12/12/2011
Desvendando a sustentabilidade no mundo das minhocas– UCA
SELMA GONZAGA SILVA, Cláudia Regina Montes Gumerato
Cláudia Regina Montes Gumerato
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Identificar as questões sociais relacionadas à geração e destinação do lixo.
Diferenciar resíduos recicláveis de lixo.
Explicar a importância da coleta seletiva para a reciclagem de resíduos sólidos.
Associar o consumo à geração de lixo.
Incorporar o consumo consciente ao seu cotidiano.
Explicar a realidade vivenciada pelos catadores de recicláveis.
Não requer conhecimentos prévios específicos.
Fonte da imagem: http://1.bp.blogspot.com/_HEkrKC8MP2E/TSIbckOVklI/AAAAAAAAAt8/rDkPEHFPq64/s400/consumo-consciente.jpg. Acessado em 09/12/2011.
Sugerimos que o professor oriente os alunos para que, utilizando seus laptops Classmate, acessem primeiramente o vídeo "Futuro do Lixo (Hoje em dia)" disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=jpgq8_9hzSs (acessado em 09/12/2011). Trata-se de uma reportagem do programa "Hoje em Dia" da TV Record exibido em 14/11/2011, que mostra a situação do lixo em São Paulo e traz um panorama dos resíduos no Brasil. Aborda o problema da crescente geração de lixo, a reciclagem como fator de transformação social, a compostagem feita em minhocários, multa para quem não separar o lixo a partir de 2012, surgimento de aterros sanitários, Política Nacional dos Resíduos Sólidos, logística reversa e educação ambiental.
Para isso, deverão seguir os passos: Metasys => Aplicativos => Internet => Mozilla Firefox. No campo de "endereço" deverão digitar o sítio apontado anteriormente. O acesso deverá acontecer individualmente, assim como os registros a partir de questões propostas pelo professor. Cabe ao professor fornecer as instruções, as questões e os endereços por escrito para os alunos, o que lhes possibilitará trabalhar organizadamente e com autonomia.
Questões para registro e discussão
Que fato relatado na reportagem confirma que a geração de lixo está atrelada ao consumo?
Qual é diferença entre lixo e resíduo?
O que pode ser feito para reduzir a geração de lixo?
Reciclagem ou redução da produção de lixo: o que é prioritário? Como agir?
O que significa a logística reversa?
O que a legislação brasileira prevê para 2012 em relação à destinação do lixo?
Imagem do vídeo Futuro do Lixo (Hoje em dia). Disponível em http://www.planetalixo.com.br/wp-content/uploads/2011/11/Imagem1.png. Acessado em 09/12/2011
Em seguida, deverão acessar o vídeo “Os filhos do lixo - Qual Brasil merecemos? ”, disponível em http://www.youtube.com/watch?v=6mkr7gIthko&feature=related (acessado em 15/11/2011), que trata do mesmo tema complementando as informações do primeiro vídeo, com ênfase na realidade dos catadores de recicláveis.
Para isso, deverão seguir os passos: Metasys => Aplicativos => Internet => Mozilla Firefox. No campo de "endereço" deverão digitar o sítio apontado anteriormente.
Quais são os aspectos positivos de se viver do lixo?
Quais são os aspectos positivos de se viver do lixo?
Por que tantas pessoas vivem do lixo no Brasil?
Após esse primeiro momento de acesso individual e registros os alunos deverão ser organizados em grupos de três para que possam discutir os destaques feitos pelo professor para os vídeos.
Fonte da imagem: http://3.bp.blogspot.com/_5jhYiw27rvY/SagjV1V5nGI/AAAAAAAAAp0/3fljEZTRCNc/s400/vira_latas-2.jpg. Acessado em 09/12/2011.
As respostas do grupo de alunos deverão ser registradas diretamente no computador UCA, por cada aluno, utilizando o editor de texto KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos).
Após a discussão e registros, cada grupo de alunos deverá expor aos demais as suas considerações. O professor deverá ficar atento, nesse momento de socialização, aos conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema e aproveitar o espaço para tecer considerações e inserir novos conhecimentos científicos.
Após a socialização e das considerações finais, o professor deverá fazer novas perguntas, como as sugeridas a seguir, dialogando com os alunos, buscando apreender seus conhecimentos sobre o tema.
Sugestões de perguntas
Qual é a diferença entre consumo e consumismo?
Qual é a relação entre consumo e lixo?
O que é o consumo consciente?
Fonte da imagem: http://3.bp.blogspot.com/-eenNFXvywQY/TVr0R3FaZFI/AAAAAAAAAJE/DXvG6oJn3ps/s1600/delirios_becky-bloom.jpg. Acessado em 09/12/2011.
