Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Emprego e moradia: diversidade e desigualdades numa cidade - UCA

 

01/12/2011

Autor e Coautor(es)
SUELY APARECIDA GOMES MOREIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Ambiente urbano, indústria e modo de vida
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Conhecer as condições de trabalho nas cidades brasileiras;

- Entender as condições de moradia nas cidades brasileiras;

- Compreender as principais diversidade e desigualdades relativas às condições de emprego e moradia na cidade onde se vive.

Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deve ter a compreensão sobre o processo de urbanização e industrialização ocorrido no Brasil.

Estratégias e recursos da aula

 

 

 hhh

Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em sala de aula, no caso de projetos como "Um Computador por Aluno" (UCA), ou em um laboratório de informática. Os alunos terão contato com os seguintes softwares

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação.

Prezada(o) Professor(a);

- Inicie a conversa com os alunos incentivando-os a se recordarem dos noticiários veiculados pelas diferentes mídias (TV, rádio, internet, dentre outras) sobre os temas empregos e moradia no centros urbanos brasileiros.

 

Atividade 01

As condições de trabalho nas cidades brasileiras

PASSO A PASSO 

- Pergunte aos alunos:

  • Quais são as notícias mais comuns acerca do emprego e moradia nas cidades brasileiras?

 

- Permita que os alunos expressem seus conhecimentos prévios. Posteriormente, apresente-os a seguinte charge:

Trabalho   Condições, Qualidade de Vida, Causas do Desemprego, Dados causas do desemprego

Disponível em: <http://www.not1.com.br/trabalho-condicoes-qualidade-de-vida-causas-do-desemprego-dados/>. Acesso em 10/11/2011.

- Agora, questione:

  • Que leitura podemos fazer desta charge?

 

- Permita que os alunos expressem suas opiniões. Após a "sementeira de ideias" oriente-os a acessarem o endereço web <http://www.youtube.com/watch?v=u5GKI0bxRvk> e assistirem ao vídeo "Ipea divulga pesquisa sobre empregos no Brasil".

 hhh

Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=u5GKI0bxRvk>. Acesso em 10/11/2011.

 

- Após assistirem ao vídeo, comente com os alunos o número de desempregos no Brasil, que segundo dados da pesquisa é de aproximadamente 7%. Pergunte aos alunos:

  • Quais são as principais causas do desemprego nas cidades brasileiras?
  • Explique os principais problemas relacionados às condições de trabalho nos centros urbanos, em nosso país.

 

- Permita que os alunos expressem suas opiniões. A partir da compreensão que tiveram sobre o assunto, peça que façam uma síntese explicativa e ilustrativa em um arquivo do software Kword.

 

Atividade 02

As condições de moradia nas cidades brasileiras

PASSO A PASSO 

- Inicie a conversa com os alunos discutindo as desigualdades nas condições de moradia nas cidades brasileiras. Apresente-os as imagens, a seguir. Que leitura podemos fazer dessas imagens?

As favelas estão presentes em diversas cidades brasileiras.

Disponível em: <http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/problemas-relacionados-moradia-no-brasil.htm>. Acesso em 10/11/2011.

 

Disponível em: <http://www.valelar.com.br/wp-content/uploads/2011/05/programa-casa1.jpg>. Acesso em 10/11/2011.

Disponível em: <http://sociologia666.blogspot.com/>. Acesso em 10/11/2011.

- Permita que os alunos expressem suas opiniões. Após a sementeira de ideias, oriente-os a acessarem o endereço web <http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/problemas-relacionados-moradia-no-brasil.htm>, e lerem, com atenção, o texto: "Problemas relacionados à moradia no Brasil". Posteriormente, questione:

  • Quais os principais problemas relacionados às condições de moradia nos centros urbanos, no Brasil?
  • Que fatores são responsáveis pelas desigualdades nas condições de moradia nas cidades?

