07/12/2011
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Mariane Éllen da Silva e Priscila Gervásio Teixeira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Grandezas e medidas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Para a realização desta aula, é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, de forma contextualizada, atividades que envolvam o uso dos numerais de 0 a 99.
Atividade 1: aproximadamente 60 minutos.
Professor, organize a turma para uma roda de conversa. Explore com os alunos o que sabem sobre as novas notas da Segunda Família do Real. Providencie uma nota da Primeira Família do Real e outra da Segunda Família do Real de R$ 50,00 e de R$100,00 para que os alunos possam observá-las e identificarem o que mudou de uma versão à outra. Os alunos poderão perceber características tais como: cor, espessura, tamanho, tipo de papel, imagens dentre outras.
Após o diálogo, acesse com a turma o sítio abaixo para descobrir os motivos e a necessidade de uma Segunda Família do Real. Para isso, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, e o sítio sugerido abaixo para que possam realizar a leitura do texto online, no link “A Segunda Família do Real”.
Fonte: http://www.novasnotas.bcb.gov.br/
A partir da leitura do texto acima, solicite que os alunos registrem no caderno de Matemática, o objetivo da atualização do design das notas do Sistema Monetário Brasileiro. Aproveite o momento para conversar com a turma sobre o que significa fraude, falsificação, buscando apreender dos alunos o que já sabem sobre o assunto.
Agora, proponha à turma que faça descobertas sobre como o dinheiro é feito e o local em que é confeccionado. Para isso, sugerimos a leitura do texto online a seguir. Auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, e o sítio sugerido abaixo:
Após a leitura do texto online, promova um diálogo com a turma sobre o que achou mais interessante.
Atividade 2: aproximadamente 60 minutos.
Professor, uma curiosidade dos alunos é compreender como é feito o controle do dinheiro que circula em uma nação. Desta forma, sugerimos que você inicie a aula com a turma organizada em uma roda para conversa e troca de ideias sobre tais aspectos. Após o diálogo, solicite que cada aluno acesse no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, e o sítio sugerido abaixo:
Após a leitura, aproveite para explorar com os alunos a importância e a função do Banco Central do Brasil. Depois, solicite que acessem o sítio sugerido abaixo e aprofundem mais o conhecimento sobre esse banco.
Fonte: http://www.bcb.gov.br/pre/portalCidadao/bcb/bcFaz.asp?idpai=PORTALBCB
Peça que cada aluno escreva no caderno de Matemática as atividades e a missão do Banco Central do Brasil. Depois, cada aluno poderá ler a sua produção para a turma e aproveitar para ouvir a opinião dos colegas sobre a atividade.
Agora, solicite que os alunos, a partir do sítio abaixo, cliquem em uma das imagens das notas de R$50,00 e de R$100,00.
Fonte: http://www.novasnotas.bcb.gov.br/
Explique para a turma que terá como desafio conhecer os itens e as características que compõem cada cédula, como mostra as figuras abaixo:
Fonte: http://www.novasnotas.bcb.gov.br/
Fonte: http://www.novasnotas.bcb.gov.br/
Após a exploração dos itens de segurança de cada nota, solicite que os alunos façam um desenho de cada nota no caderno, ou mesmo, providencie uma cópia de cada nota, para fins educativos, solicitando que cada aluno circule os itens descritos abaixo, que compõem as notas e em seguida escreva no próprio caderno o significado de cada um. Veja o exemplo a seguir:
Fonte: http://www.novasnotas.bcb.gov.br/
1- Marca d’água
2- Quebra-cabeça
3- Número escondido
4- Faixa holográfica
5- Alto-relevo
6- Fio de segurança
7- Elementos fluorescentes
Depois que todos terminarem a atividade, possibilite um momento de troca de ideias e apresentação das produções.
Atividade 3: aproximadamente 60 minutos.
Agora, instrua os alunos a acessarem no mesmo sítio trabalhado anteriormente do “Banco Central do Brasil”, os links “Vídeos de treinamento” e “Outros vídeos”, para que possam descobrir as dicas com os itens de segurança das notas.
http://www.novasnotas.bcb.gov.br/
Professor, organize os alunos em grupos de quatro ou cinco alunos e distribua uma cartolina para cada grupo. Explique para a turma que terá como desafio, confeccionar um cartaz com as dicas essenciais para conferir os itens de segurança das notas de R$50,00 e de R$100,00 da Segunda Família do Real. Os cartazes deverão ser expostos no mural da escola, para que toda a comunidade escolar possa ter acesso e aprender mais sobre a Segunda Família do Real.
