20/12/2011
Aparecida Clemilda Porto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produção de texto |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
- Identificar e utilizar adequadamente a estrutura do gênero textual carta.
- Produzir carta pessoal.
- Selecionar tema e vocabulário adequados ao interlocutor.
- Elementos da comunicação.
Atividade 1 - Roda de conversa
Alunos organizados em círculo.
Professor, inicie a aula fazendo aos alunos as seguintes perguntas:
- Quem já recebeu uma CARTA PESSOAL?
- Quem já escreveu uma CARTA PESSOAL?
Muito provavelmente, serão raras as pessoas que vão responder afirmando que receberam ou enviaram cartas pessoais. Mediante tal constatação, junto com seus alunos, levante hipóteses para explicar quais seriam os motivos pelos quais poucas pessoas (ou mesmo ninguém da sala) tenha recebido ou enviado cartas pessoais. Provavelmente, aparecerão hipóteses relacionadas à utilização de meios mais rápidos e eficientes de comunicação como o telefone (comunicação por voz e dados) e a internet (email).
Atividade 2 - A vida pessoal e a carta pessoal
Professor, solicite aos alunos que, por meio de seu laptop, acessem o seguinte endereço na internet <http://letras.terra.com.br/adriana-calcanhotto/870/> e ouçam a canção Devolva-me, na interpretação de Adriana Calcanhoto.
Devolva-me (Adriana Calcanhoto)
Rasgue as minhas cartas
E não me procure mais
Assim será melhor
Meu bem!
O retrato que eu te dei
Se ainda tens
Não sei!
Mas se tiver
Devolva-me!
Deixe-me sozinho
Porque assim
Eu viverei em paz
Quero que sejas bem feliz
Junto do seu novo rapaz...
O retrato que eu te dei
Se ainda tens
Não sei!
Mas se tiver
Devolva-me!
Devolva-me!
Devolva-me!
Disponível em: <http://letras.terra.com.br/adriana-calcanhotto/870/>. Acesso em 18 dez. 2011.
Após ouvirem a canção, eles devem responder as seguintes questões:
a) Quais elementos da canção permitem afirmar que as cartas solicitadas são cartas pessoais?
b) Qual o tema da canção?
c) Qual o teor do pedido?
d) A canção usa a palavra "sozinho", marcando o gênero masculino. No entanto, por que podemos dizer que a canção trata de algo que pode acontecer a homens e mulheres?
e) O fim do relacionamento parece ter deixado mágoas. Quais elementos da canção nos permitem levantar tal hipótese?
Atividade 3: De destinatário a remetente de uma carta pessoal
Professor, solicite aos alunos que, motivados pela letra da canção Devolva-me, escrevam uma carta pessoal assumindo o lugar do destinatário e exercitando o papel de remetente. A regra a ser seguida é que a carta de resposta deve acompanhar o mesmo teor da canção - tratar de um relacionamento dolorosamente rompido. Conforme a condição, devem assumir o gênero masculino ou feminino.
------------------------------------------------------------------------------------------------- (local e data)
----------------------------------------------------(vocativo)
Desde que chegaram aqui, suas cartas já não são suas, são minhas. Não devolvo as cartas e nem o retrato, pois _______________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________ Não tenho nada mais a dizer. ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- (despedida).
__________________________________ (remetente)
|
Professor, para mais atividades sobre carta pessoal, sugiro as seguintes aulas:
- O gênero textual carta pessoal, de Marta Pontes Pinto, disponível em <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10086>. Acesso em 18 dez. 2011.
- O gênero carta pessoal, de Érika Kelmer Mathias, disponível em <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10946>. Acesso em 18 dez. 2011.
Professor, a carta pessoal em resposta à canção deverá ser corrigida. Observe se os alunos conseguiram desempenhar o papel por eles assumido (de homem ou mulher) e se expressam sentimentos relacionados ao tema da canção.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!