Sugerimos que o professor oriente os alunos para que, utilizando seus laptops Classmate, acessem os três vídeos apontados a seguir, que têm curta duração mas levam à reflexão sobre a necessidade de revisão do padrão de produção e de consumo e da geração de lixo. Para isso, deverão seguir os passos: Metasys => Aplicativos => Internet => Mozilla Firefox. No campo de "endereço" deverão digitar os sítios apontados a seguir.
Instituto Akatu - Consumo Consciente. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=mkmFVtOsMEM. Acessado em 09/12/2011.
Como funciona o consumo consciente. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=CvIXSYYTU5w&feature=related. Acessado em 09/12/2011.
Nosso lixo de cada dia. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=VPox0FnkDEI. Acessado em 09/12/2011.
Após acessarem e assistirem aos vídeos, os alunos deverão ser organizados em grupos de três para a produção de um texto no qual deverão relacionar os 5 vídeos. O texto deverá ter como ponto de partida uma frase atribuída ao filósofo grego Sócrates que a pronunciava ao se dirigir aos vendedores quando passeava pelas ruas comerciais de Atenas: "Estou apenas observando quanta coisa existe de que não preciso para ser feliz.".
A produção escrita do grupo deverá ser registrada no computador UCA, por cada aluno, utilizando o editor de texto KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos) e enviada para o professor, por e-mail, para avaliação.
Fonte da imagem: http://2.bp.blogspot.com/_tfgX56x6f_0/TLbhi-ZI-FI/AAAAAAAAEwk/UltCuniQJEY/s1600/ad27060701.jpg. Acessado em 09/12/2011.
A fim de ampliar os conhecimentos a respeito do tema, o professor deverá orientar os alunos para acessarem um texto de fundamentação teórica utilizando seus computadores UCA, seguindo os passos: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox. O sítio recomendado a seguir, deverão ser fornecidos, por escrito aos alunos, para que digitem no campo de endereço.
Texto - Lixo é problema diretamente ligado à riqueza e ao consumismo. Disponível em: http://www.agsolve.com.br/noticia.php?cod=673. Acessado em 09/12/2011.
Por que o autor afirma que os países ricos são melhores produtores de lixo do que propriamente de bens de consumo?
Como acontece o consumo no mundo?
Como acontece a geração de lixo no mundo?
Qual é a diferença entre o descarte de papel entre países ricos e pobres?
Para as pesquisadoras da PUC de Goiás os catadores de recicláveis estão na chamada “inclusão social perversa”. Por que fazem essa afirmativa?
Com a reciclagem o problema do lixo está resolvido?
A alta produção de lixo é interessante para quem? Por quê?
O que deve ser feito para que o capitalismo moderno não seja soterrado pelo seu próprio lixo?
O primeiro momento deverá ser de estudo individual, após o qual o professor organizará os alunos em grupos de três para a discussão das questões propostas. Terminada a discussão, cada grupo deverá socializar aos demais e ao professor as suas considerações.
A síntese da discussão do grupo deverá ser registrada no computador UCA utilizando o editor de texto KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos), por cada aluno, e enviada ao professor para avaliação, por e-mail.
Fonte da imagem: http://www.portalmedquimica.com.br/images/noticias/no_lixo_brasil.jpg. Acessado em 09/12/2011.
Tendo como referência as informações já apresentadas nas atividades anteriores e na perspectiva de complementação e ampliação dos conhecimentos sobre o tema, o professor deverá orientar aos alunos para que façam pesquisas na internet. (Metasys => Aplicativos => Internet => Mozilla. Firefox).
Abaixo sugerimos tópicos e endereços para acesso, mas se aparecerem outros, diferentes desses, os alunos deverão ser orientados a buscar referências para acesso nos sítios de busca como o Google seguindo os passos: Metasys => Aplicativos => Internet => Mozilla Firefox => digitar no endereço: www.google.com.br. Ao abrir, o sítio mostrará o espaço para digitação dos termos de busca.
Cabe ao professor orientar os alunos no sentido de selecionarem sítios mais confiáveis, como os das instituições públicas e revistas de divulgação científica.
Sugerimos quatro temas. O professor deverá dividir a turma em oito grupos e sortear os temas, de modo que cada dois grupos pesquisem um mesmo tema.
Tema 1- Sociedade de consumo
Sociedade de consumo. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sociedade_de_consumo. Acessado em 09/12/2011.
Capitalismo sustentável é utopia a ser perseguida. Disponível em: http://www.gazetadopovo.com.br/economia/conteudo.phtml?id=767050. Acessado em 09/12/2011.
Consumo consciente. Disponível em: http://www.brasilescola.com/biologia/consumo-consciente.htm. Acessado em 09/12/2011.
Enterrando problemas. Disponível em: http://www.comciencia.br/comciencia/handler.php?section=8&edicao=32&id=380. Acessado em 09/12/2011.
Reciclagem. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=DMh-Frodbts&feature=related. Acessado em 09/12/2011.
Reciclagem do lixo e coleta seletiva. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=8L1JjdklCrs&feature=BFa&list=PL744906901751B0EF&lf=rellist. Acessado em 09/12/2011.
