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Reality Shows e dimensões éticas: o Big Brother Brasil no “paredão”

 

17/04/2012

Autor e Coautor(es)
TIAGO SOARES ALVES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Sociologia Ideologia e a indústria cultural
Ensino Médio Filosofia Ética
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Pluralidade cultural e a vida dos adolescentes no Brasil
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Ensino Médio Educação Física Jogos: Valores culturais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender as dimensões éticas dos programas de televisão conhecidos como Reality Shows;
  • Desenvolver uma investigação, em caráter de iniciação científica, para identificar quais as concepções de “relacionamento”, “jogo”, “poder”, “justiça”, etc., transmitidas pelo Big Brother Brasil;
  • Identificar, por meio da pesquisa empírica, qual o alcance dessas concepções na vida das pessoas;
  • Analisar o Big Brother Brasil, colocando-o numa espécie de “paredão crítico”, para questionar os aspectos políticos e ideológicos, das relações que se criam nesse programa.
Duração das atividades
18 aulas de 50 minutos/ 900 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções introdutórias de pesquisa científica, por exemplo: conhecimento científico e senso comum, noções de projetos de pesquisa (tema, problemas, justificativa, objetivos, metodologia, etc.) e conhecer minimamente o programa Big Brother;

Estratégias e recursos da aula

Aula 1: Resgate do conhecimento prévio

1. O professor deverá iniciar a aula convidando a turma para fazer uma pesquisa científica. Num primeiro momento, pode haver estranhamento em relação à expressão. Sendo assim, é importante que imediatamente o tema seja adiantado, só que sem dizê-lo expressamente. Os alunos deverão perceber o tema a partir da dinâmica abaixo.

Apresentar um vídeo sobre Reality Show. Esse vídeo pode ser uma montagem com imagens do programa Big Brother Brasil, editadas a partir do interesse do professor. Ou mesmo um vídeo com cenas de outro (s) programa (s) semelhante(s).

O objetivo é que os alunos reconheçam de imediato algum dos programas do vídeo, e tenham algo a dizer sobre eles quando provocados pelo professor. Assim, a expressão "pesquisa científica" ficará "mais leve", quando for revelado que nosso objeto de estudo é justamente um desses programas, inclusive, dentre eles, o mais famoso aqui no Brasil: o Big Brother.

Sugestão de vídeo:

(Clique na imagem para assistir)

video reality 2  Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=quTteBc09RA, acesso em 14/04/2012

Sugestões de vídeos sobre Reality Show:

http://www.youtube.com/watch?v=a8G6BrhAatg, acesso em 14/04/2012

http://www.youtube.com/watch?v=w7VF3DXSLHw, acesso em 14/04/2012

2. Em seguida, ainda nesta aula, realizar uma roda de conversa, direcionada a partir das seguintes perguntas provocadoras:

  • Quem sabe o que é Reality Show?
  • Quem assiste o Big Brother Brasil? Por que ele  assiste?
  • Qual a característica desse programa que mais destacou para você?
  • Quais os pontos positivos e negativos do programa?

O objetivo, neste momento, é identificar o conhecimento prévio da turma, sobre um dos pontos fundamentais para este trabalho:

  • Perceber qual o nível de conhecimento em relação ao referido programa de televisão.

3. O professor deve registrar as respostas dos alunos, categorizá-las e, em seguida, construir um quadro referencial dos conhecimentos dos alunos, para ser apresentado na aula seguinte.

Esse quadro pode ser preenchido com palavras-chave, localizando a "leitura inicial" da turma sobre o programa. O quadro poderá ser denominado como TELA 1, de modo que transmita aos alunos a ideia de que surgirão outros quadros de registro (TELA 2, TELA 3...), e que, dessa forma, eles terão uma compreensão do "avanço de suas leituras" sobre o programa.

Sugestão de Quadro:

TELA 1
Conceito de Reality Show                                                                                                            
Características desse tipo de programa                                   
Por que assistem ao programa BBB  
Pontos positivos e negativos de Reality Shows  

4. Depois de registrado o conhecimento prévio da turma sobre o objeto de investigação, deve-se ir para o passo seguinte: os elementos básicos para uma pesquisa científica.

