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Os principais movimentos da Terra e suas consequências.

 

24/05/2012

Autor e Coautor(es)
Rosilene Tomaz Silva
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Claudia Regina Montes Gumerato

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia Questões ambientais, sociais e econômicas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar quais são os principais movimentos terrestres, dentre eles, terremoto, maremoto e vulcanismo;
  • Analisar as principais consequências desses fatores para o ser humano;
  • Entender como o homem interfere nestes fatores.
Duração das atividades
8 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para estudar o tema em questão será necessário o aluno já ter adquirido alguns conhecimentos, como: Formação da Terra; Relevo; Clima; Hidrografia; Vegetação.

Estratégias e recursos da aula

Para a realização da aula o professor irá usar projetor multimídia, computador, caixa de som, celular, filmadora e/ou câmera fotográfica.

Algumas atividades serão realizadas no laboratório de informática, ou poderão usar o laptop e o tablet dependendo da disponibilidade da escola com o recurso. Sendo que, todos os computadores deverão estar conectados à internet.

 

Atividade 1- Os movimentos da Terra

 

Para iniciar a discussão sobre a aula tendo como objetivo despertar o interesse da turma para o tema proposto, o professor irá passar um vídeo que aborda a temática que será estudada, para isso, deverá ter em sala projetor multimídia, computador e caixa de som.

 

  • No link e na tela abaixo está disponível o vídeo que será usado na aula pelo professor.

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=utP1pdu6_os&feature=related. Acesso em 19/03/2012.

AULA 3 IAMGEM 1

 

Após a turma ter assistido ao vídeo o professor irá fazer algumas perguntas para analisar a compreensão dos alunos sobre o assunto abordado. As questões podem ser colocadas antes de passar o vídeo.

  • Por que toda superfície do planeta está em constante mudança e movimento? O que provoca isso?
  • O que são placas tectônicas?
  • O que ocorre quando elas se chocam?
  • Por que no Brasil não existe incidência de terremotos?
  • Como acontece a formação das montanhas?

 

Neste momento, o professor será o mediador do debate ouvindo as questões colocadas pela turma, incentivando os alunos a falarem sobre suas compreensões a respeito do vídeo e fazendo suas considerações sobre o vídeo e sobre o tema.

 

Atividade 2 – Uma pesquisa sobre o assunto

 

Após o professor ter instigado a curiosidade da turma a respeito do tema. Para que eles aprofundem sobre o assunto e busquem respostas para as curiosidades que surgiram após terem assistido ao vídeo, ele irá propor que a turma realize uma pesquisa científica sobre o assunto. Para isso, irá dividir a turma em seis grupos, sendo que, cada tema será trabalhado duas vezes, e a quantidade de alunos por grupo irá variar de acordo com número de alunos por sala.

trabalho de grupo

Imagem disponível em: http://profmariohheitor.blogspot.com.br/2012/03/trabalho-individual-e-datas-das.html. Acesso em 14/04/2012.

 

Os grupos irão realizar uma pesquisa sobre os principais movimentos da Terra e cada dois grupos trabalharão um tema. Sendo eles: Terremoto, Maremoto (Tsunami) e Vulcanismo.

Neste momento, a turma irá usar o laboratório de informática, pois os alunos precisaram de computadores e internet para o desenvolvimento do trabalho. A biblioteca também poderá ser visitada em busca de algumas obras que abordam o tema.

 

O trabalho deverá conter:

  • Explicações sobre o que é o movimento estudado, como e porque ocorre;
  • Cada grupo deverá fazer um levantamento de incidências do movimento pesquisado, em seguida fazer a leitura desses dados, analisando:
  • Local de maior ocorrência;
  • Datas que esses fenômenos acontecem;
  • Com que frequência ocorre; e
  • Número de vítimas;

Em seguida, os grupos irão representar esses dados em forma de gráficos. Após a análise dos dados irão fazer uma tabela comparando os dados levantados.

Com os dados em mãos os grupos irão mapear os locais de incidências dos fenômenos pesquisados. Para isso, usarão o Google Earth.

Caso o computador que o grupo estiver usando não tenha o programa disponível, é necessário fazerem um download gratuito através do site  http://www.baixaki.com.br/download/google-earth.htm, e instalar no computador. Posteriormente, será possível acessar o programa por meio de um atalho na área de trabalho do Windows ou Linux, através do menu "iniciar", clicando sobre o item "Google Earth".

Disponível em:  http://www.baixaki.com.br/download/google-earth.htm. Acesso em 04/05/2012.

 google earth

 

Passos para realização da pesquisa

  • A pesquisa bibliográfica deverá estar presente durante todos os momentos da realização do trabalho;

Menino ilustrativo

Imagem disponível em:  http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acesso em 20/03/2012.

