24/05/2012
Claudia Regina Montes Gumerato
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Geografia | Questões ambientais, sociais e econômicas |
Para estudar o tema em questão será necessário o aluno já ter adquirido alguns conhecimentos, como: Formação da Terra; Relevo; Clima; Hidrografia; Vegetação.
Para a realização da aula o professor irá usar projetor multimídia, computador, caixa de som, celular, filmadora e/ou câmera fotográfica.
Algumas atividades serão realizadas no laboratório de informática, ou poderão usar o laptop e o tablet dependendo da disponibilidade da escola com o recurso. Sendo que, todos os computadores deverão estar conectados à internet.
Atividade 1- Os movimentos da Terra
Para iniciar a discussão sobre a aula tendo como objetivo despertar o interesse da turma para o tema proposto, o professor irá passar um vídeo que aborda a temática que será estudada, para isso, deverá ter em sala projetor multimídia, computador e caixa de som.
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=utP1pdu6_os&feature=related. Acesso em 19/03/2012.
Após a turma ter assistido ao vídeo o professor irá fazer algumas perguntas para analisar a compreensão dos alunos sobre o assunto abordado. As questões podem ser colocadas antes de passar o vídeo.
Neste momento, o professor será o mediador do debate ouvindo as questões colocadas pela turma, incentivando os alunos a falarem sobre suas compreensões a respeito do vídeo e fazendo suas considerações sobre o vídeo e sobre o tema.
Atividade 2 – Uma pesquisa sobre o assunto
Após o professor ter instigado a curiosidade da turma a respeito do tema. Para que eles aprofundem sobre o assunto e busquem respostas para as curiosidades que surgiram após terem assistido ao vídeo, ele irá propor que a turma realize uma pesquisa científica sobre o assunto. Para isso, irá dividir a turma em seis grupos, sendo que, cada tema será trabalhado duas vezes, e a quantidade de alunos por grupo irá variar de acordo com número de alunos por sala.
Imagem disponível em: http://profmariohheitor.blogspot.com.br/2012/03/trabalho-individual-e-datas-das.html. Acesso em 14/04/2012.
Os grupos irão realizar uma pesquisa sobre os principais movimentos da Terra e cada dois grupos trabalharão um tema. Sendo eles: Terremoto, Maremoto (Tsunami) e Vulcanismo.
Neste momento, a turma irá usar o laboratório de informática, pois os alunos precisaram de computadores e internet para o desenvolvimento do trabalho. A biblioteca também poderá ser visitada em busca de algumas obras que abordam o tema.
O trabalho deverá conter:
Em seguida, os grupos irão representar esses dados em forma de gráficos. Após a análise dos dados irão fazer uma tabela comparando os dados levantados.
Com os dados em mãos os grupos irão mapear os locais de incidências dos fenômenos pesquisados. Para isso, usarão o Google Earth.
Caso o computador que o grupo estiver usando não tenha o programa disponível, é necessário fazerem um download gratuito através do site http://www.baixaki.com.br/download/google-earth.htm, e instalar no computador. Posteriormente, será possível acessar o programa por meio de um atalho na área de trabalho do Windows ou Linux, através do menu "iniciar", clicando sobre o item "Google Earth".
Disponível em: http://www.baixaki.com.br/download/google-earth.htm. Acesso em 04/05/2012.
Passos para realização da pesquisa
Imagem disponível em: http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acesso em 20/03/2012.
Sugestões de sítios para a pesquisa
Terremotos
Imagem disponível em: http://www.brasilescola.com/geografia/terremotos.htm. Acesso em 14/05/2012.
Disponível em: http://educacao.uol.com.br/geografia/terremotos-causas-e-efeitos-dos-abalos-sismicos.jhtm. Acesso em 19/03/2012.
Disponível em: http://www.amigosdanatureza.org.br/index.php?s=artigos&a=ampliar¬icia=377. Acesso em 19/03/2012.
Disponível em: http://www.not1.com.br/placas-tectonicas-deriva-continental-vulcanismo-sismos-e-terremotos/. Acesso em 19/03/2012.
Vulcanismos
Imagem disponível em: http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/vulcanismo-na-formacao-relevo.htm. Acesso em 14/05/2012.
Disponível em: http://www.not1.com.br/placas-tectonicas-deriva-continental-vulcanismo-sismos-e-terremotos/. Acesso em 19/03/2012.
Disponível em: http://marcosbau.com/geogeral/o-interior-da-terra-e-os-vulcoes/. Acesso em 19/03/2012.
Maremotos (Tsunamis)
Imagem disponível em: http://www.linkes.com.br/imagens-tragicas-do-enorme-maremoto-que-atingiu-o-japao. Acesso em 14/05/2012.
Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/tsumani/tsunami-1.php. Acesso em 19/03/2012.
Disponível em: http://www.amigosdanatureza.org.br/index.php?s=artigos&a=ampliar¬icia=377. Acesso em 19/03/2012.
Durante a realização do trabalho cabe ao professor orientar os alunos na pesquisa.
Resultado da pesquisa
Para apresentar os resultados alcançados os grupos deverão fazer um documentário gravado.
O documentário deverá conter entrevistas para saber a opinião das pessoas com relação ao tema. Para isso, é necessário que os grupos elaborem algumas perguntas para fazerem a essas pessoas, analisando alguns aspectos:
Com o questionário pronto os grupos poderão escolher as pessoas que irão participar do documentário e gravá-lo.
Para isso, poderão usar celular, laptop, tablet, filmadora e/ou câmera fotográfica, dependendo da disponibilidade de material da escola e dos grupos.
