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Transição do Feudalismo para o Capitalismo

 

13/12/2011

Autor e Coautor(es)
Augusto Carvalho Borges
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Débora Cazelato de Souza, Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Tempo: transformações e mentalidades
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Trabalho e relações sociais
Ensino Médio História Trabalho
Ensino Médio História Poder
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá aprender com esta aula algumas características sobre a sociedade feudal e como essa mesma sociedade entrou em crise. Além disso, compreenderá como a crise do sistema feudal trouxe em seu bojo condições para o nascimento do Capitalismo. 

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno já deverá ter visto alguns aspectos sobre as invasões de diversos povos ocorridas na Europa a partir do século V até ao século X, pois essas invasões contribuíram para a formação do Feudalismo. 

Estratégias e recursos da aula

AULA 1

Nesta primeira aula, o professor relembrará aos alunos como a sociedade feudal estava constituída social, política e economicamente.

Sociedade feudal

Discuta com os alunos o texto abaixo.

"Era característica do mundo feudal o seu aspecto rural e auto-suficiente, ou seja, a produção estava voltada para o consumo local. Nessa sociedade medieval, grande parte da população era formada por servos, e pessoas ligadas à terra por fortes tradições e vínculos jurídicos.

Submetidos à autoridade do senhor feudal, os servos eram responsáveis pelos trabalhos nos feudos. O senhor feudal eram quem detinha o poder dentro de sua terra. Uma espécie de legislador que decidia sobre a justiça, produção e, sobretudo, práticas judiciais.

Nessa sociedade feudal, a mobilidade social era rara. Grosso modo, o sujeito que nascia servo continuava toda sua vida sendo servo, isto é, cuidando dos interesses de seu senhor.

Consolidado a partir do século IX, o sistema feudal era baseado na troca recíproca entre o servo e seu senhor. O que se quer dizer é que os servos trabalhavam para o senhor da terra, pagando-lhe com produtos pela utilização da terra, e em troca recebia de seu senhor a proteção militar. Essa proteção dada pelo senhor feudal, gerava uma relação de dependência e gratidão por parte do servo, no qual se denominou vassalagem. Como não havia um trabalho assalariado, tanto o senhor feudal quanto o servo estavam ligados em uma rede de dependências.

Pode-se chamar o feudalismo de um sistema econômico, político e social característico da Europa da Idade Média. Como já foi dito acima, as relações servis de produção baseavam-se na interdependência entre o senhor feudal (dono da terra) e o servo (que dependia dessa mesma terra para sobreviver). Este deveria cumprir as obrigações servis, entregando parte de sua produção ao senhor e prestando serviços gratuitos."

As obrigações servis

eram um conjunto de impostos e tributos que os servos deveriam pagar a seus senhores. Os servos tinham que entregar a estes parte de sua produção agrícola (a talha). Eram obrigados também a trabalhar gratuitamente nas terras do senhor (corvéia) e não podiam se deslocar do feudo sem permissão. Além disso, deveriam pagar impostos indiretos ou adicionais, como as banalidades pelo uso do forno e do moinho, e a mão-morta, paga quando um camponês sucedia a seu pai na posse do lote arrendado. (PAZZINATO, Alceu Luiz; SENISE, Maria Helena Valente. História Moderna e Contemporânea. São Paulo: Ática, 2000. p. 7.)

feudo

Estrutura de um feudo: 1. Manso senhorial; 2. Manso servil; 3. Manso comunal. Disponível em: http://soprahistoriar.blogspot.com/2010/05/pontos-sobre-o-feudalismo-reino-franco.html

 

Relação de suserania e vassalagem

 

Relações de suserania e vassalagem. Disponível em: http://soprahistoriar.blogspot.com/2010/05/pontos-sobre-o-feudalismo-reino-franco.html

piramide social

 

Pirâmide social. Rei no topo. Nobreza e clero (tudo lhes pertence; não pagam impostos, mas recebem-nos do povo). Povo (sustenta o clero e a nobreza, trabalha, paga impostos a todos, trabalha para o rei nas obras e na guerra). Disponível em: http://soprahistoriar.blogspot.com/2010/05/pontos-sobre-o-feudalismo-reino-franco.html

 

Os alunos, depois de discutir o texto e observar as imagens, irão assistir ao vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=21ATNLKuHyU.