Depois, deste trabalho, é importante que os alunos realizem uma Atividade de Casa, que possa suscitar um diálogo com os familiares sobre o conhecimento construído na escola sobre a Segunda Família do Real. Veja o exemplo a seguir:
Olá amiguinho! Que tal contar para seus familiares o que já aprendemos sobre a Segunda Família do Real? Como já sabemos: “A segurança do nosso dinheiro é um trabalho de todo mundo”, por isso, dialogue com seus familiares sobre o Sistema Monetário Brasileiro e descubra as vantagens e as desvantagens da Primeira e da Segunda Família do Real no dia a dia. Registre abaixo as suas descobertas.
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Atividade 4: aproximadamente 60 minutos.
Professor, solicite que os alunos socializem as respostas obtidas através da Atividade de Casa. Aproveite o momento para construir um cartaz com a turma contendo as vantagens e as desvantagens da Primeira e da Segunda Família do Real no dia a dia, a partir das respostas dos familiares. Afixe o cartaz no mural da sala de aula para que todos possam observar e consultar.
Organize os alunos em duplas e solicite que façam uma busca de imagens utilizando o laptop Classmate do programa Mozilla Firefox a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, no sítio www.google.com.br. Os alunos terão como desafio procurar imagens de variados locais e situações em que há a utilização do dinheiro. Solicite que cada dupla copie a imagem do sítio, juntamente com o endereço eletrônico correspondente a cada imagem, e cole no programa KWord, acessado pelo ícone da área de trabalho ou Metasys > Aplicativos > KWord , ou outro editor de texto.
Explique para a turma que deverá colar a imagem e escrever abaixo da mesma o tipo de relação que ela tem com a utilização do dinheiro.
Depois, cada dupla poderá apresentar para a turma as imagens encontradas e as suas produções escritas, utilizando para isso um projetor de imagens para que toda a turma possa acompanhar visualmente a apresentação.
As imagens poderão ser impressas e a partir de todos os trabalhos da turma, organize um livro de produção da turma dos lugares e das situações em que há a utilização do dinheiro.
Professor, tem sido cada vez mais relevante o trabalho com a temática Educação Financeira nas escolas. Por isso, propomos a Contação de História utilizando o sítio abaixo, para que toda a turma possa compreender um pouco mais sobre coisas que o dinheiro pode comprar e que não pode comprar como: amizade, alegria, dentre outras. É importante aproveitar as histórias:
Fonte: http://www.educacaofinanceira.com.br/images/Gibi_DinheironaoBrincadeiratela.pdf
Após a Contação de História, que tal propor uma discussão com a turma, sobre o conteúdo da História? Problematize com a turma o que significa crédito e se algum aluno já presenciou alguma compra em que fosse utilizada a função crédito. É importante que os alunos compreendam que a utilização de crédito, significa que algo que foi comprado deverá ser pago em uma data posterior e que por isso exige planejamento.
Depois, organize os alunos em duplas e peça que construam cartazes com frases e imagens demonstrando a importância de se gastar com planejamento e de outras coisas do dia a dia que podemos ter sem necessitar do dinheiro.
Cada dupla poderá apresentar o seu trabalho para a turma e afixar os cartazes no mural da escola para que toda a comunidade escolar possa aprender um pouco mais sobre a Educação Financeira.
Para outras informações sobre o Sistema Monetário Brasileiro, acesse os sítios:
http://www.bcb.gov.br/?ORIGEMOEDA
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=35650
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26764
Professor, a avaliação deverá permear todo o processo de desenvolvimento das atividades. É importante perceber o envolvimento de cada aluno com a temática "Sistema Monetário Brasileiro", percebendo as dúvidas e as facilidades na aprendizagem. As produções dos alunos são fontes importantes de serem avaliadas, porém não deslocadas do momento de sua produção, por isso, procure sempre perceber o desenvolvimento do aluno, a partir das suas dificuldades e facilidades, podendo intervir de acordo com as reais necessidades dos educandos.
Quatro estrelas 1 calificaciones
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22/05/2013
Quatro estrelasMuito interessante, vou desenvolver no meu estágio