sala de aula, o professor apresenta a lista dos nomes dos órgãos internos que irão trabalhar: cérebro, coração, pulmão, rins, fígado, intestino, bexiga, estômago e útero. Cada crinça escolherá um órgão (duas crianças poderão escolher o mesmo órgão desde que todos os órgãos sejam escolhidos) e terá como tarefa, pesquisar em casa sobre a função do órgão escolhido e trazer no dia seguinte para socializar com os demais.

Estratégias e recursos da aula

Atividade– A atividade se chama “Como conhecer os órgãos internos do corpo humano por meio do teatro”. O texto dramático é de autoria da própria professora Sônia Mary Valente Bayestorff e se chama: “Eu quero ser o chefe”.

Tem como objetivos:

- desenvolver as capacidades de espontaneidade, de movimento corporal em cena, de projeção de voz, de percepção espacial e representação.

- conhecer os órgãos internos do corpo humano, suas funções e sua anatomia.

1º dia - 1º Momento: Esta atividade pode ser realizada na sala de aula. O professor reúne as crianças num círculo e solicita que cada um socialize a pesquisa realizada em casa requerida no dia anterior.  Após, lhes apresenta a foto dos órgãos internos do corpo humano, que iremos trabalhar na peça teatral: cérebro, coração, pulmão, rins, fígado, intestino, bexiga, estômago e útero. Faz a leitura do texto dramático chamado “Eu quero ser o chefe”.

Texto dramático:

(Entram no palco o coração e o pulmão)

PULMÃO: - Eu tenho que ser o chefe do corpo! Sem mim o corpo não funciona. Sou eu que oxigeno o sangue.

Pumão  

Fonte: http://www.fotosearch.com.br/fotos-imagens/%C3%BAtero.html

Acesso em 17/11/2011.

 

Coração

http://amigosdocardia.blogspot.com/ 

Acesso em 13/11/2011   

                                      

(O coração fica irritado)

CORAÇÃO: - Não senhor, seu Pulmão. Eu que devo ser o chefe do corpo. Sou eu que bombeio sangue oxigenado para todo o corpo. Sou muito importante!

 

(Entram os rins)

RINS: - Espera aí! Eu também quero entrar nesta eleição. Sou eu que filtro o sangue das impurezas do corpo. Eu devo ser o chefe!

Rins

http://www.google.com.br/search?q=otos+dos+rins&hl=pt-BR&biw=1366&bih=601&prmd=imvns&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=nZ3FTt3LEcqKgwe5kN2FDw&sqi=2&ved=0CC8QsAQ

Acesso em 17/11/2011

 

(Entra o fígado)

FÍGADO: - Nada disso! Sou eu que auxilio na desintoxicação do organismo e muitas outras coisas. Eu serei o chefe!

Fígado

http://gabrielrbrunoabioifes.wordpress.com/page/2/

Acesso em 17/11/2011

 

 

(Entra o intestino todo enrolado)

INTESTINO: - E eu? Também quero. Afinal, sou eu que absorvo todos os nutrientes do corpo.

Intestino

http://www.google.com.br/search?q=foto+do+intestino+humano&hl=pt-BR&prmd=imvns&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=ee7HToSuNtO_gAfgwpk1&sqi=2&ved=0CDAQsAQ&biw=1366&bih=601

Acesso em 19/11/2011

 

(Entra a bexiga toda tímida)

BEXIGA: - Eu posso participar? Eu também sou importante. Eu armazeno a urina produzida nos rins.

Bexiga

http://www.google.com.br/search?q=foto+da+bexiga+humana&hl=pt-BR&prmd=imvns&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=EPDHTrnoH8rdgQf4mqFw&sqi=2&ved=0CCAQsAQ&biw=1366&bih=601

Acesso em 17/11/2011

 

(Entra o estômago bem autoritário)

ESTÔMAGO: - Chega! Tá decidido! Eu serei o chefe do corpo. Sou eu que armazeno os alimentos e faço a digestão.

Estômago

http://furanatura.blogspot.com/

Acesso em 17/11/2011

 

(Entra o útero saltitante e irônico)

ÚTERO: - Eh! Eh! Vamos parar! Eu sou o mais importante de todos. Eu guardo o embrião e o abrigo-o durante toda gravidez.

Útero

http://www.fotosearch.com.br/fotos-imagens/utero.html

Acesso em 13/11/2011

 

(Entra o cérebro às gargalhadas)

CÉREBRO: - Ha! Há! Há! Olha só! Eu sou o mais importante de todo o corpo! Eu controlo o sono, a sede, a fome e praticamente tudo o que o corpo faz. Eu serei o chefe!!!!

Cérebro

http://br.photaki.com/index.php?goto=2&searchform=1&k=cerebro&page=2

Acesso em 17/11/2011

 

 

(O pulmão sai lá de trás,  bem devagarzinho, e vai para frente de todos)

PULMÃO: - Sabe, fiquei pensando. Todos nós somos importantes e dependemos um do outro. Vamos dar as mãos e acabar de uma vez com essa eleição.

