Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Verbos

 

11/05/2011

Ficha Técnica
Descrição

i) Esta coleção tem como objetivo organizar aulas relacionadas à compreensão da noção de verbo, identificando tempos e modos verbais e trabalhando o uso dos verbos na vida cotidiana. A aula 1 busca identificar verbos em um texto, relacionando-os às pessoas do discurso. Aqui não há ainda o objetivo da sistematização e sim reconhecimento e usos no cotidiano. Nas aulas 2 e 3, o aluno encontrará a ideia de concordância verbal, primeiro com exercícios lúdicos e depois afirmando a importância desse recurso na construção da coesão textual. As aulas 4 e 5 introduzem a ideia de tempo verbal a partir do trabalho com as noções de ontem, hoje e amanhã. Além disso, a aula 5, trabalha com o conceito de verbo como ação, estado ou fenômeno da natureza. A partir da aula 6, até a aula de nº 11, encontramos a sistematização dos tempos verbais do Modo Indicativo e, na aula 12, trabalha-se com a ideia de condição, realizando uma comparação, sem a preocupação de nomear o conceito, entre o futuro do pretérito do Modo Indicativo com o pretérito imperfeito do Modo Subjuntivo. As aulas 13, 14 e 15, trazem uma reflexão acerca do Modo Imperativo e sua utilização em textos de uso cotidiano. Na aula 16 o aluno encontrará o emprego do verbo no gerúndio e uma crítica aos usos dessa forma verbal em nosso dia a dia. Por último, na aula 17, encontramos uma análise do emprego dos verbos em textos, de acordo com os critérios de adequação aos tempos, modos e flexões verbais. Esta aula revisa as noções estudadas na coleção.

Autoria

Graça Regina Franco da Silva Reis - COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO - RJ

Palavras-chave

verbos, tempos verbais, modos verbais, uso cotidiano dos verbos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Lista de aulas da coleção (17 aulas)
# Aula Autoria
1 Verbo: estudo introdutório

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Identificar o verbo em um texto, relacionando-o à pessoa do discurso. De maneira ainda não sistematizada, o aluno vai conjugar verbos mais usados no seu cotidiano. Produzir texto em que o verbo seja usado para descrever ações cotidianas.

25/11/2009 Quatro estrelas 8 comentário(s) 95134 acesso(s)

Vilma Aparecida Gomes

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

2 O uso de concordâncias verbais na escrita de textos

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

§         Utilizar concordâncias verbais adequadas na escrita de textos. §         Identificar no texto as palavras que indicam ações. §         Compreender e usar oralmente os verbos nos tempos adequados.

11/01/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 11370 acesso(s)

Mariane Patrícia Madeira Lopes

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

3 Trabalhando a concordância verbal

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Nesta aula, pretendemos fazer com que os alunos aperfeiçoem os seus conhecimentos a respeito da concordância verbal na língua portuguesa e percebam a importância desse recurso na construção da coesão textual.

15/03/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 29309 acesso(s)

Priscila Brasil Gonçalves Lacerda

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

4 Agora, ontem e amanhã: verbos no tempo presente,passado e futuro

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

- Identificar palavras que indicam ações em frases e pequenos textos.  - Trabalhar noções de tempo através de agendas semanais.  - Perceber as ações ocorridas no passado, presente e futuro.

09/08/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 50156 acesso(s)

Ana Letícia Lima Guedes

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

5 Passado, presente ou futuro? - No tempo dos verbos

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Perceber o conceito de verbo como ação, estado ou fenômeno da natureza.   Identificar a ideia de tempo que o verbo transmite.   Empregar os verbos nos tempos presente, passado e futuro.

22/02/2011 Quatro estrelas 4 comentário(s) 49247 acesso(s)

SANDRA MARIA ROCHA DE ARRUDA

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

6 Tempos verbais na 3ª pessoa do plural

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Os alunos terão a oportunidade de aprender a trabalhar com os tempos verbais na 3ª pessoa do plural de forma diferenciada, após criarem tabela num editor de textos de computador. Estas aulas são importantes, principalmente nas regiões interioranas, onde o dialeto local, muitas...

