Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


UCA – Verbos no futuro: um desafio à imaginação e à expressão

 

20/12/2011

Autor y Coautor(es)
NELI EDITE DOS SANTOS
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Escolar Indígena Línguas Desenvolvimento da linguagem escrita
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar os verbos no futuro do presente e no futuro do pretérito em diferentes situações de uso.

Analisar o valor semântico do futuro do presente e do futuro do pretérito, seus propósitos explícitos e implícitos.

Empregar formas simples dos verbos no futuro do presente, a partir das formas compostas pelo verbo ir mais o verbo no infinitivo.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deve saber:

conceito de verbo;

conjugações do verbo;

flexão de número, pessoa e modo;

noções básicas de aspectos literários.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

7 

http://frasesepensamentos.lisblogs.com/2011/10/reanato-russo/

Atividade Oral

Turma em semicírculo

Professor, o principal objetivo desta atividade é que os alunos identifiquem os tempos verbais usados na letra da canção “Será” – Legião Urbana - e analisem, em especial, o valor semântico do verbo usado no tempo futuro. Para isso, exiba, em datashow, o vídeo disponível em:

http://letras.terra.com.br/legiao-urbana/46977/

 Após a exibição do vídeo, promova um debate a partir das perguntas propostas no quadro abaixo:

  1. Com qual situação o eu lírico do poema-canção quer romper?
  2. Por que ele quer romper com esta situação?
  3. A quem ele se dirige?
  4.  Como ele expressa suas incertezas?
  5. E como ele prevê o futuro?
  6. Que verbos foram usados no futuro do presente?
  7. Esses verbos estão no modo indicativo. Entretanto, podemos afirmar que todos transmitem a ideia de certeza de que algo acontecerá? Que verbos, no futuro do presente do indicativo, nesse contexto, sugerem uma ação hipotética ou eventual?
  8. As locuções verbais presentes nos versos: “Será que nada vai acontecer”; “Será que vamos conseguir vencer”; “Quem é que vai nos proteger?"; "Será que vamos ter que responder..."  poderão ser substituídas por quais verbos simples?
  9. Por que foram usadas locuções verbais e não verbos simples? Neste contexto, o uso da locução verbal está adequado? Por quê?

Professor, durante a discussão, oriente os alunos a se manifestarem um de cada vez para que todos ouçam a análise do colega. Verifique se eles compreendem que os verbos usados no futuro do presente sugerem, neste contexto, uma ação hipotética, marcado especialmente pela indagação do eu lírico; e, ainda, se perceberam a adequação do uso do tempo futuro na língua coloquial.

Atividade 2

5 

http://www.istoe.com.br/assuntos/entrevista/detalhe/182178_VOU+PENDURAR+AS+SAPATILHAS+

Atividade em grupos de quatro componentes.

Professor, a proposta desta etapa da aula é que os estudantes aprofundem o conhecimento em relação aos diferentes valores semânticos do verbo no futuro do presente e no futuro do pretérito. Para tanto, eles deverão acessar o endereço: http://revistalingua.uol.com.br/textos.asp?codigo=12026para fazer o exercício a seguir. Escreva a orientação na lousa e peça-os que a copiem no caderno.

Exercício 1

  1. Façam o exercício abaixo utilizando, se possível, dois laptops. Acessem o endereço: http://revistalingua.uol.com.br/textos.asp?codigo=12026 (Acesso em: 19/12/2011) Criem um arquivo intitulado “Verbo no tempo futuro: formas e propósitos”.
  2. Procedam da seguinte maneira:

- Cada aluno lê um tópico sobre um dos sentidos usados com os verbos e explica para o colega, explicitando ou esclarecendo dúvidas.

- Copiem e colem no arquivo criado as explicações presentes no site sobre os diferentes sentidos empregados com o futuro do presente e o futuro do pretérito

Para socializar a atividade, organize a turma em círculo. Cada grupo escolhe um tópico que trata do uso específico do uso do futuro do presente e do pretérito e apresenta, comentando os exemplos. Neste momento, motive os alunos a citarem outros exemplos que fazem parte de seu cotidiano. Permita que os discentes comentem também os sentidos sugeridos pelos outros verbos presentes no artigo.

Atividade 3

Alunos organizados em grupos de quatro componentes. Oriente-os para que procedam da seguinte maneira.

Exercício 2

  1. Utilizem dois laptops para acessar a entrevista disponível em:http://www.istoe.com.br/assuntos/entrevista/detalhe/182178_VOU+PENDURAR+AS+SAPATILHAS+ (Acesso em:19/12/2011).
  2. Organizem de maneira que todos possam ter a oportunidade de ler um trecho da entrevista. Alternem a leitura, de maneira que um colega leia a pergunta e o outro a resposta.
  3. Assinalem todos os verbos no tempo futuro (presente e pretérito), verificando com é a estrutura usada para dar a ideia de futuro.
  4. Onde esta estrutura é usada com mais frequência em nosso cotidiano? Por que está sendo usada neste tipo de texto?
  5. Discutam e registrem no caderno suas ideias para serem socializadas com os demais colegas.

 

Para socializar as respostas, organize os alunos em círculo. Explique a se eles que no texto falado, como a entrevista, embora esteja escrita, a forma do verbo é constituída pelo uso do auxiliar ir seguido de verbo no infinitivo. Construa com eles frases que costumam usar com esta estrutura, transformando-as no tempo simples, como, por exemplo, “Vou visitar meus parentes nas próximas férias”: Visitarei meus parentes nas próximas férias.

Recursos Complementares
Avaliação

Durante as atividades, verifique se os alunos compreenderam o uso do futuro do presente e do pretérito, bem como as formas e os valores semânticos empregados nos diferentes contextos de comunicação.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • João Morais, SAO JOSE C E E MEDIO PROF , Paraná - dijo:
    joao.morais09@uol.com.br

    31/01/2012

    Cinco estrelas

    Gostei e serve como referência para ser relacionados a outros temas e ser trabalhado como correlação. Muito bom!


  • Maria de Jesus da Costa Carneiro, CE CRISTOVAO COLOMBO , Maranhão - dijo:
    jesusccarneiro@bol.com.br

    07/01/2012

    Cinco estrelas

    Excelente!!!!!!!!!!!!! Acredito que os alunos aprenderão facilmente não só a identificá-los, mas a usá-los adequadamente.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.