Pumão

(Todos concordam e se abraçam).

Todos os Órgãos

2º Momento: Na sala de aula. Após a leitura do texto dramático faremos a distribuição dos papéis. Quando existir mais atores do que papéis (personagens) podemos duplicar os órgãos ou inserir mais órgãos na peça para que todos possam participar.

2º dia – Materiais: cartolina, guache, caneta hidrocor, lápis de cor, cordão.

3º Momento: Escolhidos os papéis, na sala de aula ou na sala de artes, cada ator/criança produzirá seu próprio órgão em tamanho grande. O professor levará o molde a partir dos quais as crianças desenharão seus respectivos órgãos em uma cartolina. Depois, elas os pintarão com guache, caneta hidrocor ou lápis de cor; recortarão o desenho pronto, e por fim, amarrarão um cordão nas duas pontas dele, num tamanho que possibilite passar o órgão pela cabeça.

3º dia – 4º Momento: No anfiteatro, ou num palco improvisado faremos a marcação de cena, a ordem de entrada dos personagens, como irão movimentar-se. Trabalharemos também a projeção da voz para que o último da fila possa escutar sem precisarmos gritar. Aqueceremos nossas cordas vocais com consoantes vibratórias como: v, z, f, s.

4º dia – 5º Momento: No anfiteatro ou num palco improvisado. Ensaio com o texto, lembrando às crianças das orientações do dia anterior. Entram o Pulmão e o Coração, falam e permanecem no palco. Entram os Rins, falam e permanecem no palco. Entra o Fígado, fala e permanece no palco. Entra o Intestino, fala e permanece no palco. Entra a Bexiga, fala e permanece no palco. Entra o estômago, fala e permanece no palco. Entra o Útero, fala e permanece no palco. Entra o Cérebro, fala e permanece no palco.  O Pulmão vem à frente de todos, fala e todos dão as mãos e se abraçam.

5º dia – 6º Momento: No anfiteatro ou num palco improvisado. Ensaio com o texto e a figura do órgão pendurado no pescoço. Marcação e movimentação em cena.

6º dia – 7º Momento: No anfiteatro ou num palco improvisado. Ensaio geral com o texto e caracterizações. Faremos os acertos finais.

7º dia – 8º Momento: No início da manhã ou no início da tarde, o grupo de crianças passará em todas as salas da escola e fará o convite formal para assistirem à peça “Eu quero ser o chefe”, que acontecerá no anfiteatro (ou palco improvisado) às 11 horas (ou às 16 horas.

Recursos Complementares
Avaliação

- O professor deverá avaliar se as crianças:

- Se divertiram e se gostaram da atividade;

- Se aprenderam a se movimentar em cena, a projetar a voz, a ter percepção espacial e a representação teatral propriamente dita.

- Se foram criativas;

- Se descobriram os recursos corporais e os aplicaram na representação;

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 3/5 - 60%
  • Quatro estrelas 1/5 - 20%
  • Três estrelas 1/5 - 20%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • luciana, escola de referência em ensino médio de garanhus , Pernambuco - disse:
    luuhsouza2011@hotmail.com

    29/11/2013

    Três estrelas

    Apesar de faltar algumas coisas... Gostei e me ajudou bastante!


  • DIVA, associação beneficiente evangélica volta redonda , Rio de Janeiro - disse:
    divajgonalves@yahoo.com.br

    30/06/2013

    Quatro estrelas

    Para mim foi de grande valia, pois usei a técnica do teatro sugerido. Ao ministrar as aulas referentes ao Projeto: "Eu sou assim..." aproveitei o texto e, eu mesma, dramatizei as situações envolvendo os orgãos do corpo. Em alguns momentos recorri a outros recursos por se tratar de crianças de 2 anos forjei situações envolvendo sacos plásticos fúnil e também receitasa culinárias, como exemplo, ao fazer junto com o grupo um suco de laranja para mostrar que aquele líquido iria para os rins, bexiga


  • Vanda, DAI , Bahia - disse:
    b.vanda@gmail.com

    01/06/2013

    Cinco estrelas

    Excelente!! Muito criativo e instrutivo. A criança aprende e se diverte ao mesmo tempo. Bastante esclarecedor. Parabéns!!


  • Vitoria, Fundação Bradesco , São Paulo - disse:
    vipandelo@hotmail.com

    23/07/2012

    Cinco estrelas

    Adorei a aula!Muito educativa!


  • Ivan Lovison, COOPERMUNDI , Paraná - disse:
    ivan.lovison@hotmail.com

    07/05/2012

    Cinco estrelas

    Excelente aula. Parabéns. Escrevi uma peça sobre sobre o corpo humano (um musical) que inclusive já foi premiado. Mas adorei a aula.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.