 

Aula 2 e 3: Construção do projeto de pesquisa: vamos pesquisar juntos?

1. O professor deverá apresentar a TELA 1 (quadro da aula anterior), utilizando recursos de data show, e comunicar que a referida "tela" está incompleta, e será ampliada ainda nesta aula.

Da mesma forma como fez na aula anterior, em relação aos temas Big Brother e reality Shows, o professor deve fazer um diagnóstico sobre o conhecimento da turma em relação à pesquisa científica.

Nesse sentido, para a segunda roda de discussão, as perguntas norteadoras são as seguintes:

  • Quem já fez algum tipo de pesquisa?
  • Quem sabe o que é pesquisa científica?

Obs: O professor também deverá registrar as respostas dos alunos, que deverão ser imediatamente, agora, junto com eles, organizadas para compor a TELA 1, que, portanto ficará completa.

Sugestão de quadro: (TELA 1 Completa)

TELA 1
Conhecimentos sobre BBB Conhecimentos sobre Pesquisa

Conceito de Reality Show:

 

O que é pesquisa?

Características desse tipo de programa:

 

 

Por que assistem ao programa?

 

Para que serve a pesquisa?

Pontos positivos e negativos de Reality Shows:

 

 

2. Posteriormente o professor apresentará um vídeo que introduzirá a discussão sobre pesquisa científica.

Solicite que, durante o vídeo, os alunos reflitam sobre os seguintes pontos:

  • Quem é o cientista (pesquisador)?
  • O que ele faz?
  • Qual a importância da pesquisa científica do ponto de vista do cientista entrevistado?

Sugestão de vídeo:

video pesquisa  http://www.youtube.com/watch?v=-ZnYres2cAo, acesso em 20/ 03/2012

A partir das questões anteriores, promover uma discussão sobre os elementos básicos da pesquisa que Nicolelis menciona no vídeo.

Sugestões de novos questionamentos sobre o vídeo:

  • Qual o sentido da expressão "viagem" utilizada pelo cientista entrevistado?
  • Qual a relação entre o cientista e a noção de "verdade", que Nicolelis aborda? O que isto tem a ver com pesquisa?

O professor, ainda, deverá complementar as informações do vídeo sobre planejamento de pesquisa científica: tema, problema, justificativa, objetivos, metodologia.

Deverá ser comunicado que, na próxima aula, nosso projeto de pesquisa será construído a partir desses elementos.

Obs: Para o esclarecimento desses elementos básicos, existem várias possibilidades de fontes (artigos, livros, sites, etc.) e de metodologias, veja sugestões de sites abaixo. No entanto, independente dos recursos que o professor venha adotar, é preciso ficar claro que cada elemento básico da pesquisa, responde a uma pergunta específica, ou seja: tema (o que pesquisar?), problema (qual pergunta eu quero responder com a pesquisa), justificativa (por que pesquisar?), objetivos (para que pesquisar - onde quero chegar?), metodologia (como chegar? Qual melhor caminho?);

3. Na aula seguinte, o professor dividirá a turma em grupos (máximo 04 grupos), cada grupo ficará responsável por trabalhar especificamente uma tarefa de processo de pesquisa, definida pelo professor.

O primeiro desafio é o nosso problema de pesquisa. Deve ficar claro para eles que o pesquisador é movido por uma pergunta, a busca de um esclarecimento sobre a realidade, ou melhor, a busca de uma melhor compreensão sobre o objeto de estudo escolhido. Além disso, jogue uma dúvida: assunto, problema e objeto de pesquisa são as mesmas coisas?

Deixe-os responder em forma de debate aberto, em seguida, esclareça-os conforme proposta abaixo:

- Diferenciar assunto de objeto: nosso assunto é Reality Shows, ou seja, nosso fenômeno social que se manifesta de diversas maneiras.

