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Consumo e sustentabilidade

 

13/01/2011

Autor e Coautor(es)
ANDREA DA SILVA CASTAGINI
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Médio Geografia Questões ambientais, sociais e econômicas
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Terra como espaço para a vida
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Pesquisar e conhecer os diversos modos de  consumismo, e como isto interfere no equilíbrio ambiental.

Analisar o comportamento humano frente ao consumo.  

Promover ações que gerem a responsabilidade ambiental, para refrear o consumismo desenfreado e permitir o equilíbrio ambiental.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Equilíbrio ambiental.

Estratégias e recursos da aula

Será que nós consumimos o necessário ou compramos mais do que precisamos? Inicie a aula com esta reflexão junto aos alunos. Incentive-os a participar e medie a discussão, aproveitando sempre para aprofundar mais a questão "Consumismo e sustentabilidade". Provoque discussão acerca dos hábitos de consumo (alimentares, moda, tecnológicos, etc) presentes entre os adolescentes. Veja quais as justificativas para a aquisição de bens de consumo. E depois questione o que estes hábitos impactam no meio ambiente. Será possível conviver em cidades sustentáveis?

ATIVIDADE 1

Divida os alunos em equipes de até 5 integrantes. Encaminhe-os ao laboratório de informática. Cada equipe deverá pesquisar temas referentes ao tema, abrangendo os seguintes subtemas:

  • Bom uso dos recursos naturais comuns.
  • Consumo responsável e estilo de vida.
  • Economia local e sustentabilidade.
  • Consumo compulsivo.
  • Prejuízos do consumismo para o meio ambiente.
  • Saúde, consumo e sustentabilidade.
  • Transportes e sustentabilidade.

Determine um tempo de pesquisa, como por exemplo 30 minutos. Solicite aos alunos que eles conversem em voz baixa para organizar a pesquisa e evitar que dois alunos da mesma equipe pesquisem o mesmo sítio. Lembre que além de texto é importante visualizar e pesquisar outras mídias (vídeos, áudios, imagens). Ao final da pesquisa eles deverão organizar um texto de sua autoria e colocar as referências bibliográficas de tudo o que encontrarem.

Como fazer uma boa pesquisa:

Primeiro, determine o tema a ser trabalhado, no nosso caso, consumo e sustentabilidade. Dedique-se à elaboração de um plano de investigação (Onde pesquisar? Em livros, revistas e sítios da internet que tratem sobre o tema). Neste passo sugerimos que os alunos busquem nos sítios sugeridos, nos recursos complementares e também em buscadores da internet, como o Google (disponível em: http://www.google.com.br acessado dia 22/09/2010). Caso o professor deseje, ele mesmo poderá fazer um sítio de pesquisa direcionada, adicionando os sítios que ele julga mais relevantes.  Para o professor realizar um sítio de pesquisa personalizada, ele deverá acessar o seguinte endereço eletrônico: http://www.google.com/cse/manage/create (acessado dia 12/11/2010) e seguir as instruções, tais como inserir os sítios de pesquisa que ele deseja que apareçam para os alunos. Depois de pronta a pesquisa direcionada, ele poderá clicar em visualizar para ter o endereço eletrônico a ser passado para seus alunos.

Documentação e crítica bibliográficas. Nesta etapa, o aluno deve reunir a informação obtida na pesquisa, ler e refletir sobre a pertinência, profundidade e veracidade do que está escrito. A veracidade se dá ao comparar diversas referências sobre o mesmo tema. Lembrar de documentar os trechos da pesquisa com o local de onde foi encontrada (livros, revistas e sítios da internet).

Realização da pesquisa.

Leitura dos dados obtidos na pesquisa, debate dentro do grupo de pesquisa e análise do que é relevante ao tema, e como será transmitidos estes dados aos colegas.

Elaboração de um texto que sintetize as principais ideias pesquisadas. O texto elaborado pelos alunos poderá ser digitado em um editor de texto presente no computador da escola. Este texto servirá de base para as atividades a seguir.

Mais dicas de como fazer uma boa pesquisa em: http://revistaescola.abril.com.br/planejamento-e-avaliacao/planejamento/cinco-etapas-realizar-boa-pesquisa-escolar-607946.shtml?page=4 (acessado dia 11/11/2010).        

SÍTIOS PARA PESQUISA

Cidades sustentáveis, disponível em: http://www.cidadessustentaveis.org.br/boas_praticas (acessado dia 06/12/2010). 

Eco sustentabilidade, disponível em: http://ecoturmaunip.wordpress.com/ (acessado dia 06/12/2010). 

360°, disponível em: http://360graus.terra.com.br/ecologia/default.asp?did=9948&action=dica (acessado dia 06/12/2010). 

Consumo compulsivo, disponível em: http://www.brasilescola.com/psicologia/consumo-compulsivo.htm (acessado dia 06/12/2010). 

Sustentabilidade em pauta, disponível em: http://www.agencia.fapesp.br/materia/12777/especiais/sustentabilidade-em-pauta.htm (acessado dia 06/12/2010). 

