20/12/2011
Aparecida Clemilda Porto
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Escolar Indígena | Línguas | Desenvolvimento da linguagem escrita |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Identificar os verbos no futuro do presente e no futuro do pretérito em diferentes situações de uso.
Analisar o valor semântico do futuro do presente e do futuro do pretérito, seus propósitos explícitos e implícitos.
Empregar formas simples dos verbos no futuro do presente, a partir das formas compostas pelo verbo ir mais o verbo no infinitivo.
O aluno deve saber:
conceito de verbo;
conjugações do verbo;
flexão de número, pessoa e modo;
noções básicas de aspectos literários.
Atividade 1
http://frasesepensamentos.lisblogs.com/2011/10/reanato-russo/
Atividade Oral
Turma em semicírculo
Professor, o principal objetivo desta atividade é que os alunos identifiquem os tempos verbais usados na letra da canção “Será” – Legião Urbana - e analisem, em especial, o valor semântico do verbo usado no tempo futuro. Para isso, exiba, em datashow, o vídeo disponível em:
http://letras.terra.com.br/legiao-urbana/46977/
Após a exibição do vídeo, promova um debate a partir das perguntas propostas no quadro abaixo:
|
Professor, durante a discussão, oriente os alunos a se manifestarem um de cada vez para que todos ouçam a análise do colega. Verifique se eles compreendem que os verbos usados no futuro do presente sugerem, neste contexto, uma ação hipotética, marcado especialmente pela indagação do eu lírico; e, ainda, se perceberam a adequação do uso do tempo futuro na língua coloquial.
Atividade 2
http://www.istoe.com.br/assuntos/entrevista/detalhe/182178_VOU+PENDURAR+AS+SAPATILHAS+
Atividade em grupos de quatro componentes.
Professor, a proposta desta etapa da aula é que os estudantes aprofundem o conhecimento em relação aos diferentes valores semânticos do verbo no futuro do presente e no futuro do pretérito. Para tanto, eles deverão acessar o endereço: http://revistalingua.uol.com.br/textos.asp?codigo=12026para fazer o exercício a seguir. Escreva a orientação na lousa e peça-os que a copiem no caderno.
Exercício 1
- Cada aluno lê um tópico sobre um dos sentidos usados com os verbos e explica para o colega, explicitando ou esclarecendo dúvidas. - Copiem e colem no arquivo criado as explicações presentes no site sobre os diferentes sentidos empregados com o futuro do presente e o futuro do pretérito |
Para socializar a atividade, organize a turma em círculo. Cada grupo escolhe um tópico que trata do uso específico do uso do futuro do presente e do pretérito e apresenta, comentando os exemplos. Neste momento, motive os alunos a citarem outros exemplos que fazem parte de seu cotidiano. Permita que os discentes comentem também os sentidos sugeridos pelos outros verbos presentes no artigo.
Atividade 3
Alunos organizados em grupos de quatro componentes. Oriente-os para que procedam da seguinte maneira.
Exercício 2
|
Para socializar as respostas, organize os alunos em círculo. Explique a se eles que no texto falado, como a entrevista, embora esteja escrita, a forma do verbo é constituída pelo uso do auxiliar ir seguido de verbo no infinitivo. Construa com eles frases que costumam usar com esta estrutura, transformando-as no tempo simples, como, por exemplo, “Vou visitar meus parentes nas próximas férias”: Visitarei meus parentes nas próximas férias.
Para complementar o estudo sobre verbos, acesse:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=151
http://educacao.uol.com.br/planos-aula/fundamental/espanhol-verbos-no-futuro.jhtm
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21334
http://www.algosobre.com.br/gramatica/verbo-futuro.html
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=14942
Durante as atividades, verifique se os alunos compreenderam o uso do futuro do presente e do pretérito, bem como as formas e os valores semânticos empregados nos diferentes contextos de comunicação.
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
31/01/2012
Cinco estrelasGostei e serve como referência para ser relacionados a outros temas e ser trabalhado como correlação. Muito bom!
07/01/2012
Cinco estrelasExcelente!!!!!!!!!!!!! Acredito que os alunos aprenderão facilmente não só a identificá-los, mas a usá-los adequadamente.