 

Sugestões de sítios para a pesquisa

Terremotos

terremoto

Imagem disponível em:  http://www.brasilescola.com/geografia/terremotos.htm. Acesso em 14/05/2012.

Disponível em:  http://educacao.uol.com.br/geografia/terremotos-causas-e-efeitos-dos-abalos-sismicos.jhtm. Acesso em 19/03/2012.  

Disponível em:  http://www.amigosdanatureza.org.br/index.php?s=artigos&a=ampliar&noticia=377. Acesso em 19/03/2012.

Disponível em:  http://www.not1.com.br/placas-tectonicas-deriva-continental-vulcanismo-sismos-e-terremotos/. Acesso em 19/03/2012.

 

Vulcanismos

vulcanismo

Imagem disponível em:  http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/vulcanismo-na-formacao-relevo.htm. Acesso em 14/05/2012.

Disponível em:  http://www.not1.com.br/placas-tectonicas-deriva-continental-vulcanismo-sismos-e-terremotos/. Acesso em 19/03/2012.

Disponível em:  http://marcosbau.com/geogeral/o-interior-da-terra-e-os-vulcoes/. Acesso em 19/03/2012.

 

Maremotos (Tsunamis)

maremoto 

Imagem disponível em:  http://www.linkes.com.br/imagens-tragicas-do-enorme-maremoto-que-atingiu-o-japao. Acesso em 14/05/2012.

Disponível em:  http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/tsumani/tsunami-1.php. Acesso em 19/03/2012.

Disponível em:  http://www.amigosdanatureza.org.br/index.php?s=artigos&a=ampliar&noticia=377. Acesso em 19/03/2012.

 

  • Definir os objetivos. Sendo que, esses poderão ser elaborados a partir das solicitações anteriores;
  • Elaborar a justificativa, contendo os motivos pelos quais estão trabalhando com o tema;
  • Estabelecer a metodologia que será usada para a realização da pesquisa;
  • Elaborar o cronograma, para atingir os objetivos dentro do prazo estipulado;
  • Apresentar os resultados alcançados.

 

Durante a realização do trabalho cabe ao professor orientar os alunos na pesquisa.

 

Resultado da pesquisa

Para apresentar os resultados alcançados os grupos deverão fazer um documentário gravado.

O documentário deverá conter entrevistas para saber a opinião das pessoas com relação ao tema. Para isso, é necessário que os grupos elaborem algumas perguntas para fazerem a essas pessoas, analisando alguns aspectos:

  • O conhecimento delas com relação ao tema;
  • Se elas acham que o homem interfere nesses processos ou se é fenômeno natural;
  • De onde vem as informações que elas sabem;
  • Se elas interessam pelo assunto ou não;
  • Se elas tem medo dos fenômenos atingirem o local onde moram;
  • E outros que os grupos acharem pertinente.

 

Com o questionário pronto os grupos poderão escolher as pessoas que irão participar do documentário e gravá-lo.

Para isso, poderão usar celular, laptop, tablet, filmadora e/ou câmera fotográfica, dependendo da disponibilidade de material da escola e dos grupos.

O documentário deverá conter:

  • Os resultados da pesquisa (com as informações solicitadas para o desenvolvimento do trabalho);
  • Entrevistas (neste caso, pessoas da escola, alunos, professores e/ou outros funcionários).
  • Imagens;
  • Vídeos (caso os grupos achem pertinente).

 

Para realização do documentário os grupos poderão acessar o sítio disponível abaixo, pois contem informações que auxiliaram os grupos na realização do trabalho.

Disponível em:   http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=387. Acesso em 18/04/2012.

 como fazer video

 

Para apresentar a análise de dados realizada e o mapeamento dos fenômenos criados a partir do Google Earth, os grupos irão montar uma apresentação de slides, contextualizando o tema e apresentando os principais conceitos abordados na pesquisa.

Para isso, os grupos deverão estar atentos aos passos de como realizar um seminário:

  • Verificar como será a exposição do tema; Neste caso todos os grupos usarão a mesma metodologia que é a apresentação de slides.
  • Contextualizar o tema, analisando as bibliografias usadas para a realização da pesquisa;
  • Apresentar os principais conceitos trabalhados;
  • Levantar os problemas e apresenta-los para a discussão;
  • Fornecer a bibliografia usada que fala sobre o assunto.

Caso fiquem dúvidas sobre a realização do seminário, os grupos poderão pesquisar o seguinte link:  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28082. Acesso em 23/05/2012.

 

Passos para acessar o Kpresenter:

Kpresenter: Menu K – Aplicativos – Ferramentas de produtividade – Gerador de Apresentação.

 

Atividade 3 – Apresentação dos resultados

 resultado da pesquisa

Imagem disponível em:  http://poetatorres.blogspot.com.br/2011/06/o-projeto-de-pesquisa-pesquisa-e-uma.html. Acesso em 12/04/2012.