Sustentabilidade, disponível em: http://www.brasilescola.com/educacao/sustentabilidade.htm(acessado dia 06/12/2010). 

SEMINÁRIO

 Para o seminário o professor poderá dividir o tema em subtemas, como por exemplo:

  1. Bom uso dos recursos naturais comuns.
  2. Consumo responsável e estilo de vida.
  3. Economia local e sustentabilidade.
  4. Consumo compulsivo.
  5. Prejuízos do consumismo para o meio ambiente.
  6. Saúde, consumo e sustentabilidade.
  7. Transportes e sustentabilidade.

Como fazer um seminário...

Seminário é um procedimento metodológico, que supõe o uso de técnicas (uma dinâmica de grupo) para o estudo e pesquisa em grupo sobre um assunto predeterminado. O seminário pode assumir diversas formas, mas o objetivo é um só: leitura, análise e interpretação de textos dados sobre apresentação de fenômenos ou dados do conhecimento humano. Para a montagem e a realização de um seminário há um procedimento básico:

1º O professor marca o dia do seminário.

2º Cada grupo é designado para fazer:   

a. Exposição temática do assunto, valendo-se para isso das mais variadas estratégias: exposição oral, quadro-negro, slides, cartazes, filmes etc. Trata-se de uma visão global do assunto e ao mesmo tempo aprofunda-se o tema em estudo;   

b. Contextualizar o tema ou unidade de estudo na obra de onde foi retirado do texto, ou pensamento e contexto histórico-filosófico-cultural do autor;   

c. Apresentar os principais conceitos, ideias e doutrinas e os momentos lógicos essenciais do texto (temática resumida, valendo-se também de outras fontes que não o texto em estudo);   

d. Levantar os problemas sugeridos pelo texto e apresentar os mesmos para discussão;    

e. Fornecer bibliografia especializada sobre o assunto e se possível comentá-la;

3° Abertura para perguntas da plateia.

O coordenador geral ou o professor faz a avaliação sobre os trabalhos dos grupos, especialmente do que atuou na apresentação, bem como uma síntese das conclusões.

Finalizando, apontamos que todo tema de um seminário precisa conter em termos de roteiro as seguintes partes:

a.introdução ao tema;

b.desenvolvimento;

c.conclusão

Que aspectos do seu bairro (ou escola) que poderiam ser mais sustentáveis?

Promover uma discussão e elaboração de propostas no caderno (que serão utilizadas adiante).

ATIVIDADE 2

Leve os alunos ao laboratório de informática para que eles acessem os recursos recomendados.

Cada equipe de até 5 integrantes deverá acessar um dos recursos sugeridos. Depois, deverão analisar como o recurso se aplica ao tema Consumo e Sustentabilidade em sua casa e na escola. Quais medidas eles vislumbraram com o recurso e que podem ser adequadas ao espaço escolar e à casa deles? Esta análise deverá ser apresentada aos colegas na próxima aula. Determine um tempo máximo de apresentação por equipe, de por exemplo 7 minutos (podendo se exceder no máximo 3 minutos). Abra espaço para questionamentos e colaborações dos colegas (por no máximo 3 minutos).

RECURSOS PORTAL

GRUPO 1 -  Simulador de consumo de água (também disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=26379  acessado dia 07/12/2010).

GRUPO 2 -     Naturlitos 01 - no tiene desperdicio (também disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=12082 acessado dia 06/12/2010). 

GRUPO 3-   A3P – Agenda Ambiental na Administração Pública  (também disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=11652 acessado dia 06/12/2010).

GRUPO 4 -     Eco casa: dicas de economia  (também disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10968  acessado dia 06/12/2010).

GRUPO 5 - Energia eólica      (também disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=23459  acessado dia 06/12/2010).

GRUPO 6 -   A história dos objetos – parte 1  (também disponível em:  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=16282 acessado dia 06/12/2010).

ATIVIDADE 3

O professor deverá separar uma aula para esta atividade. Como síntese do conhecimento dos alunos sobre o tema, proponha que eles verifiquem tudo o que poderia ser implementado na escola para que se consuma conscientemente e ações que promovam a sustentabilidade.

Se o professor ver que a maturidade da classe é boa, poderá propor que aborde além da escola, mas também o bairro que a escola está. Quais ações poderiam ser propostas para uma associação de bairros e para a câmara de vereadores? O que pode ser aplicado do conhecimento adquirido em prol da comunidade?

Para tanto, o professor deve reunir os alunos em grupos de até 5 integrantes para o debate e registro das ideias em caderno.

Quais os pontos críticos da escola (ou bairro). (5 minutos)

Que ações podem ser aplicadas para sanar estes problemas. (5 minutos)

Quais práticas de consumo consciente e sustentabilidade podem ser aplicadas? (5 minutos)

Agora cada grupo deverá eleger um representante que irá expor as ideias para a classe. O professor pode anotar na lousa os tópicos para registro. Todas as equipes devem expor suas ideias. Em seguida o professor deve analisar o que houve de semelhança e debater com os alunos se estas semelhanças são os problemas mais críticos do local ou sugestões mais necessárias de serem aplicadas.