- Nosso objeto é o Big Brother Brasil, que, pelo exposto, trata-se de uma das manifestações de Reality Shows.

- Diante do fenômeno e do nosso objeto, colocamos perguntas para perseguir na pesquisa. Quais são as suas dúvidas?

 

Aulas 4, 5 e 6: Uma pequena revisão temática

4. O professor solicitará que os grupos já formados, pesquisem sobre alguns pontos referentes ao assunto e ao nosso objeto específico. Eles devem encontrar as seguintes modalidades de fontes:

- Artigos científicos;

- Artigos em revistas de grande circulação;

- Sites institucionais e voltados às escolas,  que abordem o tema com propriedade;

Cada grupo apresentará, apenas, uma fonte de cada modalidade acima, para socializar com a turma na sala de aula.

Eles deverão iniciar a pesquisa nesta aula, e concluir na aula seguinte:

Obs: O professor pode indicar uma lista de sites, tendo em vista que geralmente informações sobre o Big Brother, em muitos sites, podem vir associadas a outras informações de temas inapropriados. Convém, ainda, que o professor complemente as fontes, com outras referências conhecidas por ele (artigos, sites, etc.).

Sugestões de sites com artigos de caráter mais científicos:

http://revistaescola.abril.com.br/, acesso em 20/03/2012

http://cienciahoje.uol.com.br/, acesso em 20/03/2012

Obs: Com orientação do professor, os alunos poderão ainda conhecer artigos científicos (em sentido estrito) no site Scielo: www.scielo.br/, acesso em 20/03/2012

 

Sugestões de sites de revistas de grande circulação:

http://veja.abril.com.br/, acesso em 20/03/2012

http://super.abril.com.br/, acesso em 20/03/2012

http://www.istoe.com.br/capa, acesso em 20/03/2012

http://carosamigos.terra.com.br/index2/, acesso em 20/03/2012

 

Sugestões de sites institucionais:

www.mec.gov.br, acesso em 20/03/2012

http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_secao=1&id_noticia=173642, acesso em 20/03/2012

5. No momento seguinte, o professor solicitará que os grupos reúnam-se para socializar com os colegas. O objetivo é que o grupo discuta e defina apenas uma pergunta como "problema do grupo". Em se tratando no número máximo de grupos sugeridos, teremos 04 perguntas inicialmente, que poderão confluir em uma pergunta apenas (um problema), ou permanecerem como problemas a serem respondidos.

Sugestões de perguntas:

  • O que as pessoas (que assistem ou não) realmente pensam sobre o programa?
  • Quais são as concepções de "relacionamento" e de "jogador" que são transmitidas pelo programa?
  • O que as pessoas consideram como "justo", "certo" ou "injusto", "errado" na casa?
  • Quais são os critérios de escolha de quem vota?
  • O que o Big Brother propõe na sua origem? Atualmente ele serve ao que propõe?
  • Quais os interesses de quem assiste?
  • Quais os interesses de quem transmite?

Sugestão de vídeo para ajudar a problematizar o BBB. O vídeo apresenta Pedro Bial rotulando os jogadores de "heróis".

Apresentar o vídeo, abaixo:

bbb heróis http://www.youtube.com/watch?v=_GcKVk5pK_U, acesso em 20/03/2012

Em seguida perguntar: qual será o conceito de herói de Pedro Bial? Vocês concordam? Por quê?

6. Na aula seguinte, com o problema definido, é momento de definir os seguintes pontos do projeto:

Tema: responder a pergunta "o que" pesquisar?

Diferenciar tema de título.

Justificativa: por que pesquisar o referido tema?

Cada grupo deverá sugerir um texto de no máximo dez linhas, justificando a importância da pesquisa, sob dois aspectos:

- Relevância Social;

- Relevância Científica;

Obs: Obviamente, o professor deverá explicar cada um dos critérios de relevância acima.

Posteriormente, realizar o movimento de trocas de membros dos grupos (dinâmica do painel integrado), para que todos tenham acesso às informações dos outros grupos.

