09/12/2011
Desvendando a sustentabilidade no mundo das minhocas– UCA
SELMA GONZAGA SILVA, Cláudia Regina Montes Gumerato
Cláudia Regina Montes Gumerato
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Explicar o princípio dos 3 Rs.
Rever o padrão de consumo e o desperdício.
Avaliar a importância de se reduzir a produção de lixo e geração de resíduos sólidos e da ciclagem de resíduos orgânicos na natureza.
Praticar a sustentabilidade a partir de atitudes cotidianas.
Explicar a importância de fazer coleta seletiva em casa e em outros ambientes.
Intervir na destinação de resíduos sólidos de sua comunidade.
Não requer conhecimentos prévios específicos.
Fonte da imagem: http://anamariagalheigo.net/wp-content/uploads/Jardim-Gramacho1.jpg. Acessado em 07/12/2011.
Sugerimos que o professor oriente os alunos para que, utilizando seus laptops Classmate, acessem primeiramente o vídeo "Jardim Gramacho (Gramacho Gardens)" disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=9Jq2MKuM9Nc (acessado em 07/12/2011), produzido e editado por Andrew Lenz com imagens feitas pelos próprios catadores do aterro sanitário jardim Gramacho, que fica situado no Município de Duque de Caxias, RJ. Situado às margens da Baia de Guanabara, ocupa atualmente uma área de aproximadamente 1,3 milhões de m². Foi instalado a partir de convênio firmado em 1976 e está no limite de sua capacidade apresentando sinais de que, uma parte do lixo acumulado ali nos últimos 30 anos, pode verter para dentro da Baia de Guanabara.
Em seguida, deverão acessar o vídeo “Catadores de Gramacho « Notícias do Rio" (TVBRASIL -13/10/2009), disponível em http://www.youtube.com/watch?v=GlSig5El8Go&feature=related (acessado em 07/12/2011) que trata do mesmo tema complementando as informações do primeiro vídeo. O aterro sanitário de Gramacho, em Duque de Caxias, recebe cerca de 70% do lixo produzido na cidade do Rio de Janeiro. São cerca de seis mil toneladas, disputadas pelos 1.300 catadores da região, que dependem do lixo reciclável para sobreviver. Embora renda menos de um salário mínimo por mês, os catadores estão preocupados com o fim do aterro, quando a estação de tratamento de Seropédica estiver em pleno funcionamento.
Para isso, deverão seguir os passos: Metasys => Aplicativos => Internet => Mozilla Firefox. No campo de "endereço" deverão digitar os sítios apontados anteriormente.
Após esse primeiro momento de acesso individual, os alunos deverão ser organizados em grupos de três, para que possam discutir alguns destaques feitos pelo professor, como os sugeridos a seguir.
Quais sentimentos os vídeos despertaram em você?
O que as pessoas fazem nesse local?
Tudo o que vai parar nos lixões e aterros sanitários é realmente lixo?
As montanhas de lixo mostradas nos vídeos poderiam ser diminuídas? Como?
Viver do lixo é uma opção plausível?
Fonte da imagem: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Galileu2/foto/0,,48138412,00.jpg. Acessado em 07/12/2011.
As respostas do grupo de alunos deverão ser registradas diretamente no computador UCA, por cada aluno, utilizando o editor de texto KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos).
Após a discussão e registros, cada grupo de alunos deverá expor aos demais as suas considerações. O professor deverá ficar atento, nesse momento de socialização, aos conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema e aproveitar o espaço para tecer considerações e inserir novos conhecimentos científicos.
Após a socialização e das considerações finais, o professor deverá fazer novas perguntas, como as sugeridas a seguir, dialogando com os alunos, buscando apreender seus conhecimentos sobre o tema.
Sugestões de perguntas
O que é lixo?
Para onde vai o nosso lixo depois que o lixeiro passa?
Há alternativas para a destinação daquilo que descartamos que não seja a coleta pelo caminhão de lixo?
As alternativas de destinação são ambientalmente satisfatórias? Como poderia melhorar? O que podemos fazer em nosso dia a dia?
O que fazer com o lixo separado?
Fonte da imagem: http://meioambiente.culturamix.com/blog/wp-content/uploads/2011/01/Reciclagem-Dom%C3%A9stica.jpg. Acessado em 07/12/2011.
A fim de ampliar os conhecimentos a respeito do tema, o professor deverá orientar os alunos para acessarem dois textos de fundamentação teórica utilizando seus computadores UCA, seguindo os passos: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox. Os sítios recomendados a seguir, deverão ser fornecidos, por escrito aos alunos, para que digitem no campo de endereço.
Texto 1- E se... não houvesse lixo? Disponível em: http://super.abril.com.br/superarquivo/2007/conteudo_508299.shtml. Acessado em 07/12/2011
Texto 2- Precicle. Disponível em: http://www.lixo.com.br/index.php?Itemid=239&id=132&option=com_content&task=view. Acessado em 07/12/2011
É possível acabar com a produção de lixo?
