Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Bebidas alcóolicas - um hábito perigoso!

 

23/09/2009

Autor e Coautor(es)
ANDREA DA SILVA CASTAGINI
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Saúde Relações sociais, acordos e limites
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Fundamental Final Saúde Indicadores de qualidade de vida e saúde
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Visões de mundo
Ensino Fundamental Final Saúde Riscos por acidentes e uso indevido de drogas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Refletir e conscientizar sobre o perigo do alcoolismo.

Conhecer os efeitos do álcool no organismo.

Prevenir a doença alcoolismo.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta é uma aula interessante de se trabalhar com a modalidade EJA.

É interessante o professor trabalhar anteriormente o sistema nervoso com os alunos.

Estratégias e recursos da aula

Refletir e conscientizar sobre o perigo do alcoolismo.

Conhecer os efeitos do álcool no organismo.

Prevenir a doença alcoolismo.

DURAÇÃO -  5 a 6 aulas (já contando 2 aulas para ensaios)

ESTRATÉGIAS

Entre os hábitos culturais do brasileiro, encontra-se a ingestão de bebidas alcoólicas. A cervejinha de fim de semana, o “happy hour” com os amigos depois do serviço, e mesmo as saídas para as “baladas” e barzinhos, fazem parte de boa parte da população jovem e adulta.

Em uma conversa franca com os alunos, pergunte quem já experimentou uma bebida alcoólica, se conhecem pessoas que fazem o consumo periódico de álcool e se sabem dos problemas que o álcool traz para a saúde.

Peça que eles façam um desenho (fotomontagem ou colagem) de sua autoria que represente o que eles conhecem e a opinião que tem sobre o consumo do álcool.

Aborde o tema com uma reportagem que vincule a ingestão de álcool com a saúde ou sociedade. Sugerimos a reportagem abaixo, que mostra que o consumo do álcool é tão danoso à saúde quanto o tabagismo.

http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1208065-5603,00-ESTUDO+MOSTRA+PESO+NEGATIVO+DO+CONSUMO+DE+ALCOOL+PARA+A+SAUDE+MUNDIAL.html

Discuta com os alunos o porquê das pessoas consumirem e incentivarem o consumo do álcool. Que setores da sociedade se beneficiam com esta prática? A mídia incentiva ou previne o consumo de álcool?

Leve os alunos ao laboratório para explorar mais recursos e informações sobre o tema.

O Portal do Professor disponibiliza recursos como os sugeridos abaixo. (disponível em:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=12084)

Asistencia y alcohol

Este recurso mostra o que deve-se fazer com pessoas que excederam o consumo de álcool e estão passando mau. Discuta com os alunos porque certos adolescentes e adultos chegam ao ponto de serem levados ao hospital e colocam sua saúde em risco ingerindo quantidades altas de álcool. (disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=13990 )

Conducción y alccol

Esta animação mostra o comportamento de pessoas que bebem e se arriscam a dirigir, alertando para não conduzirem veículos se estiverem alcoolizados. Aproveite a animação para discutir com os alunos sobre a Lei Seca válida em todo o território nacional desde 2008. Aborde as questões dos acidentes causados por pessoas alcoolizadas e o porquê de pessoas ainda insistirem em dirigir depois de beberem.

Peça aos alunos para que em equipes de 3 integrantes pesquisem um dos temas sugeridos: origem das bebidas alcoólicas, efeito do álcool no organismo, alcoolismo, outras doenças causadas pelo álcool, ONG´s que ajudam pessoas envolvidas com álcool, propagandas de bebidas alcoólicas, questão cultural da ingestão de álcool (o consumo do álcool em diversas culturas), o impacto social da ingestão do álcool (problemas sociais além do alcoolismo).

< p>Os dad os obtidos nas pesquisas deverão ser apresentados para a turma, utilizando se possível projetor multimídia, incentivando os alunos a intercalarem os dados com imagens correlatas à pesquisa.

Após a apresentação dos dados da pesquisa, cada equipe deverá montar uma esquete teatral de duração curta ( 2 a 5 minutos) que repre sente sua pesquisa. Instrua os alunos para abordar o tema de maneira bem humorada e positiva (sem enfatizar o exemplo negativo).

Esta atividade prevê alguns pontos:

Lembre os alunos das duas animações já visualizadas, como exemplo de abordagem do tema alcoolismo. Instrua que eles discutam de que maneira irão montar a esquete, definindo o tema principal e secundário se houver. Definindo também os papéis que serão representados, que alunos irão representá-los e as falas. Professor, instrua que cada grupo tenha o seu texto escrito, e cada aluno da equipe tenha uma cópia de suas falas. Um dos medos dos alunos é esquecer as falas. Para uma esquete, decorá-las não é imprescindível. Os alunos devem ter em mente a mensagem que irão passar, e a continuidade da história que estão contando. Assim, mesmo que falte aquela palavra discutida em ensaio, poderá improvisar sem detrimento da mensagem e da história que estão contando. Quanto ao cenário, instrua os alunos a utilizarem dos objetos da própria sala (ou escola). Lembre de avisá-los para não trazer bebida alcoólica para dentro da escola. Poderão usar de outros objetos para fazer referência ao álcool. Também o figurino não necessita de grandes preocupações. O professor deverá prever uma a duas aulas para ensaio. Nestas aulas, vá de grupo em grupo, auxiliando na montagem do roteiro, das falas e do posicionamento frente ao público.