10/07/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 5234 acesso(s)

Rosemary Paula Basso

Secretaria Municipal de Educação de CHARQUEADA

CHARQUEADA SP

Informação e Comunicação

7 Simbad, o Marujo – Verbos – presente, passado (pretérito) e futuro

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

 Compreender que os verbos podem ser flexionados de acordo com os tempos verbais  Perceber que na fala e na escrita os tempos verbais devem “concordar” com o contexto onde estão inseridos

10/05/2010 Quatro estrelas 6 comentário(s) 17340 acesso(s)

Graça Regina Franco da Silva Reis

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

8 Para acordar – “O catador de piolhos” e os verbos no pretérito – Modo Indicativo (Diléa Frate)

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Conhecer os três pretéritos do Modo Indicativo Compreender a diferença entre o tempo de cada pretérito Aplicar corretamente os pretéritos dentro de frases, parágrafos e textos

02/12/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 26640 acesso(s)

Graça Regina Franco da Silva Reis

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

9 Projeto morcego – conto africano – brincando com verbos

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

• Revisar os tempos verbais do Modo Indicativo: pretérito perfeito e pretérito imperfeito

09/11/2009 Quatro estrelas 5 comentário(s) 19194 acesso(s)

Graça Regina Franco da Silva Reis

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

10 Narrativa: uso dos verbos no pretérito imperfeito do indicativo nos contos de fada

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

interpretar diferentes contos de fada; reconhecer a predominância do verbos no  pretérito imperfeito nos contos de fada; fazer atividades sobre verbos.         

25/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 16049 acesso(s)

Daniela Braga de Paula

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

11 Verbos no futuro do Pretérito

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Conhecer verbos no futuro do pretérito. Usar verbos no futuro do pretérito.

16/12/2009 Quatro estrelas 7 comentário(s) 23710 acesso(s)

Graça Regina Franco da Silva Reis

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

12 Os tempos verbais e o uso do se na escrita de fatos reais e imaginários.

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Identificar fatos reais e fatos ficcionais. Associar o uso da conjunção se à ideia de condição. Utilizar corretamente os tempos verbais adequados ao uso do se (condição-hipótese).

28/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 5990 acesso(s)

MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

13 Refletindo sobre o uso de verbos no Modo Imperativo

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

 FORMULAR HIPÓTESES A RESPEITO DA FORMAÇÃO DO MODO IMPERATIVO. • VALIDAR OU FORMULAR AS HIPÓTESES LEVANTADAS A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DO MODO IMPERATIVO. • FAZER INFERÊNCIAS A PARTIR DO USO DOS VERBOS QUE INDICAM ORDEM, PEDIDOS. • POSICIONAR-SE CRITICAMENTE.

20/12/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 15761 acesso(s)

LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

14 O uso do imperativo nas receitas

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Compreender qual a função dos verbos no modo imperativo nas receitas.

20/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 17247 acesso(s)

Júlia Maria Cerqueira

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Línguas

15 Sobre o emprego do imperativo em anúncios publicitários

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

identificar as formas verbais do imperativo em textos publicitários; analisar efeitos de sentido produzido pelo emprego de verbos no imperativo em propagandas; empregar verbos no modo imperativo como recurso de persuasão; produzir anúncio publicitário.

21/11/2009 Quatro estrelas 10 comentário(s) 82241 acesso(s)

LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

16 Quando o gerúndio torna-se vilão

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Entender o gerúndio como possibilidade da língua. Analisar casos de emprego do gerúndio. Identificar problemas no uso do gerúndio.

13/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 14815 acesso(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

17 O verbo na construção do texto

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

analisar o emprego de verbos em textos conforme os critérios de adequação aos tempos, modos e flexões verbais; observar e apropriar-se de certos aspectos da língua relacionados aos tempos verbais; verificar, por meio de atividades propostas, a função semântico-estilística do v...

14/01/2011 Cinco estrelas 5 comentário(s) 116469 acesso(s)

LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 39775 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.