O que podemos fazer para diminuir o impacto ambiental provocado pela grande geração de resíduos?
O que significam os 3 Rs? Qual deles deve ser priorizado?
Por que a reciclagem é o último “R” da lista dos 3Rs?
O que é “preciclar”?
Se não somos recicladores, qual é o nosso papel no processo de reciclagem de resíduos sólidos?
As embalagens geram um problema ambiental? Explique.
Qual é a diferença entre reciclar e reutilizar?
Que atitudes você teria que rever no seu dia a dia para minimizar o impacto ambiental advindo da sua geração de lixo?
O primeiro momento deverá ser de estudo individual, após o qual o professor organizará os alunos em grupos de três para a discussão das questões propostas. Terminada a discussão, cada grupo deverá socializar aos demais e ao professor as suas considerações. Após a socialização, cada grupo de alunos deverá produzir um texto tendo como referência as questões discutidas nas atividades 1 e 2 e enviar ao professor para correção por e-mail. O texto poderá ser produzido diretamente no computador UCA, por cada aluno, utilizando o editor de texto KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos).
Em seguida, o grupo deverá apontar o que mais gostariam de saber sobre o assunto, acrescentando suas perguntas aos registros já feitos no documento iniciado anteriormente no KWord.
Fonte da imagem: http://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2010/06/reciclagem-lata-aluminio.jpg. Acessado em 09/12/2011.
Sugerimos que o professor organize duas visitas. A primeira visita deve ser ao espaço onde é destinado o lixo urbano e a segunda a uma cooperativa de catadores de recicláveis. Para isso, deverá preparar um roteiro no qual destaque aspectos a serem observados e registrados, tais como a descrição do ambiente e das pessoas que trabalham com resíduos sólidos que deverão ser ouvidas por meio de entrevistas. Se não houver cooperativas, os catadores de recicláveis poderão ser entrevistados nas ruas ou convidados a virem à escola.
Os alunos deverão fazer registros que comporão um relatório a ser enviado ao professor, por e-mail, para avaliação.
Para registrar essa atividade, além do editor de texto do computador UCA (KWord), os alunos utilizarão a webcam para fotografar e filmar, seguindo os passos: Metasys => Aplicativos => Multimídia => WxCam. O botão "máquina de retrato" tira uma foto através da webcam. O "botão vermelho" inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da webcam. O ícone "Visualizador de imagens" abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em uma mídia externa como, por exemplo, por exemplo, um pendrive.
Fonte da imagem: http://www.minassemlixoes.org.br/wp-content/uploads/2010/11/compostagem-organica-2.jpg. Acessado em 09/12/2011.
Tendo como referência as informações já apresentadas nas atividades anteriores e na perspectiva de complementação e ampliação dos conhecimentos sobre o tema, o professor deverá orientar aos alunos para que façam pesquisas na internet. (Metasys => Aplicativos => Internet => Mozilla. Firefox).
Abaixo sugerimos tópicos e endereços para acesso, mas se aparecerem outros, diferentes desses, os alunos deverão ser orientados a buscar referências para acesso nos sítios de busca como o Google seguindo os passos: Metasys => Aplicativos => Internet => Mozilla Firefox => digitar no endereço: www.google.com.br. Ao abrir, o sítio mostrará o espaço para digitação dos termos de busca.
Cabe ao professor orientar os alunos no sentido de selecionarem sítios mais confiáveis, como os das instituições públicas e revistas de divulgação científica.
Sugerimos sete temas. O professor deverá dividir a turma em sete grupos e sortear os temas, de modo que cada grupo pesquise um item.