 

Como atividade nesta aula, os alunos irão reunir-se em grupos de, no máximo, cinco pessoas e produzirem uma pequena tabela (cada aluno deverá fazer essa tabela em seu caderno), com as principais características do sistema feudal, como, por exemplo, aspectos econômicos, políticos, sociais e culturais. Os grupos poderão utilizar-se da Internet para realizar a sua tarefa.

 

Alguns sites para a realização desta atividade:

http://imedia6a.blogspot.com/2007_09_01_archive.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Feudalismo

http://www.brasilescola.com/historiag/feudalismo.htm

 

OBSERVAÇÃO: O professor poderá continuar esta atividade na próxima aula, caso não consiga finalizá-la na primeira aula.

AULA 2

Depois de compreenderem como as relações entre os homens estavam estabelecidas no período feudal, o aluno irá aprender com esta aula como esse sistema entrou em crise, iniciando-se assim o Capitalismo.

 

O professor exibirá aos alunos a aula em vídeo, disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=SDDdDlxNKG0&feature=related.

 

Nesse vídeo estão descritas as principais características da crise do Feudalismo, isto é, a decadência dos feudos, o afrouxamento das relações servis, o nascimento dos burgos (cidades), o surgimento de classes nos burgos (a mais conhecida, a chamada burguesia).  Além disso, será abordada a crise dentro da Igreja, a fome, a peste e o esgotamento do solo.

 

Depois de discutir sobre o vídeo acima, o professor dividirá a turma em dois grupos. O primeiro grupo irá analisar o papel da burguesia como protagonista das mudanças ocorridas no período. O segundo grupo ficará responsável por analisar as consequências para os senhores feudais com o surgimento dos burgos.


Logo depois, os grupos, de frente um para o outro, irão debater sobre as principais características da crise do Feudalismo e o surgimento do Capitalismo. 

 

AULA 3

Nesta aula o professor irá trabalhar com os alunos acerca do surgimento dos burgos (cidades) e a sua ligação com o surgimento do Capitalismo.

feiras

 

Feiras. Disponível em: http://www.not1.com.br/renascimento-comercial-e-urbano-burguesia-e-producao-baixa-idade-media

O professor deverá lembrar os alunos de que o período feudal se caracterizava pela ligação entre o senhor feudal e o servo, em que ambos estavam interdependentes. Com o fim das invasões bárbaras em finais do século XI, a Europa entrou em uma fase de estabilidade que resultaria no renascimento da atividade econômica e, consequentemente, no surgimento das cidades e trocas entre os homens, pelas feiras que se estabeleciam no interior da região.

A descoberta de novos métodos empregados na agricultura, como o arado de ferro e a enxada, acarretou o melhoramento nas práticas produtivas agrícolas, o que, por sua vez, gerou um excedente agrícola que contribuiu para o surgimento do comércio. Em outras palavras, o excedente provindo das terras feudais foi, mais tarde, comercializado nos burgos. As trocas comerciais ficaram intensas e, por isso, houve a necessidade da criação de moedas para facilitar as trocas. 

Os cambistas

Disponível em: http://professorataniavieira.blogspot.com/

Com o surgimento dos burgos, surgiu também o trabalho assalariado e possibilidades de enriquecimento. Esse atrativo trouxe para os burgos muitos camponeses, artesãos e servos, que vislumbravam melhores situações de vida do que aquelas vividas nos feudos. A princípio os burgos funcionavam dentro dos feudos e, por isso, os seus habitantes necessitavam de pagar impostos e taxas aos senhores feudais.