No final, teremos apenas dois textos, que correspondem aos critérios acima, ou seja: dois textos para relevância social, dois textos para relevância científica.

O professor explicará que, esses textos, ao final, serão complementados com algumas ideias de autores que ainda iremos pesquisar.

Sugestão de Justificativa (TELA 2):

Sugestão de Roteiro para Justificativa:

Contextualização do tema (elaborar com todos os presentes)

Relevância Social (grupos)

Relevância Científica (grupos)

7. Objetivos: Para quê? Onde quero chegar?

A mesma dinâmica, de trabalho em grupo, deve ser repetida para a construção dos objetivos.

Obs: O professor, na qualidade de orientador, deve conduzi-los na produção textual, acrescendo ou suprimindo frases, de modo a ensiná-los a explorar melhor um texto.

Nesta aula, o professor irá expor, em data show, os pontos do projeto de pesquisa já definidos. Deve-se afirmar aos alunos que o projeto está quase pronto. Falta apenas definir a metodologia.

Metodologia: qual o melhor caminho?

Essa fase da aula é expositiva. Para este trabalho, é fundamental que o professor-orientador defina a metodologia, no entanto, é importante que os alunos compreendam o porquê da escolha da mesma.

Explicar que o que se refere à  "caminhos" da pesquisa, existem várias possibilidades.

Optamos pela pesquisa bibliográfica (consulta do que foi escrito e digitalizado sobre o tema, etc.) e pesquisa de campo (entrevistas de sujeitos que assistem e não assistem);

Em função do interesse da turma, optamos por pesquisar adolescentes da faixa etária deles entre 12 e 14 anos.

 

Aula 7: Vídeo e pesquisa bibliográfica

1. Iniciar a aula com um vídeo, de modo a motivar os alunos à pesquisa bibliográfica.

Obs: trazer sugestões do roteiro  de entrevistas para próxima aula.

Buscaremos como fontes as notícias sobre o programa veiculadas pela mídia impressa, bem como, análise de imagens de algumas edições do programa, previamente selecionadas pelo grupo de pesquisa, assim como estudo de alguns temas e conceitos importantes para as análises.

O professor deve explicar que, daqui em diante, cada etapa será registrada em um Blog, para que se tenha, ao final, um relatório de pesquisa virtual.

Deve ser informado à turma que cada grupo, terá que eleger um moderador por semana, para que este tenha acesso ao Blog e faça as postagens autorizadas pelo professor.

Obs: Nessa dinâmica, a alimentação do Blog (socialização das informações na rede) e, ao mesmo tempo, instrumento de avaliação processual.

Sugestões de sites para cadastro e criação de Blog (passo a passo):

www.blogger.com, acesso em 20/03/2012

http://www.criarumblog.com/, acesso em 20/03/2012

 

Aula 8: pesquisa empírica e preparação do roteiro de entrevistas

1. Para pesquisa empírica, o professor deve esclarecer que os pesquisadores irão se apropriar das representações de três grupos de telespectadores:

(1) os que assumem assistir somente no horário nobre,

(2) aqueles que assumem assistir também nos horários em regime pay per view,

(3) alguns que declaram não assistir.

2. Em seguida, construirão o roteiro a partir das perguntas que eles trouxeram de casa. Cada grupo poderá sugerir três perguntas.

Exemplo de roteiro provisório (Roteiro Piloto):

Roteiro de Entrevista
1 O que você acha sobre o programa?
2 O que você acha das relações que ocorrem no programa?
3 O que você acha das formas de "jogador" que são transmitidas pelo programa?
4 O que você considera como mais "justo"  e  "injusto"? Por quê?
5 Em quem você votaria nesse último programa? Por quê?
6 O que te leva a assistir o programa? (Por que você gosta?)

3. Pelo exemplo acima, o grupo de pesquisadores (aluno professor) percebeu que o roteiro não contemplou todos os objetivos da pesquisa, e algumas perguntas mereceriam melhor redação para dar o sentido necessário na compreensão do entrevistado. Por exemplo: a palavra "relações" ficou muito ampla e vaga, logo, o grupo percebeu que palavra  "relacionamento" entraria melhor no roteiro e que seria necessário separar "relacionamento" amoroso de amizade.