Nesta etapa, sugerimos que o professor leve no máximo 15 minutos.

Agora, em um documento colaborativo como o Google Docs, eles deverão redigir uma carta de propostas para a escola, APMF, ou associação de bairros (conforme o caso analisado).

O professor de língua portuguesa será de grande ajuda neste momento, para ajudar os alunos a fazer um texto elegante e formal a ser apresentado para as entidades relevantes.

CRIANDO DOCUMENTOS COLABORATIVOS COM O GOOGLE DOCS

1) O professor deve acessar o Google (se não tiver conta deve criar uma), e completar seu LOGIN e SENHA.

2) Agora deve clicar em MAIS e depois em DOCS (ou DOCUMENTOS).

3) Abrirá uma página com a possibilidade de criar um novo documento. Clicando em criar um novo documento, a página ficará parcialmente em branco, como a de um editor de texto.

4) Inicie a escrita do documento colaborativo e convide os alunos por e-mail para participar. Só poderão participar os alunos que receberem o e-mail.

5) Lembre-se de deixar a opção de editar clicada.

INTERDISCIPLINARIDADE

Esta atividade de escrita colaborativa poderá ser enriquecida com a presença dos colegas de língua portuguesa (como já citado), do professor de sociologia para aprofundar o porquê de consumirmos mais do que precisamos? E do professor de geografia que poderá dar mais ideias aos alunos, além de aprofundar as questões geopolíticas da região.

Um exemplo que pode ser acessado de como a disciplina de língua portuguesa pode ajudar na atividade acima descrita encontra-se na Revista Nova Escola, disponível em:

http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/outdoor-convencer-em-poucas-palavras-426189.shtml (acessado dia 07/12/2010). 

Para finalizar o professor e alunos devem apresentar o documento colaborativo feito sobre os problemas e ideias de como melhorar a escola (ou bairro) de maneira sustentável às entidades competentes (APMF e direção da escola ou Associação de moradores do bairro e vereadores).

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Eco casa: dicas de economia Animação/simulação
Energia eólica Animação/simulação
A história dos objetos – parte 1 Vídeo
Naturlitos 01 - no tiene desperdicio Animação/simulação
A3P – Agenda Ambiental na Administração Pública Animação/simulação
Simulador de consumo de água Animação/simulação
Recursos Complementares

INFOGRÁFICOS

Escola sustentável, disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/diretor/escola-sustentavel-meio-ambiente-556464.shtml (acessado dia 06/12/2010). 

Reciclágem do celular, disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/celular-producao-reciclagem-consumo-meio-ambiente-lixo-561113.shtml (acessado dia 06/12/2010). 

AULAS

Revista nova escola, disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/geografia/fundamentos/cidades-sustentaveis-563253.shtml (acessado dia 06/12/2010).

Portal do Professor, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1532 (acessado dia 06/12/2010).

Portal do Professor, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15813     (acessado dia 06/12/2010).

Portal do Professor, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20665 (acessado dia 06/12/2010).

Portal do Professor, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1864 (acessado dia 06/12/2010).

Avaliação

A avaliação poderá ser feita com base nas produções dos alunos. É interessante explicitar os critérios que o professor observará em cada atividade, assim os alunos saberão o que é importante que eles façam.

Por exemplo, ao pedir que eles desenvolvam a pesquisa, o professor poderá dizer quais os pontos chaves que devem ser contemplados, quais conteúdos não podem faltar, a coerência textual, a autoria e a citação de outros autores e a referência bibliográfica.

Alguns critérios abaixo são gerais para todas as atividades:

Coerência textual, pertinência com o tema, profundidade da abordagem, referências bibliográficas, ortografia, gramática, organização do trabalho, integração com a equipe de trabalho, entre outros.

Como há uma atividade em interdisciplinaridade com o professor de português, de geografia e de sociologia, é interessante conversar com os colegas para estabelecer quais critérios serão analisados e se o trabalho dos alunos valerá como avaliação para ambas disciplinas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

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Opiniões

  • Lìgia, Municipal , São Paulo - disse:
    mmr2@hotmail.com

    24/08/2011

    Cinco estrelas

    Ótimo.


  • BRENILDO TAVARES, Secretaria Municipal de Educação - Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto , São Paulo - disse:
    brenildo.tavares@hotmail.com

    23/04/2011

    Cinco estrelas

    Profª Andrea, boa tarde. Achei suas aulas espetaculares! Nas atividades do laboratório de informática, gostaria de apresentar aos alunos do ensino fundamental de ciências naturais e ciências físicas e biológicas. Posso compartilhar? Abraços, Brenildo Antônio Pockstaller Tavares Monitor de Informática EMEF Profª Eponina de Britto Rossetto Recreio Internacional Ribeirão Preto/SP


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