A cobrança de direitos de passagem e a falta de unidades de moedas, pesos e medidas dificultavam a expansão comercial. Isso levou os habitantes dos burgos a organizarem associações coletivas, chamadas comunas. Estas associações conseguiram impor aos senhores feudais restrições aos seus direitos, através das cartas de franquia que puseram fim aos laços de servidão das cidades, suprimindo os entraves ao desenvolvimento do comércio. (PAZZINATO, Alceu Luiz; SENISE, Maria Helena Valente. História Moderna e Contemporânea. São Paulo: Ática, 2000. p. 9).

A consolidação da figura do rei proporcionou, também, o fortalecimento da burguesia. A figura do senhor feudal, grosso modo, foi substituída pela figura do rei. A burguesia passava a apoiar o rei e a contribuir para o seu fortalecimento. A burguesia desejava um Estado centralizado em que poderiam unificar e desenvolver o comércio. 

Tirinha

Ver a imagem em tamanho maior: Disponível em: http://memoriarimacomhistoria.blogspot.com/2009/09/historia-em-quadrinho-alianca-entre-o.html

Tirinha

Ver a imagem em tamanho maior: Disponível em: http://memoriarimacomhistoria.blogspot.com/2009/09/historia-em-quadrinho-alianca-entre-o.html

Como atividade final, os alunos irão desenvolver (individualmente ou em grupos de, no máximo, três alunos) uma música, uma história em quadrinhos, uma tirinha, um poema ou um vídeo sobre as principais características da transição do Feudalismo para o Capitalismo.

O aluno poderá escolher um tema exposto na aula para desenvolver, isto é, poderá optar pela relação servil entre o senhor feudal e o servo, o surgimento dos burgos, os impostos, a associação entre o rei e a burguesia, a necessidade de moedas, etc. 

Recursos Complementares

Material de apoio ao professor:

http://jovensnahistoria.blogspot.com/2010/04/transicao-do-feudalismo-para-o.html

http://idademedianaescola.blogspot.com/2009_04_01_archive.html

http://soprahistoriar.blogspot.com/2010/05/pontos-sobre-o-feudalismo-reino-franco.html

http://www.mundovestibular.com.br/articles/251/1/A-TRANSICAO-DO-FEUDALISMO-PARA-O-CAPITALISMO/Paacutegina1.html

http://www.historiadomundo.com.br/idade-moderna/transicao-feudalismo-para-capitalismo.htm

http://www.colegioweb.com.br/historia/a-transicao-do-feudalismo-para-o-capitalismo-.html

 

Sites para a realização da primeira e da segunda atividades:

http://imedia6a.blogspot.com/2007_09_01_archive.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Feudalismo

http://www.brasilescola.com/historiag/feudalismo.htm

 

Lista de filmes sobre a temática que o professor poderá expor aos alunos:

- As cruzadas;

- As aventuras de Robin Hood;

- O flautista Mágico;

- O incrível exército de Brancaleone;

- O senhor da guerra;

- A lenda da Flauta Mágica;

- O nome da Rosa;

- Lancelot.

(Lista de filmes retirados dos seguintes livros didáticos: MOTA, Myriam Becho; BRAICK, Patrícia Ramos. História: das cavernas ao terceiro milênio. São Paulo: Moderna, 2005; PAZZINATO, Alceu Luiz; SENISE, Maria Helena Valente. História Moderna e Contemporânea.  São Paulo: Ática, 2000.)

Avaliação

A avaliação consistirá na análise do professor diante da participação do aluno nas atividades acima propostas. O professor avaliará a capacidade do aluno na assimilação do conteúdo por meio das atividades propostas ao longo das aulas, principalmente na realização da terceira e última atividade, que deverá ser feita com o auxílio do professor.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 7 classificações

  • Cinco estrelas 5/7 - 71.43%
  • Quatro estrelas 2/7 - 28.57%
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