Lixo doméstico e a produção da ignorância- Parte 1- Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=z36E2HYnL-0. Acessado em 09/12/2011.
Reciclagem do lixo e coleta seletiva. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=8L1JjdklCrs&feature=BFa&list=PL744906901751B0EF&lf=rellist. Acessado em 09/12/2011.
Lixo doméstico e a produção da ignorância- Parte 2. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=cHsaO4O8H9Q. Acessado em 09/12/2011.
Parte 3- Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=RLbtIE8xe7c&feature=related. Acessado em 09/12/2011.
Catadores de Materiais Recicláveis. Disponível em: http://www.lixo.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=133&Itemid=240. Acessado em 09/12/2011.
MNCR. Disponível em: http://www.mncr.org.br. Acessado em 09/12/2011.
Sugerimos que cada aluno faça uma busca individual e registre as informações mais relevantes em seu computador UCA, usando o editor de texto KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos). Após esse estudo individual, o grupo deverá se reunir e cada aluno apresenta aos demais suas anotações e as discute com o grupo. O grupo deverá então fazer um consolidado de todos os registros em um texto único, que deverá ser enviado ao professor, por e-mail, para avaliação. As informações da pesquisa deverão ser somadas às demais já registradas nas atividades 1, 2, 3 e 4 para comporem um texto que será a introdução do relatório da pesquisa realizada no trabalho de campo.
Fonte da imagem: http://api.ning.com/files/LRN63WVLF9iU8NUr7tOTF22V1YX0gBywM83eG4ABbH2fMlVPLXnxpVgeZRigSShNhNI4m55f68l2-SB89IyUp59pMrQX-t6R/lixo.bmp. Acessado em 09/12/2011.
Atividade 5 - Trabalho de campo
Sugerimos que os alunos façam uma atividade na qual sigam o caminho do lixo em sua casa, bairro e centros comerciais, no qual deverão fotografar situações, filmar e gravar entrevistas com pessoas que trabalham no setor de coletas de resíduos em seu ambiente próximo. O estudo feito anteriormente fundamentará as perguntas a serem feitas a essas pessoas para saberem mais sobre a destinação de resíduos no local onde vivem.
Os alunos deverão fazer registros que comporão um relatório a ser enviado ao professor, por e-mail, para avaliação.
Para registrar essa atividade, além do editor de texto do computador UCA (KWord), os alunos utilizarão a webcam para fotografar e filmar, seguindo os passos: Metasys => Aplicativos => Multimídia => WxCam. O botão "máquina de retrato" tira uma foto através da webcam. O "botão vermelho" inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da webcam. O ícone "Visualizador de imagens" abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em uma mídia externa como, por exemplo, por exemplo, um pendrive.
Como fechamento desse estudo, cada grupo de 3 alunos deverá montar uma apresentação do conteúdo estudado por meio do trabalho de campo e da pesquisa na internet.
Para essa montagem deverão utilizar "KPresenter" (Metasys => Aplicativos => Ferramentas de Produtividade => Gerador de Apresentação). As imagens feitas no trabalho de campo deverão ser salvas no "KPaint" e utilizadas na apresentação, assim como os vídeos.
As apresentações deverão ser salvas em "pendrives" que deverão ser conectados a um computador que, por sua vez, deverá estar conectado ao aparelho data show, para a exposição aos colegas e professor.
Após a realização da montagem das apresentações, o professor deverá organizar o espaço para a socialização das mesmas por cada grupo.
Cabe ao professor ressaltar informações não contempladas e prestar esclarecimentos para as dúvidas apresentadas e que os grupos não souberem responder.
Propomos uma organização no formato de um seminário, onde cada grupo tem seu tempo de exposição, seguido de um tempo para perguntas dos ouvintes.
Os “Catadores do Lixo” na construção de uma nova cultura: a de separar o lixo e da consciência ambiental. Disponível em: http://www.urutagua.uem.br//007/07ferreira.htm. Acessado em 09/12/2011.
Tolerância zero com o lixo. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/lixo/politica-nacional-residuos-solidos-tolerancia-zero-lixo-647537.shtml. Acessado em 09/12/2011.
A transformação do lixo em riqueza. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/lixo/coleta-lixo-ceu-aberto-falta-tratar-reaproveitar-647133.shtml. Acessado em 09/12/2011.
Estudo retrata hábitos de consumo brasileiro. Disponível em: http://www.ibope.com.br/giroibope/9edicao/consumo.html. Acessado em 09/12/2011.
A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas.
Poderão ser utilizados como instrumentos de avaliação quantitativa: as produções escritas individuais ou em grupo, especialmente os textos, a pesquisa na internet e o relatório do trabalho de campo (atividades 1, 2, 3, 4 e 5). As apresentações finais produzidas e socializadas pelos grupos de alunos (atividades 6 e 7) também deverão ser objetos de avaliação quantitativa.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!