O documentário deverá conter:
Para realização do documentário os grupos poderão acessar o sítio disponível abaixo, pois contem informações que auxiliaram os grupos na realização do trabalho.
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=387. Acesso em 18/04/2012.
Para apresentar a análise de dados realizada e o mapeamento dos fenômenos criados a partir do Google Earth, os grupos irão montar uma apresentação de slides, contextualizando o tema e apresentando os principais conceitos abordados na pesquisa.
Para isso, os grupos deverão estar atentos aos passos de como realizar um seminário:
Caso fiquem dúvidas sobre a realização do seminário, os grupos poderão pesquisar o seguinte link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28082. Acesso em 23/05/2012.
Passos para acessar o Kpresenter:
Kpresenter: Menu K – Aplicativos – Ferramentas de produtividade – Gerador de Apresentação.
Atividade 3 – Apresentação dos resultados
Imagem disponível em: http://poetatorres.blogspot.com.br/2011/06/o-projeto-de-pesquisa-pesquisa-e-uma.html. Acesso em 12/04/2012.
Os documentários e a apresentação de slides serão apresentados em sala para o professor e colegas da turma. Em seguida, conforme os passos da elaboração do seminário os grupos deverão abrir para as perguntas da plateia e após as discussões o professor irá conduzir um debate, onde, todos os alunos poderão contribuir para a troca de ideias e falar sobre sua compreensão a respeito do tema. Neste momento, é necessário que se faça uma comparação dos fenômenos pesquisados, analisando quais acontecem com maior frequência, que lugares ocorrem os diferentes tipos de movimentos e quais causam maiores números de vítimas.
Em seguida, o professor irá fazer o fechamento das ideias ampliando um pouco mais a discussão e colocando seu conhecimento a respeito do tema abordado.
É interessante o professor agendar um horário na escola para apresentar as outras pessoas o trabalho desenvolvido, pois o mesmo contou com a participação de todos da escola. Isso poderá ser feito durante o recreio (intervalo de aula).
Os seguintes endereços, além dos já citados anteriormente poderão auxiliar o professor na elaboração das aulas e na condução das atividades em sala.
Artigo: “Desastres Naturais: Conhecer para prevenir”. Disponível em: http://www.igeologico.sp.gov.br/downloads/livros/DesastresNaturais.pdf. Acesso em 19/03/2012. Texto poderá servir como base de estudo para o professor.
Artigo: “Terremotos”. Disponível em: http://www.ufrgs.br/museudetopografia/Artigos/TERREMOTOS.pdf. Acesso em 19/03/2012. Texto poderá servir como base de estudo para o professor.
Disponível em: http://www.youtube.com.br/. Acesso em 19/03/2012. Os vídeos usados na aula estão neste sítio.
Disponível em: http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acesso em 20/03/2012. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.
Disponível em: http://webeduc.mec.gov.br/enchentes/recursos_mult.php. Acesso em 15/04/2012. No sítio estão disponíveis algumas mídias que poderão ser usadas para pesquisa.
Disponível em: http://profmariohheitor.blogspot.com.br/2012/03/trabalho-individual-e-datas-das.html. Acesso em 14/04/2012. No sítio estão disponíveis algumas mídias que poderão ser usadas para pesquisa.
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=387. Acesso em 18/04/2012.
Disponível em: http://www.baixaki.com.br/download/google-earth.htm. Acesso em 04/05/2012. No sítio é possível fazer o download do programa Google Earth.
Disponível em: http://www.brasilescola.com/geografia/terremotos.htm. Acesso em 14/05/2012. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.
Disponível em: http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/vulcanismo-na-formacao-relevo.htm. Acesso em 14/05/2012. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.
Disponível em: http://www.linkes.com.br/imagens-tragicas-do-enorme-maremoto-que-atingiu-o-japao. Acesso em 14/05/2012. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.
Disponível em: http://poetatorres.blogspot.com.br/2011/06/o-projeto-de-pesquisa-pesquisa-e-uma.html. Acesso em 12/04/2012. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28082. Acesso em 23/05/2012. Neste sítio contém informações de como realizar um seminário.
O processo de avaliação será no decorrer das aulas durante a realização das atividades, onde o professor irá avaliar o aluno nos seguintes aspectos: compromisso no desenvolvimento das tarefas; envolvimento com a pesquisa; participação; comunicação; interação com o outro; a forma com que os alunos conseguem expor suas ideias no debate; a análise dos dados levantados, o documentário e o mapeamento dos fenômenos.
Três estrelas 2 calificaciones
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28/05/2012
Quatro estrelasBom achei muito interessante a abordagem sobre o tema, da forma que esta aula foi detalhadamente explicada ficou muito claro os mais diversos movimentos da Terra. Também a própria preocupação de fazer um abordagem aos temas anteriormente em sala de aula. As categorias geográficas bem aprendidas pelas alunos dará base para o entendimento para as mais vá ridas áreas. Pois nas questões do entendimento dos movimentos da Terra é bem necessário conhecer vários aspectos físicos do planeta como: os clim
27/05/2012
Três estrelasÓtima proposta de aula. Os meios utilizados para a construção do conhecimento são excelentes, porém, o título dado não está adequado à proposta da aula. Quando se fala em "os principais movimentos da Terra e suas consequências", remete-se à ideia da relação entre o deslocamento do planeta no espaço e seus efeitos sobre o astro e tudo o que está contido nele. Certamente o melhor título seria "alguns fenômenos terrestres e suas principais consequências". Essa é minha opinião, cara colega.