21/12/2011
Dalânea Cristina Flôr
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os fenômenos da natureza |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
- Diferentes maneiras de brincar, pintar, desenhar e fazer escultura utilizando água;
- Sobre a importância da preservação da água;
- Ampliar seus processos de criação e imaginação por meio de produções artísticas.
É importante que o professor privilegie diferentes maneiras, com materiais diversificados, das crianças expressarem-se por meio do desenho e da pintura. Como a proposta prevê utilização de água, conversar sobre suas possibilidades de brincar sem deixar de enfatizar sua importância para nossa sobrevivência, alertando para o não desperdício. Direcionada para crianças de 02 e 03 anos de idade.
1ª momento:
Organizar o grupo no pátio, próximo a paredes e calçadas. Propor desenhos e pinturas utilizando somente água. Cada criança receberá um balde pequeno e pincel com cerdas volumosas. Se não houver balde para todos, uma possibilidade é que cada dupla possa receber um.
Orientar para os cuidados com o espaço da escola. A brincadeira é aceitável, pois a água não sujará paredes e calçadas. Como não podemos desperdiçar, cada criança deve cuidar do seu balde para a água não derramar.
Enquanto as crianças desenham e pintam calçadas e paredes, o professor registra o momento, fotografando e anotando suas falas e descobertas.
2ª momento:
Desenhar em folha molhada - Organizadas em uma mesa que acomode todo o grupo, as crianças receberão folhas de papel cartão, recortadas em tamanho A3 (apresentar diferentes cores para as crianças escolherem a sua), e uma esponja mergulhada em um pouco de água, a fim de umedecer a folha.
Foto acervo NDI – UFSC, 2010.
Com a folha ainda molhada, dispor giz de quadro para as crianças desenharem.
Foto acervo NDI – UFSC, 2010.
As folhas secam em poucos minutos, dependendo do quanto foi molhada. À medida que seca, as cores do desenho acendem.
Combinar com as crianças um local para expor, estando sempre atento à estética da apresentação. Como os desenhos estão em folhas coloridas, poderão ser emolduradas com cartolina branca.
3ª momento:
O que acontece quando colocarmos a água no freezer?
Algumas crianças responderão que ela se tornará gelo. Será? Vamos fazer uma experiência produzindo esculturas de gelo?
Organizar potes de diferentes formas e tamanhos. Convidar as crianças para catar pedrinhas, gravetos, flores e folhas caídas no chão. Distribuí-los nos variados potes e enchê-los com água. Levá-lo ao freezer.
Dica: A ideia pressupõe que o professor ofereça às crianças acesso a imagens de esculturas por meio de livros ou por visitas a museus e galerias de arte. Assim como já tenham construíram esculturas com argila, massa de modelar, peças de jogos ou brincando com o próprio corpo.
4ª momento:
Retirar as esculturas dos potes.
Reunir o grupo em círculo, no espaço externo, preferencialmente num local calçado ou no gramado.
Individualmente, ou em duplas (depende do número de crianças e do número de esculturas produzidas), retirar as esculturas dos potes.
Observar as formas das esculturas. Perguntar o que aconteceu com a água. Se ela congelou, será que as folhas, os gravetos e as pedras congelaram? Colocar as mãos na escultura e sentir sua temperatura. Tentar pegá-la nas mãos. O que acontecerá se deixarmos ela fora do freezer?
Montar uma exposição com as esculturas e de tempo em tempo passar por elas para observar suas alterações por seu descongelamento.
Registrar esses momentos com anotações, fotografias e, se for possível, filmagem.
5ª momento:
Colorir a água e transformá-la em tinta.
Reunir as crianças em volta de uma mesa e, sobre ela, colocar água em aproximadamente 06 potes plásticos de requeijão transparentes (ou garrafas plásticas de 300ml). Com a ajuda das crianças, despejar em cada pote uma cor de anilina, aproximadamente quatro colheres de chá (ou guache). Mexer bem, utilizando uma colher ou palito de churrasco. Observar a transformação da água em tinta.
Colocar, à disposição de cada criança, uma folha de cartolina branca A3 e giz de cera (ou giz de quadro) para desenharem. Ao terminarem o desenho, receberão pincéis e a tinta aguada para passarem por toda a folha, até mesmo por cima do desenho.
Deixar secar e organizar com as crianças um espaço para expor. A moldura pode ser feita com papel cartão colorido ou colocamos as pinturas sobre uma faixa de TNT.
Dica: O número de potes, ou garrafas, dependerá de quantas cores o professor fará. Os recipientes servirão para guardar as tintas, pois, para pintura, podemos retirar um pouco e colocar em tampas de pote de guache ou em pratos de isopor (reutilizados de embalagens de frutas, pães e legumes).
Sugerimos que o professor consulte as seguintes aulas do Portal do Professor referentes a escultura - disponível em:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37255
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37307
VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Imaginação e Criação na infância. Trad. Zoia Prestes. São Paulo: Editora Ática, 2009.
Acontecerá durante e após cada proposta, observando e registrando o interesse e a participação das crianças.
Quatro estrelas 2 classificações
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28/04/2012
Quatro estrelasGostei da aula. Parabéns!
24/02/2012
Quatro estrelasMuito bom sua aula, pois deveria incentivar mais o uso consciente da água, Reaproveitando uma água já usada por eles, deveria começar a aula, por exemplo: pedindo lavar as mão, e orientar que, com a mesma água, fariam um trabalho de arte, valorizando essa liquido tão precioso que é a água, mostrando que podemos reaproveitar a água de várias formas.....