11/05/2011
i) Esta coleção tem como objetivo organizar aulas relacionadas à compreensão da noção de verbo, identificando tempos e modos verbais e trabalhando o uso dos verbos na vida cotidiana. A aula 1 busca identificar verbos em um texto, relacionando-os às pessoas do discurso. Aqui não há ainda o objetivo da sistematização e sim reconhecimento e usos no cotidiano. Nas aulas 2 e 3, o aluno encontrará a ideia de concordância verbal, primeiro com exercícios lúdicos e depois afirmando a importância desse recurso na construção da coesão textual. As aulas 4 e 5 introduzem a ideia de tempo verbal a partir do trabalho com as noções de ontem, hoje e amanhã. Além disso, a aula 5, trabalha com o conceito de verbo como ação, estado ou fenômeno da natureza. A partir da aula 6, até a aula de nº 11, encontramos a sistematização dos tempos verbais do Modo Indicativo e, na aula 12, trabalha-se com a ideia de condição, realizando uma comparação, sem a preocupação de nomear o conceito, entre o futuro do pretérito do Modo Indicativo com o pretérito imperfeito do Modo Subjuntivo. As aulas 13, 14 e 15, trazem uma reflexão acerca do Modo Imperativo e sua utilização em textos de uso cotidiano. Na aula 16 o aluno encontrará o emprego do verbo no gerúndio e uma crítica aos usos dessa forma verbal em nosso dia a dia. Por último, na aula 17, encontramos uma análise do emprego dos verbos em textos, de acordo com os critérios de adequação aos tempos, modos e flexões verbais. Esta aula revisa as noções estudadas na coleção.
Graça Regina Franco da Silva Reis - COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO - RJ
verbos, tempos verbais, modos verbais, uso cotidiano dos verbos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Verbo: estudo introdutório
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Identificar o verbo em um texto, relacionando-o à pessoa do discurso. De maneira ainda não sistematizada, o aluno vai conjugar verbos mais usados no seu cotidiano. Produzir texto em que o verbo seja usado para descrever ações cotidianas. 25/11/2009 Quatro estrelas 8 comentário(s) 95140 acesso(s) |
Vilma Aparecida Gomes ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
2 |
O uso de concordâncias verbais na escrita de textos
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização § Utilizar concordâncias verbais adequadas na escrita de textos. § Identificar no texto as palavras que indicam ações. § Compreender e usar oralmente os verbos nos tempos adequados. 11/01/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 11377 acesso(s) |
Mariane Patrícia Madeira Lopes ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
3 |
Trabalhando a concordância verbal
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Nesta aula, pretendemos fazer com que os alunos aperfeiçoem os seus conhecimentos a respeito da concordância verbal na língua portuguesa e percebam a importância desse recurso na construção da coesão textual. 15/03/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 29315 acesso(s) |
Priscila Brasil Gonçalves Lacerda ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
4 |
Agora, ontem e amanhã: verbos no tempo presente,passado e futuro
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa - Identificar palavras que indicam ações em frases e pequenos textos. - Trabalhar noções de tempo através de agendas semanais. - Perceber as ações ocorridas no passado, presente e futuro. 09/08/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 50163 acesso(s) |
Ana Letícia Lima Guedes COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
5 |
Passado, presente ou futuro? - No tempo dos verbos
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Perceber o conceito de verbo como ação, estado ou fenômeno da natureza. Identificar a ideia de tempo que o verbo transmite. Empregar os verbos nos tempos presente, passado e futuro. 22/02/2011 Quatro estrelas 4 comentário(s) 49252 acesso(s) |
SANDRA MARIA ROCHA DE ARRUDA COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
6 |
Tempos verbais na 3ª pessoa do plural
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Os alunos terão a oportunidade de aprender a trabalhar com os tempos verbais na 3ª pessoa do plural de forma diferenciada, após criarem tabela num editor de textos de computador. Estas aulas são importantes, principalmente nas regiões interioranas, onde o dialeto local, muitas... 10/07/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 5240 acesso(s) |
Rosemary Paula Basso Secretaria Municipal de Educação de CHARQUEADA CHARQUEADA SP Informação e Comunicação |
7 |
Simbad, o Marujo – Verbos – presente, passado (pretérito) e futuro