Tema 1 – Resíduos sólidos e sua destinação
Destinação de resíduos sólidos. Disponível em: http://www.mma.gov.br/sitio/index.php?ido=conteudo.monta&idEstrutura=36&idConteudo=10767&idMenu=11640. Acessado em 07/12/2011
Coleta Seletiva – Cores. Disponível em: http://www.lixo.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=137&Itemid=244. Acessado em 07/12/2011
Coleta Seletiva - O que é Reciclável? Disponível em: http://www.lixo.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=136&Itemid=243. Acessado em 07/12/2011
Reciclagem de Latas de Alumínio. Disponível em: http://www.infoescola.com/ecologia/reciclagem-de-latas-de-aluminio/. Acessado em 07/12/2011
Tema 2- Coleta seletiva
Coleta Seletiva – Conscientização. Disponível em: http://www.lixo.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=140&Itemid=247. Acessado em 07/12/2011
Coleta Seletiva – Implantação. Disponível em: http://www.lixo.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=135&Itemid=242. Acessado em 07/12/2011
Coleta Seletiva - Secretaria do Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo. Disponível em: http://www.lixo.com.br/documentos/coleta%20seletiva%20como%20fazer.pdf. Acessado em 07/12/2011
Tema 3 – Coleta seletiva: legislação
Legislação sobre coleta seletiva. Disponível em: http://www.lixo.com.br/documentos/decreto40645_2007_coleta_seletiva_rj.pdf. Acessado em 07/12/2011
DECRETO Nº 5.940, DE 25 DE OUTUBRO DE 2006. Disponível em: http://www.lixo.com.br/documentos/decreto5940_2006.pdf. Acessado em 07/12/2011
Legislação. Disponível em: http://www.lixo.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=148&Itemid=255. Acessado em 07/12/2011
Tema 4 – Agenda 21 doméstica
Agenda Ambiental Doméstica. Disponível em: http://www.lixo.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=192. Acessado em 07/12/2011
Agenda 21 pessoal – lixo. Disponível em: http://www.agenda21local.com.br/age3.htm. Acessado em 07/12/2011
Agenda 21 pessoal – alimentos. Disponível em: http://www.agenda21local.com.br/age4.htm. Acessado em 07/12/2011
Agenda 21 pessoal – casa. Disponível em: http://www.agenda21local.com.br/age8.htm. Acessado em 07/12/2011
Agenda 21 pessoal - Energia. Disponível em: http://www.agenda21local.com.br/age1.htm. Acessado em 07/12/2011
Agenda 21 pessoal - Água. Disponível em: http://www.agenda21local.com.br/age2.htm. Acessado em 07/12/2011
Tema 5 – “Lixo” orgânico e sustentabilidade
Compostagem. Disponível em: http://www.lixo.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=147&Itemid=254. Acessado em 07/12/2011
Recicle seu lixo orgânico. Disponível em: http://www.ecodesenvolvimento.org.br/voceecod/recicle-seu-lixo-organico. Acessado em 07/12/2011
O valor do lixo orgânico. Disponível em: http://www.revistasustentabilidade.com.br/blogs/blog-do-editor/o-valor-do-lixo-orgnico. Acessado em 07/12/2011
LIXO ORGÂNICO O QUE FAZER? http://bancopaju.blogspot.com/2011/10/lixo-organico-o-que-fazer.html. Acessado em 07/12/2011
Lixo orgânico. Disponível em: http://www.sustentabilidade.org.br/info_det.asp?codigo=916. Acessado em 07/12/201.
Fonte da imagem: http://blog.grupocaixaseguros.com.br/wp-content/uploads/2011/02/Coleta-Seletiva-I.jpg. Acessado em 09/12/2011.
Como fechamento desse estudo, cada grupo de alunos deverá montar uma apresentação do conteúdo estudado por meio do trabalho de campo e da pesquisa na internet.
Para essa montagem deverão utilizar "KPresenter" (Metasys => Aplicativos => Ferramentas de Produtividade => Gerador de Apresentação). As imagens feitas no trabalho de campo deverão ser salvas no "KPaint" e utilizadas na apresentação, assim como os vídeos.
As apresentações deverão ser salvas em "pendrives" que deverão ser conectados a um computador que, por sua vez, deverá estar conectado ao aparelho data show, para a exposição aos colegas e professor.
Fonte da imagem: http://oglobo.globo.com/fotos/2011/10/09/09_MHG_lixo01.jpg. Acessado em 09/12/2011.
Após a realização da montagem das apresentações, o professor deverá organizar o espaço para a socialização das mesmas por cada grupo. Propomos uma organização no formato de um seminário, onde cada grupo tem seu tempo de exposição, seguido de um tempo para perguntas dos ouvintes.
Cabe ao professor ressaltar informações não contempladas e prestar esclarecimentos para as dúvidas apresentadas e que os grupos não souberem responder.
GONÇALVES, Pólita. A Reciclagem Integradora dos Aspectos Ambientais, Sociais e Econômicos. Ed. DP&A, 2003.
Desafios do Jornalismo ambiental em pauta no Rio de Janeiro. Disponível em: http://www.ecoagencia.com.br/index.php?open=noticias&id=VZlSXRlVONlUspFSjZEZhN2aKVVVB1TP. Acessado em 07/12/2011.
MAPA MENTAL DOS PROBLEMAS DO LIXO. Disponível em: http://www.ufrrj.br/institutos/it/de/acidentes/mma24.htm. Acessado em 07/12/2011.
Produção de lixo cresce mais do que população urbana. Revista Galileu. 27/04/2011. Disponível em: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI228835-17770,00-PRODUCAO+DE+LIXO+CRESCE+MAIS+DO+QUE+POPULACAO+URBANA.html. Acessado em 07/12/2011
O chorume no meio ambiente. Disponível em: http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/chorume-no-meio-ambiente.htm. Acessado em 07/12/2011
Desvendando a sustentabilidade no mundo das minhocas– UCA. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37873. Acessado em 07/12/2011
Educação ambiental: reaproveitando o óleo de cozinha- UCA. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37872. Acessado em 07/12/2011
A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas.
Poderão ser utilizados como instrumentos de avaliação quantitativa: as produções escritas individuais ou em grupo, especialmente os textos, o relatório do trabalho de campo e os registros da pesquisa na internet (atividades 1, 2,3 e 4). As apresentações finais produzidas e socializadas pelos grupos de alunos (atividades 5 e 6) também deverão ser objetos de avaliação quantitativa.
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