Aula 9: Aplicação do Roteiro Piloto

1. Após elaboração do roteiro provisório da aula anterior, convidar alguns colegas como voluntários na escola, para serem entrevistados.

2. Realizar as entrevistas em grupos, cada grupo entrevistará duas pessoas.

Durante a aplicação, enquanto um aluno faz perguntas ao entrevistado, os demais registram dificuldades e falhas.

Esclarecer a turma que o objetivo neste momento é somente aperfeiçoar o instrumento de pesquisa: o roteiro.

Aula 10: Debate sobre o Piloto e fechamento  do roteiro de campo

1. Nesta aula  fazer uma exposição do roteiro provisório e debater sobre as eventuais: "falhas" ou dificuldades do pesquisador, e do instrumento (roteiro).

2. Em seguida, finalizar coletivamente o roteiro. Note o exemplo abaixo e, comparando com o roteiro provisório, veja que houve mudanças nas perguntas (correções de redação e acréscimos).

Sugestão de roteiro finalizado (TELA 3):

Roteiro de Entrevista para sujeitos que alegam assistir o programa
1 O que você pensa sobre este tipo de programa? (pergunta aberta: objetivo selecionar categorias que mais aparecem...)
2 O que você acha das formas de  "relacionamento" amoroso que surgem no programa?
3 O que você acha das formas de  "amizade" que surgem no programa?
4 O que você acha das formas de "jogador" que são transmitidas pelo programa? Por quê?
5 O que você considera como mais "justo"  e  "injusto" n BBB? Por quê?
6 O que você considera como mais "certo" ou "errado" na casa?
7 Em quem você votaria para vencer o último programa? Por quê?
8 E quem você escolheria para sair? Por quê?
9
O que te leva a assistir o programa? (Por que você gosta?)
10 Em sua opinião, por que a Globo resolveu comprar a chancela do Big Brother? O que ela mais ganha com isso?

 

Roteiro de entrevista para sujeitos que assumem não assistir
1 O que você acha sobre este tipo de programa? (pergunta aberta: com objetivo de selecionar categorias que mais aparecem...)
2 Por que você não assiste?
3 O que você pensa das pessoas que assistem?
4 Em sua opinião, por que a Globo resolveu comprar a chancela do Big Brother? O que ela mais ganha com isso?

 

3. Após a conclusão do mesmo, ele deve ser postado no Blog.

4. Além da aplicação do questionário, seria interessante aplicar uma enquete com todos adolescentes da escola sobre o BBB. O objetivo da enquete é identificar quantos adolescentes ( e qual a porcentagem que) afirmam assistir o programa.

Sugestão de enquete:

(clique na imagem para conhecer a enquete)

enquete 1 BBB

Fonte: http://www.enquetes.com.br/popenquete.asp?id=1022580, acesso em 20/03/2012

Sugestões de site para criação de enquetes:

www. enquetes.com.br, acesso em 20/03/2012

Aula 11, 12 e 13: Trabalho de campo e debate

1. Trabalho de campo

O professor deve explicar que o desenvolvimento de uma entrevista é um verdadeiro trabalho de campo. Nesse sentido, não basta "chegar e entrevistar", é necessário uma abordagem convidativa em relação à pessoa, uma apresentação do entrevistador e dos objetivos da pesquisa.

Sugestão de apresentação:

Apresentação ao entrevistado

Boa tarde,

Meu nome é.....sou estudante do oitavo ano do ensino fundamental da Escola...Eu faço uma pesquisa de iniciação científica sobre Reality Shows, e estudo o Big Brother Brasil. Meu o objetivo com essa entrevista é conhecer as percepções das pessoas que assistem (ou que não assistem) ao programa.

Você assistiu o último BBB?

Você pode me ajudar respondendo algumas perguntas?

