Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA - Cartas pessoais

 

20/12/2011

Autor e Coautor(es)
NELI EDITE DOS SANTOS
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Identificar e utilizar adequadamente a estrutura do gênero textual carta.

- Produzir carta pessoal.

- Selecionar tema e vocabulário adequados ao interlocutor.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Elementos da comunicação.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 - Roda de conversa

Alunos organizados em círculo.

 Professor, inicie a aula fazendo aos alunos as seguintes perguntas:

- Quem já recebeu uma CARTA PESSOAL?

- Quem já escreveu uma CARTA PESSOAL?

Muito provavelmente, serão raras as pessoas que vão responder afirmando que receberam ou enviaram cartas pessoais. Mediante tal constatação, junto com seus alunos, levante hipóteses para explicar quais seriam os motivos pelos quais poucas pessoas (ou mesmo ninguém da sala) tenha recebido ou enviado cartas pessoais. Provavelmente, aparecerão hipóteses relacionadas à utilização de meios mais rápidos e eficientes de comunicação como o telefone (comunicação por voz e dados) e a internet (email).

Atividade 2 - A vida pessoal e a carta pessoal

Professor, solicite aos alunos que, por meio de seu laptop, acessem o seguinte endereço na internet <http://letras.terra.com.br/adriana-calcanhotto/870/> e ouçam a canção Devolva-me, na interpretação de Adriana Calcanhoto.

Devolva-me  (Adriana Calcanhoto) 

Rasgue as minhas cartas
E não me procure mais
Assim será melhor
Meu bem!
 

O retrato que eu te dei
Se ainda tens
Não sei!
Mas se tiver
Devolva-me!
 

Deixe-me sozinho
Porque assim
Eu viverei em paz
Quero que sejas bem feliz
Junto do seu novo rapaz...

O retrato que eu te dei
Se ainda tens
Não sei!
Mas se tiver
Devolva-me!
Devolva-me!
Devolva-me!

 Disponível em: <http://letras.terra.com.br/adriana-calcanhotto/870/>. Acesso em 18 dez. 2011.

Após ouvirem a canção, eles devem responder as seguintes questões:

a) Quais elementos da canção permitem afirmar que as cartas solicitadas são cartas pessoais? 

b) Qual o tema da canção?

c) Qual o teor do pedido?

d) A canção usa a palavra "sozinho", marcando o gênero masculino. No entanto, por que podemos dizer que a canção trata de algo que pode acontecer a homens e mulheres?

e) O fim do relacionamento parece ter deixado mágoas. Quais elementos da canção nos permitem levantar tal hipótese? 

Atividade 3: De destinatário a remetente de uma carta pessoal

Professor, solicite aos alunos que, motivados pela letra da canção Devolva-me, escrevam uma carta pessoal assumindo o lugar do destinatário e exercitando o papel de remetente. A regra a ser seguida é que a carta de resposta deve acompanhar o mesmo teor da canção - tratar de um relacionamento dolorosamente rompido. Conforme a condição, devem assumir o gênero masculino ou feminino.

 

-------------------------------------------------------------------------------------------------  (local e data)

 

----------------------------------------------------(vocativo)

 

          Desde que chegaram aqui, suas cartas já não são suas,  são minhas.

          Não devolvo as cartas e nem o retrato, pois _______________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________________

           Não tenho nada mais a dizer.

           ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- (despedida).

 

__________________________________ (remetente)

 

Recursos Complementares

Professor, para mais atividades sobre carta pessoal, sugiro as seguintes aulas:

- O gênero textual carta pessoal, de Marta Pontes Pinto, disponível em <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10086>. Acesso em 18 dez. 2011.

- O gênero carta pessoal, de  Érika Kelmer Mathias, disponível em <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10946>. Acesso em 18 dez. 2011.

Avaliação

Professor, a carta pessoal em resposta à canção deverá ser corrigida. Observe se os alunos conseguiram desempenhar o papel por eles assumido (de homem ou mulher) e se expressam sentimentos relacionados ao tema da canção.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.