Os documentários e a apresentação de slides serão apresentados em sala para o professor e colegas da turma. Em seguida, conforme os passos da elaboração do seminário os grupos deverão abrir para as perguntas da plateia e após as discussões o professor irá conduzir um debate, onde, todos os alunos poderão contribuir para a troca de ideias e falar sobre sua compreensão a respeito do tema. Neste momento, é necessário que se faça uma comparação dos fenômenos pesquisados, analisando quais acontecem com maior frequência, que lugares ocorrem os diferentes tipos de movimentos e quais causam maiores números de vítimas.

Em seguida, o professor irá fazer o fechamento das ideias ampliando um pouco mais a discussão e colocando seu conhecimento a respeito do tema abordado.

É interessante o professor agendar um horário na escola para apresentar as outras pessoas o trabalho desenvolvido, pois o mesmo contou com a participação de todos da escola. Isso poderá ser feito durante o recreio (intervalo de aula).

Recursos Complementares

Os seguintes endereços, além dos já citados anteriormente poderão auxiliar o professor na elaboração das aulas e na condução das atividades em sala.

Artigo: “Desastres Naturais: Conhecer para prevenir”. Disponível em: http://www.igeologico.sp.gov.br/downloads/livros/DesastresNaturais.pdf. Acesso em 19/03/2012. Texto poderá servir como base de estudo para o professor.

Artigo: “Terremotos”. Disponível em:  http://www.ufrgs.br/museudetopografia/Artigos/TERREMOTOS.pdf. Acesso em 19/03/2012. Texto poderá servir como base de estudo para o professor.

Disponível em:  http://www.youtube.com.br/. Acesso em 19/03/2012. Os vídeos usados na aula estão neste sítio. 

Disponível em:  http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acesso em 20/03/2012. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.

Disponível em:  http://webeduc.mec.gov.br/enchentes/recursos_mult.php. Acesso em 15/04/2012. No sítio estão disponíveis algumas mídias que poderão ser usadas para pesquisa.

Disponível em:  http://profmariohheitor.blogspot.com.br/2012/03/trabalho-individual-e-datas-das.html. Acesso em 14/04/2012. No sítio estão disponíveis algumas mídias que poderão ser usadas para pesquisa.

Disponível em:  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=387. Acesso em 18/04/2012.

Disponível em:  http://www.baixaki.com.br/download/google-earth.htm. Acesso em 04/05/2012. No sítio é possível fazer o download do programa Google Earth.

Disponível em: http://www.brasilescola.com/geografia/terremotos.htm. Acesso em 14/05/2012. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.

Disponível em: http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/vulcanismo-na-formacao-relevo.htm. Acesso em 14/05/2012. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.

Disponível em: http://www.linkes.com.br/imagens-tragicas-do-enorme-maremoto-que-atingiu-o-japao. Acesso em 14/05/2012. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.

Disponível em: http://poetatorres.blogspot.com.br/2011/06/o-projeto-de-pesquisa-pesquisa-e-uma.html. Acesso em 12/04/2012. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28082. Acesso em 23/05/2012. Neste sítio contém informações de como realizar um seminário.

Avaliação

O processo de avaliação será no decorrer das aulas durante a realização das atividades, onde o professor irá avaliar o aluno nos seguintes aspectos: compromisso no desenvolvimento das tarefas; envolvimento com a pesquisa; participação; comunicação; interação com o outro; a forma com que os alunos conseguem expor suas ideias no debate; a análise dos dados levantados, o documentário e o mapeamento dos fenômenos.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 0/2 - 0%
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Opiniões

  • Edilson Nascimento da Silva, E E E F M D PEDRO I , Pará - disse:
    edilsongeografia@gmail.com

    28/05/2012

    Quatro estrelas

    Bom achei muito interessante a abordagem sobre o tema, da forma que esta aula foi detalhadamente explicada ficou muito claro os mais diversos movimentos da Terra. Também a própria preocupação de fazer um abordagem aos temas anteriormente em sala de aula. As categorias geográficas bem aprendidas pelas alunos dará base para o entendimento para as mais vá ridas áreas. Pois nas questões do entendimento dos movimentos da Terra é bem necessário conhecer vários aspectos físicos do planeta como: os clim


  • Nilson, C. E. General Calazans , Sergipe - disse:
    nilson.stos@yahoo.com.br

    27/05/2012

    Três estrelas

    Ótima proposta de aula. Os meios utilizados para a construção do conhecimento são excelentes, porém, o título dado não está adequado à proposta da aula. Quando se fala em "os principais movimentos da Terra e suas consequências", remete-se à ideia da relação entre o deslocamento do planeta no espaço e seus efeitos sobre o astro e tudo o que está contido nele. Certamente o melhor título seria "alguns fenômenos terrestres e suas principais consequências". Essa é minha opinião, cara colega.


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