 

- Solicite que os alunos reúnam em grupos e discutam essa questão. Posteriormente, peça que expressem verbalmente suas opiniões, e façam uma síntese explicativa e ilustrativa em um arquivo do software Kword.

 

Atividade 03

Emprego e moradia: desigualdades numa cidade

PASSO A PASSO 

- Incentive os alunos a realizarem um estudo de caso sobre as condições de emprego e moradia na cidade em que vivem.

hhh  

- Solicite aos alunos para dividirem em grupo e realizarem uma pesquisa em sua cidade, buscando levantar informações (em órgãos públicos, jornais, revistas, ONGs, centros de bairro, etc.), sobre os principais problemas relacionados à:

  • Condições de trabalho (salário médio, carga horária, trabalho informal, trabalho infantil, etc.).
  • Condições de moradia (áreas de localização, disponibilidade de escolas, de postos de saúde, de policiamento e demais infraestruturas). ))) ..

 

- Oriente-os a relacionarem as condições de trabalho e moradia à dificuldade de acesso à educação e à saúde, às condições de transporte público, à qualidade ambiental, à violência, etc.  

- A partir da compreensão que tiveram sobre a problemática pesquisada, cada grupo deverá organizar uma apresentação explicativa e ilustrativa, utilizando o laptop e o software Kpresenter,  promovendo a interação e a troca de conhecimento entre os mesmos.  

hh

Fonte: Clip-Art.

- O professor deve acompanhar os grupos esclarecendo as possíveis dúvidas e mediando a construção de novos conhecimentos, por parte dos alunos, sobre a temática pesquisada.  

 

Professor, trabalhe a temática em conjunto com outras áreas!

- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira aos professores que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplicações no cotidiano. Em Português, os alunos podem trabalhar com produção e interpretação de textos sobre a temática; Com História e Sociologia pode-se fazer um estudo sobre o processo de urbanização e os principais problemas socioambientais decorrentes do mesmo; em Ciências podem-se fazer estudos sobre os impactos ambientais que a urbanização pode provocar em um determinado lugar; em Artes, confeccionar painéis temáticos; em Matemática, tabular dados quantitativos e construir gráficos, tabelas, dentre outras inúmeras possibilidades. 

Recursos Complementares

Sugestão de leitura para o professor:

RODRIGUES, A. M. Moradia nas cidades brasileiras. São Paulo: Contexto, 2000.

 

Aulas relacionadas ao assunto disponíveis no Portal do Professor:

Populações de habitam as cidades. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26233>. Acesso em 10/11/2011.

Tipos de moradia. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28469>. Acesso em 10/11/2011.

 

Textos complementares para os alunos:

Trabalho - Condições de vida, casuas do desemprego, dados. Disponível me: <http://www.not1.com.br/trabalho-condicoes-qualidade-de-vida-causas-do-desemprego-dados/>. Acesso em 10/11/2011.

Problemas sociais no Brasil. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Problemas_sociais_do_Brasil>. Acesso em 10/11/2011.

Avaliação

Entendemos que a avaliação deve acontecer durante todo o processo, considerando a participação, o desempenho e a colaboração dos alunos em cada atividade proposta. No entanto, considera-se relevante, após o desenvolvimento das atividades:

1. Pesquisa: verificar a capacidade dos alunos para realizarem pesquisa:

- Valorizar a busca de informações sobre o tema em sites de pesquisa, em cada uma das atividades propostas.

2. Exposições: constatar se houve a compreensão dos conceitos estudados.

- Discutir com os alunos sobre o que mudou em seus pontos de vista com relação aos conceitos abordados após a realização de cada atividade. 

3. Comportamento individual e coletivo: observar as atitudes individuais e em grupo e constatar se houve mudanças significativas concernentes ao respeito a si mesmo e aos outros colegas.

4. Trabalho em grupo: avaliar a capacidade dos discentes para desenvolver ambientes de aprendizagem colaborativa.

- Observar a disponibilidade, iniciativa e colaboração do aluno ao trabalhar em grupo.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.