29/10/2013
Amanda Diniz Ferreira, Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Poder |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
Ensino Médio | História | Memória |
Com esta aula, o aluno poderá aprender aspectos da história do Brasil, sobretudo no Período Regencial. Ele saberá quais foram as espécies de regências, bem como quem as dirigia. Entenderá a importância das regências para a política brasileira da época e para a consolidação do novo Estado que acabava de surgir com a Independência. Verá em que aspectos as regências interferiram na economia e na sociedade da época.
Os alunos devem ter conhecimentos prévios sobre o Brasil Colônia, a vinda da Corte portuguesa para o Brasil, o governo de Dom Pedro I e sua renúncia.
INTRODUÇÃO
O Período Regencial está compreendido entre a abdicação de Dom Pedro e o Golpe da maioridade. Quando da renúncia de Dom Pedro I, Pedro II possuía somente 5 anos de idade e não podia, então, assumir o poder. Assim, o governo passou a ser dirigido por representantes: essa forma de governo seria a regência. Durante a mesma década, sucederam-se quatro regências: a Regência Trina Provisória, a Trina Permanente, a Una do Padre Feijó e a Una de Araújo Lima.
ATIVIDADE 1 (Aulas 1 e 2)
Aula 1
O professor fará uma breve introdução sobre o Período Regencial, explicando a renúncia de Dom Pedro I e suas consequências. Em seguida, dividirá a sala em quatro grupos, cada qual correspondendo a uma das cores: azul, vermelho, amarelo e verde.
Cada grupo terá um tema:
- Azul:“Regência Trina Provisória”;
- Vermelho: “RegênciaTrina Permanente”;
- Amarelo: “Regência Una do Padre Feijó”;
- Verde: “Regência Una de Araújo Lima”.
O restante da primeira aula será reservado para que os grupos estudem sobre a regência da qual estão incumbidos. A pesquisa deverá ser feita no livro didático utilizado pela escola, como também, se possivel, via internet e por outros livros que o professor tenha a sua disposição. Procurarão entender, para a aula seguinte, aspectos como:
- Como foi o período de sua regência, as suas características principais, quem governou e por quê.
- O que houve de relevante nessa regência?
- Que rebeliões ocorreram durante os anos dessa regência?
Alguns sites que poderão ser utilizados para a pesquisa virtual:
http://www.brasilescola.com/historiab/periodo-regencial.htm
http://www.infoescola.com/historia-do-brasil/periodo-regencial/
http://www.mundoeducacao.com.br/historiadobrasil/periodo-regencial.htm
http://www.historiabrasileira.com/brasil-imperio/periodo-regencial/
OBS: Os sites falam sobre todo o Período Regencial, sem separar conteúdos. É importante que os alunos entrem em todos eles e leiam os textos por inteiro, para entender o quadro geral da época. E somente depois, procurem os detalhes sobre a regência escolhida dentro de cada texto.
Imagens:
Dom Pedro II e suas irmãs, quando de sua menoridade. Félix-Émile Taunay(1795–1881). Disponível em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Pedro_II_of_Brazil_and_his_sisters.jpg
Aclamação do jovem Pedro II como Imperador do Brasil, após a Abdicação de Dom Pedro I, a 9 de abril de 1831.
Disponível em: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/ef/Aclama%C3%A7%C3%A3o_de_D_Pedro_II_em_1831_by_Debret.jpg
Cena da batalha do sul do Brasil. Autor:Oscar Pereira da Silva.
Disponível em: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/9c/Oscar_Pereira_da_Silva_-_Cena_de_Batalha_no_Sul_do_Brasil.jpg
Aula 2
A segunda aula será reservada à discussão. Os grupos irão dizer aos colegas o que entenderam sobre a regência estudada, e tentar responder aos questionamentos propostos (e a quaisquer outros mais que o professor venha a indagar). O objetivo desta discussão é o de que cada grupo mostre a importância de sua regência na contrução da história do Brasil.
ATIVIDADE 2 (Aula 3)
Esta segunda atividade será uma Gincana, uma competição de perguntas e respostas entre os grupos, que se manterão os mesmos. O professor deverá elaborar uma série de perguntas sobre as regências e fazê-las aos grupos (eles deverão responder a perguntas sobre todo o Período Regencial, e não apenas sobre a regência estudada na atividade anterior). Feita a pergunta, o grupo terá uma chance de responder; se não conseguir, passará a chance para o próximo grupo, e assim por diante. O grupo que, no final, obtiver o maior número de respostas certas será o vencedor.
Alguns exemplos de perguntas que poderão ser feitas:
- Quais as características da reforma liberal?
- Como ocorreu a criação da Guarda Nacional? Caracterize-a.
- Que mudanças trazia o Ato Constitucional de 1834?
- Como, onde e por que houve a Revolução Farropilha?
Obs: Para marcar a pontuação dos grupos, o professor poderá dividir o quadro em azul, vermelho, amarelo e verde, sinalizando com traços (ou do jeito que preferir) o número de respostas certas.
ATIVIDADE 3 (Aula 4)
Esta terceira atividade será a continuação da Gincana, mas desta vez de forma diferente. O professor trará uma pergunta muito importante à sala, que ainda não tenha sido feita e que seja difícil de responder rapidamente e precise de reflexão em sua resposta.
Um bom exemplo poderá ser: “Qual foi a contribuição do Período Regencial para a consolidação do recém- formado Estado Brasileiro?
Os alunos terão a aula toda para responder, sem consulta, à pergunta, em uma folha de papel. No fim da aula, o professor lerá todas as quatro respostas, em voz alta, e a resposta mais bem elaborada será a vencedora (tamanho máximo de uma página por resposta). E o ponto será computado juntamente com os pontos da aula anterior. Assim, no final da aula, haverá o resultado do grupo ganhador da Gincana.
http://professor.bio.br/historia/provas_topicos.asp?topico=Per%EDodo%20Regencial
http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/periodo-regencial.jhtm
http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/opulencia-repressao-no-periodo-regencial.htm
Por ser uma atividade de Gincana, o professor deverá avaliar a participação de cada aluno, e não os resultados gerais da Gincana. A participação deverá ser dividida processualmente entre as três atividades. Deverão ser levados em conta a presença, o interesse e a participação ativa de cada um, como também o texto entregue na última atividade contendo a resposta da pergunta feita em sala.
OBS:O grupo vencedor da Gincana poderá ganhar algo, como um ponto a mais ou uma caixa de bombons, o prêmio ficará a critério do professor e do comportamento geral da sala.
Cinco estrelas 1 classificações
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16/11/2013
Cinco estrelasUtilizei esse plano com algumas adaptações e foi um sucesso.