2. Como o professor organizou a turma de pesquisadores em quatro grupos seria interessante eles dividirem-se em função dos anos de ensino:

GRUPO 1: Adolescentes que estudam no 7º Anos

GRUPO 2: Adolescentes que estudam no 8º Anos

GRUPO 3: Adolescentes que estudam no 9º Anos

GRUPO 4: Construção da Enquete, divulgação no Blog e em cartazes na escola, e gerenciamento da mesma.

Como se trata de uma pesquisa exploratória, o objetivo é entrevistar uma quantidade de pessoas que seja significativa para analisarmos os elementos postos em suas concepções em relação ao BBB ("relacionamento", "jogo", etc.). Portanto, não há pretensão de generalização dos resultados.

Nesse sentido, uma amostra de até 10% do número de adolescentes da escola é suficiente (Ex.: 10 % do número de alunos de 7º, 8º e 9º anos, ou ainda, 10% no nº total de alunos do ensino médio). Em nosso exemplo, entrevistamos séries finais do ensino fundamental. Cada turma da escola hipotética tinha 25 alunos. Concentrando um total de 100 alunos por ano. Dessa forma, cada grupo entrevistou dez alunos.

3. Debate sobre o trabalho de campo e orientações para organização dos dados.

O professor abrirá uma roda de conversa para os alunos dizerem o que acharam da experiência das entrevistas. Críticas e sugestões serão bem vindas para próximos trabalhos desse gênero.

Nessa aula o professor deverá orientá-los a organizar os resultados da pesquisa nos grupos. Cada grupo se concentrará na organização dos dados em forma de quadros.

O professor deverá orientar os alunos a identificar "categorias" nas respostas dos entrevistados, ou seja, as palavras-chaves que mais são comuns nas respostas.

Exemplo: Na resposta do entrevistado "X" que assiste ao programa, em relação à pergunta nº 1: "O que você acha sobre este tipo de programa?", ele pode encontrar "bom entretenimento", "reproduz a vida real", "pura manipulação", ou seja, expressões desse sentido. Daí a necessidade de identificar as categorias, neste caso, seriam: "entretenimento", "vida real" e "manipulação", para vermos quais, e quantas, respostas se aproximam delas.

O professor solicitará que os alunos iniciem a identificação destas categorias, e já as insiram em quadros (veja exemplo abaixo) para organizá-las. Eles devem começar em sala de aula e continuar em casa, pois, na aula seguinte, concluirá junto com professor.

No entanto, desta vez, para fazer este trabalho os grupos se organizarão da seguinte forma:

GRUPO 1: Adolescentes que afirmam assistir o BBB no horário nobre.

GRUPO 2: Adolescentes que assumem assistir, além do horário da Rede Globo, também nos horários em regime pay per view,

GRUPO 3: Adolescentes que declaram não assistir.

GRUPO 4: Compilação da enquete.

4. Concluir categorização, com orientação do professor junto aos grupos, e preenchimento dos quadros:

Ex: Quadro do Grupo 1(TELA 4 - GRUPO 1)

Referência Categorias mais presentes (quantidade)
Pergunta 1 Ex: "entretenimento" (4), "vida real" (4), "manipulação" (2)
Pergunta 2  
Pergunta 3  
Pergunta 4  
Pergunta 5  
Pergunta 6  
Pergunta 7  
Pergunta 8  
Pergunta 9  
Pergunta 10  

5. Orientações para relatório: o professor explicará que os alunos começarão a construir textos sobre o que discutirmos e sobre suas percepções me relação aos resultados das entrevistas. Outro aspecto que subsidiará a construção do texto são as fontes bibliográficas, ou seja, os autores encontrados em artigos e sites que elegemos como informações pertinentes aos objetivos da pesquisa.

Essa tarefa será iniciada logo após a conclusão dos quadros e terminará na segunda aula subsequente.

Obs: Como o relatório será feito em grupos separados, é importante que, quando o relatório estiver finalizado, os grupos socializem por email entre si, para obter críticas construtivas.

Aula 14: Compilação dos dados e análise com base nos referenciais teóricos.