Efeitos sonoros poderão ser utilizados, para isto os alunos podem pesquisar alguns efeitos na internet e gravá-los em uma pen-drive ou CD. A edição deste material poderá ser feita com o software livre Audacity. Para saber mais sobre este programa acesse o Portal do Professor, no endereço a seguir:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/buscarMateriais.html?busca=audacity&x=0&y=0 

Ou acesse o sítio do Escola BR que conta com tutoriais e video-aulas sobre o Audacity, acessado em 26/07/2009  e disponível em:http://www.escolabr.com/projetos/ferramentas_de_comunicacao/podcast_criar2_audacity.htm, e http://www.escolabr.com/portal/modules/planet/view.article.php?1538

No dia da apresentação, eles deverão estar a postos, do contrário será necessário mais de uma aula para que todas as equipes se apresentem. Incentive que os alunos aplaudam os colegas após a apresentação, dando o tempo necessário para o próximo grupo vir à frente da sala e começar.

Caso as apresentações das equipes tenham superado as expectativas, o professor poderá propor uma nova apresentação das esquetes em outros eventos da escola, como reunião de pais. Esta é uma iniciativa para a prevenção do alcoolismo na comunidade. Se o professor achar interessante poderá convidar alguma pessoa ligada à ONGs como o Alcoólicos Anônimos para fazer uma palestra aos pais e alunos sobre como lidar com pessoas com esta doença (alcoolismo) e como preveni-la.

Após todos se apresentarem, debata com os alunos quais maiores dificuldades que eles encontraram em realizar esta atividade. Foi a montagem da esquete? Decorar as falas? Apresentar-se em público?

E agora, depois da apresentação, que aspectos foram positivos? Que novas habilidades agregaram?

A disciplina de química pode abordar o tema de forma diversa.

O que é a cachaça? http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=718

Se possível converse com o professor de química para uma abordagem interdisciplinar deste tema. Além de bebida, o álcool é também combustível, produto de limpeza. O professor de química poderá apresentar que grupo funcional o álcool pertence, que reações químicas ele participa e até o mecanismo de obtenção desta importante substância.

Ao fim das atividade questione os alunos sobre o que aprenderam a respeito do álcool e alcoolismo. Retome a imagem que os alunos confeccionaram no início desta temática e peça que eles reflitam sobre ela. A opinião deles continua a mesma ou mudou? Esta imagem foi influenciada pelo poder da mídia? Instrua a fazerem uma nova imagem que mostre os conhecimentos adquiridos nas aulas e como o álcool influe na saúde das pessoas.


Recursos Educacionais
Nome Tipo
Conducción y alccol Animação/simulação
Asistencia y alcohol Animação/simulação
Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação se dará pela apresentação da pesquisa e esquete teatral dos alunos. Aproveite para utilizar o mecanismo de rubrica, avisando com antecedência os critérios que você avaliará.

Uma maneira de avaliar estas produções é por meio da rubrica. Rubricas representam uma forma de avaliação autêntica, pois vai além da simples mensuração de notas. O professor estabelece critérios que cada trabalho deverá ter, passa estes critérios com antecedência para a turma e conforme os alunos cumpram estes critérios (totalmente, em parte, ou de maneira insuficiente) atribui-se um nível com um valor correspondente.

Abaixo o sítio que gera planilhas de rubricas, dependendo da atividade que está sendo realizada. (em inglês) http://rubistar.4teachers.org/index.php

Para saber mais sobre rubrica, acesse o endereço: http://abweb.no.sapo.pt/material/rubricas/criarubr.htm 

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 0/2 - 0%
  • Quatro estrelas 2/2 - 100%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Dilma calheiros de Moraes Paranhos, Escola Estadual Frncisco leão , Alagoas - disse:
    dilmacalheiros@hotmail.com

    28/05/2013

    Quatro estrelas

    Professora, você está de parabéns! Gostei muito das estratégias utililizadas na aplicação deste tema, pois para mim será muito útil no projeto que estamos realizando na escola, como também abriu um leque de novas ideias para relizarmos. Eu creio que será bastante proveitoso para nossos alunos e pra nós educadores. PARABÉNS!!!!!!!!!!!!!!


  • MARIA SELMA BARRETO MACHADO, ESCOLA ESTADUAL JOSÉ FERREIRA LIMA , Mato Grosso do Sul - disse:
    selmabarma@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Olá professora, adorei o seu trabalho e a criatividade com a qual desenpenhou com seus alunos, acredito que tenha trabalhado também com vídeo, pois através de gravação feita de uma realidade social os alunos poderão estar se deparando com uma realidade .


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.