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Compreender que os verbos podem ser flexionados de acordo com os tempos verbais Perceber que na fala e na escrita os tempos verbais devem “concordar” com o contexto onde estão inseridos 10/05/2010 Quatro estrelas 6 comentário(s) 17352 acesso(s) |
Graça Regina Franco da Silva Reis COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
8 |
Para acordar – “O catador de piolhos” e os verbos no pretérito – Modo Indicativo (Diléa Frate)
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Conhecer os três pretéritos do Modo Indicativo Compreender a diferença entre o tempo de cada pretérito Aplicar corretamente os pretéritos dentro de frases, parágrafos e textos 02/12/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 26646 acesso(s) |
Graça Regina Franco da Silva Reis COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
9 |
Projeto morcego – conto africano – brincando com verbos
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa • Revisar os tempos verbais do Modo Indicativo: pretérito perfeito e pretérito imperfeito 09/11/2009 Quatro estrelas 5 comentário(s) 19197 acesso(s) |
Graça Regina Franco da Silva Reis COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
10 |
Narrativa: uso dos verbos no pretérito imperfeito do indicativo nos contos de fada
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa interpretar diferentes contos de fada; reconhecer a predominância do verbos no pretérito imperfeito nos contos de fada; fazer atividades sobre verbos. 25/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 16061 acesso(s) |
Daniela Braga de Paula ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
11 |
Verbos no futuro do Pretérito
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Conhecer verbos no futuro do pretérito. Usar verbos no futuro do pretérito. 16/12/2009 Quatro estrelas 7 comentário(s) 23710 acesso(s) |
Graça Regina Franco da Silva Reis COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
12 |
Os tempos verbais e o uso do se na escrita de fatos reais e imaginários.
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Identificar fatos reais e fatos ficcionais. Associar o uso da conjunção se à ideia de condição. Utilizar corretamente os tempos verbais adequados ao uso do se (condição-hipótese). 28/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 5994 acesso(s) |
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
13 |
Refletindo sobre o uso de verbos no Modo Imperativo
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa FORMULAR HIPÓTESES A RESPEITO DA FORMAÇÃO DO MODO IMPERATIVO. • VALIDAR OU FORMULAR AS HIPÓTESES LEVANTADAS A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DO MODO IMPERATIVO. • FAZER INFERÊNCIAS A PARTIR DO USO DOS VERBOS QUE INDICAM ORDEM, PEDIDOS. • POSICIONAR-SE CRITICAMENTE. 20/12/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 15772 acesso(s) |
LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
14 |
O uso do imperativo nas receitas
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Compreender qual a função dos verbos no modo imperativo nas receitas. 20/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 17260 acesso(s) |
Júlia Maria Cerqueira Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Línguas |
15 |
Sobre o emprego do imperativo em anúncios publicitários
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa identificar as formas verbais do imperativo em textos publicitários; analisar efeitos de sentido produzido pelo emprego de verbos no imperativo em propagandas; empregar verbos no modo imperativo como recurso de persuasão; produzir anúncio publicitário. 21/11/2009 Quatro estrelas 10 comentário(s) 82247 acesso(s) |
LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
16 |
Quando o gerúndio torna-se vilão
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Entender o gerúndio como possibilidade da língua. Analisar casos de emprego do gerúndio. Identificar problemas no uso do gerúndio. 13/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 14819 acesso(s) |
WALLESKA BERNARDINO SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
17 |
O verbo na construção do texto
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa analisar o emprego de verbos em textos conforme os critérios de adequação aos tempos, modos e flexões verbais; observar e apropriar-se de certos aspectos da língua relacionados aos tempos verbais; verificar, por meio de atividades propostas, a função semântico-estilística do v... 14/01/2011 Cinco estrelas 5 comentário(s) 116479 acesso(s) |
LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
Sem estrelas 0 classificações - 39787 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!