1. Discutir, à luz de referenciais teóricos dos temas contemplados pela ética e moral, a concepção de jogo do programa e sua incidência no público.

Avançar na construção do texto do relatório.

2. Nesse momento, é importante o professor já começar a discutir no grupo os relatórios em andamento, para que possamos confluir as ideias na perspectiva de um relatório coletivo.

Obs: Caso o professor disponha de mais tempo, outra estratégia interessante é criar fóruns on line  (veja sugestão de site abaixo) para discutir cada tema do relatório. Em seguida, cada grupo e o próprio orientador fariam uma síntese da cada fórum, logo, o relatório final seria a soma das sínteses.  Por ter um caráter mais lúdico, o fórum on line motiva mais os alunos, no entanto, o professor deve intervir significativamente para não deixar a discussão distante dos objetivos dessa pesquisa.

Sugestão de sites de criação de fóruns:

http://www.criarsites.com/forum-de-discussao-gratis/, acesso em 20/03/2012

 

Aula 15 e 16: O Big Brother no "paredão":

bbb no paredão

Fonte: Arquivo do autor

1. Em função da análise das entrevistas, e das discussões feitas até aqui, em uma roda de conversa, solicite aos alunos, que coloquem o Big Brother Brasil, transmitido pela Rede Globo, numa espécie de “paredão crítico”, questionando os aspectos político-ideológicos e éticos postos nas relações que se criam a partir desse programa.

Esse momento da aula representará o grande salto qualitativo. Ou seja, conversaremos sobre as concepções de “relacionamento”, “jogo”, “poder”, “estética”, etc., transmitidas a partir da exibição destes programas e qual o seu alcance na vida das pessoas que assistem.

Obs: Nesse momento, seria muito interessante estabelecer parcerias com áreas de história, sociologia, e filosofia, para esclarecimento de temas como: ideologia, política, ética, dentre outros.

2. Na aula seguinte, terminar corpo do relatório e iniciar as considerações finais.

O professor deve orientar os alunos sobre o que significa as considerações finais de uma pesquisa. É algo que vai além de uma conclusão, pois, além de expressarem o que eles concluíram desse processo devem apontar para novas possibilidades de continuação desse estudo, seja para eles, ou mesmo para outros pesquisadores interessados no tema. Ex: Ampliação da população ou amostra, atingir outros objetivos não contemplados neste estudo, etc.

Aula 17 e 18: Finalização das considerações finais e dinâmica do Júri Simulado

1. O professor organizará um Júri Simulado que pode contribuir para as análises finais e também servirá como um dos instrumentos de avaliação para o professor, na medida em que, pelo nível dos argumentos dos alunos no debate, ele poderá perceber como esse "salto qualitativo" em relação ao aprendizado do tema, está presente nas falas deles.

A dinâmica do Júri Simulado consiste em eleger um tema como: O BBB é importante ou não como entretenimento para sociedade?

Dividir as turma em dois grandes grupos, e eleger um pequeno grupo (máximo 05 pessoas) para ser o júri.

O professor, na condição de juiz do tribunal, apenas coordena e faz aplicar a "lei" (combinados e regras previamente estabelecidas).

No final, o júri deverá escolher qual grupo argumentou melhor (em termos de quantidade de argumentos diferentes, e no tocante a  "qualidade" - argumentos fortes)

O professor também poderá orientar o júri, para que um dos critérios para avaliar a "força do argumento" seja a utilização de alguns referenciais teóricos da pesquisa. Isto contribui ainda mais para sua avaliação.

2. Após a dinâmica, na aula seguinte, concluir as considerações finais e fazer avaliação conforme apresentamos abaixo.

Recursos Complementares

Aulas do Portal que poderão ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7691, acesso em 20/03/2012

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=32579, acesso em 20/03/2012

Avaliação

O professor pode resgatar a TELA 1 e dialogar com os alunos sobre quais elementos que compõem o quadro continuam, ou seja, se confirmaram com a pesquisa.

Em seguida, indagá-los sobre quais outros elementos eles agregariam à tela.

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